Atenção passageiros! A Playlist K-Pop Tour uniu, mais uma vez, duas semanas de lançamentos de K-Pop na mesma programação. Afinal, dezembro é aquele mês geralmente mais tranquilo e com uma ou outra canção natalina no meio do repertório. No catálogo de bordo, a tripulação preparou recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist. Embarca comigo?
- Last Kiss – The Boyz
- AlwayS + Buddy Buddy – NiziU
- Christmas Promises – Chung Ha
- Find the Orbit – CRAVITY
- Last Night – Treasure
- STRATEGY – TWICE
- Rosie – Rosé [Blackpink]
- White Christmas – V [BTS]
- Christmas Love – Stray Kids [JP]
- Rupert’s drop – ONEUS
- Like a Friend – 8TURN
- RE.BOLD – Rolling Quartz
- Xmas-time – ORβIT [JP]
- Yay – Onew [SHINee]
- Free Fall – L5ST
- HOP – Stray Kids
Last Kiss – The Boyz
A programação do tour pelos principais lançamentos de K-Pop deste mês abre com uma despedida. No dia 2 dezembro, THE BOYZ (더보이즈 ou TBZ) encerrou sua trajetória na IST Entertainment com o single album Last Kiss. O EP chegou logo após o comeback de TRIGGER em outubro e marca o fim de uma era para o grupo antes da sua mudança para a nova agência ONE HUNDRED.
A tracklist inclui as faixas “Last Kiss”, “Candle Light” e “Winter Sleep”, todas com uma vibe mais tranquila e contemplativa para combinar com a temporada de fim de ano. A titletrack, que dá nome ao álbum, aposta em um toque dance que evoca a nostalgia do K-pop dos anos 90. A letra traz uma doce confissão sobre ser o “primeiro e último amor” de alguém, enquanto o MV emociona ao refletir o fim de um ciclo para o grupo com imagens da trilha percorrida por Eric, Haknyeon, Hyunjae, Jacob, Juyeon, Kevin, New, Q, Sangyeon, Sunwoo e Younghoon desde o debut em 2017.
Entre as três faixas, “Candle Light” é a minha favorita. Ela tem um toque suave e acolhedor que combina bem com o clima natalino. 🙂
Ouça o álbum Last Kiss completo no Spotify.
AlwayS + Buddy Buddy – NiziU
Em contagem regressiva para o lançamento do álbum AWAKE em fevereiro de 2025, Niziu (니쥬) vem deixando um gostinho de como deve ser a seleção musical que abrirá o repertório do grupo no próximo ano.
A primeira amostra chegou no dia 2 de dezembro com o single “AlwayS”. Seguindo a tradição de um mês marcado por baladas, a faixa adota um tom mais emotivo com foco na harmonia vocal acompanhada pelo piano e com um impacto mais forte durante o refrão. A mensagem da música transborda encorajamento e aconchego para aquecer o coração. Ao ouvir, repare na letra e, se puder, dê um play no MV para ter a experiência completa.
Já no dia 11 de dezembro, Ayaka, Mako, Rio, Maya, Mayuka, Miihi, Nina, Riku e Rima liberaram “Buddy Buddy”. A faixa celebra o aniversário de 75 anos da marca PEANUTS, do Snoopy, Charlie Brown e companhia. Em novembro, o canal oficial Snoopy Japan compartilhou um live clip especial da música em collab com o NiziU.
Christmas Promises – Chung Ha
Fim de ano é aquela época em que a música começa a entrar no clima natalino. No dia 3 de dezembro, foi a vez de Chung Ha (청하) mergulhar no clima festivo com o single album Christmas Promises. A tracklist — que conta com duas faixas inteiramente em inglês, “Sleigh” e “There Goes Santa Claus” — vem em sequência ao single “Algorithm” de agosto.
A dupla explora diferentes nuances do espírito natalino. A titletrack “Sleigh” traz um jogo de palavras criativo, acompanhado por um som mid-tempo de R&B. a voz da Chung Ha se encaixa bem com o tom da melodia, embora não seja uma música tão marcante. Já “There Goes Santa Claus” é um clássico instantâneo. Com melodias mais tradicionais e um som típico de Natal, a música desperta aquela nostalgia acolhedora que combina com o fim de ano.
Ouça as duas faixas de Christmas Promises no Spotify.
Find the Orbit – CRAVITY
CRAVITY (크래비티) encerra o ano em grande estilo com o lançamento do single álbum Find the Orbit, no dia 5 de dezembro. O grupo mantém a mesma sonoridade do álbum EVERSHINE, que chegou em fevereiro e contribuiu para aumentar a presença dos meninos nas minhas playlists de K-Pop. “Love or Die” segue em repeat absoluto por aqui, ao lado de “C’est La Vie” e “Over & Over”.
A titletrack “Now or Never” é um hino pop-rock cheio de intensidade, com um pré-refrão marcante, um refrão poderoso e a mensagem de aproveitar oportunidades com coragem e determinação. Inclusive, vem muito bem como sucessora de “Love or Die” e mantém a consistência de bons lançamentos.
Em seguida, “Secret” mergulha em uma vibe disco-pop irresistível, entre um groove e o equilíbrio entre vocais suaves e raps impactantes. Para fechar, “Horizon” entrega uma mistura de riffs de guitarra com um EDM sonhador, encerrando o álbum com uma nota melancólica e inspiradora. A cada lançamento, Allen, Hyeongjun, Jungmo, Minhee, Seongmin, Serim, Taeyoung, Wonjin e Woobin consolidam sua identidade artística e conquistam mais espaço por aqui.
Ouça o álbum Find the Orbit completo no Spotify.
Last Night – Treasure [pré-release]
Se o CRAVITY já deixou o clima por aqui melhor (e a playlist também), o TREASURE (트레저) veio para arrematar. No dia 5 de dezembro, o grupo liberou o single “Last Night” como pré-release para dar um gostinho do 3º miniálbum, previsto para fevereiro de 2025. O último comeback de Asahi, Choi Hyun-suk, Doyoung, Haruto, Jihoon, Junkyu, Park Jeong-woo, So Jung-hwan, Yoon Jae-hyuk e Yoshi foi em maio com o single “King Kong”.
“King Kong” foi a primeira música do TREASURE a conquistar minhas playlists e, agora, “Last Night” amplia a participação dos meninos por aqui. O lançamento combina a energia vibrante característica do grupo com um toque dançante e uma vibe calorosa.
Escrita por Asahi, Choi Hyun-suk, Yoshi e Haruto, junto com a equipe da YG Entertainment, a música explora temas de nostalgia, amor e saudade. Sua melodia se encaixaria bem como trilha sonora de um filme. Ela passa essa impressão principalmente no refrão, depois de “Ma ma ma my love”. O MV complementa a leveza da música com um clima positivo e acolhedor, assim como a coreografia. Todo o conjunto é um destaque à parte.
STRATEGY – TWICE
Outro grupo extremamente ativo neste ano é o TWICE (트와이스). Em fevereiro, tive a oportunidade de ir no show da turnê Ready to Be que passou aqui pelo Brasil. No mesmo mês, as meninas lançaram o álbum With YOU-th, que inclui as músicas “I Got You” e “One Spark” ainda em loop nas minhas playlists. Em julho, veio o EP japonês DIVE. No dia 6 de dezembro, mais uma novidade: o álbum STRATEGY.
Com sete faixas, a tracklist apresenta uma combinação de sons diversificados que destacam a evolução do grupo sem a necessidade de apelar para as últimas tendências. A titletrack “Strategy” marca uma collab com a rapper Megan Thee Stallion, acompanhada por elementos de hip-hop dos anos 2000 e sintetizadores. Eu confesso que prefiro o estilo melódico característico do TWICE — na mesma linha de “Set Me Free”, “Moonlight Sunrise” e “I Can’t Stop Me”, por exemplo. Para mim, parece mais um lançamento da Megan do que do TWICE. Além disso, se tivesse que escolher, prefiro a versão só delas. xD
Entre as b-sides, “Sweetest Obsession” é minha maior recomendação. A faixa transmite um ar futurista, acompanhado por beats trap suaves. Com menos peso, “Kiss My Troubles Away” também é uma indicação, já que se aproxima um pouco mais do estilo de Chaeyoung, Dahyun, Jeongyeon, Jihyo, Mina, Momo, Nayeon, Sana e Tzuyu.
Ouça o álbum STRATEGY completo no Spotify.
Rosie – Rosé [Blackpink]
Após o bem-sucedido debut solo com o EP R em 12 de março de 2021, Rosé (로제) do Blackpink (블랙핑크) finalmente finalizou seu primeiro álbum de estúdio. Rosie chegou no dia 6 de dezembro com uma seleção de 12 músicas na tracklist. O lançamento marca um novo capítulo em sua carreira, agora sob os selos The Black Label e Atlantic Records, e é descrito como o mais pessoal e sincero de Rosé.
Completamente em inglês, o álbum explora o ciclo de um término amoroso, com exceção da animada “APT.”, parceria com Bruno Mars. A música — que rapidamente se tornou um hit global — veio como pré-release e entrou na programação do tour de outubro. Para completar a degustação, “number one girl” também chegou antes, entrando nos destaques de novembro.
A titletrack “toxic till the end” é um poderoso hino para corações partidos. A letra, assim como toda a tracklist exceto é de partir o coração — ainda mais sabendo que a Rosé participou das 12 faixas e compartilhou experiências pessoais. O MV, com a participação de Evan Mock, apresenta um storytelling bem produzido e que nos coloca em modo de imersão. Minhas principais recomendações incluem “drinks or coffee” (com um tom um pouco mais leve) e “two years”. Além delas, gosto do instrumental de “not the same” e da letra de “call it the end”.
O álbum Rosie é exatamente o que eu esperava da Rosé. Do início ao fim, colocando “APT.” de lado, toda a tracklist reflete bem o estilo musical dela. Antes de ouvir, prepare o lenço, pois tanto as letras quanto as melodias e até a própria forma como Rosé projeta sua voz são um convite para uma jornada de emoções à flor da pele e lágrimas. *-*
Ouça o álbum Rosie completo no Spotify.
White Christmas – V [BTS]
O Natal chegou mais cedo com o lançamento de “White Christmas”, um dueto especial entre V (뷔) do BTS (슈퍼주니어) e o lendário cantor Bing Crosby, no dia 6 de dezembro. Acompanhada por uma versão instrumental, a colaboração traz uma nova interpretação do clássico atemporal que carrega o espírito festivo e a magia da época.
A voz suave de V se mistura harmoniosamente à gravação original de Bing Crosby, enquanto cria uma fusão impecável entre o passado e o presente. A interpretação é calorosa, nostálgica e nos transporta para um cenário aconchegante de lareira e neve. Esse mesmo calor pode ser sentido na voz de V, refletindo sua admiração por Crosby, como ele mesmo afirmou ao falar sobre o dueto: “Me sinto incrivelmente sortudo e honrado por cantar junto com meu ídolo.”
O MV traz uma animação tão simbólica que apresenta Bing Crosby e o mascote 연탄 (Yeontan), eternizado no álbum Layover e agora como uma estrela no céu. A aparição de Yeontan é um detalhe emocional que dá à música um toque ainda mais pessoal e comovente. Quando lembro dele acompanhando o V nos programas coreanos, meus olhos se enchem de lágrimas.
“White Christmas” segue o lançamento de “Winter Ahead” com Park Hyo Shin, no final de novembro. A versão instrumental é um convite para apreciar a delicadeza da melodia e entrar no clima natalino.
Ouça as duas versões disponíveis no Spotify.
Christmas Love – Stray Kids [JP]
No dia 8 de dezembro, Stray Kids (스트레이 키즈) ampliou as celebrações antecipadas do Natal com um MV para “Christmas Love”. A faixa natalina faz parte do álbum Giant, que marcou o último comeback japonês de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin em novembro. Em contraste a “Christmas EveL” de 2021, o single de Natal deste ano é mais alegre e caloroso.
Musicalmente, “Christmas Love” transborda energia. Com sinos de trenó, percussão animada e melodias radiantes, a faixa captura perfeitamente a essência do Natal. O refrão é irresistível, com uma energia pop que parece feita sob medida para cantar junto em festas e reuniões. Sua maior força está na simplicidade e na adesão aos elementos clássicos de músicas natalinas.
O MV é um espetáculo à parte, repleto de visuais fofos e vibrantes. Com cenários decorados e momentos que refletem a amizade entre os meninos, o vídeo evoca uma sensação de quentinho no coração e proximidade que combina perfeitamente com a mensagem da música.
Rupert’s drop – ONEUS
ONEUS (원어스) encerra 2024 com “Rupert’s Drop” (루퍼트의 눈물), um single mais emotivo e pronto para aquecer as noites frias de inverno com sua calorosa melodia. A novidade chegou nas plataformas de streaming no dia 9 de dezembro, em sequência ao lançamento de “Now” em maio.
Inspirado pelo conceito de “Rupert’s Drop” — gotas de vidro que combinam fragilidade e força — a música reflete essa dualidade. A introdução começa com um instrumental minimalista, quase etéreo, que destaca as vozes de Hwanwoong, Keonhee, Leedo, Seoho e Xion. A transição para um clímax dramático, impulsionado por uma guitarra elétrica emotiva, simboliza a força emergente em meio à vulnerabilidade inicial.
Vocalmente, “Rupert’s Drop” é uma vitrine do talento do ONEUS. A simplicidade, que pode parecer previsível, é compensada pelo impacto emocional na segunda metade. Além disso, o pop acústico não tem erro e carrega o poder de transformar uma balada em uma experiência memorável. A melodia combina como trilha sonora de uma viagem de carro, como companhia em um dia de chuva ou como uma reflexão tranquila em uma noite de inverno. Não deixe de conferir a versão instrumental, tão bonita quanto a original com as vozes dos meninos.
Ouça as duas versões de “Rupert’s drop” no Spotify.
Like a Friend – 8TURN
Também no dia 9 de dezembro, 8TURN (에잇턴) liberou seu mais novo single “Like a Friend” (이럴거면 다음생에). A música vem depois do comeback com o álbum STUNNING em janeiro e traz uma energia um pouco diferente dos lançamentos anteriores do grupo. Sua melodia mescla guitarras de rock com uma percussão marcada por grooves. A música pulsa com energia, como uma sequência de golpes rítmicos que mantém a empolgação do início ao fim.
O maior diferencial está nas partes vocais, com uma abordagem mais melódica do que me lembro quando penso na discografia do 8TURN — mas ainda com a energia jovial característica do seu som. “Like a Friend” mostra uma nova identidade sonora de Haemin, Jaeyun, Kyungmin, Minho, Myungho, Seungheon, Yoonsung e Yungyu.
Recomendo que você ouça a música com o MV pelo menos uma vez. É bem divertido, e a coreografia também tem alguns passos mais lúdicos.
RE.BOLD – Rolling Quartz
O retorno do Rolling Quartz (롤링쿼츠) no dia 9 de dezembro com o single “RE.BOLD” marca mais um capítulo poderoso na discografia de Areum, Hyunjung, Iree, Jayoung e Yeongeun. A música traz uma sonoridade mais pesada, intensa e ousada — não apenas seguindo os passos do último comeback da banda com o álbum Victory em junho, mas amplificando a potência do som com uma explosão de guitarras intensas e vocais cheios de força.
“RE.BOLD” é uma colaboração com a marca coreana Re.Bold e também ganhou uma versão instrumental. Embora tenha o viés comercial — o que é até bastante comum no K-Pop, J-Pop, K-Rock e J-Rock — a música se alinha ao espírito destemido do Rolling Quartz.
O refrão é especialmente marcante, com uma energia que pulsa e nos mantém engajados do começo ao fim. O único ponto negativo é a frase “Re-Bold” no final da música, que soa um pouco deslocada e tem um tom artificial, mas a escolha de incluí-la dessa forma pode estar relacionada à parceria com a marca.
Ouça as duas versões de “RE.BOLD” no Spotify.
Xmas-time – ORβIT [JP]
No dia 11 de dezembro, foi a vez do ORβIT (오르빗) entrar no clima de Natal com o single “Xmas-time”. A faixa vem como uma extensão do último comeback de Heecho, June, Shunya, Tomo, Yoondong, Yugo e Younghoon. Na época, 17 de setembro, o grupo lançou o álbum japonês 蘭. A música natalina vem acompanhada por “LIVING DREAM”, uma balada sentimental para o fim do ano.
Ouço os dois novos singles do ORβIT no Spotify.
Yay – Onew [SHINee]
Onew (온유) do SHINee (샤이니) continua a expandir sua jornada musical com o lançamento do single “Yay (만세)” no dia 12 de dezembro. Após seu último comeback com o álbum FLOW pela Griffin Entertainment em setembro, ele segue um caminho similar — uma abordagem mais ousada e divertida, misturando elementos de jazz livre com uma estrutura pop contagiante e um MV cheio de criatividade.
A faixa transita por diferentes humores em seus quase três minutos, mantendo uma sensação descontraída e, por vezes, imprevisível. Ainda não sei se é o tipo de som que gosto de ouvir com a voz dele, mas ao que tudo indica parece ser o estilo que Onew prefere.
Assim como algumas faixas do álbum FLOW, “Yay (만세)” tem algumas partes que soam um pouco repetitivas, além da estrutura seguir uma rota mais linear. De qualquer forma, reconheço a energia que o Onew passa ao cantar. É como se cada frase viesse acompanhada por um sorriso. O MV é uma extensão dessa sensação de alegria, com um toque visual artístico. A mensagem de autoaceitação e liberdade, presente nas letras e em cada cena do vídeo, reforça o tom otimista da música.
Free Fall – L5ST
Após o debut com o single album Only One em 5 de setembro, L5ST (원어스) já fez seu primeiro comeback. No dia 12 de dezembro, o grupo liberou o single “Free Fall”. Apesar de soar levemente genérica para mim, a música combina vocais poderosos, um instrumental dinâmico e uma letra para refletir — incentivando a deixar as preocupações de lado e confiar em você, seguindo adiante como se estivesse em uma queda livre.
O MV traz aquele toque quase caseiro que tenho visto em muitos vídeos de K-Pop ultimamente. As cenas se revezam entre Beomsoo, Chanwook, Dojun, Donggyu, Kyul, Seogyeom e Yoonsang, mostrando o espírito livre dos meninos.
HOP – Stray Kids
De forma inédita na programação, abrimos espaço para uma entrada dupla do Stray Kids (스트레이 키즈). Depois de liberar seu MV natalino com “Christmas Love” — parte do último comeback com o álbum japonês Giant há um mês, o grupo voltou à cena coreana no dia 13 de dezembro com seu primeiro “mixtape oficial” 合 (HOP). A tracklist reúne 12 faixas que exploram diferentes estilos e temáticas, além de apresentar um solo para cada membro.
A titletrack “Walkin On Water” é uma incursão no hip-hop old-school — o que reflete o mood do álbum de modo geral, com algumas exceções. Embora o instrumental seja dinâmico e cativante, afinal estamos falando de Stray Kids, fica abaixo de outros lançamentos. Por mais que goste muito de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin (quem me acompanha aqui no blog sabe), tanto a faixa-título como boa parte da mixtape passa um pouco longe das minhas preferências musicais dessa vez. Pode ser que cresça em mim até o show deles no ano que vem, quem sabe. xD
“Walkin On Water” vem acompanhada por uma versão HIP, além das b-sides “Bounce Back” e “U” (ft. Tablo). Acho que o maior destaque do comeback é a inclusão de oito faixas solo — uma para cada membro ter sua chance de brilhar também fora do grupo.
Entre os solos, “Railway” (Bang Chan), “HALLUCINATION” (I.N), “So Good” (Hyunjin) e “Hold my hand” (HAN) são as que mais se destacaram quando ouvi. A seleção pode mudar dependendo do play e replay por aqui. ˆˆ
Ouça o mixtape HOP completo no Spotify.
***
Chegamos ao final da nossa programação! Permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e com seus fones de ouvido prontos para mais uma playlist. Após passar por tantas conexões, que se acumularam e aumentaram o repertório de lançamentos do mês de dezembro, preparamos mais uma seleção para você. A seleção inclui recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio e também os principais títulos de cada novidade.
Gostou do roteiro? Para seguir viagem ouça os destaques da primeira metade de dezembro com a Playlist K-Pop Tour no Spotify.