K-Pop

K-Pop no #NoRadar: lançamentos de dezembro

Nem acredito que já entramos em um novo ano. Hoje é dia também da última lista de 2023 com os principais lançamentos de K-Pop no mês de dezembro. Durante a semana que passou, acompanhamos animes e K-Dramas. Agora, chegou a hora de falar de música. Teve comeback do lendário duo TVXQ, uma série de pré-releases do Itzy para o novo álbum prestes a sair do forno e muitas música de Natal.

Dezembro também marcou a despedida temporária de alguns idols, que começaram a cumprir o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Entre eles, Jimin e WOODZ. Sem mais delongas, neste post, vamos acompanhar as novidades musicais que mais chamaram a minha atenção no último mês. Vem comigo?

THE WORLD EP.FIN: WILL – ATEEZ

Para abrir os destaques de dezembro, trago um dos meus grupos preferidos. Ao lado de SHINee, TXT, BTS, Stray Kids e ENHYPEN (entre outros <3), ATEEZ (에이티즈) sempre tem lugar reservado nas minhas playlists, seja com suas titletracks explosivas ou B-Sides marcantes. Poucos meses após seu último comeback, os meninos lançaram o álbum THE WORLD EP.FIN: WILL nas plataformas de streaming no dia 1º.

A primeira vez que Hongjoong, Jongho, Mingi, San, Seonghwa, Wooyoung, Yeosang e Yunho passaram pelo blog foi em junho com o EP THE WORLD EP.2: OUTLAW. O 2º álbum de estúdio do ATEEZ tem 12 músicas, incluindo a titletrack “Crazy Form”, três faixas divididas em subunits entre os membros, um solo de Jongho e o instrumental “Crescent Part 2” — que funciona como um interlude, marcando o meio do álbum.

“Crazy Form” (미친 폼) faz juz ao nome ao explorar o estilo ‘hype’ com seu arranjo enérgico, coreografia intensa e MV com movimentos de câmera bem loucos. Mais uma vez, o capricho na produção do vídeo é visível. Recomendo ouvir enquanto acompanha as imagens, já que a faixa sozinha (apenas áudio) perde um pouco a força. Como já era de se esperar, a coreografia é uma atração visual à parte, com movimentos precisos e a intensidade característica de grupos como ATEEZ e Stray Kids. Quem acompanhou o MAMA Awards, teve a chance de conferir os passos antes da estreia.

Minha maior recomendação em THE WORLD EP.FIN: WILL é a B-Side “Silver Light” pela experiência envolvente que ela proporciona. Depois dela, “WE KNOW” e “FIN : WILL”. Enquanto a primeira abre o álbum com uma vibe descolada, a segunda fecha o repertório com uma narrativa similar às intros nos álbuns do ENHYPEN (e eu gosto!)

Ouça o álbum THE WORLD EP.FIN: WILL completo no Spotify.

Marine Turtle – NCT U [NCT LAB]

Desde sua criação pela SM Entertainment para destacar habilidades do NCT — projetos solo, em unit ou de composição própria — o NCT LAB vem mostrando novos lados dos meninos. Entre os destaques de K-Pop de agosto, eu acompanhei o single “Horizon” do Jaehyun (재현). 

Seguindo o comeback do WayV, quatro membros chineses se uniram no dia 6 de dezembro para formar uma subunit no NCT U (엔씨티 유) com o lançamento de “Marine Turtle”. O mais novo single conta com as vozes de Chenle, Kun, Renjun e Xiaojun. E também chega em três versões. Além da original em chinês (minha preferida), você também pode ouvir a música em coreano ou apreciar o som em seu arranjo instrumental. 

“Marine Turtle” mescla momentos de balada suave com picos levemente mais dançantes. O foco é 10% direcionado para a harmonia vocal, transmitindo uma sensação agradável ao ouvir. Ao unir o som calmo de “Marine Turtle” com o MV, a experiência proporciona uma sensação nostálgica e melódica, com vibrações de inverno. 

Ouça todas as versões de “Marine Turtle” no Spotify.

Last Winter – HEIZE

Quem fez comeback em dezembro também, no dia 7, foi a cantora e compositora HEIZE (헤이즈) com o álbum Last Winter. Este é o seu 8º EP, seguindo Undo de 2022, além de alguns singles e músicas para a trilha sonora do K-Drama Themselves e da animação Bastions (que teve participação do BTS também na OST).

Após sua estreia em 2014, HEIZE se tornou uma das solistas mais conhecidas na Coreia do Sul. Aliás, quem acompanha K-Dramas deve reconhecer a voz dela. Inclusive, foi como eu conheci sua voz, ouvindo “Can You See My Heart” da trilha sonora de Hotel Del Luna

O álbum Last Winter traz em sua tracklist oito faixas, incluindo a titletrack “[입술] Stranger” (ft 10CM) que vem acompanhada por um MV muiti bem produzido com o ator Lee Jin-wook (da série coreana Sweet Home). A seleção é simples, sem trechos marcantes ou batidas de impacto, mas chea de collabs. No entanto, para a voz da HEIZE, isso basta. Todas as músicas seguem o seu estilo musical e se encaixam perfeitamente com seu timbre. 

Ou seja, se você gosta, tem tudo para incluir mais algumas faixas do EP na sua playlist. Minhas recomendações são “Perhaps, Happy Ending”, “Forget Me Not” (ft BIG Naughty) e “Picnic of Night” (ft Chan).

Ouça o álbum Last Winter completo no Spotify.

Lowkey – BM [KARD]

Mesmo dia de lançamento, mas vibes completamente diferentes. Se HEIZE fez seu retorno de forma tímida e com discrição, BM (비엠) do KARD seguiu o caminho contrário e com letras que contradizem o nome do seu mais novo single “Lowkey”. A faixa vem acompanhada pelo single “ATAP (After The After Party)”.

Em trilha solo, seu último pack de singles — “Strangers” e “Bad Intentions” — veio em 2022. Já em grupo, com o KARD, o comeback mais recente foi em junho com o álbum ICKY. O que dizer de “Lowkey”? Acho que para quem conhece o BM, seja como solista ou como membro do KARD, tanto a influência latina no instrumental quanto a letra com tom provocativo é uma combinação já esperada.

Gosto do KARD e admiro o envolvimento do BM em todo o processo musical. Porém, pelo teor das coisas, “Lowkey” dificilmente ganha um lugar na minha playlist. A orientação para o groove é uma fórmula que costuma funcionar e, ao longo da música, BM altera sua voz para nos entregar uma experiência auditiva diferente. “ATAP” não é muito diferente. Para quem prefere um som menos ‘lowkey’, talvez tenha uma chance. Não é o meu caso.

Ouça o single album “Lowkey” completo no Spotify.

Winter Without You – XG

O dia seguinte, 8 de dezembro, foi marcado pelo clima natalino com o single “Winter Without You” do XG. É uma balada com elementos de R&B e hip-hop, especialidade do grupo, com a harmonia vocal em foco e em total sincronia com a linha de rap. 

Cada um se destaque em seu momento, transformando uma música de arranjo simples em uma poderosa performance vocal. Com uma vibe nostálgica e sonhadora, a melodia me lembra produções do final dos anos 90, início dos anos 2000. “Left Right” é um dos meus singles preferidos do XG, então não é supresa que “Winter Without You” tenha deixado uma forte impressão em mim. 

XG significa Xtraordinay Girls, o que me lembra de Xtraordinary Heroes (xD). Brincadeiras à parte, o grupo foi formado pela Xgalx, uma subsidiária de um conglomerado com foco na indústria de entretenimento do Japão chamada Avex. XG fez seu debut em 18 de março de 2022 com sete membros — Chisa, Cocona, Harvey, Hinata, Juria, Jurin e Maya — e uma proposta bem diferente. 

O grupo segue os moldes do K-Pop, mas todas as integrantes são japonesas e todas as músicas são em inglês. E a forma como eu conheci o XG também foge dos padrões convencionais. Enquanto via algum vídeo no YouTube, o MV de “Mascara” apareceu como propaganda e fiquei tão curiosa — com a coreografia e a atitude pé na porta — que assisti até o fim. E aqui estou acompanhando mais um lançamento das meninas.

“Winter Without You” vem poucos meses depois do 1º EP do XG DNA, que chegou em setembro. Recomendo ouvir enquanto acompanha o MV para sentir aquele aconchego quentinho característico dessa época do ano.

Pink Christmas – Apink

No dia 11 de dezembro, a cena do K-Pop deu as boas-vindas a mais um single de Natal. Dessa vez, nas vozes das meninas do Apink (에이핑크) com “Pink Christmas”. Seu arranjo instrumental se apoia no som clássico das músicas natalinas ao embalo de uma balada jazz, efeitos de sinos de trenó e um tom de esperança, representando o momento de união para celebrar a noite festiva. 

Apink é um grupo que já está na indústria há bastante tempo. Sua estreia foi em 19 de abril de 2011 pela IST Entertainment, da Kakao M. Formado originalmente por sete membros, cinco continuam na ativa: Jeong Eun Ji, Kim Namjoo, Oh Ha-young, Park Cho-rong e Yoon Bo-mi. “Pink Christmas” vem oito meses após o lançamento do EP Self, que foi um dos destaques de abril aqui no blog.

Enquanto “Winter Without You” explora um ar mais maduro, “Pink Christmas” mergulha de cabeça no clima natalino — tanto na melodia quanto no MV — resgatando aquele som clássico, doce e festivo dessa época do ano. Jung Eun Ji e Kim Namjoo participaram da letra de “Pink Christmas”. E a música ganhou espaço nos destaques deste mês por estar nas vozes das veteranas do Apink. 

Merry PLLIstmas – PLAVE

Tem mais um grupo que entrou no clima do Natal! No dia 12 de dezembro, o PLAVE (플레이브) de Bamby, Eunho, Hamin, Noah e Yejun liberou o single “Merry PLLIstmas”. A música veio acompanhada por um MV festivo para celebrar a época e em tom de serenata para o fandom (PLLI): “Starry night / I prepared / A song and Christmas gifts for you today”

Para combinar com a proposta, “Merry PLLIstmas” tem uma melodia doce, com efeitos natalinos ao fundo. A animação transmite o característico clima de aconchego do Natal, além daquele ar intimista de quando os idols se reúnem para uma apresentação acústica. Sem falar das divertidas interações entre os membros enquanto cantam.

O grupo virtual PLAVE já foi destaque aqui no blog quando falei sobre a tendência crescente de combinar K-Pop e AI e também durante o lançamento do EP ASTERUM: The Shape of Things to Come em agosto deste ano.

AMNESIA – WOODZ

Antes de iniciar o alistamento militar, Cho Seung Youn, mais conhecido como WOODZ (우즈) preparou um single album com duas músicas inéditas: “AMNESIA” e “BEHIND”. A novidade chegou às plataformas de streaming no dia 18 de dezembro, como uma extensão do seu último comeback com OO-LI em abril deste ano — combinando com a faixa “Journey” — já que ele deixa seu lado rock florescer. 

“AMNESIA” começa com uma vibe calma até alcançar o refrão, quando o rock entra em cena para conduzir a melodia e dar um toque de drama ao arranjo. O gênero fica ainda mais evidente no MV ao resgatar a estética do grunge e do metal alternativo dos anos 90. E combina bem com sua voz e estilo musical, além de transmitir uma sensação de despedida pelo hiato que vem a seguir. “BEHIND” explora um lado mais sentimental, com um tom melancólico, similar a “ABYSS”. 

Após passar pelos grupos UNIQ e X1, WOODZ fez seu debut como solista no dia 29 de julho de 2016 com o single “RECIPE”. De lá para cá, lançou uma série de singles e cinco EPs.

Ouça as duas faixas no Spotify.

Closer Than This – Jimin

Alguns dias após o alistamento dos últimos membros do BTS para cumprir suas obrigações militares na Coreia do Sul, Jimin (지민) deixou um presente aos fãs. Em 22 de dezembro, ele liberou o single “Closer Than This” com um MV cheio de memórias do grupo, que completou uma década de carreira neste ano, além de imagens dos bastidores enquanto escrevia a letra da música. 

“Closer Than This” transmite conforto, carinho, aconchego, nostalgia e uma declaração de amor ao fandom. Tudo isso vem com um significado ainda maior, impulsionado pela letra e melodia, além da época festiva e do clima de despedida. Afinal, Jimin, Jin, J-Hope, Suga, Jungkook, V e RM só devem voltar a se reunir como grupo novamente em 2025. 

Como a própria letra revela, a música representa uma pequena vírgula enquanto os meninos se preparam para iniciar o ‘take two’ após o hiato. A melodia é agradável de ouvir em qualquer momento do dia. E seu nome guarda o desejo de encurtar a distância entre Jimin e os fãs, mesmo diante de uma separação temporária.

Be There For Me – NCT 127

No mesmo dia de “Closer Than This”, o NCT 127 entrou no clima de Natal com o single album Be There For Me, composto por três faixas: “Be There For Me”, “Home Alone” e “White Lie”. O grupo mantém acesa uma tradição repassada na SM entre as gerações do K-Pop, com lançamentos para aquecer a estação mais fria do ano na Coreia do Sul. 

“Be There For Me” veio acompanhada por um vídeo que transmite aconchego, como se fosse um abraço quentinho. Por ser uma balada com vibrações de R&B, o foco é na linha vocal do grupo, osccilando entre versos de rap e harmonias mais melódicas. 

Não gosto muito de como a música começa, com o rap que parece estar fora da vibe que ela quer transmitir. É uma sensação minha. Deixando esse trecho de lado, o arranjo com as vozes de Doyoung, Haechan, Jaehyun, Johnny, Jungwoo, Mark, Taeil, Taeyong, Yuta e Winwin. “Home Alone” e “White Lie” seguem uma vibe similar — perfeitas para uma playlist com músicas de inverno.

Ouça todas as faixas no Spotify.

20&2 – TVXQ

Em agosto, U-Know Yunho (유노윤호) fez seu comeback solo com o álbum Reality Show. Dessa vez, ele veio com Max Changmin (최강창민) para o retorno do TVXQ em comemoração aos 20 anos de debut do duo, que já teve cinco membros. Mesmo com a saída dos outros integrantes, a dupla segue firme. Prova disso é o álbum 20&2, composto por uma tracklist de 10 faixas, incluindo a titletrack “Rebel”.

20&2 é 9º álbum do TVXQ, seguindo New Chapter #1: The Chance of Love de 2018, além de uma série de singles e EPs. Era para ele ter ganhado um review completo por aqui, mas eu estava na estrada no dia do lançamento e não consegui. *-*

A faixa-título “Rebel” está mais para o lado experimental da força e, embora eu não seja muito fã de quando isso acontece, ela provoca o efeito contrário em mim na voz do Yunho e do Changmin. O refrão é muito TVXQ, em uma mistura com o estilo musical dos grupos da 4ª geração da SM, mas com a identidade do TVXQ, uma pitada de drama e vocais teatrais. Em alguns momentos parece que ouço o Minho (SHINee) e todo o conjunto torna a experiência sonora uma entrega agradável.

Minha favorita no álbum 20&2 é “Down” (clássico TVXQ) — que veio como pré-release no dia 3 de dezembro — ao lado de “Rodeo” e seu jeito meio faroeste misterioso. Primeiro foi o WayV com o álbum On My Youth e agora o TVXQ. Também recomendo “Life’s a Dance” e “The Way You Are”. Cada uma tem uma vibe diferente. Vale a pena ouvir toda a tracklist ao menos uma vez, com as duas faixas solo (“Fix It” do Yunho e “Take My Breath Away” do Changmin).

Ouça o álbum 20&2 completo no Spotify.

INFJ – BIG Naughty ft B.I & Bang Yedam

Quase fechando o mês, no dia 28 de dezembro, o rapper BIG Naughty (서동현) trouxe uma collab com B.I (que já fez parte do iKON) e Bang Yedam ​​(방예담) para o single “INFJ” — que logo me fez pensar no “ISTJ” do NCT Dream. As duas músicas são embaladas pelas transformações do amor e seus efeitos na em um dos tipos da personalidade MBTI. Seu arranjo embalado pelo R&B e sua divertida letra são um convite para ouvir o single.

BIG Naughty é conhecido na cena musical por sua versatilidade como rapper e compositor, B.I já fez parte do iKON e Bang Yedam passou pelo grupo TREASURE antes da transição para a carreira solo. Hoje, todos eles também atuam na produção. A combinação das vozes do trio com a narrativa — retratando uma transformação de personalidade impulsionada pelo sentimento de se apaixonar — proporciona uma experiência cativante e envolvente. 

Confesso que ouvi sem criar expectativas, mas logo me vi imersa no som. Por isso, quis compartilhar minha descoberta com você aqui nos destaques de K-Pop de dezembro.

wherever u are – UMI ft V [BTS]

Jimin não foi o único membro do BTS a surpreender os fãs com uma música inédita durante o alistamento militar. No dia 30 de dezembro, uma collab entre a cantora e compositora americana UMI e V chegou na forma de “wherever u are” — uma música tão suave e doce, que parece derreter o coração de quem ouve assim que UMI começa a cantar. Acompanhada pela voz aveludada do Kim Taehyung (김태형), temos a combinação perfeita para criar um momento de aconchego.

Com letra em inglês, “wherever u are” ganhou um lyric video, incorporando a tradução para o coreano e para o japonês em alguns trechos. Embalada pelo neo-soul, a melodia complementa as vozes do dueto de uma forma tão calorosa, que provoca uma sensação de conforto, bem-estar e conexão. Eu não conhecia a UMI e fiquei encantada com seu timbre. Que voz linda! Recomendo ouvir quando quiser uma música para esquentar o coração.

Born to Be – Itzy [Pré-releases]

Itzy (있지) já está em contagem regressiva para seu comeback no dia 8 de janeiro de 2024 com o álbum Born to Be. Chaeryeong, Lia, Ryujin, Yeji e Yuna também fecham os destaques de K-Pop do mês de dezembro após liberar uma série de pré-releases como aquecimento para o retorno no próximo ano. Até o lançamento, as meninas devem apresentar seis das dez faixas do novo disco.

Born to Be segue o último comeback com o álbum Kill My Doubt em julho deste ano e o lançamento de Ringo para o mercado japonês em outubro. 

O esquenta começou no dia 17 de novembro com “Blossom”, faixa solo da Lia antecipada após o anúncio sobre sua ausência na produção do novo álbum por questões de saúde. Um mês depois, em 17 de dezembro, “Born to Be” (que dá nome ao álbum, mas não é a titletrack) ganhou um MV poderoso. Senti uma vibe meio Blackpink, meio aespa no conceito visual, na atitude e no ar mais maduro do estilo girl crush. A formação com quatro membros aumenta as similaridades.

Depois disso, veio uma sequência de solos. No dia 19, foi a vez da Yeji com “Crown on My Head”, seguindo com Ryujin e “Run Away” no dia 21. Chaeryeong foi a próxima ao apresentar o single “Mine” no dia 24, na véspera do Natal. Para fechar a participação das cinco integrantes, Yuna veio com “Yet, But” no dia 26. O último lançamento antes da chegada do foi a música “Mr. Vampire” com as quatro juntas novamente para abrir o novo ano.

* * *

Em dezembro, pela primeira vez desde que comecei a acompanhar os lançamentos no K-Pop com outro olhar, senti que o mês foi mais tranquilo. Para janeiro do próximo ano, já tem muitas novidades programadas. Então, devemos voltar ao ritmo frenético logo mais. Enquanto isso, deixo como meus maiores destaques o novo álbum do ATEEZ com a inesquecível B-Side “Silver Light” e o álbum comemorativo do TVXQ. Também me marcou o single “Closer Than This” do Jimin e “Winter Without You” do XG.

Perdeu os lançamentos de novembro ou quer relembrar os principais destaques? Confira a seleção de novidades no K-Pop do último mês! 😉

Deixe um comentário