Nos últimos dias, vimos uma seleção de animes e de músicas de K-Pop. Para fechar o ano, preparei mais uma retrospectiva. Dessa vez, passando pelos 12 melhores K-Dramas que acompanhei em 2023. Ao todo, foram 42 séries coreanas dos mais variados gêneros — do romance ao melodrama — e um filme.
Neste post, trago produções que chegaram neste ano, clássicos que marcaram a vida dos dorameiros de plantão (me incluindo a partir de agora) e outros nomes que estavam na minha lista (e finalmente receberam sua chance).
- The Fabulous
- Romance is a Bonus Book
- Itaewon Class
- Search: WWW
- Extraordinary You
- W – Two Worlds
- While You Were Sleeping
- King the Land
- Goblin
- A Time Called You
- My Mister
- Navillera
- Bônus: 20th Century Girl
Assim como as retrospectivas anteriores, não fiz um ranking. A lista segue a ordem que assisti. Já a seleção leva em conta critérios como roteiro e o impacto que deixou quando cheguei ao último episódio. Vem comigo?
1. The Fabulous
The Fabulous 「더 패뷸러스」 é um K-Drama que comecei a acompanhar na virada do ano, de 2022 para 2023. É uma série coreana com 8 episódios apenas, todos lançados de uma vez só na Netflix no dia 23 de dezembro de 2022. A história acompanha quatro amigos — Ji Woo-Min (Minho), Pyo Ji-Eun (Chae Soo-Bin), Ye Seon-Ho (Park Hee-Jung) e Joseph (Lee Sang-Un) — em seus momentos altos e baixos, enquanto tentam sobreviver e evoluir no disputado mundo da moda.
Minho, do SHINee, no elenco e uma trama focada no universo fashion logo chamaram minha atenção. O relacionamento de Woo-Min e Ji-Eun traz um novo ar para as séries coreanas ao apresentá-los como ex-namorados. É interessante acompanhar a evolução dos sentimentos da dupla, as recaídas e os motivos que levaram à separação, mas o principal destaque é ver a amizade dos quatro como a grande protagonista de The Fabulous. Quando um deles enfrenta problemas, os outros três entram no modo proteção com tudo. ˆˆ
2. Romance is a Bonus Book
Romance is a Bonus Book 「로맨스는 별책부록」 é um dos K-Dramas da minha lista, que finalmente teve sua chance comigo após a indicação de uma amiga e até mesmo ganhou um review mais detalhado aqui no blog. A série coreana fez sua estreia em 26 de janeiro de 2019 pela tvN, com 16 episódios. É um rom-com levinho, que se passa em uma editora de livros, onde trabalha o editor-chefe mais novo da história da empresa, Cha Eun-Ho (Lee Jong-Suk), além de ser o lugar em que Kang Dan-Yi (Lee Na-Young) retoma sua carreira.
Foi nesta série que conheci Lee Jong-Suk e comecei a maratonar outros trabalhos do ator durante o ano, que, inclusive, aparecem na lista. O maior destaque de Romance is a Bonus Book vem com as frases inspiradas no universo literário para representar as mudanças e a experiência das descobertas que fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, o roteiro traz uma história levinha, personagens divertidos e um romance fofinho (embora a Dan-Yi não seja minha protagonista preferida).
3. Itaewon Class
Se eu tivesse criado um ranking entre os melhores K-Dramas que acompanhei em 2023, Itaewon Class 「이태원 클라쓰」 seria um dos fortes candidatos a ocupar o primeiro lugar. A série, baseada no webcomic de Jo Gwang-Jin, ganhou 16 episódios e fez sua estreia no dia 31 de janeiro de 2020 pela JTBC. A trama acompanha a ascensão de Park Sae-Ro-Yi (Park Seo-Jun) após ser expulso da escola, ver seu pai perder o emprego (e depois a vida) e ser preso por buscar vingança.
Ouvi falar de Itaewon Class inúmeras vezes, mas não tinha interesse em acompanhar. Vai entender o que nos motiva e nos desmotiva, não é? Quando comecei a ver, eu estava muito envolvida com o universo de negócios e startups, o que finalmente me inspirou a dar play no K-Drama. Devido ao meu contexto, as lições sobre encontrar as pessoas certas, trabalho em equipe e confiança me marcaram (e continuam me inspirando). O único ponto negativo é a Oh Soo-A (Kwon Na-Ra), que se torna uma personagem cansativa de ver em cena.
4. Search: WWW
Com o mesmo business core de Itaewon Class, Search: WWW 「검색어를 입력하세요: WWW」 também explora o universo dos negócios. Dessa vez, o foco é no mundo digital e no protagonismo feminino. Em um ranking dos melhores K-Dramas, Search: WWW também teria altas chances de chegar ao topo. A série foi ao ar no dia 5 de junho de 2019 pela tvN e finalizou com 16 episódios.
O plot principal acompanha as três amigas e rivais Bae Ta-Mi (Lim Soo-Jung), Cha Hyun (Lee Da-Hee) e Song Ka-Kyung (Jeon Hye-Jin) à frente dos dois maiores portais da web: Barro e Unicon. Em paralelo, o romance também está no ar com destaque para os personagens de Park Mo-Gun (Jang Ki-Yong) e Seol Ji-Hwan (Lee Jae-Wook). Enquanto o primeiro desperta borboletas no estômago em todas as suas interações com Bae Ta-Mi, o segundo marca pelas cenas engraçadas e fofas com a Cha Hyun (aliás, melhor personagem).
5. Extraordinary You
Saindo dos negócios para mergulhar em reflexões mais profundas sobre a vida, Extraordinary You 「어쩌다 발견한 하루」 é mais uma candidata a ocupar a primeira posição no ranking dos melhores K-Dramas. Baseada no webcomic Eojjeoda Balgyeonhan 7wol de Moo Ryoo, a série foi ao ar no dia 2 de outubro de 2019 pela MBC TV e ganhou 32 episódios (média de 30 minutos cada).
Extraordinary You se passa no universo dos quadrinhos, onde todos são personagens e desempenham papéis de acordo com os planos do autor. Porém, alguns começam a despertar no meio da história, como Eun Dan-O (Kim Hye-Yoon) e Haru (Ro Woon), que fazem de tudo para escrever seus próprios destinos.
O roteiro aborda temas interessantes como destino e consciência. Para isso, o plot divide o mundo em “stage” (história principal) e “shadow” (apenas quem está autoconsciente percebe realmente as coisas como realmente são). É uma série que prende do início ao fim, principalmente se você tem curiosidade sobre tópicos assim. Comecei a ver por indicação de uma amiga e me sinto grata por ter conhecido Extraordinary You. Inclusive, o K-Drama foi um dos destaques de abril no blog.
6. W – Two Worlds
Em um universo similar a Extraordinary You, W – Two Worlds 「더블유」 teve sua estreia em 20 de julho de 2016 pela MBC e ganhou 16 episódios. A série acompanha o romance entre Kang Chul (Lee Jong-Suk) e Oh Yeon-Joo (Han Hyo-joo). No entanto, Kang Chul é o protagonista de uma série de quadrinhos chamada “W”. E Yeon-Joo vive no mundo real. Como levar o relacionamento adiante quando cada um vive em um mundo diferente?
Um dos destaques de maio aqui no blog, W – Two Worlds entrou para a lista de séries coreanas assistidas depois de conhecer Lee Jong-Suk em Romance is a Bonus Book. e também ganhou um lugar entre os melhores K-Dramas por abordar o tema de mundos paralelos, pela trilha sonora e pelos efeitos da transição dos quadrinhos para o mundo real. A segunda metade é um pouco repetitiva com as idas e vindas dos protagonistas e a mudança de foco do romance para momentos de tensão, mas ainda vale uma maratona.
7. While You Were Sleeping
Com Lee Jong-Suk no elenco mais uma vez, While You Were Sleeping 「당신이 잠든 사이에」 é a minha série coreana favorita com o ator até agora. E também foi um dos destaques por aqui em maio, ao lado de W – Two Worlds. A transmissão do K-Drama começou no dia 27 de setembro de 2016 pela SBS, contando com 16 episódios (32 na versão para DVD). Nam Hong-Joo (Bae Suzy) tem um dom (ou maldição) bastante peculiar. Enquanto dorme, ela sonha com a morte de outras pessoas — como uma premonição. E tenta evitá-las.
A personagem da Suzy tem uma personalidade leve e divertida, até mesmo quando começa a ‘incomodar’ o Jung Jae-Chan (Lee Jong-Suk) para ajudá-la a evitar que seus sonhos se tornem reais. Nasce uma amizade descontraída que, gradualmente, vira algo mais. Outro ator que gosto de acompanhar, Jung Hae-In, completa o trio com uma amizade bonita de se ver (apesar do inevitável triângulo amoroso que provoca a “second lead syndrome”). While You Were Sleeping mistura mistério, comédia, romance e suspense.
8. King the Land
Quando vejo o nome da YoonA (Girls Generation) em um K-Drama, já se tornar um #mustwatch para mim. Se não posso ver o grupo com a mesma frequência de antes, ao menos posso acompanhar a YoonA (e algumas das outras integrantes) em séries coreanas. King the Land 「킹더랜드」 estreou no dia 17 de junho deste ano. YoonA é Cheon Sa-Rang, uma concierge modelo do King Hotel. Não demora até que ela (ou melhor, seu sorriso) chame a atenção de Gu Won (Lee Junho).
Nos destaques de agosto, compartilhei minhas impressões finais sobre o K-Drama. King the Land é levinho, romântico e divertido (apesar de forçar um pouco a comédia na primeira metade da série). O desconforto com o sorriso da Sa-Rang se transforma em um amor bonito, maduro e saudável. Sem elementos tóxicos ou mimimi, nem triângulo amoroso ou personagem chato para atrapalhar (e ainda leva a uma das melhores cenas românticas que já vi debaixo de “chuva”). Uma história agradável de acompanhar.
9. Goblin
Entre os K-Dramas clássicos que risquei da minha lista, Goblin 「쓸쓸하고 찬란하神-도깨비」 foi um dos que mais me marcou. Com 16 episódios, a série coreana foi ao ar pela tvN no dia 2 de dezembro de 2016. A história acompanha o goblin Kim Shin (Gong Yoo), fadado a viver eternamente sozinho, enquanto vê a morte de pessoas queridas ao seu redor. A única forma de quebrar a maldição e colocar um fim no seu sofrimento é encontrando a noiva do goblin, que vem a ser Ji Eun-Tak (Kim Go-Eun).
Um dos destaques de julho por aqui, Goblin é capaz de levar do sorriso às lágrimas, sem qualquer aviso prévio. É de rir, chorar, provocar raiva, despertar a felicidade com momentos de fofura, rir novamente e chorar litros.
Ainda bem que temos um dos casais mais carismáticos, com o ceifador de almas sem nome (Lee Dong-Wook) e a misteriosa Sunny (Yoo In-Na), para trazer alguma leveza (com pitadas trágicas *-*). Mensagens para refletir, vidas conectadas, amizades inusitadas, uma trilha sonora envolvente e frases marcantes transformam Goblin em um verdadeiro clássico.
10. A Time Called You
A Time Called You 「너의 시간 속으로」 é outro K-Drama que consegue abalar nossas emoções com suas reviravoltas provocadas pela possibilidade de viajar no tempo. A produção chegou à Netflix no dia 8 de setembro deste ano, com todos os 12 episódios liberados de uma vez. Na história, após ouvir uma determinada música em um tocador de fitas cassete, Han Jun-Hee (Jeon Yeo-Bin) sai do ano de 2023 e volta para 1998, onde conhece Nam Si-Heon (Ahn Hyo-Seop) e se apaixona perdidamente.
Selecionada entre os destaques de setembro do blog, A Time Called You me lembra Twenty-Five, Twenty-One e logo se tornou uma das minhas séries coreanas favoritas. Poderia facilmente chegar ao topo do ranking de melhores K-Dramas (se houvesse um). A história é complexa, imprevisível e repleta de reviravoltas que podem pegar os desatentos de surpresa. A única certeza é o amor destinado a florescer entre Si-Heon e Jun-Hee. E também a recomendação para você acompanhar.
11. My Mister
Além de Goblin, My Mister 「나의 아저씨」 também deixou sua marca como um dos K-Dramas clássicos mais memoráveis. Enquanto o primeiro traz elementos sobrenaturais como a figura do goblin e do ceifador, o segundo adota um tom realista. Com 16 episódios, a série coreana começou a ser transmitida no dia 21 de março de 20018 pela tvN. A trama acompanha o encontro entre Park Dong-Hoon (Lee Sun-Kyun) e Lee Ji-An (IU) e os efeitos positivos que um provoca na vida do outro.
A série entrou na minha seleção de outubro, depois que acompanhei Goblin e Descendants of the Sun. IU no elenco foi uma das maiores motivações, além da curiosidade de ver como ela se sairia em um papel como o da Ji-An — tão diferente da Hae Soo e da Jang Man-Wol. My Mister questiona a forma como vivemos e mostra como podemos perder a motivação enquanto tentamos seguir o fluxo. O roteiro é realista, intenso, comovente, reflexivo e capaz de deixar as emoções à flor da pele. 아무것도 아니야! 파이팅!
12. Navillera
Antes de entrar nos destaques de novembro, Navillera 「나빌레라」 ganhou um review mais completo à parte devido ao impacto que o K-Drama deixou em mim. Baseada no webcomic escrito por Hun e ilustrado por Ji-Min, a série da tvN foi ao ar no dia 22 de março de 2021 e ganhou 12 episódios. Navillera acompanha Sim Deok-Chul (Park In-Hwan) que realiza o sonho de aprender balé ao completar 70 anos. É quando ele conhece o jovem bailarino Lee Chae-Rok (Song Kang). E um ajuda o outro a superar dificuldades e limitações.
Quem acompanha o blog já sabe que o Taemin (SHINee) foi o motivo de tirar Navillera da minha lista. Ouvir “My Day” me inspirou a dar uma chance para o K-Drama. 고맙습니다, 태민씨! ˆˆ Apesar das dificuldades, barreiras pela idade ou experiências emocionais negativas, Navillera compartilha e inspira sonhos. E também tem o potencial de conquistar o primeiro lugar entre os melhores K-Dramas que acompanhei em 2023.
Todos os personagens têm um papel significativo na evolução uns dos outros, mostrando que tudo é possível quando não estamos sozinhos. A sensação que fica após acompanhar a série é de que podemos voar mais alto e alcançar o que queremos — seja o que for, prontos ou não, o que importa é começar a avançar.
Bônus: 20th Century Girl
Bônus? Isso mesmo. A retrospectiva ainda não terminou, já que um filme coreano chamou a minha atenção de um jeito que o levou a conquistar seu espaço por aqui. Normalmente (força do hábito talvez), eu costumo acompanhar mais séries. Mas enquanto eu navegava pelo catálogo da Netflix, 20th Century Girl 「20세기 소녀」 se destacou. O filme estreou em 21 de outubro de 2022 e é ambientado no ano de 1999 (seguindo o mood retrô de Twenty-Five, Twenty-One e A Time Called You).
20th Century Girl acompanha a carismática Na Bo-Ra (Kim You-Jung). Para descobrir tudo sobre o crush da sua melhor amiga Kim Yeon-Doo (Roh Yoon-Seo) enquanto ela está nos EUA, Bo-Ra se aproxima de Baek Hyun-Jin (Park Jung-Woo). Acontece que ele está sempre com seu melhor amigo Poong Woon-Ho (Byeon Woo-Seok). No meio da missão, Bo-Ra e Woon-Ho experimentam as sensações do primeiro amor.
Nenhuma série coreana desta lista (ou fora dela) me fez chorar tanto quanto 20th Century Girl. Então, fica o alerta para quem quiser acompanhar. Apesar de tocar o coração profundamente, o filme vale cada segundo do tempo que reservamos para ele.
***
O que achou da seleção com os melhores K-Dramas de 2023? Do rom-com ao suspense policial, a lista inclui produções bem distintas. Nem todas são deste ano. Aliás, a maioria estava só esperando a chance de ganhar um check e passar para a coluna de assistidos, mas as 12 séries coreanas e o filme deixaram uma forte impressão — além de lições valiosas, lágrimas e risadas. Itaewon Class, Search: WWW, Extraordinary You, A Time Called You e Navillera se sobressaem.
Você já viu algum dos K-Dramas que eu trouxe hoje? Conte para mim nos comentários quais se destacam mais ou quais estão na sua lista para ver.