
Enquanto eu planejava o roteiro de viagem para o Espírito Santo, comecei a pensar na alimentação. Afinal, onde comer em Vitória? Como sou vegetariana, nem todos os lugares têm opções para mim. Hoje é bem mais fácil encontrar alternativas, mas sempre vale pesquisar o que o destino tem a oferecer para otimizar o tempo, né? Assim, antes de embarcar, posso conhecer o cardápio, ler reviews, buscar endereços e já preparar o roteiro em cima disso.
Vou começar com um restaurante descontraído na Praia do Canto, passar por opções econômicas para quem quer poupar durante a viagem e finalizar com indicações de lugares com opções vegetarianas. Então me acompanhe nesse tour gastronômico por Vitória!
Sabor da Itália em ambiente descontraído na Praia do Canto



Na hora de montar o roteiro, selecionei um dos restaurantes mais tradicionais da capital capixaba, o Aleixo. Quando passei na frente do lugar, ainda estava fechado. Então, eu comecei a explorar a Praia do Canto, com seu visual que mescla grandes rochas ao cenário urbano, para passar o tempo. Depois de tanto andar, eu acabei me afastando e resolvi consultar a minha lista de lugares para comer em Vitória.
A mais ou menos 30 minutos a pé do hotel onde me hospedei em Vitória, em uma charmosa esquina da Praia do Canto, tem um restaurante com um ambiente bem descontraído. O visual é uma mistura de estilo pub com lounge, referências latinas e desenhos coloridos de camaleões nos vidros das janelas. A música ambiente é mais pop, diferente do som de rock ao fundo de um dos lugares com opções vegetarianas de Vila Velha.
Cheguei por volta das 19h e estava bem vazio, mas até a hora que eu fiquei por lá o movimento começou a aumentar bastante com a chegada de famílias e grupos de amigas. Com mesas do lado de dentro e em uma “varanda” coberta do lado de fora, o restaurante Dom Camaleone serve receitas clássicas e atuais da culinária italiana.



De antepastos e bruschettas a pizzas, pratos de massa e risotos, não faltam opções vegetarianas para aguçar o seu paladar italiano. Eu pedi um Risotto Tricolore (rúcula, tomate seco e muçarela de búfalo), acompanhado pelo drink Love Story (com vodca e sabor de morangos frescos). O risoto é bem comum, mas o drink é sensacional! Adoro bebidas com morango, cereja, frutas vermelhas em geral. Se você também gosta, recomendo.
Quero destacar também o atendimento dos garçons, simpáticos, atenciosos e com um estilo bem informal (assim como o ambiente cool do restaurante). Alguns usavam um visual mais descolado e eram bem falantes, enquanto outros eram mais discretos. Só achei o cardápio meio caro, não sei se é porque eu não sou tanto de sair. Costumo comer fora mais quando estou em viagem para poder compartilhar dicas com você aqui no blog. Ao todo, a conta fechou em quase R$70 para uma pessoa.
Alternativas para economizar em uma viagem para Vitória

Depois de extrapolar um pouco na culinária italiana, optei por lugares mais baratos para equilibrar as finanças da viagem. Um dos eleitos foi o meu companheiro de outros carnavais, o bom e velho Subway. Antes mesmo de ter opções de hambúrguer veggie por aí, a franquia já tinha o sanduíche vegetariano com bastante salada.
Hoje eu acho que o Subway acabou ficando um pouco para trás, deixando de inovar em suas opções, mas ainda é uma opção para economizar na hora de comer fora. Ao pedir um veggie 15 cm, um cookie de morango e um suco de maçã, gastei menos de R$20. Sem contar que eu conseguia ver o restaurante da janela do meu quarto no hotel.
Além do Subway, também fui no Megamatte no Shopping Vitória para economizar mais um pouco e gastar no tour pela serra capixaba (assunto para o próximo post). Pedi um croissant integral, um pão de batata recheado e um café Mocha. Gastei um pouco mais do que no Subway. Ou seja, se você precisar guardar um pouco de dinheiro durante uma viagem, aqui estão duas boas opções para economizar.
Opções vegetarianas para conhecer na capital capixaba

Pelo pouco tempo que tive na cidade, não consegui conhecer outros restaurantes. Em todo caso, enquanto eu fazia o roteiro, encontrei vários lugares com opções vegetarianas e/ou veganas para conhecer em Vitória. Além do Aleixo e do Dom Camaleone, a Praia do Canto tem o Bendito Bistrô — restaurante tradicional com opções veganas — e a Melt Hamburgueria Gourmet.
Perto do hotel, na Enseada do Suá, tem o Santa Salada com diversas opções para os vegetarianos de plantão. Se você gosta de comida natural, o restaurante Sol da Terra fica no Hortomercado e é famoso por sua feijoada vegana. Ainda na área, o Spaghetti & Cia traz em seu cardápio algumas opções sem carne, além de um talharim vegano. A lista também inclui:
- Muuu Restaurante: com um menu repleto de pratos vegetarianos e veganos;
- Verde Perene: bufê vegetariano com um toque oriental;
- D’Bem: cardápio criado a partir de produtos orgânicos e naturais.
Para fechar, encontrei um empório chamado Veganza, no Jardim da Penha, que vende diversos produtos veggie, além de oferecer lanches veganos. Com tantas opções, fica até difícil escolher onde comer em Vitória, né? Enfim, deixo a lista para você que tem uma viagem planejada para terras capixabas. E se eu voltar ao Espírito Santo, tentarei conhecer os lugares que não tive tempo na primeira vez.
Aliás, você já conhece o point mais boêmio de Vitória? Dê uma volta comigo pelo Triângulo das Bermudas e, se estiver pela região, já deixe o happy hour marcado. No próximo post de viagem, vamos para a serra capixaba…