Dicas · Viagens

Praias de Vila Velha: uma volta pela orla dos três principais points da cidade

2_Praias de Vila Velha ES (Natália Cagnani)

Qual é o primeiro destino que vem a sua cabeça quando se fala em praia? Geralmente, Rio de Janeiro e o litoral do Nordeste lideram como os lugares mais lembrados. Então eu vou apresentar para você as praias de Vila Velha. Ao todo, são 32 quilômetros de costa, com 15 praias e duas lagoas. Na minha primeira viagem, não tive a chance de conhecer todas, já que a visita foi a pé, em uma caminhada contemplativa pela orla da cidade — bem estruturada, com ciclovia, bancos, chuveiros, banheiros públicos e quiosques.

Debaixo de sol forte, céu azul e muita água de coco, eu fiz um passeio pela Praia da Costa — a mais famosa de Vila Velha e a minha preferida — a Praia de Itapoã e a Praia de Itaparica. Aliás, contrariando o que normalmente vemos por aí, água de coco é bem mais barata na beira da praia. Vi garrafas de 4L por R$15. No mercado, 1L custa em média R$12. E a limpeza me lembrou Balneário Camboriú. Sempre tem alguém na rua com uniforme varrendo (inclusive em épocas festivas como o Natal). Vamos começar nosso tour pelas praias capixabas?

Praia da Costa

A mais famosa praia de Vila Velha é também considerada uma das mais bonitas do Espírito Santo. Queridinha dos capixabas, além dos mineiros e cariocas que veraneiam em Vila Velha, a Praia da Costa tem uma infraestrutura bem preparada para atender o turismo, com hotéis e pousadas para todos os bolsos. Não é por acaso que é uma das mais movimentadas da cidade. A urbanização se estende pelos arredores — calçadão, ciclovia, quiosques, restaurantes e áreas reservadas à prática de esportes.

Toda a extensão da orla — cerca de 5 quilômetros — é acompanhada por uma avenida bem larga e com prédios altos na volta. O mar, por sua vez, conta com uma larga faixa de areia, além de águas calmas e convidativas para a família inteira. Também é ponto de partida de passeios de barco até as ilhas de Pituã e Itatiaia.

Durante a noite, é possível andar pelas feirinhas de comida e artesanato, ver trabalhos manuais de artistas locais, curtir música ao vivo e aproveitar o clima tranquilo de uma caminhada pelo calçadão. Tudo na companhia de uma iluminação especial.

Pedra da Sereia

O início da Praia da Costa — ao lado de Vitória, em um caminho que leva até a trilha do Morro do Moreno e o Farol de Santa Luzia — reúne um conjunto de pedras que se destaca no mar. A formação fica em uma curva que recebe o nome de Pedra da Sereia (e também dá o nome de Praia da Sereia à pequena orla). Dali, é possível ter uma visão privilegiada de toda a Praia da Costa. Antes de colocar os pés na areia, tem uma pracinha arborizada com espaço para caminhar, fazer exercícios e apreciar vista de um mar calmo e com poucas ondas.

Praia de Itapoã

De volta à Praia da Costa, ao continuar o caminho pela orla chegamos até a Praia de Itapoã, onde as ondas começam a ganhar força. A caminhada tem cerca de 3 quilômetros. Uma característica que indica a mudança de uma praia para a outra, vem com os barcos de pesca da comunidade local, espalhados pela faixa de areia. É de lá que muitos saem em alto-mar no final da tarde ou durante a madrugada.

A área também é propícia para a prática de diversos esportes, além de contar com uma boa estrutura de quiosques, bares e restaurantes. A Praia de Itapoã é relativamente pequena, tendo cerca de 1 quilômetro de extensão, e algumas áreas de preservação ambiental que se estendem até Itaparica.

Praia de Itaparica

Na mesma orla em que começamos o nosso passeio pelas praias de Vila Velha, chegamos até a Praia de Itaparica. Aqui o mar já se transforma com ondas altas, fortes e convidativas para os surfistas de plantão. Com uma boa estrutura de bares e restaurantes com petiscos típicos, além de shows ao vivo, baladas e feiras de artesanato no fim de semana, é o destino perfeito para quem busca um pouco mais de agito e badalação.

Tem espaço para caminhar, correr, andar de bicicleta ou se exercitar nas academias ao ar livre durante o dia ou a noite (graças à boa iluminação), em seus 3,5 quilômetros de extensão. O entorno da Praia de Itaparica é formado por prédios altos e luxuosos, com muitas novas construções em andamento. É considerado também o bairro mais jovem de Vila Velha.

Estas são as principais praias de Vila Velha para conhecer em uma viagem curta, com hospedagem reservada na área mais central da cidade ou sem carro. Afinal, eu conheci as três praias a pé, em uma caminhada de ida e volta da Praia da Costa até a Praia de Itaparica, em uma tarde ensolarada e regada à água de coco. Vale lembrar que o litoral do Espírito Santo tem 15 praias, levando em conta somente o trecho que contempla o município que deu origem ao estado. O lado bom de não ter conhecido outros lugares é que sobram motivos para voltar, né? 😉

Você já conhece Vila Velha? Me conta em quais praias passou e os seus lugares favoritos na terra capixaba. No próximo post, a nossa visita vai dar água na boca com o Chocotour pela fábrica da Garoto…

Deixe um comentário