K-Drama · Review

Review: Crash Landing on You faz um pouso direto no coração

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok em Crash Landing on You

Você já reparou na frase que escolhi para o blog? “Coisas boas acontecem quando você está distraído”. De alguma forma, acho que ela tem tudo a ver com o review de hoje. Afinal, coisas inesperadas podem realmente acontecer quando você menos espera e até mesmo nos lugares mais inusitados. Esta é uma das mensagens do drama coreano Crash Landing on You (Sarangui Bulsichak), que chegou de paraquedas na tvN, alçou voos ainda maiores na Netflix e conquistou os corações de fãs no mundo todo.

Por algum motivo, passei por um longo hiato, longe de tudo o que eu mais gostava: K-pop, doramas, cultura japonesa. Enfim, o tempo passou sem que eu pudesse perceber. Aos poucos, estou conseguindo me reaproximar desse universo que me faz tão bem. Voltei a ouvir K-pop e a assistir animes. E agora começo a voltar aos dramas coreanos (k-drama), o primeiro do ano e o primeiro depois de tanto tempo longe: Crash Landing on You.

Enfim, depois de ver tanta gente falando sobre a série, minha curiosidade ficou à flor da pele. O que será que tem de tão especial em Crash Landing on You? Foi o que eu pensei! Procurei na Netflix e, finalmente, apertei o play. Agora estou aqui para compartilhar minhas impressões com você que também viu. Ah! Vai ter spoiler! Então, se você ainda não viu, volta aqui depois para ler e me contar o que achou. Vem comigo?

Ficha técnica

Poster elenco principal do drama coreano Crash Landing on You

Drama: Crash Landing on You (Sarangui Bulsichak | 사랑의 불시착)
Gênero: rom-com (comédia romântica)
Exibição: 14 de dezembro de 2019 – 16 de fevereiro de 2020 (tvN)
Número de Episódios: 16
Direção: Lee Jung-Hyo
Elenco principal: Hyun-Bin (Ri Jeong-Hyeok), Son Ye-Jin (Yoon Se-Ri), Seo Ji-Hye (Seo Dan), Kim Jung-Hyun (Gu Seung-Jung) e a lista completa

Resumo

Na Coreia do Sul, conhecemos Yoon Se-Ri (Son Ye-Jin) uma empresária bem-sucedida, que construiu sua própria empresa de moda. Ela também faz parte de uma família poderosa, que administra um dos maiores conglomerados do país. Na Coreia do Norte, somos apresentados ao capitão das Forças Armadas Ri Jeong-Hyeok (Hyun-Bin). O primeiro encontro entre os dois acontece em uma zona desmilitarizada entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, depois que Yoon Se-Ri faz um pouso forçado. E um novo e improvável amor começa a desabrochar!

Curiosidades

Sabia que Crash Landing on You teve a segunda melhor classificação na história da TV por assinatura? De acordo com o Korea Times, o último episódio do drama coreano chegou a 21,7% de audiência, o que seria um recorde para as produções da tvN.

Além da Coreia do Sul, Suíça e Mongólia também contribuíram com belos cenários ao longo da série e uma fotografia impecável. Não sei você, mas eu fiquei com muita vontade de viajar e conhecer esses lugares pessoalmente. Quem sabe, quando tudo isso passar, não é?

Crash Landing on You: senta que lá vem o review

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok com parapente em Crash Landing on You

Antes de começar, preciso dizer que Crash Landing on You me lembrou um pouco de Romeu e Julieta. Uma história de amor com barreiras, que faz o coração bater mais forte e torcer, nesse caso, pela união das Coreias o mais rápido possível. Aliás, acho que a série mostrou o contraste entre as duas nações coreanas com bastante sensibilidade. Sem contar a sintonia de todo o elenco e pela química dos casais Yoon Se-Ri (Son Ye-Jin) e Ri Jeong-Hyeok (Hyun-Bin), além da surpresa com Seo Dan (Seo Ji-Hye) e Gu Seung-Jung (Kim Jung-Hyun).

Diferente de outros dramas coreanos e séries em geral, tanto a Se-Ri como o capitão Ri vêm de famílias ricas. Esse foi um dos pontos que me chamou a atenção por sair um pouco do clichê de classes sociais opostas.

Yoon Se-Ri criou sua própria empresa de moda, a Seri’s Choice, e trilhou seu caminho até o sucesso. Por suas habilidades nos negócios, ela é a escolhida entre os três filhos para administrar as empresas da família. Ri Jeong-Hyeok é um capitão das Forças Armadas e faz parte da elite da Coreia do Norte, onde seu pai parece ter um papel de grande influência. Antes da morte “acidental” de seu irmão, ele era um pianista com futuro promissor.

Durante um teste de parapente com um de seus novos produtos, Se-Ri é surpreendida por um tornado. Ela acorda em cima de uma árvore, depois de um pouso acidental em uma zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Acontece que ela foi parar do lado da Coreia do Norte e é encontrada pelo capitão Ri em uma de suas patrulhas.

No início, ele pensa que Se-Ri é uma espiã sul-coreana e quer entregá-la. No entanto, com o desenrolar das coisas, Ri Jeong-Hyeok acha melhor escondê-la em sua casa até conseguir enviá-la de volta ao seu país com a ajuda de seu fiel esquadrão formado por Pyo Chi-Su (Yang Kyung-Won), Kim Ju-Meok (Yoo Su-Bin), Park Kwang-Beom (Lee Sin-Young) e Geum Eun-Dong (Tang Joon-Sang). Entre uma tentativa e outra de voltar para casa, um amor improvável começa a surgir entre os dois.

Por que assistir o drama coreano Crash Landing on You?

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok chegam em Pyongyang em Crash Landing on You

Bom, até aqui, nada de spoilers! Mas a partir de agora, eu vou me aprofundar em Crash Landing on You. Então, vai ser inevitável manter segredos. Se você quer saber mais sobre a série, continue comigo por sua conta em risco. 🙂

Motivos não faltam para colocar esse drama coreano na sua lista de #mustsee. Com um enredo cheio de reviravoltas, tem momentos de drama, porque sabemos que uma hora a Se-Ri tem que voltar para a Coreia do Sul. E como fica o capitão Ri na Coreia do Norte? Aliás como a história dos dois vai continuar? Eles podem ficar juntos afinal? A cada novo episódio, você vai torcer pelos protagonistas até o fim.

Tem pitadas leves de bom-humor e lições de amizade, principalmente quando o esquadrão formado por Pyo Chi-Su (Yang Kyung-Won), Kim Ju-Meok (Yoo Su-Bin), Park Kwang-Beom (Lee Sin-Young) e Geum Eun-Dong (Tang Joon-Sang) entra em cena. E mais tarde também com o Jung Man-Bok (Kim Young-Min). Todos brilharam tanto quanto os dois casais. Não posso esquecer de mencionar a família da Seo Dan, em especial sua mãe Ko Myeong-Eun (Jang Hye-Jin), que é muito divertida.

Tem cenas repletas de emoção que vão fazer você chorar (muito, muito mesmo!). Como em todas as despedidas entre Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok ou quando o Gu Seung-Jung finalmente se declara para a Seo Dan, mas o destino mostra que tem planos diferentes para os dois. É de cortar o coração! 😦

Crash Landing on You traz o equilíbrio perfeito entre momentos de comédia para aquecer o coração e passagens mais sérias, até tensas, na busca pelo poder dentro da família ou na corrupção, que coloca a ambição acima de coisas mais importantes. Além das cenas de ação, como quando o capitão Ri recupera a carteira do Man-Bok ou quando ele salva a Se-Ri com a moto em uma das cenas mais icônicas da série. E dos takes carregados de emoção.

A trama toda se desenvolve de uma forma que fica difícil (quase impossível) se segurar até o próximo episódio. Quem viu sabe que são 16 episódios extensos até (mais de 1 hora cada), sendo que o último tem quase 2 horas. Vi tudo em 6 dias! Intercalando entre trabalho e tarefas de casa. Não queria terminar, mas ao mesmo tempo eu queria. Alguém consegue me entender? E quando vi o episódio final, minha vontade era de ver tudo de novo e de novo. Vou mostrar o porquê!

1. Storytelling cativante

“I got on the wrong train, and that very train brought me here. It brought me to the place I’ve yearned to come every morning and night. It brought me to my destination.”

Esta é uma das frases que mais me marcou entre tantas outras em Crash Landing on You. E também tem um pouco a ver com a frase que eu deixo em destaque aqui no blog e que eu citei no início do post. Às vezes, se perder ou se distrair pode ser o caminho para encontrar algo maior que nossos medos, dúvidas ou anseios.

Fantasias à parte (como sobreviver ileso a um tornado ou andar por uma área cheia de minas sem passar por qualquer explosão), Crash Landing on You investe em um storytelling cativante ao mostrar como o destino vem tentando unir as vidas de Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok. Sem nem perceber, os dois já se encontraram antes na Suíça (mais de uma vez). E anos depois, da maneira mais inusitada e no lugar mais improvável, eles se reencontraram.

A narrativa ganha força pela forma como é executada do início ao fim, além de ter um elenco que conseguiu dar vida a cada cena de um jeito memorável. Cada detalhe conta, como quando o capitão Ri amarra o cabelo da Se-Ri, quando eles andam juntos de bicicleta, quando ele se encontra com ela levando uma vela perfumada, quando Ri Jeong-Hyeok cruza a fronteira “one step should be ok” para se despedir de Yoon Se-Ri com um último beijo, as mensagens de amor nas capas dos livros ou até mesmo na cena, mais à frente, dos anéis de casal. É de fazer o coração bater mais forte!

Participações especiais

Vale destacar também as participações especiais na série. Em uma rápida aparição, o ator Kim Soo-Hyun trouxe seu personagem de Secretly Greatly de volta à ativa para guiar o esquadrão do capitão Ri quando chegam na Coreia do Sul. Além dele, a atriz Choi Ji Woo, conhecida por vários k-dramas, entre eles Stairway to Heaven, também ganhou uma pontinha em Crash Landing on You ao almoçar com o personagem Kim Ju-Meok (fã de dramas sul-coreanos).

2. Fotografia e trilha sonora marcantes

Além da narrativa, o visual de Crash Landing on You também impressiona. Eu fiquei, particularmente, encantada com Iseltwald, um pequeno vilarejo na Suíça, às margens do lago Brienz. Sabe aquele sentimento de wanderlust que nós viajantes temos? O meu ficou à flor da pele. Que vontade de fazer as malas e conhecer esse lugar de perto! Eu me apaixonei pelo país quando estive em Zermatt e, desde então, tenho vontade de voltar para explorar toda a região, cada cantinho, em todas as estações do ano.

Também gostei muito da cena em que os protagonistas viajam de trem até a capital da Coreia do Norte, Pyongyang. Na verdade, as filmagens foram feitas em Ulaanbaatar, na Mongolia, em outro trecho bem icônico para mim, quando os dois passam a noite “acampando” ao ar livre depois que o trem faz uma parada forçada. A fotografia é de encher os olhos!

Por fim, outro cenário que chamou minha atenção foi Taean, um vilarejo perto da capital da Coreia do Sul, Seul. Aliás, lá foi gravada a maior parte das cenas de quando a Se-Ri está na Coreia do Norte, inclusive a charmosa casa do capitão Ri. E todas as cenas em que vemos as simpáticas mulheres do vilarejo.

Visual à parte, a trilha sonora combinou tão bem com o drama coreano, o que tornou muitos momentos ainda mais marcantes na nossa memória. O line-up conta com artistas renomados como IU (sou fã de carteirinha da voz dela) e Baek Ye-Rin, por exemplo. E devo contar para você que escrevi o post ouvindo as músicas de Crash Landing on You ao fundo. Uma das minhas canções favoritas é Here I Am Again. Vou deixar uma das playlists do Spotify para quem quiser ouvir também. Ainda tem versão instrumental e no piano.

3. Elenco em total sintonia

Elenco principal de Crash Landing on You

Narrativa, fotografia e trilha sonora, nada disso teria sido tão marcante se não fosse pela química entre os personagens (protagonistas e coadjuvantes) e a sintonia de todo o elenco. E também as lições e mensagens que cada núcleo consegue transmitir.

O amor sem barreiras entre Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok (destino), a amizade dos meninos do esquadrão do capitão Ri (companheirismo) que se destacam como grupo e pela história individual de cada um, a coragem das mulheres do vilarejo norte-coreano (irmandade), a determinação de Gu Seung-Jung e Seo Dan (redenção). Até mesmo o vilão Cho Cheol-Gang (Oh Man-Seok) vem para mostrar que escolhas ruins não levam à glória. Cada um teve seu papel de destaque para transformar Crash Landing on You no sucesso que se tornou na Coreia e no mundo todo.

Mesmo atores e atrizes com papéis menores se tornam grandes na série, e conseguimos nos lembrar de cada um em suas respectivas cenas. Os leais funcionários da Seri’s Choice, o inspetor chefe da NIS, a própria divisão entre as duas Coreias acaba por se tornar um personagem também. Talvez ela seja até a maior “vilã” da série afinal.

Son Ye-Jin como Yoon Se-Ri

Son Ye-Jin como Yoon Se-Ri em Crash Landing on You

“At the end of that long dream, I finally made a choice. That even if I go back in the past, even if I do for a hundred more times, I will still choose to meet you.”

Yoon Se-Ri é uma das personagens mais incríveis que eu já vi em um drama coreano. Ao mesmo tempo em que ela é forte e independente, ela tem um lado vulnerável e generoso. Uma das coisas mais legais é ver sua evolução na série. De uma mulher workaholic e envolvida em relacionamentos superficiais para alguém que encontra o verdadeiro amor, passa a valorizar as pequenas coisas da vida e começa a se envolver mais com as pessoas ao seu redor, inclusive sua família e funcionários. São as experiências que nos tornam quem somos, não é?

Hyun-Bin como Ri Jeong-Hyeok

Hyun-Bin como Ri Jung-Hyuk em Crash Landing on You

“Even if I have to worry about losing you every day, I want to have you in my life. Even if it breaks my heart because it’s a dream that can’t come true, I’d like to sincerely dream of the future.”

O que dizer do eterno capitão Ri Jeong-Hyeok? Se eu já tinha gostado da aura de mistério de seu personagem em Secret Garden e de todo o zelo que ele tem com seu par romântico, não preciso nem falar de Crash Landing on You. A diferença é que agora ele carrega um ar mais maduro e alguns anos a mais de experiência como ator, o que fica nítido na tela. Além do sotaque norte-coreano, que precisou aprender, e aulas de piano.

À primeira vista, Jeong-Hyeok parece frio e distante, mas no fundo é o homem que toda mulher gostaria de ter ao seu lado, não é? O que mais me impressiona é a expressão em seus olhos e o jeito doce por trás da farda. Como alguém pode dizer tanto sem falar uma palavra? Saudade, preocupação, amor, medo, esperança, vontade de proteger, tudo soa tão natural, mesmo sem palavras. Sem contar que só de olhar para ele já faz bem para os olhos (não contive meu lado fã!). E como ele ficou bem com esse papel, os ares militares combinaram muito com o porte do ator.

Seo Ji-Hye como Seo Dan

Seo Ji-Hye como Seo Dan em Crash Landing on You

“You have a good eye, don’t you? You’re not bad.”

Ver a Seo Ji-Hye na pele de Seo Dan me surpreendeu. Quando li a sinopse sobre a noiva do Jung-Hyuk, logo pensei que seria uma personagem chata, talvez até convencida. Ao longo dos episódios, percebi que eu estava totalmente enganada e passei a prestar atenção nela. Dan é inteligente, humana e gentil do seu jeito, o que fica ainda mais claro quando ela começa a se envolver com Gu Seung-Jung. A forma como ela mostra que também é uma pessoa vulnerável e que, no fundo, só quer encontrar o amor verdadeiro e correr atrás de seus sonhos desperta admiração.

Kim Jung-Hyun como Gu Seung-Jung

Kim Jung-Hyun como Gu Seung-Jung em Crash Landing on You

“And you make me want to become a better man. You’re so amazing that you make me feel that way. You’re an amazing woman.”

Kim Jung-Hyun também me surpreendeu de uma forma boa no papel de Gu Seung-Jung. Ele começa como um golpista, carismático até, mas não parece que vai ter um papel de destaque, sabe? Aí quando você conhece a história por trás das decisões dele, tudo faz mais sentido. E só melhora quando ele se envolve com a Seo Dan e, aos poucos, se apaixona por ela. Seu personagem se torna mais denso, mais confiável, mais humano e passa a ter um peso maior na série, além de mostrar que, no fundo, ele tem um bom coração.

4. O amor está no ar

Crash Landing on You é um rom-com, uma comédia romântica, então o amor tem papel de destaque no meio do conflito criado pelas diferenças entre as duas nações. E como se não bastasse, somos surpreendidos por dois amores improváveis e cheios de químico entre os atores que deram vida aos casais desse drama coreano.

Junk-Hyuk ❤ Se-Ri

Tanto o Hyun-Bin como a Son Ye-Jin parecem ter entrado de corpo e alma na série ao darem vida aos seus personagens. Eu já acompanho o Hyun-Bin desde Secret Garden, um k-drama de 2010/2011 que é meu xodó e recomendo, então nem preciso dizer o quanto admiro seu trabalho e essa aura de mistério que emana dele e de seus papéis na TV. E me surpreendi de uma forma muito boa com a Son Ye-Jin e a química entre os dois.

Não é por acaso que muita gente conecta a dupla à sigla OTP (One True Pairing), um casal da ficção acima de todos os outros. A forma como o amor entre Jeong-Hyeok e Se-Ri desabrocha parece tão natural e, ao mesmo tempo, é uma ligação destinada a acontecer. Eles conseguem nos envolver em cada detalhe, cada cena e cada palavra.

O pouso “forçado” de parapente na Coreia do Norte pode ter sido o “trem errado” que levou a Se-Ri até seu destino: Jeong-Hyeok. De completos estranhos e sem chances de um encontro acontecer se não fosse pelo destino, os dois criam uma conexão, passam a entender um ao outro de verdade e mostram o quanto se importam um com o outro. E dá para perceber como cada um deles começa a se apaixonar, gradualmente, e a ligação entre eles aumenta a cada episódio de uma maneira bem orgânica como um amor espontâneo e verdadeiro. É isso que faz com que a gente torça por eles até o fim.

Destaques na Coreia do Norte

Ri Jeong-Hyeok protege Yoon Se-Ri em Crash Landing on You

Algumas cenas me marcaram aqui. No início, quando ele pega um carro militar especial e volta “correndo” para o vilarejo quando a Se-Ri é descoberta em uma patrulha por Cho Cheol-Gang. Ou quando, depois de algum tempo juntos, a Se-Ri faz aquele famoso coraçãozinho cruzando os dedos (bem conhecido no mundo do K-pop) só para o Jeong-Hyeok e depois repete para todo o esquadrão, deixando o capitão bem chateado.

Em uma das despedidas estão todos reunidos, comendo ostras e tomando Soju, e ele não para de olhar para ela. Um olhar tão terno que deixa o coração quentinho e batendo mais forte. Tem a cena em que a Se-Ri quase perde a vida, mas o Jeong-Hyeok estava ali o tempo todo para entrar em ação na hora certa e salvá-la. E depois é a vez dela de abrir mão de voltar para casa e priorizar o que é mais importante para ela: seu amor por Jeong-Hyeok.

Outra cena marcante é a do telefonema de despedida quando Se-Ri é sequestrada. As palavras finais 사랑해 seguidas por um som de tiro são de cortar o coração. Quando eles se reencontram na casa dos pais dele, mostrando toda a preocupação que um tem com o outro, a emoção toma conta.

Destaques na Coreia do Sul

Yoon Se-RiRi Jeong-Hyeok protege em Crash Landing on You

Do outro lado da fronteira, mais um reencontro emocionante, alternando com momentos mais leves como quando o casal vai comprar roupas sul-coreanas para o Jeong-Hyeok. Sem contar as inserções divertidas do fiel esquadrão, agora com o Man-Bok do lado deles, as participações especiais e quando, enfim, todos se reúnem novamente.

Uma das cenas mais fofinhas é a dos anéis de casal. Mesmo prometendo não se apegar, nem criar memórias entre os dois, já que uma hora ou outra terão que se separar, Jeong-Hyeok quer dar um presente especial para a Se-Ri no aniversário dela. Então, o par troca alianças e prometem sempre se lembrarem um do outro.

Até chegar em mais um momento de tensão, onde a Se-Ri é atingida por um tiro ao proteger seu amor de mais uma investida do Cho Cheol-Gang. Os próximos episódios são de cortar o coração, enquanto acompanhamos Jeong-Hyeok tomando conta, de longe, da Se-Ri. A interpretação do Hyun-Bin me deixou sem palavras. Ele consegue dizer tudo sem dizer nada, só com o olhar. Você sente o sofrimento, a preocupação e o amor dele só pelos olhos.

E quando ela se recupera? O jeito que ele cuida da Se-Ri é muito fofo também. Em uma das cenas mais engraçadas, depois de uma carga dramática alta, é ver o capitão Ri mostrar todas as cicatrizes no corpo até “roubar” um beijo da Se-Ri no hospital. Por fim, vem um dos momentos mais intensos de Crash Landing on You, a despedida final na fronteira que separa as duas Coreias e as mensagens programadas no celular por um ano. *-*

Seung-Jung ❤ Seo Dan

Pelo visto, o amor estava no ar da Coreia do Norte quando uniu também o casal Seung-Jung e Seo Dan. O envolvimento dos dois personagens teve uma química tão grande quanto a dos protagonistas, apesar de menos espaço na tela, e conquistou o coração do público. Desde a primeira cena, em que eles se encontram por acaso, eles já parecem estar conectados de alguma forma. E outros acasos acontecem até que os dois se aproximam.

Todas as cenas em que esse eles saiam para comer rāmen ou beber foram muito agradáveis de se ver. Assim como a forma em que um começou a perceber o outro. O Seung-Jung levando a Dan para casa quando ela bebia demais, a Dan tentando cozinhar para o Seung-Jung quando ele fica doente, quando ele chega para salvá-la das amigas invejosas ou quando ela oferecer um lugar para ele ficar no momento em que ele não tinha mais para onde ir.

Gu Seung-Jung e Seo Dan em Crash Landing on You

De uma maneira bem natural e orgânica, os dois começaram a ter sentimentos um pelo outro. Até que ele se declara para ela na Rainbow Bridge, no lago Tangeum, em Chungju. A ponte é iluminada pelas cores do arco-íris depois que o sol se põe. E tem também a cena do anel, que o Seung-Jung coloca no dedo da Dan antes de ir para a Inglaterra.

A viagem é interrompida assim que ele descobre que a vida dela está em perigo. Então, Seung-Jung abre mão de tudo para salvá-la. Ele consegue, mas é atingido por alguns tiros e morre a caminho do hospital, ao lado dela. Sinto por ter sido um amor passageiro, já que o final colocou um fim no romance de uma forma bem trágica. 😦

Eu teria gostado de ver um final feliz para todo mundo, principalmente para a Dan. Afinal, ela passou anos esperando o momento de se casar com o Jeong-Hyeok, apesar de não ter seu “amor” correspondido. Aí quando ela finalmente conhece o amor verdadeiro, o destino vem e bagunça tudo. Por mais difícil que fosse para o Seung-Jung ter uma vida dentro ou fora da Coreia do Norte, os dois mereciam a felicidade. E também gostaria que eles tivessem tido mais tempo como casal. Ao menos, no final das contas, ele saiu como herói!

5. Esquadrão do Capitão Ri + Ma-Bok

O esquadrão do capitão Ri formado por Pyo Chi-Su, Kim Ju-Meok, Park Kwang-Beom e Geum Eun-Dong em Crash Landing on You

O clima de romance tomou conta, mas a amizade também brilhou em Crash Landing on You. Quem mais gostou da relação de confiança e companheirismo do esquadrão do capitão Ri? O jeito que um cuida do outro e da Se-Ri também, quando o Jeong-Hyeok estava fora. Toda a equipe cumpriu papel de destaque, mas eu tenho meus dois preferidos: Pyo Chi-Su e Kim Ju-Meok.

As cenas do Pyo Chi-Su com a Se-Ri são muito divertidas. É legal ver a implicância entre eles, que, no fundo, esconde carinho e amizade. E o Kim Ju-Meok com seu interesse por dramas coreanos, devo dizer que rolou uma identificação. Park Kwang-Beom é um colírio para os olhos (assim como o capitão Ri) e Geum Eun-Dong encanta pela inocência e o coração puro. Sério! Eu me apeguei tanto ao grupo, que queria adotá-los como amigos.

Em grupo, eles acabam ensinando a Se-Ri a aproveitar e a valorizar a alegria nas pequenas coisas. E quando eles vão para a Coreia do Sul rendem cenas bem engraçadas enquanto tentam se adaptar, aprender sobre o país e fazer compras com o cartão sem limites da Se-Ri. Apesar de serem soldados das Forças Armadas, os meninos mostram um lado ingênuo que casou muito bem com a série para elevar o tom mais leve em meio aos momentos pesados.

Jung Man-Bok se une ao esquadrão do capitão Ri em Crash Landing on You

Por último, Jung Man-Bok se une ao esquadrão de confiança de Jeong-Hyeok. Depois de anos trabalhando com espionagem dentro do exército, sob o comando de Cho Cheol-Gang, em um ato de coragem e determinação, ele busca redenção para fazer o que é certo. É de partir o coração vê-lo sob ameaças constantes e participando, pela segurança da família, como cúmplice das coisas. Chega a dar um alívio quando vemos ele finalmente se libertar.

6. Mulheres do vilarejo norte-coreano

Mulheres do vilarejo norte-coreano em Crash Landing on You

Outro grupo que chama a atenção em Crash Landing on You é o das mulheres que vivem no vilarejo norte-coreano. Em um primeiro momento, elas também contribuem para o tom mais cômico da série, ainda que fiquem de cochichos pra lá e pra cá, sem aceitar bem a chegada da Se-Ri quando é apresentada como noiva do Jeong-Hyeok.

Mas não demora até que elas se apeguem à nova moradora e até fazem amizade com a Ko Myeong-Eun, mãe da Seo Dan. As cenas das reuniões, com a Na Wol-Suk (Kim Sun-Young) bêbada e falando mais do que devia são bem divertidas. E também é bonito de se ver o clima de irmandade entre elas, sempre ajudando quem precisa, não importam os riscos.

7. Visão do diretor

Conferindo as cenas em Crash Landing on You

Eu também não poderia deixar de falar na forma como o diretor Lee Jung-Hyo conduziu as cenas. No final de cada episódio, a gente acompanhava a série do ponto de vista de um dos personagens. E sempre no início do próximo, ele mostrava a mesma cena sob a perspectiva do outro personagem envolvido. A atenção aos detalhes e a volta para mostrar os dois lados da história foram os pontos que eu mais gostei em Crash Landing on You.

Em um drama coreano ou filme, só vemos uma parte dos acontecimentos. Mas aqui é diferente. Por exemplo, na cena em que Cho Cheol-Gang tenta se aproximar da Se-Ri no estacionamento de sua empresa, vemos a perspectiva dela para evitar que o Jeong-Hyeok seja baleado. No episódio seguinte, vemos como o Jeong-Hyeok chega até ela, saindo da linha de visão do Cho Cheol-Gang. Todas as séries deveriam adotar esse recurso! Além de passar uma profundidade maior, deixa o momento mais memorável.

8. Final de Crash Landing on You

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok em cenas na Suíça em Crash Landing on You

“You came into my life like a gift. I’m just grateful for that.”

O amor sem barreiras pode ser o elemento central, mas a mensagem vai além e destaca também amizade, coragem e confiança. Sem falar no destino, que pode ser implacável. Prepare-se para chorar muito na série toda! Entre os dramáticos encontros e reencontros e as inúmeras despedidas, nos momentos em que a morte tenta reinar sobre a vida (e às vezes consegue), quando as lágrimas rolam do lado de lá e do lado de cá da tela. Enfim, guarde um pouco também para o final feliz para um casal, porém triste para outro.

Um dos momentos mais tensos acontece na última (depois de tantas) despedida entre os protagonistas. Muitas lágrimas, palavras de amor, um abraço apertado e cheio de emoção e uma fronteira demarcada por uma linha amarela, sinal de uma separação inevitável. Enquanto um só tem olhos para o outro, os agentes da NIS e a Força Armada da Coreia do Norte se mantêm em alerta ao redor, com as armas em punho em uma cena marcada pelo clima de tensão. Parece que você está lá com eles, torcendo para os dois fiquem juntos.

Aos poucos, a vida começa a voltar ao normal nos dois lados da Coreia, mas de um jeito mais doce e suave depois de todas as experiências que todo mundo vivenciou. O esquadrão trabalha junto ao capitão Ri, Se-Ri volta à rotina e passa mais tempo com a mãe, enquanto a mãe de Dan, Myeong-Eun, desfaz o noivado da filha e leva presentes personalizados da Seri’s Choice para as mulheres do vilarejo norte-coreano (uma linha de cremes com pinturas de cada uma delas na embalagem). Seo Dan volta à Rússia com seu violoncelo para seguir carreira na música depois de perder o Seung-Jung.

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok em cenas na Suíça em Crash Landing on You

Um ano depois, Se-Ri tem um vasinho com a flor Edelweiss em sua plenitude (um dos presentes deixados pelo capitão Ri). Essa plantinha delicada é da mesma família das margaridas. Não sei se foi intencional, mas dizem que ao presentear alguém com margaridas, significa que você promete um amor verdadeiro e fiel. Acho que combina bem com a história desse casal, não? 😉

Ela também recebe a última mensagem que Jeong-Hyeok deixou programada para ela com uma pista sobre um possível reencontro onde a Edelweiss floresce. O mais fofo disso tudo é que parece que os dois continuaram o relacionamento a distância, mesmo que não pudessem entrar em contato um com o outro. Enquanto isso, Pyo Chi-Su é promovido a capitão e Jeong-Hyeok é dispensado para retomar seu sonho de pianista. Será que o destino quer reunir os dois novamente na Suíça?

Se-Ri então decide ir para a Suíça, onde se encontraram pela primeira vez, na tentativa de reencontrar Jeong-Hyeok. Por meio de sua empresa, ela organiza performances anuais de música no país. Depois de algumas viagens frustradas, é Jeong-Hyeok que encontra a Se-Ri na Suíça enquanto ela faz um pouso de parapente, com o visual do Passo Kleine Scheidegg ao fundo. Familiar? Soa um pouco aleatório, né? Mas talvez a ideia fosse mostrar como um estava predestinado a encontrar o outro. A partir daí, nossa protagonista passa duas semanas na Suíça, todos os anos, com seu amor.

Vemos uma cena em que parece ser a casa deles, cheia de fotos e memórias juntos, enquanto os dois preparam um piquenique cercado pelo visual incrível do Lago Lungerersee, em Obwalden, na Suíça. Ao mesmo tempo em que é tão doce lembrar que a última despedida não foi para sempre, é triste pensar que o Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok só podem passar duas semanas juntos por ano. E que ela não pode mais ver os meninos do esquadrão, nem as mulheres do vilarejo. E que a Seo Dan teve a chance de se apaixonar por Seung-Jung, de verdade, mas não pode ficar com ele.

Yoon Se-Ri e Ri Jeong-Hyeok em cenas na Suíça em Crash Landing on You

Duas semanas é bem melhor que nenhuma, mas ainda assim dá um aperto no coração. E também deixa em aberto o sentimento de esperança de que o presente possa trazer um futuro melhor. Chegar ao fim da jornada de Crash Landing on You trouxe um alívio ao mesmo tempo em que deixou um vazio e uma saudade. Aprendemos que o amor pode superar barreiras, que a amizade é valiosa, que existem pessoas boas e pessoas más em qualquer lugar (independentemente do país) e que o tempo deve ser aproveitado ao lado de quem a gente ama por menor que seja. Afinal, não sabemos o que pode acontecer amanhã ou depois.

E aí, ficou com vontade de assistir? O drama coreano Crash Landing on You está disponível na Netflix. Então, aproveite enquanto está lá. Recomendo!

4 comentários em “Review: Crash Landing on You faz um pouso direto no coração

  1. .Essa serie é Muito. Linda. Me faz esquecer esse tempo horrivel em que o mundo está passado . O casal principal o Hyun mais a Son Ye sao perfeitos. Espero que continue a hisroria dele no proximo seriado. e na vida real.

    Curtir

  2. Assisti, amei. Trama bem humana, recheada de humor, sofrimento, desencontro, reencontro … final feliz… tudo na medida certa ..o amor vencendo barreiras como deveria ser na vida real… fez-me lembrar uma velha canção do nosso compositor Billy Blanco:
    “Canto Chorado”
    O que dá pra rir, dá pra chorar/Questão só de peso e medida
    Problema de hora e lugar/Mas tudo são coisas da vida…
    Alegre é lugar de chegada/É triste com gente partindo
    Tem sempre o adeus da amada/O riso chorado mais lindo
    Eu posso cantar meu lamento/Também sei chorar de alegria
    As velas no mar querem vento/No canto é melhor calmaria…

    Curtir

    1. Oi, Sônia!

      Acho que a letra dessa música descreve bem o mix de emoções de CLOY. 🙂
      Sorrir e chorar, gente chegando e gente partindo, enfim, coisas da vida.

      Dá vontade de assistir em loop, não é mesmo? É uma das minhas séries preferidas.

      Obrigada pelo seu comentário. ˆˆ

      Curtir

Deixe um comentário