Dicas · Viagens

De passagem por Itapema: calçadão, praia calma e vista 360º

Um dos melhores roteiros de viagem é aproveitar a época de baixa temporada. Além de preços mais atraentes, as filas são muito menores, muitas vezes até inexistentes. Este é o cenário ideal para explorar as praias do litoral brasileiro em busca de um pouco de sossego do dia a dia sempre tão corrido. Foi isso que eu fiz em um fim de semana de maio. Já contei para vocês aqui da minha experiência em Bombinhas e também em Porto Belo. Apesar de apenas dois dias e meio, ainda consegui incluir mais uma praia no roteiro antes de voltar para casa: Itapema.

13_Viagem a Itapema, Santa Catarina (Natália Cagnani)

Itapema foi a cidade onde a chuva deu uma trégua um pouco maior. Nossa companhia na maior parte do tempo foi a neblina, o que sempre deixar um ar de mistério nas fotos. E isso foi uma das coisas que mais gostei, além da tranquilidade pelo baixo movimento. Poucas pessoas nas ruas, poucos carros, tudo na mais perfeita paz. Esta também foi a visita mais rápida das três praias, porque a gente não queria chegar muito tarde em Florianópolis. Ainda tinha que entregar o carro e no dia seguinte, a volta à rotina.

Antes mesmo de chegar, ainda da rodovia já dá para ver um pouco da cidade e até do mar, das ondas, mesmo para quem estiver só de passagem. É um visual bem interessante, já que a cidade parece mais horizontal do que estamos acostumados. Itapema fica a pouco mais de 1h da capital catarinense, para quem vai de carro, cerca de 66km. Assim como outras praias de Santa Catarina, tem trilhas, cascatas, muito verde, belezas naturais escondidas pela Mata Atlântica e pedras dividindo espaço com a areia. Diferente de Porto Belo, que é envolvida pelo clima pesqueiro e cheia de barcos na volta, Itapema tem um visual mais moderno, bem próximo do que vemos em Balneário Camboriú. As duas cidades são bem próximas, inclusive.

A primeira parada foi na Meia Praia, famosa depois que Neymar e Alexandre Pires a escolheram ter apartamentos por lá, mas o mais legal é a estrutura que tem por lá. Além de restaurantes e mercados nos arredores, tem um calçadão para caminhar (ciclistas e pedestres) ao lado da areia, com banquinhos para sentar. Tem até uma placa bem engraçadinha com um aviso aos donos de cachorros, que não seguem as boas regras de convivência. A imagem está no mosaico acima. 🙂

É um bom lugar para se passar o dia, caminhar, andar de bike, passear com os cachorros. O mar tem ondas, nem tão calmas, nem tão agitadas. Uma boa pedida para a prática de esportes, quem sabe, em um dia de sol.

30_Viagem a Itapema, Santa Catarina (Natália Cagnani)

Sei que acabei de falar da primeira parada, mas daqui já vou para a última. Pelo tempo relativamente curto, só conseguimos fazer duas paradas em Itapema. Para fechar com chave de ouro o curto roteiro de viagem, fomos até o Mirante do Encanto no Morro do Cabeço. Quem já acompanhou algumas viagens minhas sabe que eu ao volto sem uma vista de cima, né? Preciso disso para ficar satisfeita como fotógrafa, mesmo que amadora. 🙂

De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade e uma visão 360º de toda a Costa Esmeralda. No topo, a paisagem é linda. De um lado, todo o verde da mata nativa preservada e, do outro, a orla marítima que emoldura a cidade e todas as suas praias. Eu sei que o tempo não está com aquele céu azul que todo mundo gosta, mas a neblina deixou a vista muito bonita para um dia nublado e quase não prejudicou a visibilidade.

Ah! A entrada é gratuita. O acesso é por escada ou pelo elevador. No dia da minha visita, os elevadores estavam fora de operação, mas a subida é bem tranquila ainda mais depois de visitar escadas mais numerosas como as da Catedral de Notre Dame em Paris. Quem já foi, sabe do que estou falando, não é?

O roteiro de viagem foi curto, mas é um ótimo lugar para encaixar no meio da programação, principalmente se você estiver viajando de carro. Isso otimiza muito o tempo e ainda dá chance de aproveitar independente do clima. Claro que se tiver mais tempo, vale ficar pela cidade para conhecer outras praias ou quem sabe até fazer uma trilha. Eu voltei satisfeita, porque, além de visitar uma praia ainda nova para mim, tive a oportunidade de tirar mais fotos, que é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Viajar e fotografar, a melhor combinação.

Deixe um comentário