K-Pop · Música · Review

AHOF expressa determinação com nostalgia em The Passage 

Cena do MV de "Pinocchio" do álbum The Passage, com os membros do AHOF correndo em um campo a céu aberto

Após uma estreia marcante com WHO WE ARE em julho, AHOF (아홉) já engatilhou a sequência da sua jornada pelos palcos do K-Pop nesta terça-feira, 4 de novembro. O álbum The Passage chega para marcar a transição do anonimato para a fama, de garotos para jovens adultos. Como um rito de passagem, as letras das cinco faixas exploram o crescimento do grupo mesmo em meio às incertezas, conflitos internos e ansiedade — que às vezes ganham uma intensidade tão forte quanto as luzes de um holofote. 

Por motivos de saúde, Chih En (Taiwan) é o único que não participa do comeback. Daisuke (Japão); Han, Jeongwoo, Juwon e Woongki (Coreia); JL (Filipinas), Shuaibo (China) e Steven (Austrália) e se encarregam de apresentar o conceito do EP: uma nova etapa com a palavra-chave “rough days of youth” (uma representação daqueles dias difíceis de quando ainda somos jovens). Embarca comigo?

“Pinocchio” marca a transição

Quando se fala em juventude, a primeira imagem que vem à cabeça é de um som mais pulsante e cheio de vida. Na titletrack “Pinocchio (피노키오는 거짓말을 싫어해)”, AHOF vai além da abordagem óbvia com a proposta de apresentar as incertezas e os desafios que acompanham esse momento, especialmente na transição para a vida adulta. Durante o showcase, Woongki reconheceu que são esses desvios que nos conduzem pela descoberta de quem somos.

Com a assinatura de El Capitxn, a música mergulha em um pop-rock emotivo para criar uma narrativa sonora que remete ao clássico conto infantil do Pinocchio, mas com um viés de autoconhecimento e amadurecimento. A letra faz uma analogia com o boneco que quer se tornar humano enquanto revela o desejo do grupo de mostrar sinceridade: “I’ll tell you all the feelings I’ve been hiding / Because my true heart is you”.

Bem no meio do álbum, “Pinocchio” chega como se fosse uma extensão natural da antecessora “Rendezvous”. Com quase quatro minutos de duração, em um álbum onde nenhuma faixa fica abaixo dos três, a música combina refrões que estouram, sintetizadores que envolvem e mudanças de tom que acariciam a expectativa. 

Há algo de grandioso na instrumentação, mas sem exageros supérfluos. A coreografia também incorpora o conceito e a imagem visual do personagem que o inspira em movimentos que podem ser facilmente reconhecidos. Pode não ser uma title de tanto impacto, ao menos no início, como “Rendezvous”, mas tem potencial de seguir a mesma trilha. E, mais do que isso, ajudar a estabelecer uma identidade sonora única do AHOF desde já.

B-sides

O EP abre com “Everything is Love (아홉, 빛나는 숫자의 시작 (Intro))”, que evoca um feeling retrô, sintetizadores quentes e aquela sensação de nostalgia guardada a sete chaves. Aqui o AHOF, através das letras do Steven, introduz o começo da jornada e todas as memórias compartilhadas em grupo pelo meio do caminho.

Em “Run at 1.5x Speed (1.5x의 속도로 달려줘)”, o ritmo acelera — tanto literal quanto figurativamente — e transmite o impulso de correr além dos próprios limites. A faixa reflete o desejo de agir, de não permanecer parado, de aproveitar o agora.

Novamente com o nome de Steven por trás da letra e com contribuições de Han e Woongki, “Never Lose You (다신 너를 엃지 않게)” mergulha em território mais emocional: apego, promessa de proteção e de se tornar uma luz que guia.

“The Sleeping Diary (잠든 일기장 (Outro))” fecha o EP como um diário adormecido para acomodar memórias esquecidas e sonhos que descansam. A batida diminui, os sintetizadores flutuam como páginas viradas, enquanto o grupo deixa a impressão de que essa passagem ainda está em curso.

The Passage representa para o AHOF um upgrade. Em poucos meses desde seu debut, o grupo entrega mais um álbum que reflete essa passagem: a travessia áspera da juventude, o aprendizado e o crescimento. A escolha de manter todas as cinco músicas com mais de três minutos reforçam a aposta no desenvolvimento musical em vez do imediatismo.


BandaAHOF (Chih En, Daisuke, Han, Jeongwoo, JL, Juwon, Shuaibo, Steven e Woongki)
ÁlbumThe Passage
Lançamento04 de novembro de 2025
TitletrackPinocchio
LabelF&F Entertainment

🌟 E os destaques vão para…

  • Everything is Love“: a primeira impressão ficou.
  • Pinocchio”: embora ainda tenha potencial de crescer, é a essência do AHOF.
  • Never Lose You”: delicada e com a participação de três membros na letra.

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum The Passage completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário