K-Rock · Música · Review

Xdinary Heroes desvenda as camadas do amor em LXVE to DEATH

Cena do MV de "ICU" do álbum LXVE to DEATH do Xdinary Heroes, com todos os membros da banda "voando" alto no céu

[Atualizado em 31 de outubro] Como se a intensidade de “FiRE (My Sweet Misery)” não fosse o bastante, Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) decidiu repercutir essa paleta sonora para o álbum LXVE to DEATH nesta sexta-feira, 24 de outubro. Este é o 7º EP de Gaon, Gunil, Jooyeon, Jungsu, Jun Han e O.de, que vem para mostrar a afinidade da banda com o rock contemporâneo, bem como a disposição de explorar novas camadas emocionais da palavra “amor” em cada uma das sete faixas selecionadas para o comeback. 

LXVE to DEATH é o sucessor de Beautiful Mind, mantendo o cronograma dos meninos em um ritmo criativo acelerado. A temática da vez desvenda o amor em múltiplas faces — da ternura ao caos, da conexão até a perda — através do olhar de todos os membros. Em entrevista sobre a criação do álbum, eles contam que a ideia é abordar “o amor não como um ideal polido, mas como algo caótico, imperfeito e até autodestrutivo”. Embarca comigo?

Titletrack: “ICU”

Embora não seja a faixa de abertura do álbum LXVE to DEATH, a titletrack “ICU” abre com um arranjo impulsionado por batidas firmes e guitarras afiadíssimas, visivelmente inspiradas no hard rock dos anos 80. De acordo com a própria banda, é a primeira vez que eles exploram uma title nesse estilo, incluindo um solo de guitarra incrível no final (um dos meus trechos favoritos). Seu fluxo imprevisível e as high notes que se sobressaem pelo caminho proporcionam uma sensação eletrizante. 

A construção da música acelera, o refrão se mostra multifacetado e, por volta dos três minutos, os instrumentos dominam o palco sonoro — antes de dar lugar aos vocais em plena erupção. Cada modulação parece calcular o impacto e, ao mesmo tempo, se entregar ao momento. 

A divertida letra fala do amor e do atrito que vem com ele, uma colisão com impacto: “Time, check. Pulse, check. Breath, check / Diagnosis: ‘heart shake’, 1 lifetime needed to recover / Dilated pupils, 100% lovesick”. E, assim como o nome sugere (ICU: Intensive Care Unit), tanto a escolha das palavras quanto o conceito visual do MV mergulham nesse universo de urgência e adrenalina.

Para o baterista Gunil, é uma das músicas com as linhas de bateria mais difíceis: BPM muito mais alto, pedais duplos. Já para Jun Han, é sua faixa preferida no álbum, principalmente pelo resultado que veio com a criação do último refrão. Para todos os membros, é um convite ao “vamos pirar juntos” em uma turnê.

B-sides

E se “ICU” é o foguete que impulsiona a intensidade do álbum, as outras seis faixas mantêm a energia nas alturas, todas centradas na temática amorosa, mas cada uma com seu próprio nível emocional. Em “Lost and Found” (3:41), a banda mostra seu lado mais suave, menos roqueiro do que de costume, mas com instrumental feroz a partir de 2:28 e a voz de Jungsu levando o momento a outro patamar. É uma das minhas recomendações, eleita também como favorita por Gunil, Jungsu e Gaon.

Mais adiante — passando pela já conhecida “FiRE (My Sweet Misery)” e pela titletrack — vem “Ashes to Ashes” (2:40): curta, intensa, marcante e com atmosfera de trilha sonora de anime. Na sequência, “Spoiler!!!” (3:10) também conquistou o coração dos membros. Além de ser a preferida de O.de, a b-side foi escolha quase unânime entre as faixas com maior potencial de brilhar nos palcos ao vivo. A faixa traz energia pura, cadências que mudam, gritos compartilhados, vocais e instrumentação que estimulam o corpo mais do que a reflexão. 

“Love Tug of War” (2:51) incorpora um som clássico de rock com vibração de anime (mais uma vez) e aquela dualidade “briga de amor / duelo emocional” em forma de riff. “LOVE ME 2 DEATH” (3:08) fecha o álbum com energia de sobra e potencial de trilha sonora épica.

Cada faixa apresenta um ângulo diferente de “love” proposto pelo nome do álbum, com o “X” de Xdinary Heroes em “live”. E isso só reforça o que a banda apontou ao falar do processo criativo: “Queríamos expressar emoções honestas que são difíceis de articular através da música. Cada música é uma nova perspectiva de amor”.


BandaXdinary Heroes (Gaon, Gunil, Jooyeon, Jungsu, Jun Han e O.de)
ÁlbumLXVE to DEATH
Lançamento24 de outubro de 2025
TitletrackICU
LabelJYP Entertainment

🌟 E o destaque vai para…

  • “Lost and Found”: o lado soft da banda.
  • “ICU”: com sua temática divertida para explorar os conflitos do amor.
  • “Ashes to Ashes”: som marcante apesar do pouco tempo de play.

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum LXVE to DEATH completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário