K-Pop · Música · Review

Xiumin entrega uma pequena dose de EXO com “Overdrop”

Cena do MV de "Overdrop" do álbum homônimo de Xiumin [EXO]

A cada comeback de um membro do EXO (엑소), a expectativa é sempre alta, né? Embora nem sempre o projeto solo, por mais variado e talentoso que possa ser, atraia tanto quanto os lançamentos em grupo. Muitos optaram por desbravar outros gêneros, deixando de lado a sonoridade marcante que associamos ao EXO. Xiumin (시우민) seguiu o caminho contrário ao incorporar um pedacinho desse estilo no single album Overdrop.

O comeback vem sete meses depois de Interview X. Com duas faixas que transitam entre o Pop Dance e o Pop R&B, “Overdrop” e “Fireflies” evidenciam o contraste entre a energia explosiva e a delicadeza emocional de sua voz. É na primeira música que temos a oportunidade de ouvir uma pitada bem-vinda do EXO, que brilha especialmente em seu clímax. Embarca comigo?

Titletrack “Overdrop”: a explosão tardia

A titletrack “Overdrop” é um pop dance que tem a intenção de ser dinâmico e construir um som ascendente. E, de fato, entrega parcialmente. Para quem procurava um traço do estilo EXO, a música lembra em partes um “Love Shot” mais ponderado, caindo em um refrão no estilo anti-drop — ao invés de sustentar, sua energia perde a força no tempo curto da música (2:40).

Antes de atingir o ponto alto, ela percorre um caminho lento. Os versos e o refrão inicial soam menos eletrizantes do que prometem, com melodias pouco memoráveis, apoiadas por uma boa produção, mas que não se destacam. A parte mais marcante vem quando guitarras entram para transformar a tensão contida em pura descarga sonora nas últimas notas. É essa explosão final que faz a audição valer a pena, e que entrega o tom mais intenso prometido. Por que será que não tivemos mais dessa energia antes? 

Xiumin escolheu “Fill me to overflowing” no último refrão como sua linha favorita, uma frase que sintetiza bem o espírito da música: o desejo de ser preenchido até transbordar. Apesar de suas seções iniciais parecerem mais contidas, o final traz aquele lampejo de grandiosidade que faz valer o play mais de uma vez. Antes tarde do que sem, não é mesmo?

B-side “Fireflies”: ecos de conforto

Em contraste à energia de “Overdrop”, a b-side “Fireflies” oferece um ponto de equilíbrio ao revelar um lado mais delicado e acolhedor do single album. É uma faixa de Pop R&B com camadas de sintetizadores que remetem à mágica cintilante dos vaga-lumes (como o próprio título sugere), apoiada por uma batida mais urbana. Com mais tempo para cativar (3:23), a melodia cria uma atmosfera de aconchego e conforto caloroso, enquanto os vocais de Xiumin ecoam ao fundo. 

As duas músicas foram apresentadas durante seu fan concert X Times ( ) ENCORE. Essa dualidade entre força e ternura é o ponto forte do seu comeback. A faixa-título é uma lição de paciência recompensada: é preciso passar lentamente por cada nota para chegar a um final genuinamente explosivo e memorável. Já Fireflies é o aconchego necessário para recuperar da “queda” de adrenalina, mostrando a versatilidade e o charme vocal de Xiumin.

Ouça “Overdrop” e “Fireflies” no Spotify e compartilhe qual é a sua favorita: a explosão Pop Dance ou o conforto Pop R&B? 🎧

Deixe um comentário