K-Pop · Música · Review

NMIXX [Blue Valentine]: nostálgico, melancólico e inusitado

Cena do MV de "Blue Valentine" do NMIXX com close em um dos momentos da coreografia

[Atualizado em 14 de outubro] Três anos após o debut, NMIXX (엔믹스) apresenta seu primeiro full album, Blue Valentine, nesta segunda-feira, 13 de outubro. O disco marca o fim da série conceitual do último comeback com Fe304: FORWARD — sem contar o single “MEXE” em collab com Pabllo Vittar — e sinaliza para o início de uma nova fase. A tracklist traz 12 faixas, incluindo duas versões especiais para o single “O.O” — da estreia do grupo com AD MARE em 2022. 

O novo conceito mergulha nas dualidades do amor: o calor e o frio, o sonho e o fim. Tudo é traduzido em camadas de pop moderno, funk eletrônico, jazz, boom bap e um mix de muitos outros gêneros. NMIXX não entrega o óbvio, mas um verdadeiro laboratório de sons cheio de nostalgia, pitadas de melancolia e um toque um tanto inusitado. Embarca comigo?

Titletrack: “Blue Valentine”

O álbum abre com uma faixa homônima, que também é a titletrack. O instrumental dinâmico alterna entre batidas boom bap e guitarras suaves, conduzindo a música por uma estrutura imprevisível, que reflete a dualidade do amor e desperta uma nostalgia melancólica. 

A intro traz uma atmosfera sonhadora, quase etérea, e aos poucos se transforma em uma melodia pulsante — até se despedaçar de novo. Essa dança entre as cadências do tempo é o que faz dela uma das faixas mais emocionais, vulneráveis e ousadas na discografia do grupo.

O refrão, por sua vez, é arrebatador: “If this love is over / I’d still dive back in again / This love is colder / I’ll keep the fire lit in mine / You’ll always be my blue valentine”. Ele contrasta com a delicadeza dos versos, trazendo uma energia de catarse. A sensação é de estar em um turbilhão emocional que alterna entre euforia e luto, como se o amor fosse um sonho bonito do qual é impossível acordar sem dor. 

Se tem uma palavra que define “Blue Valentine” é experimental. A impressão que passa é a de uma música formada a partir de fragmentos de outras, que se alternam de formas inesperadas. A escolha do nome tem tudo a ver com o conceito, por mais peculiar que possa parecer, assim como a coreografia. Bonita, teatral e com movimentos marcantes.

Apesar da estranheza, tem potencial de crescer com o tempo pelos vocais marcantes de Bae, Haewon, Jiwoo, Kyujin, Lily e Sullyoon. No entanto, ainda não garante a presença do NMIXX nas minhas playlists — onde “Run For Roses” mantém seu domínio absoluto.

B-sides

Com um pop alternativo, “SPINNIN’ ON IT” é a primeira b-side, que também serviu como degustação antes do lançamento do álbum, com seu MV liberado no início do mês. “Phoenix”, em seguida, é apresentada como uma fusão de pop com um estilo musical que lembra o ritmo acelerado de São Paulo. 

“Reality Hurts” chama atenção pela vibe futurista e também por ser a primeira faixa inteiramente em inglês do NMIXX. A letra teve participação de Lily. “RICO” mantém a mudança entre gêneros e estilos (MIXX POP) em um mix de pop latino (acompanhado por trechos da letra em espanhol), batidas de EDM e hip-hop.

“Game Face” talvez seja a faixa menos experimental do álbum, até a chegada de “PODIUM”, que vem para elevar a energia. Com créditos para Haewon na letra, a música tem percussões vibrantes e um clima de vitória, como se o grupo subisse literalmente ao pódio após uma longa jornada. Ao vivo, deve ser interessante de acompanhar.

Haewon também assina a letra da próxima: “Crush On You”, embalada por um toque de jazz. “ADORE YOU” e “Shape of Love” completam a seleção de b-sides. Mas antes de encerrar, o álbum inclui o single “O.O” do debut, dividido em duas faixas: “O.O Part 1 (Baila)” e “O.O Part 2 (Superhero)”.

Blue Valentine parece ser o projeto mais ambicioso do NMIXX até aqui. O grupo mantém sua essência experimental, mas a coloca a serviço de algo ainda mais ousado dentro da dinâmica de cada faixa que compõe o álbum. 

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum Blue Valentine completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário