
Com ecos de DUH! na playlist e no aquecimento para a passagem do tour P1ustage H: MOST WANTED pelo Brasil no final de outubro, P1Harmony (피원하모니) liberou nesta sexta-feira, 26 de setembro, seu primeiro álbum em inglês: EX. O conceito de heróis em ação, do último comeback, dá lugar a uma abordagem mais próxima do cotidiano com uma seleção de cinco faixas que apostam no ‘easy listening’. Mas o lado divertido de Intak, Jiung, Jongseob, Keeho, Soul e Theo — que ouvimos em SAD SONG e tantos outros lançamentos — continua por aqui.
O que muda é o alcance do grupo ao expandir o idioma, incluindo até mesmo uma versão em espanhol para a titletrack que leva o nome do EP. A assinatura vibrante que os acompanha desde a estreia agora é embalada por arranjos que trocam a intensidade do palco por uma abordagem mais próxima, mais brilhante e mais fácil de se conectar. Embarca comigo?
“EX”
A titletrack “EX” funciona como um play para o universo que o grupo batizou de Game Lovers Club. Entre sintetizadores refrescantes e um refrão viciante, o P1H fala sobre as experiências compartilhadas de amores passageiros através das lentes de um videogame. O jogo de palavras da letra — entre “ex” de relacionamento e “X” como símbolo — ganha vida também na coreografia. A dança incorpora movimentos em formato de X que simbolizam a distância e as diferenças entre duas pessoas.
“Every girl deserves to have her exploration / Have a little fun without an explanation / Exit on them when they hit the expiration / End of story, period, no exclamation / Every, every, every ex, ex, ex, ex, ex (No, woah)”
Todo o processo criativo — musical e visual — por trás do álbum passou pelas mãos do P1Harmony, incluindo a letra da faixa-título. Quem assina é o trio Intak, Jongseob e Keeho, que teve participação essencial em guiar os membros em seu idioma nativo. Afinal, superar a barreira da linguagem foi um dos maiores desafios para o grupo.
O álbum chegou hoje, mas a música teve sua estreia oficial no Good Morning America no dia 24 de setembro. No MV, os meninos superam a tristeza com aquele jeitinho divertido que já virou marca registrada deles.
Cada um aborda o término de um relacionamento de formas únicas, transformando a separação em um jogo cheio de missões que irradiam uma energia brilhante em contraste às performances intensas que o grupo costuma mostrar. O resultado de “EX” é um synth-pop que se encaixa na proposta de easy listening e gruda na mente já na primeira vez.
B-sides
Se “EX” chama a atenção pela melodia suave e pelos movimentos da coreografia, as b-sides marcam pelo som distinto que cada uma traz dentro do novo conceito que o grupo apresenta. “Dancing Queen” é o maior destaque da seleção. Entre o toque de guitarras suaves e vocais que soam como sussurros no pré-refrão, a tensão da música cresce gradualmente até chegar em um refrão arrebatador: “Just keep on dancing, queen, you’re so sweet / You put a spell on me, drunk on you / And now I’m free falling”. Aqui a letra é de Intak, Jiung, Jongseob — que também assina a próxima da lista.
Do fofo “EX” ao ousado “Dancing Queen”, “Stupid Brain” chega com um groove que transita entre um som mais descolado e uma abordagem relaxante. Curta e direta, depois de uma tracklist que se mantém na média dos três minutos, “Night of My Life” tem tudo para ser o hino de encerramento de um show: “I think tonight is the night of my life”.
A versão em espanhol de “EX” fecha o álbum, não como um bônus: representa a ambição do P1Harmony de se aproximar dos fãs na América Latina, enquanto o grupo se prepara para o tour.
Em entrevista recente, Jiung comentou que “naturalness was key” no processo criativo. Essa busca por naturalidade é perceptível: “EX” é confortável, espontânea e universal. Keeho reforçou que apesar dos desafios, o álbum contribuiu para o amadurecimento coletivo com a participação ativa dos membros.
Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum EX completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧