
Poucos animes conseguem traduzir tão bem o aconchego dos dias chuvosos quanto Ame to Kimi to 「 雨と君と」. Com estreia no dia 6 de julho e 12 episódios, o anime mergulha com tudo no gênero slice of life como um convite para desacelerar e contemplar os pequenos momentos comuns de cada dia: o som da chuva, um passeio no parque, um encontro caseiro com as amigas e até mesmo o valor das pequenas companhias.
No dia a dia de Fuji e seu peculiar “cachorro”, guarda-chuvas e silêncios podem ser tão importantes quanto o papel da própria protagonista. Embarca comigo?
Ficha técnica de Ame to Kimi to
Anime: Ame to Kimi to
Gênero: Slice of Life
Número de Episódios: 12
Estreia: 6 de julho de 2025
Estúdio: Lesprit
Adaptação: mangá de Nikaidou Kou
Em um dia chuvoso, Fuji encontra uma criatura peculiar parada à beira da rua. Com a intenção de se passar por um pet comum, um cachorro como qualquer outro do bairro, o pequeno tanuki oferece um guarda-chuva a ela e um pedido de ‘me leva para casa’ em seu bloco de anotações. Encantada com sua esperteza e carisma, ela decide abrigá-lo, dando início a uma convivência curiosa, delicada e cheia de momentos tranquilos acompanhados pelo som da chuva escorrendo pelo vidro da janela.
Review de Ame to Kimi to
O charme do anime está na atmosfera serena que cria, onde cada episódio funciona como um pequeno recorte da vida de Fuji. Seja em momentos divertidos — como o tanuki pulando no lixo para lamber o açúcar crocante de um bolo — ou em situações reflexivas, como um passeio solitário à beira-mar, Ame to Kimi to equilibra doses de humor, afeto e contemplação.
É essa cadência calma e tranquila que torna o conjunto da obra uma boa companhia para relaxar. Não há pressa em desenvolver conflitos, o foco é mostrar como o cotidiano pode ganhar uma nova perspectiva dependendo do ponto de vista. Estar sozinho não é algo necessariamente ruim, tem gente que se sente melhor fazendo as coisas em sua própria companhia — assim como compartilhar momentos com o pet (com castanhas e maçãs), as amigas (reciclando roupas ou no boliche), a pequena vizinha (no banco do parque ou em uma mesa de chá) ou a família. Tudo tem o seu grau de satisfação.
O episódio dos fogos de artifício, por exemplo, captura de forma nostálgica a essência dos festivais de verão, ao mesmo tempo em que insinua um lado espiritual na ligação entre Fuji e seu companheiro tanuki. É engraçado ver o pai dela tentando empurrar roupas combinando.
Só teve um episódio que me deixou contando os minutos para acabar. Seu formato diferente, parecia uma colagem de dias aleatórios em um álbum de fotos. Talvez a ideia era refletir o bloqueio criativo da Fuji para trabalhar na novel? Uma vida comum, sem nada acontecendo = sem ideias. Cansativo de ver, mas criativo para ilustrar a situação.
Impressões finais
A relação da Fuji com o tanuki é muito fofinha desde o início e rende algumas cenas engraçadas. Mas por que será que todo mudo aceita o tanuki como um cachorro? E como ninguém questiona sua habilidade de escrever em um bloco de notas? Mesmo que a intenção do anime seja manter esses detalhes na sutileza, sem questionar, a curiosidade é inevitável.
Com uma trilha sonora leve e atmosférica, um design aconchegante e uma direção que valoriza silêncios e gestos sutis, Ame to Kimi to é um bom anime para quem busca uma pausa no ritmo acelerado da temporada ou da vida. Uma experiência relaxante e melancólica como um passeio tranquilo sob a chuva — com uma agradável surpresa no final na volta ao “episódio 0”.
Embora as propostas sejam diferentes, Zatsu Tabi: That’s Journey proporciona uma experiência similar de conforto. Se você gosta desse estilo, vale a pena conferir. ˆˆ