
Moon Byul (문별) do MAMAMOO (마마무) tem mostrado lançamentos consistentes em sua trajetória solo. E a chegada do álbum laundri nesta quarta-feira, 20 de agosto, é mais um deles. A seleção musical continua a surpreender pela variedade de estilos e pela habilidade que ela tem de transitar entre rap, pop, R&B — e agora, com um toque ainda mais forte do rock para apresentar a titletrack “Goodbyes and Sad Eyes”. Um gênero que combina demais com sua voz e torna os comebacks ainda mais interessantes de acompanhar.
Com oito faixas, laundri propõe um conceito único, divertido e curioso: as emoções como roupas sendo lavadas, estendidas, dobradas e até preservadas, ainda que marcadas por manchas do tempo. É uma metáfora simples para aceitar os sentimentos ao invés de apagá-los e devolvê-los ao mundo em novas formas. Embarca comigo?
Titletrack “Goodbyes and Sad Eyes”
Na primeira vez, “Goodbyes and Sad Eyes” pode soar como mais um pop rock genérico entre tantos que têm aparecido no K-pop recentemente. Mas há algo de muito natural na forma como o gênero veste a voz de Moon Byul. Sua firmeza encontra terreno fértil nos riffs de guitarra, enquanto o refrão explode com uma força que dialoga diretamente com a imagem que ela projeta quando está no palco.
A titletrack vem como sucessora de “Hoshiakari” do álbum Aurora, que marcou seu debut no mercado japonês em fevereiro deste ano, além de “TOUCHIN&MOVIN” do Starlit of Muse e “Is This Love?” do Starlit of Twinkle (versão repackage) — agosto e fevereiro de 2024, respectivamente.
O refrão parece ressoar ecos de outras músicas já conhecidas, enquanto parte das melodias do verso funcionam mais como preenchimento do que como elementos memoráveis. Mesmo assim, a música engaja por complementar tão bem o estilo da Moon Byul.
O MV reforça o impacto entre o refrão mais explosivo e versos suaves ao alternar entre cenários claros e escuros, além de incluir cenas com animações. E, no final, depois do turbilhão de sentimentos, ela consegue finalmente seguir em frente: “A perfect goodbye / Don’t give me those sad eyes”.
B-sides
Toda a seleção do álbum complementa bem essa proposta. “Cotton” abre como um sopro suave, preparando o terreno com atmosfera sonhadora. Depois vem a titletrack e, em seguida, “Da Capo”, um som leve que parece conduzir cada nota com cuidado, assim como as instruções de lavagem de uma etiqueta. Ainda na linha do conforto, “Chocolate Tea” traz arranjos que lembram o calor de uma tarde de inverno. Ao fundo, parece adicionar o toque de sinos de forma bem sutil.
“Drip” é a b-side que mais se sobressai: profunda, carregada de groove, com ares de performance coreografada capaz de ganhar todos os holofotes nos palcos. “Over You” parece ter saído direto da OST de um K-drama, enquanto “Icy Bby” chegou em junho como pré-release. “Take-off (아를)” encerra a jornada musical pelo álbum laundry de forma contemplativa, como quem finalmente estende ao vento aquilo que lavou e processou.
Ao transformar o simples ato de lavar roupas em uma metáfora para o amadurecimento emocional, Moon Byul entrega um álbum que fala sobre não apagar as manchas, mas reconhecer nelas histórias que nos moldam. Além disso, ela participa da letra e composição de várias faixas, incluindo “Cotton”, “Over You”, e “Take-off”.
Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum laundri completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧