
Uma semana após o marcante show do The Rose no Brasil e a Woonder Night com o ator Woo Do Hwan, a última parada do meu tour antes da despedida de São Paulo estava prestes a sair do roteiro de viagem. O dia começou com comprinhas na Liberdade, passou por uma volta na Avenida Paulista e terminou no momento mais aguardado do sábado, 16 de agosto de 2025: um encontro cultural, com direito a show do YOUNITE no Brasil.
Fim de tarde em SP. O sol já se escondia atrás dos prédios do Bom Retiro quando cheguei à Praça Coronel Fernando Prestes para o 18º Festival da Cultura Coreana. O bairro já pulsava em clima de festa: aromas de comidas coreanas misturavam-se ao burburinho das barracas e à expectativa de muitos de fãs que aguardavam a principal atração da noite: o primeiro show do YOUNITE (유나이트) em solo brasileiro. Embarca comigo?
Um laço criado entre Brasil e Coreia
Apesar de estar em sua 18º edição, foi a primeira vez que participei do Festival da Cultura Coreana. Neste ano, mais do que nos outros, São Paulo tem me recebido de braços abertos e com muitas oportunidades de visitar a cidade — entre shows de K-Pop, fan meetings, fan con e K-Rock. *gratidão*
Durante todo o fim de semana (16 e 17 de agosto), o evento trouxe uma programação cultural intensa e gratuita, não apenas na Praça da estação de metrô Tiradentes, mas também no Edifício Oswald de Andrade. Realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos (ABC), o festival conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo, Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) e Comitê de Desenvolvimento do Bom Retiro.
Antes da apresentação do grupo, deixei a curiosidade me guiar. Andei pelo corredor de estandes, saboreei um corn dog vegetariano só de queijo, provei o mandu recheado de feijão doce e me refresquei com um bubble de pêssego. Eu me senti como se estivesse na Feira do Bom Retiro, mas em proporções maiores.
O público se dividia entre filas para provar comidas típicas e olhares atentos em direção ao palco, onde acontecia a semifinal do concurso The Masked Diva.
Início da turnê do YOUNITE no Brasil
Por volta das 19h05, o clima começou a mudar. Toda a atenção foi para o palco principal. E a praça inteira vibrou quando DEY, Eunho, Hyungseok, Kyungmun, Sion, Steve e Woono (Eunsang ausente) subiram ao palco para a primeira apresentação do YOUNITE no Brasil. Não era apenas mais uma apresentação de K-pop, era um marco: o início da K-Turnê 2025, que levará o grupo a sete cidades brasileiras.
Os meninos estavam radiantes. Com sorrisos largos e olhares curiosos, arriscaram as primeiras palavras em português: “olá”, “tudo bem”, “te amo”. Cada gesto arrancava gritos da plateia, que respondia o mais alto que conseguia em todas as interações, transformando a praça em um caloroso coro de boas-vindas.
Entre singles mais antigos da discografia como “SWISH” (2022) e lançamentos recentes populares como “Gasoline” e “Rock Steady” (2025), uma das maiores surpresas da noite foi a estreia ao vivo de “BOMBA”. Lançada no dia 4 de agosto, a música traz um toque latino, com pitadas de funk e salsa, além de um trecho em português. O público brasileiro foi privilegiado com a primeira performance da faixa. Não é exagero dizer que parecia feita sob medida para aquele palco: tão intensa quanto a recepção calorosa de quem estava ali.
E por falar em intensidade, o YOUNITE apresentou uma coreografia mais intensa do que a outra, mantendo a energia nas alturas o tempo todo. Mais do que cantar e dançar, o grupo também tentou se aproximar. Falaram de comidas brasileiras que queriam experimentar (churrasco), lugares para visitar e do quanto se encantaram com a energia de São Paulo. O clima era de celebração compartilhada: eles descobrindo o Brasil e nós (ao menos eu) conhecendo um pouco mais sobre eles.
Um festival que une culturas
O show do YOUNITE terminou pouco depois das 20h, mas foi apenas o início. O Festival da Cultura Coreana seguiu no dia seguinte com mais atrações: danças tradicionais, coral, Taekwondo, a grande final do The Masked Diva e mais uma apresentação dos meninos. O evento reafirmou seu papel como ponte cultural, conectando a comunidade coreana, fãs de K-Pop, K-Dramas e curiosos em uma experiência única de sabores, sons e encontros.
E se no sábado YOUNITE estreou no Brasil sob aplausos e, quem sabe novos fãs para o fandom YOUNIZ, a sensação é de que a viagem é apenas o começo — tanto para o grupo, que seguirá sua turnê por Curitiba, Piracicaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, quanto para quem teve a oportunidade de estar lá e presenciar esse primeiro contato. Em 2024, o NTX abriu a K-Turnê, estreitando ainda mais os laços entre Brasil e Coreia. Que nos próximos anos, essa ponte continue a unir as duas culturas.
A primeira apresentação do YOUNITE no Brasil chegou ao fim, mas você pode levar um pedacinho do carisma do grupo para uma turnê no Spotify. Ouça a playlist do show!











