
[Atualizado em 7 de agosto] Depois de um debut que não passa muito perto do meu estilo musical com o álbum UNCUT GEM, KiiiKiii (키키) retorna nesta quarta-feira, 6 de agosto, com o single “Dancing Alone”. A música carrega um novo brilho, acompanhado por chances reais de ganhar espaço no tour pelos lançamentos de K-Pop e na minha playlist.
Desde março, Haum, Jiyu, Kya, Leesol e Sui vinham construindo sua identidade entre experimentalismos estéticos e faixas que flertavam com o viral, sem necessariamente encontrar um tom coeso. Agora, com “Dancing Alone”, parece que a bússola finalmente apontou para o norte certo. Mesmo que possa soar um pouco genérica, para mim, a faixa não só marca o melhor momento do grupo até agora. Embarca comigo?
“Dancing Alone”
“Dancing Alone” nasce do cruzamento entre city pop, synth retrô e a leveza melódica do pop dançante dos anos 80. É nostálgica, sim, mas não presa ao passado. Com vocais limpos e uma produção elegante, o single transforma a imagem de dançar sozinha — muitas vezes atrelada à solidão — em um símbolo de liberdade (bem ilustrado nos movimentos da coreografia) e conexão, enquanto as meninas se apoiam na amizade que nutrem entre elas.
O instrumental é envolvido por sintetizadores brilhantes e batidas bem cadenciadas, com um quê de trilha sonora de verões passados. A estrutura é simples, mas a melodia flui com facilidade e desperta uma sensação de nostalgia. É uma daquelas músicas que parecem feitas para serem ouvidas com fones enquanto olhamos pela janela de um ônibus, imerso em pensamentos e lembranças.
Em tempos em que o synth-pop e a influência dos anos 80 já foram revisitados à exaustão dentro do K-pop, a faixa pode ter um genérico. Mas há algo no jeito como KiiiKiii canta, com sutileza e cores bem dosadas, e na estética tranquila do MV que a torna especial. É o meu lançamento preferido das meninas até agora.
E ele vem acompanhado por “Strawberry Cheesegame (딸기게임)”. Com o mesmo tempo de duração (3:18), a faixa aposta em um synth-pop mais doce e brincalhão.
Depois de um debut que tentou abraçar (ou experimentar) demais, o grupo parece ter encontrado uma paleta que lhe cai bem. E se essa for a linha que vão seguir daqui pra frente, podemos dançar — sozinhos ou não — com mais músicas do KiiiKiii nas nossas playlists.
Já conferiu as duas faixas? Ouça a dupla “Dancing Alone” e “Strawberry Cheesegame” no Spotify. 🎧