K-Pop · K-Rock · Música

K-Pop Tour: embarque em uma volta pelos lançamentos de julho

Atenção passageiros! Para o roteiro de viagem do voo KP2507, reunimos todas as rotas em um só lugar com os principais lançamentos de K-Pop de julho, além de incluir alguns extras na programação. Entre os destaques do tour deste mês, passaremos pelos debuts do AHOF, SEVENTOEIGHT e Seunghan (aka XngHan), além do aniversário de 20 anos do Super Junior e alguns comebacks de peso com ATEEZ e TXT na liderança.

Confira o catálogo de bordo:

Passageiros com destino ao tour pelos lançamentos de K-Pop, nossa viagem começa em instantes. Embarca comigo? 

WHO WE ARE – AHOF [Debut]

O mês de julho começou com um debut que promete expandir seu brilho. O dia 1º foi marcado pela chegada do AHOF (아홉) com o álbum WHO WE ARE, que já foi direto para a minha playlist. O boy group foi formado pelo reality Universe League e uniu nove membros: Chih En, Daisuke, Han, Jeongwoo, JL, Juwon, Shuaibo, Steven e Woongki. 

HOT SAUCE – BABYMONSTER

Quem também pediu passagem no início da programação do tour foi o BABYMONSTER (베이비몬스터) com o primeiro pré-release do novo álbum previsto para outubro. Apesar do nome, o single “HOT SAUCE” não mostra ardência suficiente para esquentar a playlist (pelo menos a minha). 

DRIFT – KARD

Quase um ano desde o álbum Where To Now? (Part.1 Yellow Light) e pouco mais de seis meses do suave single “Detox”, KARD (카드) voltou em outra vibe no dia 2 de julho. A abordagem soft ficou de lado para dar lugar a um apelo mais maduro, intenso, cheio de atitude e muita provocação para esquentar o verão sul coreano com o álbum DRIFT.

One Last Day – Jung Yong Hwa

Com uma proposta sensível, autêntica e ainda mais autoral, Jung Yong Hwa (정용화) do CNBLUE (씨엔블루) apresentou o álbum One Last Day no dia 3 de julho. O lançamento veio em comemoração aos 10 anos de carreira solo e com o desejo de transformar sua música em memórias que transcendem o tempo, como uma estrela cadente.

FiRE (My Sweet Misery) – Xdinary Heroes

A semana do dia 7 de julho começou on fire com o comeback do Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈). Após experimentar aqui e ali com diferentes vertentes do rock, a banda apresentou o single “FiRE (My Sweet Misery)”. O som representa bem o espírito livre que os meninos vêm mostrando, apesar de ser um pouco mais contida, mas sem perder a ousadia.

BLISS – D.O.

Da delicadeza de “Snowfall at Night” para a animada “SING ALONG!”, titletrack do novo álbum de Doh Kyung Soo (도경수) do EXO (엑소). BLISS chegou às plataformas de streaming no dia 7 de julho como um dos lançamentos mais fortes da data. Além de ampliar sua paleta sonora, D.O. deixa um convite para abraçar o bem-estar mesmo diante de dias corridos.

Run Run Barefoot – TIOT

Após o lançamento do energético álbum FLEX LINE em abril, TIOT (티아이오티) também fez seu comeback no dia 7 de julho com “Run Run Barefoot (맨발의 청춘)”, um remake ousado do hit noventista “Barefoot Youth”, do Buck — duo formado por Kim Byeongsu and Park Seongjun em 1995. A faixa resgata a essência vibrante dos anos 90, com sintetizadores pulsantes, danças marcadas e um toque retrô que cai como uma luva na nova geração.

Choi Woo Jin, Hong Keon Hee, Kim Min Seoung, Kum Jun Hyeon e Shin Ye Chan entregam carisma de sobra em uma releitura moderna e afetiva. A melodia contagiante embala versos como “It will open soon / My heyday-dae-dae-dae-dae”, que ecoam como um hino de esperança para construir uma trilha bem-sucedida. A música soa como um convite para seguir em frente, mesmo com os pés descalços nas pedras da vida.

TIOT não apenas homenageia o passado, mas o reinventa com frescor. A nostalgia aqui não é apenas saudosista, é como um combustível. “Run Run Barefoot” sinaliza para uma ponte entre gerações, onde o espírito rebelde da juventude continua correndo, agora com novas vozes e fôlego renovado.

EXTRA – Jeon Somi

Quem fecha os lançamentos que chegaram no dia 7 de julho é Jeon Somi (전소미) com o single “EXTRA”. E, assim como o nome sugere, é uma faixa que se encaixa como figurante na própria discografia.

A produção aposta no synth-pop oitentista com muito brilho, mas pouca personalidade. O instrumental é agradável (até demais). A música desliza em linha reta, sem altos ou baixos, sem clímax, como se tivesse medo de chamar atenção. A própria letra entrega no refrão: “In this movie, I’m just an extra”. E o MV reflete bem essa estética bege, quase invisível, meio desfocada e sem se destacar.

Após o boom do álbum GAME PLAN, que colocou seu nome no radar do tour em 2023, Jeon Somi apresentou o single “Ice Cream” em 2024, voltando a ficar quase indetectável. “EXTRA” aterrissa no meio-termo: mais coesa, mas ainda sem o impacto que ela claramente tem capacidade de entregar. Se Somi é uma protagonista esperando seu grande roteiro, “EXTRA” é só mais uma cena que a nossa playlist logo esquece.

Super Junior25 – Super Junior

Super Junior (슈퍼주니어) fez um comeback muito especial no dia 8 de julho. O lançamento do álbum Super Junior25, sequência direta de uma história que começou com Super Junior05 em 2005, celebra 20 anos de carreira. No centro está a energética “Express Mode”, uma faixa-título que coloca o grupo em velocidade máxima e sem olhar para trás. 

A Montage of ( ) – VIVIZ

Desde VOYAGE, o brilho do VIVIZ (비비지) no radar do tour começou a ganhar mais força, alcançando seu ápice no dia 8 de julho com a chegada do álbum A Montage of ( ). A titletrack “La La Love Me” conquistou a playlist já nas primeiras notas, assim como a seleção de b-sies, que também deixa espaço para solos no trio.

Snowy Summer – Close Your Eyes

Close Your Eyes (클로즈 유어 아이즈) nem esperou a estreia em abril esfriar para fazer seu primeiro comeback. O retorno veio no dia 9 de julho com o álbum Snowy Summer e um conceito pra lá de criativo, que mantém a proposta do grupo em construir sua identidade sonora sem se apoiar em trends. 

Golden Hour: Part.3 In Your Fantasy Edition – ATEEZ

Quem é que entrega um álbum com “Lemon Drop” e “Castle” e não espera nem completar um mês para encaixar mais uma sequência de favoritas na playlist? O ATEEZ (에이티즈), que fez mais um comeback no dia 11 de julho com o álbum Golden Hour: Part.3 In Your Fantasy Edition, uma titletrack poderosa e uma sequência marcante de solos. 

THIS IS FOR – TWICE

Para marcar uma década de carreira, TWICE (트와이스) transformou a celebração em álbum THIS IS FOR, que chegou no dia 11 de julho. Uma seleção com 14 faixas, experimentações em sub-units e a promessa de trazer algo novo. Mas as músicas são tão curtas que sobra pouco tempo para entrar no clima da festa.

JUMP – Blackpink

Depois de quase três anos desde o último comeback em grupo, BLACKPINK (블랙핑크) liberou no dia 11 de julho o novo single apresentado durante a abertura da turnê DEADLINE. “JUMP (뛰어)” aposta em uma abordagem inesperada para Jennie, Jisoo, Lisa e Rosé ao entrar no modo rave com força total.

Go Back To The Future – NCT Dream

Chegando na metade do mês, NCT Dream (엔시티 드림) fez uma visita aos seus nove anos de carreira com o álbum Go Back To The Future. Com nove faixas que brincam com o tempo e os gêneros, a novidade marcou presença nas nossas playlists no dia 14 de julho, cheia de referências visuais e sonoras do filme De Volta para o Futuro. 

PERCENT – Onew

Primeiro, CONNECTION. Depois o single em inglês “MAD”. E, pouco antes da chegada do álbum PERCENT no dia 15 de julho, teve pré-release com “Confidence”. Onew (온유) do SHINee (샤이니) está mais ativo do que nunca e, para seu comeback mais recente, ele preparou 11 faixas e uma turnê mundial. “ANIMALS” e “Caffeine” já estão na playlist!

CHAMELEON – Sanha [ASTRO]

Yoon Sanha (윤산하) do ASTRO (아스트로) também marcou presença na playlist no dia 15 de julho com seu 2º álbum CHAMELEON. Em seis músicas, ele mostra as novas cores da sua paleta sonora, enquanto brinca com estilos e desafia expectativas. Um EP maleável, divertido e capaz de mudar facilmente de gênero entre uma faixa e outra.

Dark Ants – aespa x PUBG

Logo após o lançamento de “Dirty Work”, aespa (에스파) retornou no dia 15 de julho com uma collab inédita para o jogo PUBG: BATTLEGROUNDS. “Dark Arts” chegou acompanhada por um MV ambientado dentro do universo do battle royale, onde Karina, Giselle, Winter e Ningning enfrentam os desafios do mapa como personagens transportadas diretamente para o jogo.

A música mantém a estética futurista do grupo, com versos marcados por falas ritmadas, batidas fragmentadas e um pré-refrão melódico que contrasta com a estrutura falada do refrão principal. A produção ainda brinca com elementos eletrônicos e uma breve inserção de synths ao estilo trance, que remete ao clima intenso das partidas em PUBG.

A colaboração vai além da música. Os jogadores podem acessar conteúdos exclusivos inspirados no grupo, como figurinos temáticos e performances de “Dark Arts”, além de outros hits nos palcos de emote do lobby. 

“Dark Arts” soa mais como uma skin temporária do que uma evolução. Enquanto aespa acerta no estilo, o refrão falado limita o potencial vocal das meninas. E a música pode passar despercebida, deixando poucas chances para entrar no repeat e se transformar em algo verdadeiramente épico — como “GODS” do NewJeans (뉴진스).

I Miss My… – PURPLE KISS

Em meio a uma discografia mais expansiva, PURPLE KISS (퍼플키스) faz um comeback mais contido, embalado pelos tons nostálgicos do álbum I Miss My… e suas três faixas. “DOREMI” encanta pelo visual e pelas vozes de Chaein, Dosie, Goeun, Ireh, Swan e Yuki. Mas o verdadeiro tesouro está em “Lost & Found”.

BIG BANDS – WayV

Entre as units do NCT (엔시티), WayV (威神V) sempre tem um lugar reservado por aqui. O grupo fez seu primeiro comeback do ano no dia 18 de julho com o álbum BIG BANDS. Embora a titletrack ainda esteja ensaiando para entrar na playlist, as b-sides já estão no replay com “Ice Tea” e “Sad Eyes” como as maiores representantes.

The Star Chapter: TOGETHER – TXT

TOMORROW X TOGETHER (투모로우바이투게더) encerrou mais um ciclo no dia 21 de julho ao apresentar um dos álbuns mais simbólicos da carreira: The Star Chapter: TOGETHER. O lançamento vem com oito faixas, incluindo cinco solos (um melhor do que o outro). A titletrack “Beautiful Strangers” é uma homenagem ao “nós”.

I WANT IT – STAYC

Depois de deixar um convite direto para a pista de dança com o álbum S, STAYC (스테이씨) trocou as baladas pelos dias ensolarados do verão no dia 23 de julho. A proposta sonora do grupo é divertida, brilhante, colorida e cheia de energia ao som do single especial “I WANT IT” e das b-sides “Boy” e “Honestly (반칙)”.

SLAM DUNK – ZEROBASEONE

ZEROBASEONE (제로베이스원) entrou em quadra no dia 23 de julho para apresentar o single “SLAM DUNK”, pré-release do álbum Never Say Never, previsto para setembro. Com a novidade, o grupo mostra que sabe jogar em vários estilos, indo além do seu já conhecido melódico para colocar o hip-hop no centro do jogo.

My Way – TEMPEST [JP]

TEMPEST (템페스트) lançou seu segundo single japonês, no dia 23 de julho. “My Way” chegou com o mesmo impacto de um protagonista de anime pronto para a batalha. E não é para menos, já que a música foi escolhida como tema de abertura de Busamen Gachi Fighter  「ブサメンガチファイター」. Riffs de guitarra afiados, vocais cheios de energia e uma mensagem que não deixa espaço para dúvidas: acreditar em si mesmo é o primeiro passo.

Com produção inspirada na história do protagonista, “My Way” pulsa como trilha sonora de um herói em construção, daqueles que tropeçam, caem, mas sempre levantam com mais força. A energia do J-Pop/J-Rock eleva todo o significado por trás da letra: “I’ma be star to my own world”.

“My Way” funciona como uma convocação. E o TEMPEST está pronto para liderar essa jornada, quatro meses depois do último comeback com o álbum RE: Full Of Youth.

DRIP&DROP – SEVENTOEIGHT

SEVENTOEIGHT (세븐투에잇 ou 728) é o mais novo grupo a subir no palco do K-Pop após ter seu line-up definido no reality taiwanês-coreano SCOOL. Chiwon, D’om, Exxi, Jagger, Kyojun e M estrearam oficialmente no dia 28 de julho com o single “DRIP&DROP”. Com uma base deep house, a música é um convite cheio de atitude para entrar na pista de dança.

Youth Chapter 3 : ROMANTIC YOUTH – EPEX

Além de debut, o dia 28 de julho também foi marcado por comebacks. Um deles veio com o EPEX (이펙스), encerrando a trilogia da série YOUTH através do álbum Youth Chapter 3 : ROMANTIC YOUTH. Com oito faixas, a titletrack “Grateful to Tears” mantém a essência do grupo de forma mais suave, enquanto carrega uma mensagem que inspira gratidão.

a;effect – THE BOYZ

THE BOYZ (더보이즈) também marcou presença entre os comebacks do dia 28 de julho para apresentar o álbum a;effect sem Ju Haknyeon e Sangyeon. Será que a escolha da titletrack é “Stylish” demais para se importar? Dúvidas à parte, se o novo EP fosse uma passarela no mundo da moda, as b-sides atrairiam todos os flashes do desfile.

Radio Silence – Dragon Pony

No dia 29 de julho teve single novo do Dragon Pony (드래곤포니): “Radio Silence (지구소년)”. Assim como a letra, a música parece flutuar como um satélite em órbita, carregando os sonhos e inquietações de uma juventude à deriva: “Where’s the Sun / To light me up when I’ve gone dim?”. Escrita ainda na época em que a banda era trainee, a faixa ecoa como uma confissão sem filtro, enquanto transforma o vazio e a ansiedade em som. O MV intensifica esses sentimentos, mostrando como os membros se amparam no silêncio um do outro.

An Taegyu, Ko Ganghun, Kwon Sehyuk e Pyun Sunghyun entregam um rock alternativo atmosférico que cresce em camadas. Dos versos contidos ao refrão explosivo, a música pulsa com a voz de An Taegyu. 

Dragon Pony começou a aparecer com mais frequência no radar do tour com o álbum Not Out, apesar de já ter chamado a atenção na estreia em setembro. “Radio Silence” vem para confirmar o crescimento da banda e mantê-la com o brilho cada vez mais forte do radar de lançamentos de K-Rock.

Waste No Time – Seunghan [Debut]

Após rápida passagem pelo RIIZE, Seunghan (승한) retomou os palcos do K-Pop como solista no dia 31 de julho. Ao lado dele, os dançarinos Kyohong e Yul criaram o projeto XngHan & Xoul para apresentar o single de estreia “Waste No Time”, acompanhado por “Heavenly Blue”, que ganhou letra e coreografia de XngHan.

Como foi seu voo até aqui? Espero que tenha encontrado novas músicas preferidas para suas playlists com o tour pelos lançamentos de K-Pop, com pitadas de K-Rock e J-Pop mais uma vez. Antes do desembarque, WHO WE ARE, A Montage of ( ), In Your Fantasy, The Star Chapter: TOGETHER, “DRIP&DROP” e “Waste No Time” ficam como minhas maiores recomendações do mês para você.

Para seguir viagem, ouça a Playlist K-Pop Tour completa no Spotify com todos os destaques de julho. 🎧🎶

Deixe um comentário