
É curioso pensar que já se passaram quase dois anos desde que o nome de Seunghan (승한) surgiu com força no K-Pop. Um debut brilhante com o RIIZE (라이즈), em setembro de 2023, foi rapidamente abafado por influências externas. E em pouco tempo, sua trajetória como idol parecia encerrar antes mesmo de começar. Nesta quinta-feira, 31 de julho, ele ressurge, não apenas como solista com o single album Waste No Time, mas com uma nova identidade para os palcos: XngHan.
A escolha do nome agrega um “X” para representar possibilidades cruzadas, que já se refletem na estreia com o selo XngHan & Xoul: um coletivo criativo que inclui performers, stylists e artistas visuais. A proposta não é apenas lançar música, mas construir um universo colaborativo em que sua paixão por performance seja a protagonista. Embarca comigo?
“Waste No Time”
Se dançar tem um lugar especial no coração de XngHan, a faixa principal “Waste No Time” transforma isso em beats. Um EDM vibrante, costurado por synths claros e uma batida pulsante, que não esconde sua intenção: mostrar que ele está pronto para recomeçar. A música soa como uma corrida contra o tempo — e contra a hesitação — traduzindo em ritmo a urgência de viver o agora, sem arrependimentos.
Gravado na Mongólia, o MV reforça essa sensação de liberdade em expansão. Em paisagens amplas, XngHan corre, dança, sorri. Ao seu lado, dois dançarinos profissionais, Kyohong e Yul, que não só elevam a coreografia, mas simbolizam o espírito coletivo do projeto Xoul.
Há algo profundamente simbólico nesse recomeço. Depois de longos meses preso à narrativa de um passado que saiu do rumo previsto, XngHan agora escreve o próprio roteiro em movimento: “’XngHan&Xoul’ came about as I was preparing for my solo debut and brainstorming with the company staff on how to present a fresh image. It started from the idea of exploring various possibilities with a crew”.
Após dar o primeiro passo, ele já tem planos para desenvolver sua história como solista, incluindo um projeto de banda e muitas músicas autorais: “I love singing as much as dancing, so I’d like to work on a project with a band as a vocalist! My ultimate goal is to create an album filled with songs I’ve written and composed.”.
“Heavenly Blue”
Se “Waste No Time” representa o grito da liberdade recém-descoberta, “Heavenly Blue” é o suspiro que vem depois. Mais um EDM, dessa vez na batida de um pop suave e com uma base de house chill. Escrita por XngHan, a letra transborda gratidão, em um tributo delicado aos fãs que permaneceram ao seu lado mesmo depois da sua saída definitiva do RIIZE: “You’re not the light / But you’re the one who brightens me”.
Além da letra, XngHan também participa da coreografia, criada em conjunto com os Souls para transmitir uma sensação de espontaneidade e leveza, buscando uma vibe relaxada. Por isso, os movimentos trazem mais liberdade do que precisão.
Enquanto “Waste No Time” combina com um dia de verão, “Heavenly Blue” vem para fechar as noites da estação. Juntas, as duas mergulham em um dos meus gêneros preferidos: música eletrônica. E já chegam ganhando pontos extras nas playlists prontas para aquecer as pistas de dança. Imagine se Seunghan pudesse ter participado de “Impossible” com o RIIZE? Queria ter visto ele de volta no grupo, mas fico feliz com seu retorno. A estreia solo de XngHan é tanto um passo para frente quanto um gesto de reconciliação: com o palco, com o público, com o tempo. E, talvez, com ele mesmo.
Já conferiu a estreia solo do XngHan? Ouça os dois singles de debut no Spotify. 🎧