
[Atualizado em 2 de agosto] Há muito tempo, TOMORROW X TOGETHER (투모로우바이투게더) deixou de ser promessa para se consolidar como um dos principais grupos da 4ª geração do K-pop. Desde 2019, Beomgyu, Hueningkai, Soobin, Taehyun e Yeonjun vêm construindo sua trajetória com álbuns conceituais, músicas que contam histórias, performances de tirar o fôlego e uma harmonia vocal cheia de sensibilidade. A chegada do álbum The Star Chapter: TOGETHER nesta segunda-feira, 21 de julho, encerra mais um capítulo na carreira do TXT.
O lançamento vem com o peso emocional de ser o fechamento de uma saga, iniciada em novembro do ano passado com The Star Chapter: SANCTUARY. São oito faixas — incluindo solos — que exploram uma sonoridade delicada e explosiva, ao mesmo tempo, como uma constelação em colapso que ilumina tudo ao redor antes de desaparecer. Embarca comigo?
Upside Down Kiss
Além de “Beautiful Strangers”, The Star Chapter: TOGETHER apresenta b-sides e solos que ampliam a noção de estrelas solitárias dentro de um universo compartilhado. “Upside Down Kiss” abre a narrativa com sua vibe à la SHINee (샤이니) e groove descontraído. É aquele tipo de faixa para ouvir sorrindo, mas com um leve pesar por terminar tão rápido. Lembra um pouco a vibe de “Danger” do último álbum. E já tem vídeo da performance para mostrar a coreografia do showcase e também com uma edição um pouco mais ousada.
Beautiful Strangers
A titletrack “Beautiful Strangers” é uma das músicas mais simbólicas do TOMORROW X TOGETHER até agora, além de ser muito eles. A abertura “we do it for love”, que se repete no decorrer da letra, já diz tudo. É como se toda a discografia do grupo transbordasse aqui: uma melodia envolta em pianos etéreos, sintetizadores intensos e uma estrutura que mistura o hip-hop com a suavidade das narrativas emocionais do TXT.
“We do it for love / Don't forget forever / Still, we do it for love / Don't be afraid together / We're beautiful strangers"
A letra fala sobre crescer com a força que vem do outro e de como as diferenças nos tornam mais belos. É uma inversão sensível da ideia de “salvar o outro”. Aqui, o conceito de salvação vem porque somos diferentes e o crescimento vem porque estamos juntos (com os membros, o fandom MOA e todos que contribuem dos bastidores). O nome do álbum The Star Chapter: TOGETHER é um reflexo disso.
Musicalmente, a faixa combina uma base trap com camadas melódicas que parecem um abraço. E se a letra e a melodia tocam, a performance não fica para trás. Afinal, a coreografia teve uma participação muito especial, com contribuições do Yeonjun para transformar sentimentos em movimento. O dance break, em especial, tem mais expressão corporal do que passos coreografados, e isso diz muito sobre o amadurecimento artístico dos meninos.
O MV de “Beautiful Strangers” mergulha em uma narrativa distópica onde os cinco membros lutam para proteger uma luz: uma metáfora clara para a inocência ou a esperança. A fuga pelos túneis escuros, o esconderijo em prédios abandonados, a chuva de meteoros: tudo conduz a uma mensagem sobre suporte e conexão.
Ghost Girl
É nos solos que a individualidade ganha protagonismo. Yeonjun entrega em “Ghost Girl” uma sonoridade madura, com letra própria (“You can take my soul, girl / I’ll forget everything while losing me, real world”) e uma melodia que o distancia da sua imagem performática. Eu, particularmente, gosto mais do que a música de debut “GGUM”. Combina com seu estilo, traz um certo charme e parece valorizar a voz dele.
Sunday Driver
Soobin traz leveza para a tracklist com “Sunday Driver”, que vem como a trilha sonora ideal para um domingo sem compromissos, uma viagem de carro ou um passeio em um dia ensolarado. “Every day feels like Sunday / No need to rush, take it easy”: a letra não é um convite para relaxar e aproveitar o momento? É brilhante, leve e tem uma vibe muito gostosa de ouvir.
Dance With You
Já que é cada um na sua vibe, Hueningkai esbanja sensualidade em “Dance With You”, com um convite para entrar no ritmo com ele: “I wanna dance with you, hold hands with you…A ball just for the two of us, dazzling moonlight / A starry night that will be remembered forever”. A faixa tem um som latino que me lembra dos anos 90. E, assim como “Sunday Driver”, é uma companhia agradável.
Take My Half
Beomgyu acerta em cheio ao apostar na balada introspectiva “Take My Half”, um bom complemento da sua estreia solo com “Don’t Panic”. Ele também participa da letra: “Now even the smallest things / I’ll leave half empty for you, fill my heart / The deep wounds of my soul are filled / You can take my half”. E mostra que a sensibilidade é um de seus maiores trunfos. É um dos meus preferidos, porque seu estilo musical é próximo do meu.
Bird of Night
Taehyun, sempre preciso, encerra os solos com “Bird of Night”, uma faixa delicada quase celestial que parece um abraço quentinho para afastar todas as preocupações: “I fly like a bird of night / Under the lights of countless worries / Our night flight in the splendid night / Unable to sleep but”. É o tipo de música perfeita para embalar as noites. Além de combinar com sua voz, a letra passou pelas suas mãos, o que deixa a experiência ainda mais especial.
Song of the Stars
Já “Song of the Stars (별의 노래)” marca a despedida dessa duologia com um tom emotivo: “Following the voices of the stars / You and I singing together / Eternal lyrics to remember each other / Song of the stars, the stars with you” and how it ends “Forever (Forever) / Song of the stars / Our name / The reason we’re together”. Você consegue segurar as lágrimas? *-*
The Star Chapter: TOGETHER é uma homenagem ao “nós”. É sobre estender a mão, sobre carregar metade do peso do outro, sobre criar arte juntos. TXT encerra esse ciclo com um álbum que não apenas emociona, mas marca pela sensibilidade de “Beautiful Strangers”, pela curadoria dos solos (um melhor do que o outro) e pelas b-sides “Upside Down Kiss” (minha favorita) e “Song of the Stars” (simbólica e emotiva). Uma narrativa que fortalece a identidade sonora única do TOMORROW X TOGETHER e o sentimento de união embalado por “we do it for love” — que vai continuar ecoando na minha playlist mesmo depois do review.
Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum The Star Chapter: TOGETHER completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧