
O tempo parece estar passando mais rápido para Onew (온유) do SHINee (샤이니). Apenas seis meses depois de CONNECTION e três desde o single em inglês “MAD”, ele já está pronto para mais um comeback solo nesta terça-feira, 15 de julho. Dessa vez, com o álbum PERCENT e uma coletânea de músicas para ampliar, mais uma vez, sua paleta sonora por diferentes gêneros — em uma trilha que ganhou novas ramificações desde sua transição da SM para a Griffin Entertainment.
Com 11 faixas que deslizam entre o pop dançante, o R&B de raiz, experimentações de synths, rock alternativo e baladas sinceras, Onew se permite ser o que quiser. E isso fica claro desde a abertura de “Silky” até a despedida de “Happy Birthday”.
Talvez ele mesmo tenha definido melhor o espírito do álbum ao dizer que se sente “60% completo”. Um número que, no contexto de PERCENT, soa mais como metáfora para o sentimento de estar incompleto enquanto tenta preencher o vazio. Embarca comigo?
“ANIMALS”
A titletrack “ANIMALS” é, ao mesmo tempo, uma faixa fácil de ouvir e difícil de rotular. É synthpop com uma linha de baixo elegante, é pop ocidental com ecos de Maroon 5 e Ed Sheeran, é um convite à liberdade para acordar nossos instintos adormecidos — mas também uma provocação à nossa evolução. Com acordes de violão acústico e camadas eletrônicas, a música transmite uma vibe sensorial. Instinto acima da lógica. Sentimento acima da razão.
Onew participa ativamente da produção da maior parte das faixas do álbum, inclusive a titletrack. Durante a coletiva de imprensa para apresentar o álbum PERCENT, ele contou que a motivação vem das pessoas mais próximas, incluindo os membros do SHINee. E, especialmente em relação à faixa-título, ele disse estar curioso sobre a reação de Taemin, Key e Minho.
“Tonight, ready to survive? The dream is not far away
Leave yourself to the ocean
As much as you like, yeah
Seoul, Tokyo, New York, Paris, Beijing
Singapore, Sydney, Sao Paulo
Berlin, Thailand, Amsterdam
Everybody feel it”
Reparou na letra? Quando ele cita cidades da sua próxima turnê mundial ONEW THE LIVE: PERCENT (%), incluindo São Paulo, o que já era viciante de ouvir ganha um toque especial. Espero poder vê-lo por aqui ao vivo em outubro. ˆˆ
Há algo de encantador na forma como Onew entrega a música: com um vocal sempre controlado, mas carregado de personalidade. A produção pode soar mais “limpa” que ousada, mas o charme está em como tudo pulsa com equilíbrio. “ANIMALS” é uma faixa que cresce a cada audição (apesar de ter me conquistado logo na primeira) e que, com justiça, se coloca entre os melhores momentos de sua discografia solo.
B-sides
Se “ANIMALS” é a trilha principal, as b-sides são como um passeio sem mapa por suas ramificações. “Silky” abre o álbum com groove retrô e sintetizadores cheios de charme. É uma introdução leve, acetinada e convidativa. “Caffeine” segue na mesma vibe, com metais discretos e uma bateria pulsante. Se fosse para escolher uma faixa preferida, além da titletrack, seria ela.
E, por falar em cafeína, os nomes das músicas parecem convite para uma volta por um café aconchegante em um final de tarde. A próxima é “Marshmallow”, um pop suave para adoçar o momento com uma melodia mágica e um quê de nostalgia.
“Confidence” chegou como pré-release em junho. É o clássico som R&B para fazer companhia em dias nublados ou chuvosos, com letras que inspiram a encontrar sua confiança para brilhar. Voltando ao ambiente do café, “Oreo Cake (오래 OKㅋ)” mantém a vibe relaxante no ar.
Depois de uma pausa, é hora de elevar a energia com o rock alternativo de “Far Away”, uma adesão interessante para a discografia. Como será ouvi-la ao vivo? Pensamentos à parte, “MAD”, mais um pré-release, segue a trilha enquanto alterna entre momentos de suavidade e tensão imersa no turbilhão de sentimentos de um amor confuso.
Uma sensação diferente em cada %
Nas faixas finais da seleção, Onew alcança seu tom mais contemplativo. “PERCENT (%)” mergulha em uma atmosfera lounge, que combina com o ambiente de um bar intimista, luz baixa e a companhia de uma taça de martini.
“Epilogue (에필로그)” é uma balada de piano melancólica com camadas de vozes que se sobrepõem, criando um efeito angelical no som. É aqui que ele sentiu o peso de produzir um álbum: “Producing this album made me realize that this is something I can’t do alone…This is why I feel this album is only about 60 percent complete.” E esse sentimento se reflete no conceito de incompleto que define o álbum.
Com uma vibe sonhadora e letra carregada de esperança, “Happy Birthday” encerra o álbum como um desejo de celebração por novos começos: “Every moment is a happy moment / May it last forever / The day the whole world is filled with light / For everyone, happy birthday”. Já consigo visualizar essa música acompanhada pelas luzes de lightsticks do SHINee.
PERCENT é um álbum sobre camadas que se unem para preencher o vazio até chegar ao seu estado completo. É sobre Onew sendo 100% ele mesmo, ainda que diga estar só nos 60%. E, para quem acompanha SHINee há tanto tempo, ver esse “old man” ficando cada vez mais “hip” é um presente. Um que vale cada segundo.
Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum PERCENT completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧