
Imagine viver dias de paz no colégio no seu cantinho, sempre na sua e cercado por colegas que mal sabem seu nome…até que uma das garotas mais descoladas da sala invade seu espaço — e seu mundo. Em Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru 「その着せ替え人形は恋をする」, mais conhecido como My Dress Up Darling, Marin descobre por acaso o talento de Gojo com a costura e, sem hesitar, o convida para costurar seus cosplays.
Nasce aí uma parceria inusitada, que não apenas dá vida a trajes incríveis como também leva a um encontro entre mundos opostos que se conectam através da arte do cosplay — e da coragem de ser quem você realmente é. Entre agulhas, linhas e ensaios cheio de poses (provocativas!?), um romance entre os dois começa a se alinhavar. Com a segunda temporada prestes a estrear por aqui, vamos relembrar a história de Marin e Gojo. Embarca comigo?
Ficha técnica de Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru
Anime: Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (My Dress Up Darling)
Gênero: Romance
Número de Episódios: 12
Estreia: 9 de janeiro de 2022
Estúdio: CloverWorks
Adaptação: mangá de Fukuda Shinichi
Gojo Wakana é um estudante quieto e dedicado à arte tradicional de confeccionar bonecas Hina, ofício herdado do avô. Enquanto os outros alunos vivem de olhos grudados em animes, trends e redes sociais, ele se refugia no silêncio das linhas e tecidos. Por receio das reações, ele mantém seu hobby como um segredo guardado a sete chaves — mas é descoberto por pela extrovertida Kitagawa Marin. Quando ela percebe seu talento com a máquina de costura, Marin revela seu hobby fora da sala de aula: cosplay. E já praticamente convoca Gojo a criar as roupas das suas personagens favoritas para os eventos. Assim, dois mundos opostos começam a se conectar pelas linhas de seus passatempos.
Review de My Dress Up Darling
Quem diria que uma máquina de costura poderia aproximar dois mundos tão diferentes? O que faz My Dress-Up Darling tão cativante é a forma como o romance evolui naturalmente, com uma narrativa leve, bem-humorada e sem forçar os sentimentos — respeitando a personalidade de cada um. A narrativa é construída com base no respeito, na troca e na descoberta de si mesmo por meio do outro.
No meio de tecidos, moldes e sonhos, nasce algo mais forte do que simples amizade: uma conexão sincera, construída aos poucos, com carinho e respeito. Gojo e Marin vêm de mundos completamente distintos, mas isso não impede que desenvolvam uma relação sólida, cheia de admiração mútua.
Quando o anime estreou em 2022, a espera semanal por cada episódio sempre vinha acompanhada de ansiedade. E aí chegou o último, deixando para trás muitas promessas e a expectativa pelo futuro do casal.
>>> Alerta de spoiler!
Parece que, para Gojo, seus sentimentos ainda não estão claros, mas Marin já sabe bem o que sente. E essa descoberta acontece gradualmente até chegar no episódio final da primeira temporada. Na cena em que os dois estão deitados em suas camas, conversando pelo celular, ela confessa: “Gojo-君, 好きだよ”. Mas a essa altura da noite, ele já está dormindo profundamente. とても可愛い! ❤
A história e os personagens me marcaram tanto que eu ainda lembro de detalhes do anime, mesmo depois de três anos. Pode ter me marcado também porque eu já fui cosplayer e conheço bem as alegrias de dar vida aos seus personagens preferidos e os desafios de tentar fazer a própria roupa. ˆˆ’
Mais do que uma simples atração
Gojo e Marin têm química de sobra, e o mais incrível é como essa relação é construída com respeito, apoio e admiração. Apesar de toda a sua sensualidade e presença explosiva, Marin não ultrapassa os limites, nem tenta mudar o jeito dele. Sua personalidade extrovertida, carismática e cheia de confiança ajuda a afastar aos poucos as inseguranças de Gojo, oferecendo a ele a chance de sair da sua concha sem perder sua essência.
É um incentivo mútuo constante para que os dois corram atrás dos seus sonhos. A partir das habilidades dele, Marin realiza o sonho de dar vida aos seus personagens preferidos. Com as experiências que vive ao lado dela, Gojo também encontra inspiração para aprimorar seu hobby. O romance floresce com naturalidade, embalado por diálogos sinceros e momentos de pura fofura (moe alert!).
Quem me acompanha no blog, sabe que fanservice não é um recurso que eu procuro em animes. Eu costumo evitar. My Dress Up Darling tem? Tem! Mas aqui tem um contexto para isso, como parte da linguagem visual da Marin como cosplayer e não apenas para aparecer na tela. A sensualidade existe, mas o anime nunca esquece que seu foco é a construção dos personagens e o desenvolvimento do romance.
Cores e trilhas em movimento
Visualmente, My Dress Up Darling é um desfile de cores, texturas e detalhes que fazem os cosplays parecerem reais o suficiente para querer tocar a tela. A animação da CloverWorks esbanja cuidado, desde os tecidos que ganham vida nas mãos de Gojo até as expressões vívidas de Marin — e o carinho por trás de cada traje. A paleta de cores é vibrante e dá um tom acolhedor ao anime, tornando cada episódio uma experiência visual agradável de acompanhar.
A trilha sonora é sutil, mas combina com a atmosfera do anime. A abertura “San San Days (燦々デイズ)” da banda Spira Spica é alegre e contagiante, enquanto o encerramento “Koi no Yukue (恋ノ行方)” da Akari Akase — que também é cosplayer e até se transformou na Marin para o MV da música — é mais delicada.
Os dubladores de Marin e Gojo — Suguta Hina e Ishige Shouya — não ficam para trás e também conseguem transmitir, através de suas vozes, a personalidade de cada um. Isso torna os protagonistas ainda mais humanos e próximos de nós.
Impressões finais de My Dress Up Darling

My Dress-Up Darling é como aquele cosplay que dá trabalho, exige dedicação, mas que, quando pronto, compensa todo o esforço e faz você brilhar no evento. É um anime que aquece o coração, faz rir, suspirar e até querer aprender a costurar. Por trás do fanservice e do romance que começa a se delinear, a história fala sobre autoaceitação, paixão por hobbies e o poder transformador do incentivo mútuo.
O anime trata com delicadeza temas como insegurança, e a dificuldade de se expressar em um mundo que muitas vezes nos julga pelos nossos gostos. A evolução dos personagens é natural e bonita de se ver. Gojo, aos poucos, ganha confiança. Mesmo com a personalidade extrovertida, Marin mostra que por trás do brilho e da confiança também existe vulnerabilidade.
My Dress Up Darling é um anime para guardar no coração (e na sua watchlist). E com a continuação, enfim, chegando entre as novidades da temporada de julho, agora é o momento de revisitar (ou conhecer). Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru tem todos os elementos para fazer você se apaixonar ponto por ponto por um romance com pitadas de comédia, novos cosplay, pose para as fotos e ainda muito a oferecer pelos próximos episódios.
E se você não dispensa um bom romance, que se desenvolve aos poucos, Ao no Hako não pode faltar na sua maratona. ˆ-ˆv