K-Pop · Música

K-Pop Tour: embarque em uma volta pelos lançamentos de junho 

Atenção passageiros! Para o roteiro de viagem do voo KP2506, reunimos todas as rotas em um só lugar com os principais lançamentos de K-Pop de junho — além de algumas paradas extras pelo caminho. Entre os destaques do tour deste mês, vamos passar pelo novo single do J-Hope, comeback japonês do Stray Kids, dois debuts que não marcaram tanto assim (ao menos a minha playlist) e outras novidades entre boy groups, girl groups e solos.

Confira o catálogo de bordo:

Escolha seu assento em um ambiente tranquilo e confortável. Embarca comigo? 

DESIRE: UNLEASH – ENHYPEN

Entre liberar ou conter os desejos, DESIRE: UNLEASH chegou no dia 5 de junho sem dosar a intensidade, levando o ENHYPEN (엔하이픈) de volta ao universo sombrio dos vampiros que marcou seu debut e boa parte de sua discografia. O que faltou foi mais tempo para cada música crescer e se conectar com as nossas playlists.

BEEP – izna

“Beep, beep, beep, beep, beep…” izna (이즈나) pediu passagem no dia 9 de junho com o single “BEEP”. Depois de acertar o som com “SIGN”, elas fazem um pequeno desvio pelo caminho para apresentar uma melodia mais fofa, mas trazendo menos apelo do que sua antecessora. A música chegou nas plataformas de streaming em coreano e japonês.

Girls Will Be Girls – ITZY

Quem também voltou no mesmo dia foi o ITZY (있지) com o álbum Girls Will Be Girls. A titletrack homônima não marca tanto quanto a b-side “Kiss & Tell”, mas carrega uma mensagem simbólica sobre força e união. O MV também merece um play pela produção visual e o cenário pós-apocalíptico. 

Soar – Doyoung [NCT]

Enquanto se prepara para o alistamento militar, Doyoung (도영) deixou o álbum Soar como um presente no dia 9 de junho. Se o debut com YOUTH foi uma jornada emotiva, seu 2º projeto solo traz um olhar universal para o conceito de sonhos. Quem gostou do primeiro, tem tudo para gostar da sequência, que inclui rock, pitadas de bossa nova e baladas.

224 – KISS OF LIFE

E os lançamentos do dia 9 não param por aqui. Afinal, a semana começou agitada, acompanhando o retorno de mais um grupo que tenta recuperar sua imagem após uma polêmica. KISS OF LIFE (키스 오브 라이프) liberou seu novo álbum 224 com uma vibe bem diferente dos singles que marcaram o verão passado.

In a Million Noises, I’ll Be Your Harmony – QWER

Para um mundo cheio de ruídos, QWER (큐더블유이알) trouxe o álbum  In a Million Noises, I’ll Be Your Harmony (난 네 편이야, 온 세상이 불협일지라도) — encerrando as novidades do dia 9. Cada música carrega uma mensagem de esperança, com conforto e aconchego, para conter as lágrimas e ansiar pela vinda do amanhã. 

Floating Free – Solar [MAMAMOO]

Em maio, após quase uma década de suspensão de qualquer tipo de conteúdo coreano, a China voltou a abrir suas portas. E, no dia 11 de junho, Solar (솔라) do MAMAMOO (마마무) fez uma parceria com a cantora taiwanesa Joanne Tang Yu-chi — mais conhecida como 9m88 — para lançar seu primeiro single chinês “Floating Free”. 

Com uma mistura de C-Pop e R&B, a música é animada e tranquila ao mesmo tempo, sem uma identidade forte o suficiente para torná-la memorável ou, quem sabe, um pouco mais marcante. É uma adesão agradável à discografia, além de uma collab que mostra sinergia, mas pode facilmente passar despercebida na playlist ao lado de outras músicas mais envolventes.

Killin’ It Girl – J-Hope [BTS] ft FloRilla

J-Hope (제이홉) do BTS (방탄소년단) marcou o aniversário do grupo no dia 13 de junho com o último single do seu projeto solo: “Killin’ It Girl”. O lançamento contou com a participação da rapper GloRilla e também ganhou uma versão só dele cantando. É um comeback para consolidar sua imagem como como performer e, de quebra, arrasar corações por aí.

GOLDEN HOUR: Part.3 – ATEEZ

Eles vieram para marcar o verão! No dia 13 de junho, ATEEZ (에이티즈) apresentou o álbum Golden Hour: Part.3 com uma titletrack pronta para esquentar a estação. O grupo trocou o som intenso por uma vibe chill e uma sensualidade refrescante. Além da titletrack “Lemon Drop”, vale a pena conferir a b-side “Castle” com a letra do lado para acompanhar.

I ONE – XLOV

Após o debut em janeiro deste ano com o single album I’mma Be acompanhado por um conceito ousado que desafia as normas de gênero, XLOV (엑스러브) fez seu primeiro comeback no dia 13 de junho. Na época, o som do grupo não me marcou tanto a ponto de garantir um bilhete para embarcar na programação do tour. 

O que abriu passagem para Haru, Hyun, Rui e Wumuti por aqui foi a sonoridade que escolheram para o novo álbum I ONE. Guiada por batidas Afrobeats, a titletrack “1&Only” se apoia em uma entrega vocal fluida, sensual e cheia de charme, entrelaçando as vozes ao instrumental com naturalidade e estilo. A b-side “1 of LOV” segue na mesma linha melódica, com camadas suaves de R&B que suavizam o ritmo. 

BIZNESS” muda o tom para um hip-hop confidente, mas um pouco longe das minhas preferências musicais. Versões instrumentais para cada música completam o álbum. Ouça todas as músicas no Spotify.

bomb – ILLIT

Se o K-pop fosse um grande parque de diversões sonoro, bomb seria a nova atração encantada do ILLIT (아일릿): um passeio cintilante entre o retrô, o French house e a doçura teen. Disponível desde o dia 16 de junho, o 3º miniálbum do grupo é um coquetel efervescente de estilos que não só exalta a identidade “beep-boop mágica” da Iroha, Minju, Moka, Wonhee e Yunah, como também a leva para novas direções.

A abertura com “little monster” entrega um pop suave com camadas vintage, um ar sonhador e vocais cristalinos. Com sample da OST da animação The Five Star Stories ​​「ファイブスター物語」, a titletrack “Do the Dance (빌려온 고양이)” é puro charme de anime, que mistura batidas de French House, um toque de fantasia e muita nostalgia em cada nota (especialmente no refrão). “Jellyous” brilha com sua energia chiclete e uma vibe divertida que logo contagia a playlist. 

No ritmo do no punk-pop, “Oops!” surpreende com viradas criativas, enquanto “Bamsopoong encerra o álbum com nostalgia e suavidade. Ouça todas as músicas no Spotify.

Glow to Haze – Kang Daniel

Após o single “Mess”, Kang Daniel (강다니엘) retornou no dia 16 de junho com Glow to Haze, álbum de cinco faixas que percorre as nuances do amor e da perda sob uma névoa sonora elegante. “Movie Star”, um pop R&B com synths etéreos que guiam até uma guitarra explosiva, é o verdadeiro cartão de visita do EP.

A titletrack “Episode” aposta em ritmos latinos e um R&B sutil. Tinha tudo para ser tão boa quanto seus lançamentos anteriores. Apesar da ambientação charmosa e da voz do Kang Daniel (sempre agradável de ouvir), por que eu sinto como se ele estivesse se segurando? Desde o álbum ACT, seu som parece mais contido do que de costume. O MV, filmado em um salão de casamentos abandonado e inspirado pelo longa ‘Night at the Museum’, ganhou um complemento com um vídeo de performance.

Com participação direta de Kang Daniel na letra e composição, “Love Game” conquista pela sensação de lo-fi e a produção criativa. “One Call Away” é uma balada suave, quase flutuante, com  trechos como “how am I supposed to see” e “how am I supposed to be” que ecoam em uma camada diferente da música. 

“Little Bit Lost” encerra com um toque introspectivo e batidas densas, descrevendo a busca de si mesmo entre as ruínas conhecidas. Ouça todas as músicas no Spotify.

Hollow – Stray Kids

Desde a passagem do Stray Kids (스트레이 키즈) pelo Brasil, as músicas do grupo ganharam um peso ainda maior por aqui. E não foi diferente com a chegada do álbum japonês Hollow no dia 18 de junho — que parece ter vindo apenas para aumentar a saudade. Aqui, a energia caótica que caracteriza muitos dos hits do SKZ dá lugar a uma abordagem mais melódica para embalar uma metáfora poderosa sobre a luta invisível que tanta gente enfrenta, inclusive eu e você.

Style – Hearts2Hearts

Com cores vibrantes, um toque de doçura e muito charme, Hearts2Hearts (하츠투하츠) também marcou presença entre os lançamentos de K-Pop no dia 18 de junho. “STYLE” tem tudo para se tornar um dos hits do verão. É uma música que brilha naquilo que propõe: ser leve e divertida e açucarada na medida certa.

Dare to Crave – CRAVITY

No dia 23 de junho, foi a vez do CRAVITY (크래비티) voltar com o álbum Dare to Crave, acompanhado por algumas mudanças que sinalizam para um renascimento do grupo. Do pop etéreo ao rock explosivo, Allen, Hyeongjun, Jungmo, Minhee, Seongmin, Serim, Taeyoung, Wonjin e Woobin unem a linha tênue entre experimentar e manter a essência.

FAMOUS – ALLDAY PROJECT

Quando se fala em co-ed group, KARD (카드) é um dos poucos grupos bem-sucedidos nesse quesito — ativo desde 2017. Quem está tentando seguir os mesmos passos é a THEBLACKLABEL com o debut do ALLDAY PROJECT (올데이 프로젝트 ou ADP) no dia 23 de junho. O grupo chegou com a promessa de quebrar padrões, mas será que consegue? 

Formado por Annie, Bailey, Tarzzan, Woochan e Youngseo, o ADP traz rostos conhecidos.  Woochan, por exemplo, fez parte do Trainee A da HYBE e competiu no “Show Me the Money” em 2017. Já Youngseo quase foi para os palcos do K-Pop com o ILLIT (아일릿).

A estreia dos cinco veio com o single álbum FAMOUS, uma mistura ambiciosa de funk brasileiro, trap, drill e R&B. A primeira faixa, que dá nome ao EP, é puro visual: cheia de atitude, fashionismo e aquele swagger típico da YG. Só que a música tem mais apelo visual do que sonoro, com um beat repetitivo e versos falados que se arrastam sem chegar a um clímax. As vozes têm carisma, mas falta substância. Já a segunda, “Wicked”, tenta ser ousada ao investir em funk pesado, rap afiado e a velha fórmula de exaltar pela letra o quanto são incríveis — mas escorrega no excesso. 

Por enquanto, as músicas do ALLDAY PROJECT parecem mais preocupadas em parecer importante do que em soar inesquecível.

Simple Dance – Jang Wooyoung [2PM]

Enquanto não temos novidades do 2PM (투피엠), os membros seguem preparando lançamentos solo para nós. No dia 23 de junho, Jang Wooyoung (장우영) fez seu primeiro comeback em dois anos com o single “Simple Dance”. Seu último projeto como solista foi o álbum japonês Off the Record em 2023. Já o último EP coreano foi BYE em 2018.

Longe dos excessos e batidas explosivas que marcam boa parte do K-pop atual, Wooyoung opta por um caminho mais contido e elegante. A música flui como um drink bem dosado em um bar com luz baixa. É suave, mas tem personalidade. O instrumental é atmosférico, guiado por um groove minimalista e um toque retrô que combina com os vocais aveludados dele.

Simples? Sim. Mas charmoso. É o tipo de faixa que você ouve de olhos fechados, balançando os ombros, lembrando que às vezes, dançar devagar é a melhor forma de seguir em frente.

F Girl – Baby DONT Cry 

Com um nome bem incomum para um grupo, Baby DONT Cry (베이비 돈 크라이 ou BDC) fez sua estreia pela P NATION também no dia 23 de junho. Beni, Kumi, Mia e Yihyun se apresentaram com o single album F Girl, produzido por ninguém menos que Soyeon do i-dle (아이들). E a influência no som é bem perceptível: desde os versos até o refrão falado, tudo soa como sombra de algo que poderia estar facilmente na discografia do i-dle.

A titletrack que dá nome ao álbum de debut tem aquela energia “pop rebelde” que parece ter saído de um filme indie adolescente. Com sua tentativa de ser provocativo e espirituoso, o refrão tropeça na própria ambição. 

Já “Bet You’ll Regret It (지금을 놓치면 분명 너 후회할 거야)”, com seu ar de balada pop-rock nostálgica, parece uma versão mais contida de “Lovesick Girls” do Blackpink (블랙핑크). Pena que é curta demais para causar impacto.

Assim como o ADP, Baby DONT Cry trouxe um debut que passou quase batido. Nenhum deles ganhou rota própria, mas a curiosidade garantiu um lugar aqui no tour — caso você, assim como eu, queira dar uma espiadinha.

Lovestruck – H1-KEY

H1-KEY (하이키) transforma em música os momentos mais brilhantes da vida com o álbum Lovestruck. O lançamento chegou nas plataformas de streaming no dia 26 de junho como um dos fortes candidatos a deixar sua marca no verão. “Summer Was You (여름이었다)” e “Good for U” são os maiores destaques para uma playlist da estação.

Dirty Work – aespa

Ainda fiel à assinatura cyberpunk, urbana e ousada — mas com mais fala e menos melodia — aespa (에스파) literalmente se joga no barro para apresentar seu novo single “Dirty Work”. A novidade chegou no dia 27 de junho em quatro versões, incluindo feat com a rapper Flo Milli, letras em inglês e 100% instrumental.

Always Love – d4vd ft Hyunjin [Stray Kids]

Se o amor tivesse uma trilha sonora em câmera lenta, ela provavelmente começaria com os acordes suaves de “Always Love”, a delicada collab entre d4vd e Hyunjin (현진) do Stray Kids (스트레이 키즈).

Lançada no dia 27 de junho, a dupla entregou tudo que uma música romântica precisa: melodia sonhadora, produção minimalista e vocais que parecem sussurrar ao coração. d4vd conduz a narrativa, mas é Hyunjin quem rouba a cena — adaptando sua voz de forma tão sutil: “All my life I tried to find / Someone that won’t make me losе my mind / So, tell me if it’s now or nevеr / ‘Cause with you, I see forever / I think you could make me better, better”.

“Always Love” é para dias nublados ao som da chuva na janela ou para ouvir a dois. É o tipo de música passageira que conquista devagar, como todo grande amor. E, apesar de não ser K-Pop, entra no tour para acompanhar o Hyunjin.

On My Mind – Alex Warren ft Rosé [Blackpink]

Em “On My Mind”, Rosé (로제) do Blackpink (블랙핑크) empresta sua voz doce com tom melancólico para acompanhar Alex Warren em uma collab de harmonia suave e arranjos simples. Com uma sonoridade folk-pop, a música veio com um MV simbólico no dia 27 de junho, que mostra os dois em diferentes espaços dentro de uma casa de boneca. 

É um pouco genérica, mas tem seu próprio charme pela harmonização das vozes que se combinam e se complementam no decorrer da melodia. 

Por mais que algumas pessoas possam achar que “On My Mind” foge do circuito do K-Pop — fortemente influenciado por EDM, hip-hop, R&B, entre outros gêneros — vale lembrar que a música é do Alex Warren com a participação do Rosé. E não o contrário.

“On My Mind” pode parecer um desvio sonoro, mas talvez seja um passo calculado rumo a novos públicos. Mesmo não sendo um som para todos, é uma forma de expandir o alcance de Rosé globalmente.

5x – ONEUS

Com a proposta de expandir seu território musical em novas possibilidades, ONEUS (원어스) apresentou o álbum 5x no dia 30 de junho. As cinco faixas do EP formam um fio condutor que nos leva por uma experiência sonhadora. A titletrack “X” é instantaneamente memorável, assim como a b-side “LOVE ME or LOSER”. 

n: number of cases – NouerA

O tour deste mês encerra a programação com um grupo que já deixou impacto no debut por se aproximar do som de boy groups que começaram a carreira em gerações passadas. Depois de estrear conectando eras com o álbum New is Now em 26 de fevereiro, NouerA (누에라) parece não querer perder um segundo sequer para manter sua presença viva nas playlists de K-Pop. 

O novo EP n: number of cases já chegou no dia 30 de junho, com seis faixas que misturam house, lo-fi, funk e soul. Fan, Gihyeon, Hyunjun, Junpyo, Lin, Miraku e Yuseop transitam entre estilos como quem percorre linhas temporais invisíveis, como agentes em uma missão secreta. 

Embalada por batidas pulsantes e sintetizadores que fazem o coração acelerar, “MYSELF” abre o álbum como uma declaração do grupo. A titletrack “n (number of cases)” vem como uma viagem sem mapas: cheia de quebras inesperadas, versos marcantes e um rap que parece dobrar o tempo. “Warning!” entrega tudo com groove e atitude, soando como uma homenagem moderna ao K-pop old school. 

O trio faz parte das minhas recomendações do álbum, que ainda inclui “MAKE YOU MOVE”, “FINALE” e “BNB (Beauty and the Beast)”. Ouça todas as músicas no Spotify.

E aí, como foi sua experiência de voo neste mês? Espero que tenha encontrado novas músicas preferidas para suas playlists com o tour pelos lançamentos de K-Pop. Antes do desembarque, deixo alguns singles como minhas principais recomendações de junho para acompanhar o verão: “Killin’ It Girl”, “Kiss & Tell”, “Lemon Drop”, “Rendez-vous” e “X”.

Para seguir viagem, ouça a Playlist K-Pop Tour completa no Spotify com todos os destaques de junho. 🎧🎶

Deixe um comentário