Especiais · K-Pop · Música

Baekhyun no Brasil: carisma, ‘brotinhos’ e a promessa de voltar

Baekhyun no Brasil durante show do tour Reverie em São Paulo. No palco, ele canta vestido de preto ao laado de seus dançarinos

Ver o Baekhyun no Brasil era algo que eu queria muito. Porém, até a véspera da primeira parada do tour Reverie em São Paulo, no dia 14 de junho de 2025, parecia apenas um sonho distante e longe de se realizar. Tudo mudou com um convite, que chegou ao atender a ligação de uma amiga convidada pelo Vibra São Paulo para acompanhar o show. Em menos de 24h e sem tempo para dormir (4h conta? xD), arrumei a mala, comprei passagem, reservei o Airbnb e fui.

Algumas horas antes da grande noite, cheguei na cidade para ver o Baekhyun (백현) do EXO (엑소) em sua primeira turnê mundial solo e sua primeira visita ao país. Enquanto esperamos que os outros membros — ou quem sabe o grupo também — sigam os mesmos passos, vou compartilhar com você como foi minha experiência. Vem comigo? 

Um tour marcado por carisma e espontaneidade

A noite do dia 14 de junho marca a estreia de Baekhyun no Brasil e também a primeira parada do tour Reverie, que começou em Seul, na Coreia do Sul. Após uma breve introdução audiovisual, acompanhada por um jogo de luzes, ele aparece no centro do palco: imponente, estiloso (com seu casaco brilhante), a voz mais afiada do que nunca e com uma energia hipnótica para abrir o repertório ao som de “Young”

Mantendo a energia lá em cima, Baekhyun segue com “Ghost” e “Pineapple Slice” até a primeira interação com o público. Durante a conversa — repleta de sorrisos, caretas e reações espontâneas — ele dá uma palhinha de “Cry For Love” e depois já embala para “Woo”

Todas as músicas são acompanhadas em coro e com os lightsticks do EXO para lá e para cá. Baekhyun parece aproveitar cada momento com carinho e atenção, observando tudo ao seu redor e absorvendo toda a energia contagiante que parece transbordar em uma noite de casa praticamente lotada. E não demora muito até ele eleger sua palavra preferida em português ao ouvir a resposta das Eris sempre que faz uma pergunta: “sim”.

Energia que vira pura emoção 

Após uma sequência poderosa, com direito a um breve momento a capella, Baekhyun deixa seu casaco de lado para ficar mais à vontade no palco e mergulhar em um tom introspectivo. É a vez de “Underwater” mudar a vibe e criar uma atmosfera etérea — com um jogo de luzes que remete às cores do fundo do mar. 

Para aproveitar o ambiente mais intimista que toma conta da casa, “Bambi” é a próxima música a embalar o repertório. Com um chapéu que esconde parcialmente seu rosto e luzes que oscilam entre os tons de rosa e vermelho, Baekhyun apresenta uma coreografia impecável, sensual e cheia de charme — arrancando gritos e suspiros enquanto dança. 

Os ‘brotinhos’ do Baekhyun

Depois de revisitar sua discografia, é hora de trocar de roupa (minha preferida da noite) para apresentar a primeira música do novo álbum Essence of Reverie, que dá nome à turnê. A escolhida é “Chocolate”. E ela vem acompanhada por “Rendez-Vous” e “Good Morning”. O trio volta a elevar a energia, enquanto mantém um equilíbrio entre a sensualidade da coreografia e a elegância dele em cada movimento no palco.

Mais duas músicas do novo álbum entram no setlist. Ainda no clima, “Love Comes Back” nos conduz por uma vibe tranquila para desacelerar e curtir a noite. Mas quando Baekhyun começa a cantar “Lemonade”, uma das minhas preferidas (e que ficou na minha cabeça a semana inteira antes do show), eu finalmente percebo: “É real, não é um sonho. Eu realmente estou vendo o Baekhyun no Brasil”.

Mesmo com a energia vibrante de “Lemonade”, a emoção toma conta e o sentimento de gratidão bate forte. Gratidão a minha amiga que conheci no fan meeting do Hwang In Youp debaixo de chuva e que, desde então, está do meu lado. Gratidão ao Vibra São Paulo pelo convite e pela recepção no show. 🙂

“UN Village” vem em seguida. E lembra do “sim” que virou uma das palavras preferidas da noite? Ao ver um mar de braços erguidos toda vez que as Eris respondem “sim”, Baekhyun conta que lembrou da imagem de um broto de feijão. Quando a tradutora ensina a palavra para ele, os fãs brasileiros ganham um apelido carinhoso: ‘brotinho’.

Entrega vocal e efeito hipnótico 

No meio do show, ele muda o microfone para a seção mais dançante do seu setlist. Esbanjando elegância e sem perder a intensidade dos movimentos, Baekhyun segue com uma entrega vocal poderosa em “Truth Be Told”

Um dos momentos mais bonitos da primeira noite do Baekhyun no Brasil toma conta do palco com a música “Cold Heart”. O som é acompanhado por imagens que provocam um efeito hipnótico. É quase impossível desviar o olhar. E essa sensação aumenta com a performance de “Psycho”, que começa com ele, apenas um dançarino no palco e muita expressão corporal.

Clima descontraído para o final 

Depois de tanta intensidade, chega a hora de mais uma pausa e troca de figurino. O visual agora é colorido e, o clima, descontraído para apresentar “Black Dreams”, outra faixa do álbum Essence of Reverie (uma das minhas preferidas também). Essa vibe continua com “Betcha” e “Candy”, uma das músicas cantadas com mais animação pelo pessoal da pista. 

Para aproveitar a energia positiva que se forma no ar, Baekhyun apresenta a titletrack de seu último lançamento solo antes de sair do palco: “Elevator”. E diz que só volta se chamarem por ele. A música termina com declarações de amor e pedidos de “volta, volta, volta”. Os gritos altos fazem efeito rápido. Em resposta, ele retorna cantando “No Problem”

Mais um momento especial está prestes a acontecer. Com o lightstick do EXO nas mãos, Baekhyun nos convida a cantar “Garden In The Air” — remake gravado em comemoração ao projeto do 20º aniversário da BoA (보아) em 2020. 

Em uma das últimas interações antes da despedida, Baekhyun veste a bandeira do Brasil para preparar uma surpresa especial às Eris brasileiras: “Late Night Calls”, uma das faixas mais emotivas do álbum Essence of Reverie. Ele agradece mais uma vez aos seus ‘brotinhos’ por estarem presentes, deseja que a noite seja inesquecível, promete voltar e encerra sua primeira passagem pelo país com “Amusement Park”.

Com pouco mais de 2 horas de show, um setlist de 23 músicas (mais a palhinha de “Cry For Love” e muitas interações calorosas, a turnê do Baekhyun no Brasil passou por aqui deixando carisma de sobra, uma presença de palco marcante e uma voz que (ao vivo) vai ficar ainda mais forte na memória por um longo tempo. 

O tour Reverie pelo Vibra São Paulo encerrou, mas você pode levar o Baekhyun para uma nova turnê no Spotify. Ouça a playlist completa do show!

Deixe um comentário