
Antes de começar a cumprir o serviço militar, Doyoung (도영) — NCT U (엔시티유), NCT 127 (엔시티 127) e NCT DOJAEJUNG (엔시티 도재정) — liberou seu o álbum Soar, seu 2º solo, nesta movimentada segunda-feira, 9 de junho. Em 10 faixas que passeiam por nuances do rock, uma pitada de bossa nova e — claro, o que não pode faltar — as baladas, o lançamento vem como uma despedida temporária, transformando memórias em músicas.
Se o debut com YOUTH foi uma jornada emotiva e mais introspectiva pela juventude, Soar tem um olhar universal: o conceito dos sonhos e as memórias que nos sustentam, mesmo na ausência. Não é à toa que a titletrack recebeu o nome de “Memory (안녕, 우주)”. Vem comigo?
Titletrack “Memory (안녕, 우주)”
A titletrack “Memory (안녕, 우주)” embala um rock melódico e imersivo que se intensifica conforme a música avança. Apesar de ser uma balada, a faixa ganha força por seus riffs, a performance vocal impecável de Doyoung e, claro, a energia do gênero escolhido.
A letra fala sobre momentos compartilhados que permanecem vivos na memória, mesmo com a passagem do tempo: “I will remember every moment / The stars and the sunlight / There are things that time can never overcome”.
Se o conceito traz um convite para sonhar, criar memórias e preservá-las, o MV complementa a faixa-título com um visual sonhador. Uma despedida bonita para marcar uma distância temporária.
B-sides
A introdução “Wake From The Dark (깊은 잠)” dá o tom ao álbum Soar com uma vibe sonhadora — como acordar de um sonho para alçar voo. Com guitarras líricas e um teclado suave, é como abrir as cortinas para um novo capítulo, reforçando o conceito de sonhos que guia o álbum.
Após setar o mood, Doyoung apresenta “Be My Light (쏟아져오는 바람처럼 눈부시게 너란 빛이 비추더라)”. A música parece sair direto da OST de um K-Drama. Embalada pela melodia de instrumentos de corda, que transitam do som de orquestra para um pop-rock, a faixa expressa o desejo de se tornar uma luz acolhedora para iluminar o amanhecer de quem ouvi-la.
Entre os maiores destaques, “First Step (자전거)” é como um suspiro de verão. Com uma base de bossa nova pop, piano e cordas vintage, é impossível não se sentir abraçado por sua atmosfera leve e nostálgica. A metáfora da bicicleta — tropeçar, mas seguir em frente — encaixa com a proposta de conforto que a letra traz. É minha favorita por um bom motivo: simples, mas profundamente calorosa.
Ao lado dela, “Eternity (미래에서 기다릴게)” também se sobressai, encerrando o álbum com um rock alternativo, a promessa de um reencontro e um final grandioso, como o último ato de um show inesquecível.
Enquanto “Sonnet (소네트)” mantém o rock no centro do arranjo, “Sand Box“ volta a nos convidar para mergulhar na vibe sonhadora do álbum com um som mais alternativo.
O que não pode faltar: as baladas
Como Soar reúne três baladas em sequência, na transição entre “First Step” e “Sonnet”, também agrupei o trio sem necessariamente seguir a ordem da tracklist. “<a href="http://<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_Qsz2QRvATc?si=ZnO41rQvLj8YGP86" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen>Just Friends (편한 사람)”, “Luminous (동경)” e “Still (고요)” propõem um clima mais intimista. Embora soem similares em arranjo (instrumentos de cordas), cada uma explora nuances emocionais distintas — da dor do amor não correspondido à busca por equilíbrio entre liberdade e pertencimento.
Entre elas, “Just Friends” é minha preferida pelo delicado som acústico do violão, que poderia se tornar uma boa companhia no final do dia, durante o pôr do sol, marcando o início de uma noite de verão. “Luminous” e “Still” (escrita e composta pelo músico Yoon Do Hyun) trocam o violão pelo piano.
Com vocais refinados, arranjos bem produzidos e letras que querem transformar pequenos momentos do dia a dia em memórias duradouras, Doyoung mostra um lado que, embora discreto em sua ousadia, é generoso em transmitir sentimentos. Soar chega como um voo calmo — com músicas que passam dos três minutos, em sua maioria — e o desejo de encontrar pouso nos corações de quem o ouvir.
Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum Soar completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧