K-Pop · Música · Review

Doyoung [Soar] transforma memórias em música antes de se alistar

Cena do MV de "Memory" do álbum Soar com Doyoung deitado em uma varada ao lado de um cachorro branco lindo

Antes de começar a cumprir o serviço militar, Doyoung (도영) — NCT U (엔시티유), NCT 127 (엔시티 127) e NCT DOJAEJUNG (엔시티 도재정) — liberou seu o álbum Soar, seu 2º solo, nesta movimentada segunda-feira, 9 de junho. Em 10 faixas que passeiam por nuances do rock, uma pitada de bossa nova e — claro, o que não pode faltar — as baladas, o lançamento vem como uma despedida temporária, transformando memórias em músicas. 

Se o debut com YOUTH foi uma jornada emotiva e mais introspectiva pela juventude, Soar tem um olhar universal: o conceito dos sonhos e as memórias que nos sustentam, mesmo na ausência. Não é à toa que a titletrack recebeu o nome de “Memory (안녕, 우주)”. Vem comigo?

Titletrack “Memory (안녕, 우주)”

A titletrack “Memory (안녕, 우주)” embala um rock melódico e imersivo que se intensifica conforme a música avança. Apesar de ser uma balada, a faixa ganha força por seus riffs, a performance vocal impecável de Doyoung e, claro, a energia do gênero escolhido. 

A letra fala sobre momentos compartilhados que permanecem vivos na memória, mesmo com a passagem do tempo: “I will remember every moment / The stars and the sunlight / There are things that time can never overcome”

Se o conceito traz um convite para sonhar, criar memórias e preservá-las, o MV complementa a faixa-título com um visual sonhador. Uma despedida bonita para marcar uma distância temporária.

B-sides

A introdução “Wake From The Dark (깊은 잠)” dá o tom ao álbum Soar com uma vibe sonhadora — como acordar de um sonho para alçar voo. Com guitarras líricas e um teclado suave, é como abrir as cortinas para um novo capítulo, reforçando o conceito de sonhos que guia o álbum.

Após setar o mood, Doyoung apresenta Be My Light (쏟아져오는 바람처럼 눈부시게 너란 빛이 비추더라)”. A música parece sair direto da OST de um K-Drama. Embalada pela melodia de instrumentos de corda, que transitam do som de orquestra para um pop-rock, a faixa expressa o desejo de se tornar uma luz acolhedora para iluminar o amanhecer de quem ouvi-la.

Entre os maiores destaques, “First Step (자전거)” é como um suspiro de verão. Com uma base de bossa nova pop, piano e cordas vintage, é impossível não se sentir abraçado por sua atmosfera leve e nostálgica. A metáfora da bicicleta — tropeçar, mas seguir em frente — encaixa com a proposta de conforto que a letra traz. É minha favorita por um bom motivo: simples, mas profundamente calorosa.

Ao lado dela, “Eternity (미래에서 기다릴게)” também se sobressai, encerrando o álbum com um rock alternativo, a promessa de um reencontro e um final grandioso, como o último ato de um show inesquecível.

EnquantoSonnet (소네트)” mantém o rock no centro do arranjo, Sand Box volta a nos convidar para mergulhar na vibe sonhadora do álbum com um som mais alternativo.

O que não pode faltar: as baladas

Como Soar reúne três baladas em sequência, na transição entre “First Step” e “Sonnet”, também agrupei o trio sem necessariamente seguir a ordem da tracklist. “<a href="http://<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_Qsz2QRvATc?si=ZnO41rQvLj8YGP86&quot; title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen>Just Friends (편한 사람)”,Luminous (동경)” e Still (고요)” propõem um clima mais intimista. Embora soem similares em arranjo (instrumentos de cordas), cada uma explora nuances emocionais distintas — da dor do amor não correspondido à busca por equilíbrio entre liberdade e pertencimento. 

Entre elas, “Just Friends” é minha preferida pelo delicado som acústico do violão, que poderia se tornar uma boa companhia no final do dia, durante o pôr do sol, marcando o início de uma noite de verão. “Luminous” e “Still” (escrita e composta pelo músico Yoon Do Hyun) trocam o violão pelo piano.

Com vocais refinados, arranjos bem produzidos e letras que querem transformar pequenos momentos do dia a dia em memórias duradouras, Doyoung mostra um lado que, embora discreto em sua ousadia, é generoso em transmitir sentimentos. Soar chega como um voo calmo — com músicas que passam dos três minutos, em sua maioria — e o desejo de encontrar pouso nos corações de quem o ouvir.

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum Soar completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário