K-Pop · Música · Review

KickFlip [Kick Out, Flip Now!]: em busca de seu próprio som

Cena do MV de "Freeze" do álbum Kick Out, Flip Now! do KickFlip com todos vertidos de branco enquanto posam para a câmera

Marcando presença por aqui pela primeira vez, KickFlip (킥플립) encerra os lançamentos de K-Pop que eu acompanhei nesta segunda-feira, 26 de maio. O álbum Kick Out, Flip Now! também é o primeiro comeback de Amaru, Donghwa, Donghyeon, Juwang, Keiju, Kyehoon e Minje desde o debut no dia 20 de janeiro com o EP Flip it, Kick it!.

Com sete faixas que transitam entre o pop, hip-hop, hyperpop e elementos de pop punk, os meninos parecem determinados a mostrar que vieram para “virar o jogo” — assim como o nome do grupo  sugere. Não sei como é para você ou para os charts, mas para mim esse momento ainda não chegou. Vem comigo?

Titletrack “Freeze”

A titletrack “Freeze” abre o álbum com promessas de explosão e refrão marcante. A base com riffs de guitarra inspirados nos anos 90 e os sintetizadores hiperativos trazem frescor à proposta. O refrão até entrega esse ar de banger de verão, mas os versos e os breakdowns de “freeze” quebram o ritmo de forma tão abrupta que prejudicam o impacto final. 

Quando eu pensei que, enfim, estava começando a gostar, a mudança veio para mostrar que ainda não faço parte do público que o KickFlip quer alcançar. Mesmo com o bom desempenho vocal dos meninos — e a participação de Donghwa, Donghyeon, Kyehoon e Minje na letra — a estrutura da música mais atrapalha do que ajuda. E mensagem é bem divertida, aliás, sobre deixar as preocupações de lado: “Flip now, let’s make today a vacation / So stop what you’re doing (Freeze)”.

Com álbuns memoráveis de grupos como TWS (투어스) desde o debut, BOYNEXTDOOR (보이넥스트도어) mais recentemente e ZB1 (제로베이스원) sempre em loop por aqui, KickFlip ainda tem um longo caminho até as minhas playlists. 

Por falar nisso, o MV me lembrou bastante a energia do TWS em alguns comebacks, mas as músicas passam longe de deixar o mesmo impacto. Ao menos, “Freeze” é mais marcante que “Mama Said”. E, se isso for algum indício, pode ser que na próxima vez eles consigam algo maior. Quem sabe, não é? O jeito é ficar de olho!

B-sides

Entre as B-sides, “Complicated!!” é o maior destaque do álbum. Escrita e composta por Amaru — que diz ter criado mais de 100 músicas somente neste ano — a faixa mostra mais coerência, identidade e senso melódico que grande parte do restante da tracklist. É um pop rock cheio de energia e com uma vibe otimista.

É um dos poucos momentos em que o KickFlip realmente parece dono de seu próprio som — apesar de ter membros envolvidos em algumas das faixas como Donghwa que também assina “Skip It! ( 제끼자)” com Minje e “Before the Sun Explodes”. É natural, já que os meninos estão no início da trilha e, certamente, estão experimentando e se desafiando a encontrar a identidade que querem para o grupo.

“Skip It!” e “Code Red” são as faixas mais curtas do álbum, tão curtas que acabam soando como interlúdios acelerados. “Before the Sun Explodes (언젠가 태양은 폭발해)” e “Electricity” investem em atmosferas mais densas, mas carecem de ganchos memoráveis. “How We KickFlip” completa a tracklist com um encerramento suave.

Apesar da aparente intenção de mostrar uma imagem ousada e rebelde, o grupo ainda está buscando seu som. Isso fica claro quando penso em grupos mais novos que já começaram a deixar sua marca, como TWS e BOYNEXTDOOR. De qualquer forma, ver o envolvimento criativo dos membros, seguindo os passos do Stray Kids, pode trazer um futuro promissor.

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum Kick Out, Flip Now! completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário