
Há grupos que passam e marcam fases na nossa vida e há grupos que ficam para sempre no coração. SHINee (샤이니) faz parte do segundo — e Poet | Artist é a prova viva (e sonora) disso. Neste sábado, 24 de maio, Key (키), Minho (민호), Onew (온유) e Taemin (태민) celebraram não apenas 17 anos de carreira, mas algo maior: uma identidade artística que nunca se perdeu, mesmo quando tudo parecia frágil.
A escolha do nome do single album não é coincidência. Poet | Artist é também o título do último trabalho lançado por Jonghyun (종현), em 2018. Ouvir sua voz — com o peso da memória, mas a leveza de quem nunca deixou de fazer parte do SHINee — é uma experiência difícil de traduzir em palavras.
Este comeback não traz apenas uma música (duas, na verdade) ao repertório, volta com um fragmento da alma do grupo, que sempre esteve presente de uma forma ou de outra. Vem comigo?
Poet | Artist
Em comemoração aos 17 anos desde o debut em 25 de maio de 2008, em uma semana onde todo dia foi SHINee Day, o SHINee retorna com um presente simbólico e cheio de emoção: o single álbum Poet | Artist. O comeback não apenas celebra o legado artístico do grupo, como também faz uma homenagem a Jonghyun — que participou da letra e da composição.
“Poet | Artist” apresenta uma fusão envolvente de electropop com toques de reggae e uma percussão marcante. Sua construção é centrada em riffs vocais que dão o tom poético da melodia, em contraste com uma batida pulsante.
“Don’t gеt me wrong, don’t confine me in a framе”. A letra traduz exatamente o que seu nome reflete: a ideia de aplicar uma licença poética não só à arte, mas também à vida cotidiana — como uma forma de romper moldes e criar novas possibilidades. Em poucas palavras, fala sobre viver com a liberdade de um artista, sobre romper padrões e criar algo novo. É um conceito que ecoa diretamente com a trajetória do grupo, conhecido por reinventar constantemente seu som e imagem.
Dessa vez, a faixa é menos sobre impacto e mais sobre intenção. Afinal, “Poet | Artist” carrega a carga emocional de poder ouvir novamente a voz de Jonghyun em um novo lançamento do SHINee. Um presente incomparável para nós (Shawol), que reforça os laços entre os membros e o compromisso com sua história. ❤
Starlight
A segunda faixa, “Starlight”, é aquela luz que brilha com suavidade enquanto mantém o clima otimista no ar. É a marca registrada do SHINee. Uma música mais pop, com um ritmo leve que compara o brilho de um novo encontro com a luz das estrelas na escuridão. A presença do sintetizador e da guitarra elétrica cria uma atmosfera luminosa, enquanto os vocais harmonizados dos membros elevam ainda mais a experiência.
O lançamento do single album Poet | Artist foi precedido por uma série de atividades comemorativas, incluindo transmissões ao vivo de antigos shows no YouTube. Neste fim de semana, o grupo apresenta o SHINee WORLD Ⅶ no KSPO DOME, em Seul, entre os dias 23 e 25 de maio — além da live ‘SHINee WORLD Ⅶ [E.S.S.A.Y] (Every Stage Shines Around You)’.
Em 2021, consegui acompanhar o Beyond Live — SHINee World. Dessa vez, precisei abrir mão para compensar o movimentado início de ano com Taemin no Brasil, seguido por Lee Junho, Hwang In Youp e Stray Kids.
Mais do que apenas um ‘SHINee is back’, Poet | Artist marca um reencontro do grupo com Jonghyun. Apesar de sua presença estar sempre ali, de uma forma ou de outra, sua voz também teve a chance de ser ouvida novamente em um novo lançamento do SHINee. E nesses 17 anos, SHINee provou que ser artista é também ser poeta da própria trajetória.
Já conferiu as duas músicas? Ouça Poet | Artist do SHINee no Spotify e embarque em uma viagem de memórias pelo som. 🎧🎶