K-Pop · Música · Review

Baekhyun [Essence of Reverie] é um álbum para contemplar

Cena do MV de Elevator do álbum Essence of Reverie do Baekhyun. Imagem em preto e branco com Baekhyun no centro, sentado e olhando para o lado

[Atualizado em 12 de junho] Esta segunda-feira, 19 de maio, começou cheia de novidades entre os lançamentos de K-Pop. Uma delas foi o comeback do Baekhyun (백현) do EXO (엑소) com o álbum Essence of Reverie — que também vai marcar o início de sua primeira turnê solo, incluindo passagem pelo Brasil no dia 15 de junho.

Seu 5º miniálbum chega mais de nove meses depois de Hello, World — o 1º projeto na agência INB100 — com sete faixas em seu repertório. Além da parceria de longa data com Colde, conhecido por sua sensibilidade e pela química criativa com Baekhyun, ele se envolveu diretamente na letra e composição das músicas. 

O EP mergulha em um território mais contemplativo e autoral, onde Baekhyun explora a tênue linha entre a realidade e os ideais, revelando a essência por trás da imagem de idol e refletindo seu amor pelos fãs. Vem comigo?

Tracklist: “Elevator”

Com uma metáfora sobre o amor, a faixa-título “Elevator” apresenta um pop R&B romântico, doce e cheio de charme — embalado por sintetizadores suaves, batidas trap e uma leve vibe tropical que parece ecoar no fundo. Tem até efeito sonoro, aquele som que o elevador faz quando chega em um andar. 🙂

“Elevator elevator / Going up your heart / Elevator, let me get up / In the center of your mind / Where is it / All your love, your thoughts”

Tanto “Elevator” quanto toda a tracklist soam como uma sequência natural de Hello, World pela predominância do R&B e a sensação que as músicas solo do Baekhyun passam — uma das melhores companhias como trilha sonora de fundo para qualquer momento do dia. E se a melodia soa familiar, o destaque fica por conta da voz dele. É uma adição agradável para uma playlist tranquila, embora não seja a faixa que mais se sobressaia.

Assim como a essência do álbum, o MV mantém o toque de simplicidade. O foco não é no visual, mas nas expressões, na vibe da música e na melodia sofisticada. Se você reparar, verá algumas referências a outras faixas da tracklist, como “Chocolate” e “Lemonade”.

B-sides

A música que abre o álbum Essence of Reverie é Chocolate, lançada no dia 15 de maio como pré-release. Também com base no R&B, a faixa transmite um ar estiloso, suave e com uma letra que compara o amor a um chocolate cheio de doçura. O groove de teclado e a linha de guitarra envolvem de um jeito que fica até difícil não ouvir em repeat. Não é à toa que “Chocolate” quase virou titletrack.

Mas quem se destaca mesmo na seleção é a b-side Lemonade, um R&B de tempo médio combinado a melodias de cordas. E, ao lado da dela, Black Dreams vem como a maior recomendação do álbum com um conceito curioso: um desejo recorrente do Baekhyun para que os fãs tenham um sono profundo e sem sonhos (já que sonhar, muitas vezes, pode ser cansativo, não é?). É uma pena que seja a faixa mais curta, com apenas 2:20.

Essence of Reverie ainda inclui Love Comes Back sons de guitarra lírica e um baixo marcante, No Problem como um pop urbano misturado a elementos de R&B e Late Night Calls. A faixa que encerra o disco é uma balada delicada que soa como uma canção de ninar acústica, carregada de emoção e ternura.

O álbum Essence of Reverie representa a evolução de Baekhyun, como ele mesmo descreve em uma entrevista — especialmente por seu envolvimento maior na produção. Assim como seus projetos anteriores, a seleção musical prioriza melodias mais tranquilas, com um toque de elegância e devaneio, além do foco no seu ponto forte: sua voz. Para quem já gosta da sua discografia, não faltam músicas para satisfazer a playlist.

Já conferiu todas as faixas? Ouça o álbum Essence of Reverie completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧

Deixe um comentário