
No dia em que completa 10 anos desde o debut, Monsta X (몬스타엑스) celebra a data com um lançamento simbólico: NOW PROJECT vol.1. O álbum digital chegou nesta quarta-feira, 14 de maio, para marcar o reencontro oficial dos seis integrantes — Hyungwon, I.M, Joohoney, Kihyun, Minhyuk e Shownu — após idas e vindas causadas pelo serviço militar obrigatório.
Como não é bem um lançamento, eu ia deixar para incluir o grupo na programação do tour semanal. Porém, já fazia tempo desde a última vez que vimos todos juntos. E os meninos marcaram presença na retrospectiva das músicas de K-Pop de 2023 pelo comeback com o EP REASON e uma das minhas titletracks preferidas, “Beautiful Liar”. Por isso, vamos abrir uma exceção por aqui. Vem comigo?
Especial: NOW PROJECT vol. 1
Assim como um espelho, “NOW” reflete “MON” (presente no nome do grupo) e carrega o duplo sentido de “presente” e identidade no projeto. Mais do que uma compilação, o álbum revisita e ressignifica uma fase importante da discografia dos meninos, com faixas originalmente lançadas entre 2021 e 2023 — período em que Shownu estava ausente devido ao alistamento.
Todas as 10 músicas do álbum tiveram a participação direta do Monsta X (letra, composição e arranjo) e foram regravadas com as vozes dos seis membros:
- “Rush Hour”
- “Autobahn”
- “Ride with U”
- “Mercy”
- “Love”
- “Love Forever (사랑한다)”
- “Beautiful Liar”
- “Lone Ranger”
- “Deny”
- “It’s Alright (괜찮아)”
Entre os destaques, “Rush Hour” e “Beautiful Liar” ganham força renovada em arranjos que mantêm a intensidade característica do Monsta X com a presença completa do grupo. A variedade de gêneros — do hip-hop ao R&B, passando pelo disco funk e até punk rock — mostra a versatilidade do grupo no processo criativo.
NOW PROJECT vol.1 representa reconexão com os fãs, um presente que celebra a trajetória construída até aqui e pode apontar para um comeback no futuro próximo (quem sabe). Além disso, volume 1 também pode indicar mais remakes ou o início de algo maior. Em um cenário onde a longevidade de grupos é cada vez mais rara, o Monsta X reafirma seu compromisso artístico e emocional com sua história — e com o agora.
Esse movimento me lembrou o rebranding do i-dle (아이들) no início do mês. Embora sejam propostas diferentes, os dois grupos estão apostando em um recomeço, mas sem deixar para trás a trajetória que os trouxe até aqui. Será uma tendência entre as jornadas mais longas pelos palcos do K-Pop?
Já conferiu o remake? Ouça o álbum NOW PROJECT vol. 1 completo no Spotify. 🎧