K-Pop · K-Rock · Música

Tour pelo K-Pop: seleção de lançamentos de abril 

Atenção passageiros! Para o roteiro de viagem do voo KP2504, reunimos todas as rotas em um só lugar com os principais lançamentos de K-Pop de abril. Entre os destaques do tour deste mês, passaremos pelo debut dos grupos Close Your Eyes e SKINZ, além de relembrar o tributo do ASTRO a Moonbin. Tem singles em inglês, o primeiro comeback do Kai depois de ser liberado do serviço militar e muito mais.

Passageiros com destino ao tour pelos lançamentos de K-Pop, nossa viagem começa em instantes. Escolha seu assento em um ambiente tranquilo e confortável. Embarca comigo? 

WANT – Solar [MAMAMOO]

Após quase um ano desde o álbum COLOURS, Solar (솔라) do MAMAMOO (마마무) retornou no dia 2 de abril com “WANT”. O single traz uma explosão retrô-pop dos anos 80: um instrumental cheio de metais, uma leve vibe de jazz e batidas dançantes. O grande destaque está em sua entrega vocal potente e cheia de personalidade. 

ETERNALT – Close Your Eyes

Close Your Eyes (클로즈 유어 아이즈) fez seu debut no dia 2 de abril com o álbum ETERNALT e já chamou a atenção pela inusitada escolha da titletrack de estreia. “All My Poetry” deixa de lado o tradicional som mais upbeat e aposta em um mid-tempo R&B nostálgico para apresentar o grupo de uma forma diferenciada. Vale a pena também conferir as b-sides. 

HOUSE OF TRICKY: SPUR – xikers

No dia 4 de abril, xikers (싸이커스) voltou com seu 5º miniálbum HOUSE OF TRICKY: SPUR, composto por cinco faixas. Dessa vez, os meninos trouxeram uma forte influência do hip-hop com batidas intensas e um rap cheio de energia para a titletrack “BREATHE”. A “HIGHWAY” é minha maior recomendação pela vibe rock. 

Loose – ENHYPEN

Pouco antes da estreia no Coachella, ENHYPEN (엔하이픈) apresentou “Loose”, um single 100% em inglês. A novidade chegou no dia 4 de abril, embalada por um mid-tempo pop com clima retrô suave que remete aos anos 80. A sonoridade me lembrou a mudança de estilo do grupo, que veio com o álbum Orange Blood.

The Firstfruit – Mark [NCT]

Após anos como um dos rostos mais versáteis da SM Entertainment e muitos singles, Mark (마크) do NCT (엔시티) finalmente lançou seu primeiro álbum solo. The Firstfruit chegou no dia 7 de abril com 13 faixas, que transitam por diferentes gêneros, influências e estilos. A titletrack “1999” é divertida, mas são as b-sides que têm mais chances de play por aqui.

D’s WAVE – Daesung [BIGBANG]

Anos após acumular uma extensa discografia japonesa, Daesung (대성) do BIGBANG (빅뱅) lançou seu primeiro álbum solo coreano. D’s WAVE veio no dia 8 de abril, com oito faixas guiadas por influências do rock — incluindo uma parceria com a banda The Rose. Para quem curte essa vibe rock, é uma pedida sem skips. 

WILD & FREE – AMPERS&ONE 

AMPERS&ONE (앰퍼샌드원) também fez seu comeback no dia 8 de abril com o álbum WILD & FREE. Entre as seis faixas que transitam por diferentes vibes, a titletrack “Kick Start” abre a tracklist com uma batida pesada e pegada hip-hop. E, mais uma vez, são b-sides como “My Mistake” e “I Know You” que brilham no repertório.

Mess – Kang Daniel

Ainda que de forma contida desde o álbum ACT, Kang Daniel (강다니엘) preparou mais um comeback solo. No dia 9 de abril, ele liberou “Mess”, um single totalmente em inglês que mergulha no som intimista de um rock melancólico, com instrumentais sutis e arranjos minimalistas. 

Oh My – Oh My Girl

Em comemoração aos 10 anos de carreira, Oh My Girl (오마이걸) liberou o single “Oh My” no dia 9 de abril. Assim como a imagem do grupo e o tom celebrativo, a música é cheia de leveza, doçura e energia — com um clima quase veranil, chegando como um abraço carinhoso aos fãs. É agradável e cumpre seu papel de marcar mais um aniversário.

Young & Loud – SKINZ

Marcando sua estreia oficial em 10 de abril de 2025, o grupo virtual SKINZ (스킨즈) apresentou o single “Young & Loud” — uma faixa que mistura rock alternativo, funk e hip-hop com uma pegada nostálgica e ao mesmo tempo futurista.

Criado pela Bridge Entertainment e composto por sete membros — Dael, Dovin, Finn, Ilang Kwon, Jaon, Theo e Yull — SKINZ é mais um grupo a querer desafiar os limites entre o virtual e o real, seguindo os passos do PLAVE (플레이브). Seu nome é uma abreviação para “Synthetic Kinetic Infinite Next-gen Zenith”.

Produzida por EL CAPITXN, “Young & Loud” é o reflexo da estética rebelde e vibrante do grupo. A faixa captura o espírito de uma juventude que quer ser ouvida, com riffs energéticos, batidas pulsantes e versos carregados de atitude. Embora o single marque a estreia oficial, SKINZ liberou três lançamentos autorais pré-debut: “돌아오는 길”, “Poison Ivy” e “25.14”.

poppop – NCT WISH

NCT WISH (엔시티 위시) fez seu primeiro comeback do ano no dia 14 de abril com o álbum poppop. O grupo manteve a estética vibrante e juvenil, que os separa das outras units do NCT. Com seis faixas, a titletrack que dá nome ao EP tem uma pegada divertida, mas as b-sides “Design” e “1000” se aproximam mais do meu estilo. 

FLEX LINE – TIOT

Quem também voltou no dia 14 de abril foi o TIOT (티아이오티) com o álbum FLEX LINE. Seguindo a onda do hip-hop pesado na linha de frente, a titletrack que leva o mesmo nome do EP incorpora riffs de saxofone, lembrando “Talk Saxy” do RIIZE (라이즈). Minha maior recomendação é a b-side “Always” pela base de piano suave.

PON PON – Super Junior L.S.S [JP]

Teve comeback da unit Super Junior L.S.S. (슈퍼주니어-L.S.S.) com o single album japonês PON PON no dia 18 de abril. Leeteuk, Shindong e Siwon optaram por manter a sonoridade retrô com toques de comédia dos lançamentos anteriores. Esse tipo de som não faz muito o meu estilo, mas o trio ganhou passagem pelo tempo que o grupo faz parte da minha vida.

꿈속의 문 (Moon) – ASTRO

No dia 19 de abril, teve homenagem do ASTRO (아스트로) com “꿈속의 문 (Moon)”, relembrando dois anos após a partida de Moonbin. Com participação de 22 nomes conhecidos no K-Pop — como VIVIZ, MONSTA X, SEVENTEEN, SF9, Stray Kids e Moon Sua (irmã de Moonbin) — a música é uma carta aberta cheia de carinho, saudade e a esperança de reencontro.

Tap Clap – Apink

Apink (에이핑크) segue com seus lançamentos anuais para celebrar o aniversário do grupo com os fãs. No dia 19 de abril, Bomi, Chorong, Eunji, Hayoung e Namjoo comemoraram 14 anos de carreira com o single “Tap Clap” — uma adição simples, leve e nostálgica para a discografia das meninas.

Go in Blind (月狼) – &TEAM

Mais uma vez, &TEAM (앤팀) chegou de surpresa por aqui (ainda não me acostumei com o cronograma fora da Coreia do Sul). No dia 20 de abril, o grupo liberou não apenas todo o álbum Go in Blind (月狼) nas plataformas de streaming como também o vídeo da titletrack com a performance e a coreografia para o Studio Choom, antes mesmo da chegada do MV oficial.

UNDERWATER – Big Ocean

Para celebrar um ano de debut e mais um Dia das Pessoas com Deficiência na Coreia, Big Ocean (빅오션) compartilhou seu novo álbum UNDERWATER. Com quatro faixas e uma estética madura cheia de simbolismo, o EP chegou no dia 20 de abril. A titletrack “ATTENTION” é o maior destaque da tracklist.

TRY WITH US – TWS

Em uma sequência de bons lançamentos desde o debut, TWS (투어스) fez um novo comeback no dia 21 de abril com o álbum TRY WITH US. O EP conta com seis faixas, incluindo a titletrack “Countdown!”, que mantém a mesma fórmula de sucessos anteriores como “plot twist” e “If I’m S, Can You Be My N?”, além das b-sides “Lucky to be loved” e “Now Playing”.

Wait on Me – Kai [EXO]

Após mais de dois anos desde o lançamento de Rover, incluindo o período de alistamento militar em seguida, Kai (카이) do EXO (엑소), enfim, retornou aos palcos do K-Pop com o álbum Wait on Me. Seu novo EP solo inclui sete faixas com uma pegada mais latina e voltada ao Afrobeats. Os destaques são a titletrack de mesmo nome e a b-side “Pressure”.

Only cry in the rain – CHUU

CHUU (츄) voltou com o álbum Only cry in the rain no dia 21 de abril, trazendo cinco faixas que transitam entre synthpop, disco e dream pop. A titletrack que dá nome ao EP e a b-side “Je t’aime” são as minhas recomendações para quem gosta de adicionar um tom melancólico e charmoso na playlist. 

MAD – Onew [SHINee]

Pouco antes de iniciar sua turnê pelos Estados Unidos, Onew (온유) do SHINee (샤이니) lançou seu primeiro single digital em inglês: “MAD”. A música alterna entre momentos suaves e densos, em um contraste entre minimalismo e introspecção, para refletir o turbilhão de emoções que um relacionamento pode provocar.

WAJANGCHANG – LUCY

Enquanto Shin Gwangil cumpre o serviço militar obrigatório, Choi Sangyeop, Cho Wonsang e Shin Yechan fizeram seu primeiro comeback do ano no dia 23 de abril com o álbum WAJANGCHANG <와장창>. O trio apostou em uma abordagem mais leve e divertida, mas sem deixar sua sonoridade característica de lado.  

Broken Party – Chen [EXO]

“Welcome to my broken party!” Foi assim que Chen (첸) do EXO (엑소) entrou na programação do tour pouco antes da virada do mês. No dia 28 de abril, ele compartilhou seu novo single “Broken Party”. Ao se distanciar do seu repertório repleto de baladas, Chen flerta com o rock e entrega uma música com potencial de entrar em loop (ao menos por aqui).

From Real to Surreal – HIGHLIGHT

Como todo o foco do dia 28 de abril estava no comeback do Chen, HIGHLIGHT (하이라이트) acabou ficando de fora da última rota de lançamentos. O grupo entrou neste tour na última hora com o álbum From Real to Surreal. Para quem não conhece os meninos — Lee Gikwang, and Son Dongwoon, Yang Yoseop e Yoon Dujun — eles costumavam promover suas músicas com o icônico nome BEAST (비스트).

Com quatro faixas, a titletrack “Chains” abre o EP com uma introdução marcante de clarinete que logo se funde a batidas sedutoras, vocais poderosos e um toque de elegância. Eu me lembrei daquele K-Pop old school quando pouca gente conhecia o gênero, sabe? Isso me fez gostar da música logo na primeira vez. E a ambientação do MV complementa bem essa vibe que ela passa, deixando a melodia e algumas frases ainda mais memoráveis na mente.

Ao lado de “Chains”, a b-side “Follow Me” é minha favorita pela explosão de energia com guitarras vibrantes. Não poderia ter escolha melhor para encerrar o álbum. Além da dupla, a tracklist mostra seu lado mais emocional com “Endless Ending” (a única assinada com o nome BEAST) e agrega um som suave com “Good Day to You” — que lembra o estilo Lo-Fi, quase como uma trilha de fundo para dias tranquilos.

O álbum From Real to Surreal do HIGHLIGHT não tenta reinventar a roda — e nem precisa. Com vocais impecáveis, arranjos bem pensados e um charme atemporal, o grupo veterano mostra que ainda pode deixar sua marca nas nossas playlists. Ouça o álbum From Real to Surreal completo no Spotify.

***

Como foi seu voo até aqui? Espero que tenha encontrado novas músicas preferidas para suas playlists com o tour pelos lançamentos de K-Pop, com pitadas de K-Rock e J-Pop. Antes do desembarque, deixo ETERNALT, D’s WAVE, TRY WITH US e Wait on Me como minhas maiores recomendações de álbuns entre as novidades de abril. Já entre os singles, “Broken Party” é o meu favorito.

Para seguir viagem, ouça a Playlist K-Pop Tour completa no Spotify com todos os destaques de abril. 🎧🎶

Deixe um comentário