![Cena da animação do MV de "Stop the Rain" do TABLO [Epik High] com RM [BTS]. Na imagem, um menino flutua no ar em um fundo escuro com um trecho da letra da música](https://hastalatour.com/wp-content/uploads/2025/05/single-stop-the-rain-tablo-x-rm-k-pop-reproducao.png?w=663)
TABLO (타블로) do Epik High (에픽하이) e RM (알앰) do BTS (방탄소년단) uniram forças nesta sexta-feira, 2 de maio, para apresentar uma confissão lírica que facilmente leva às lágrimas: “Stop the Rain”. Dessa vez, diferente da collab “All Day” de 2022 que transborda energia, a dupla mergulha em águas muito mais profundas, entregando um single que se aproxima mais de uma confissão íntima do que de um música tradicional.
Em entrevista à Rolling Stone, TABLO revela que “Stop the Rain” foi produzida há dois anos pelos dois rappers e cuidadosamente guardada até que o momento de apresentá-la ao mundo chegasse. E talvez não haja ocasião mais apropriada do que agora: um mês antes da dispensa de RM do serviço militar.
Cantada majoritariamente em inglês, a música tem uma atmosfera melancólica e minimalista. A batida arrastada serve de pano de fundo para versos crus, como o de RM: “When I was a kid / I was convinced that I was destined for the 27 club / I’m 29 sinkin’ in a bathtub”. Quem acompanha a indústria, entendeu a referência, né?
TABLO também não se esquiva da dor. Em versos como “Raised by shame / Raised by the rod”, ele relembra memórias dolorosas da infância que ainda reverberam. A chuva, tema recorrente em sua discografia, surge aqui como símbolo de dualidade para a dor e renovação.
A colaboração não se limita a vozes, é um diálogo com letras altamente pessoais (quase como um diário em forma de música) entre almas que sobreviveram à escuridão. O resultado é uma obra profundamente humana, que transborda honestidade e respeito mútuo. “Stop the Rain” é uma faixa que não precisa de refrões chicletes para tocar — ela entra direto no peito.
E já que o exército é quase uma página virada, que tal relembrar o BTS no 슈취타 com Suga?