K-Pop · K-Rock · Música

Playlist K-Pop Tour: lançamentos da segunda metade de abril

Atenção passageiros! Preparamos mais uma rota pelos principais lançamentos de K-Pop — dessa vez sobrevoando a segunda metade de abril. O roteiro de viagem deste mês foi reduzido a duas conexões por dois motivos: a inesquecível passagem do Stray Kids no Brasil e a falta de novidades com mais força. Apesar de termos várias paradas, poucas se sobressaem. Mesmo assim, a tripulação preparou outras recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist. Embarca comigo?

poppop – NCT WISH

Após o lançamento de Steady em setembro de 2024, NCT WISH (엔시티 위시) fez seu primeiro comeback do ano no dia 14 de abril com o álbum poppop. Jaehee, Riku, Ryo, Sakuya, Sion e Yushi mergulham em uma estética vibrante e sonora que abraça a leveza e o frescor da juventude. A seleção traz seis novas faixas para a discografia dos meninos.

A titletrack poppop é divertida, dançante e tem um pré-refrão pegajoso — sempre lembro de “Feel the POP” do ZEROBASEONE (제로베이스원) nessa parte. Combina com a vibe do grupo, mas ainda passa longe das minhas playlists. A coreografia e o MV apostam no carisma e no bom humor, com Sion correndo para um encontro e os demais membros dando apoio — uma narrativa fofa que reforça o charme dos meninos.

Entre as b-sides do álbum, “Design” e “1000” são as que mais se aproximam do meu estilo. “Design” traz um arranjo vocal interessante combinado a uma melodia que remete aos anos 2000. Já “1000” é aquele clássico R&B com arranjos envolventes e uma progressão imprevisível, que tornam a experiência ainda mais agradável.

Ouça o álbum poppop completo no Spotify.

FLEX LINE – TIOT

Quem também voltou no dia 14 de abril foi o TIOT (티아이오티) com o álbum FLEX LINE, composto por quatro faixas. Com cinco membros — Choi Woojin, Hong Keonhee, Kum Junhyeon, Minseoung e Shin Yechan — o grupo retomou as atividades após o lançamento do single “The Long Season” em 1º de outubro de 2024, trazendo uma proposta mais inclinada para o lado do hip-hop.

A titletrack que dá nome ao novo EP dos meninos abre a tracklist de forma explosiva. “FLEX LINE” aposta em uma pegada hip-hop, riffs de saxofone marcantes e uma atitude confiante. Em um primeiro momento, esses riffs me lembraram de “Talk Saxy” do RIIZE (라이즈). Ainda que o instrumental seja chamativo, a estrutura da faixa se apoia em fórmulas já conhecidas e amplamente utilizadas pelos boy groups no K-pop.

Entre as b-sides, “Always” é a que mais chamou minha atenção pela base de piano suave e a harmonia vocal mais emotiva embalada por um mix de pop e R&B. Apesar de preferir o lado mais animado das coisas, faixas que desaceleram o ritmo também tendem a ganhar espaço por aqui de vez em quando.

“Sweet Magic” dá continuidade à vibe R&B, com arranjos delicados e uma melodia agradável, enquanto “Birthday” encerra o álbum com energia, leveza e harmonias divertidas.

Ouça o álbum FLEX LINE completo no Spotify.

PON PON – Super Junior L.S.S [JP]

Reparou que as units do Super Junior parecem mais ativas ultimamente? No ano passado, tivemos o Super Junior L.S.S. (슈퍼주니어-L.S.S.) e o Super Junior-D&E (슈퍼주니어DnE), além de alguns comebacks solo. Quem já está de volta é Super Junior L.S.S. com o single album japonês PON PON, que chegou às plataformas de streaming no dia 18 de abril. O trio, formado por Leeteuk, Shindong e Siwon apresentou duas novas músicas: “PON PON” e “Hungry”.

Conhecidos por apostarem no retrô com toques de comédia, os integrantes do L.S.S. seguem na mesma linha com a titletrack que dá nome ao álbum — um lançamento que fica no meio-termo entre nostalgia e exagero cômico. A produção é divertida, mas o resultado final parece preso entre ser uma paródia consciente e uma tentativa sincera de entregar um hit. Para mim, não funciona. E o mesmo vale para “Hungry”.

Além disso, não é segredo que a unit D&E se aproxima um pouco mais do meu estilo. Mas eu ainda quis incluir o trio no tour em respeito à admiração pelo Super Junior. No fim das contas, o L.S.S. continua parecendo aquele trio de “tios engraçados” tentando entreter a galera no churrasco e, curiosamente, pode até funcionar com quem aprecia esse estilo.

Ouça o álbum PON PON completo no Spotify.

꿈속의 문 (Moon) – ASTRO

No dia 19 de abril, teve homenagem do ASTRO (아스트로) com “꿈속의 문 (Moon)”, relembrando dois anos após a partida de Moonbin. Com participação de 22 nomes conhecidos no K-Pop — como VIVIZ, MONSTA X, SEVENTEEN, SF9, Stray Kids e Moon Sua (irmã de Moonbin) — a música é uma carta aberta cheia de carinho, saudade e a esperança de reencontro.

Tap Clap – Apink

Apesar de não estarem mais ativos (pelo menos em termos de frequência), alguns grupos preparam singles comemorativos para marcar seu aniversário de debut. Um deles é o Apink (에이핑크). Exatamente um ano depois de “Wait Me There”, Bomi, Chorong, Eunji, Hayoung e Namjoo lançaram mais uma música especial para celebrar o dia 19 de abril de 2025 e seu 14º ano de carreira: “Tap Clap”.

Diferente da melodia calma e reconfortante do ano anterior, “Tap Clap” aposta em uma vibe animada, simples, leve e nostálgica. Até mesmo o MV é mais descontraído e tem aquele toque de vídeo caseiro, mostrando imagens das meninas em um quarto de hotel.

Mesmo sem grandes promoções ou performances, essas faixas comemorativas se mantêm relevantes por tudo o que o Apink representa no K-pop: longevidade, consistência e carisma.

Go in Blind (月狼) – &TEAM

O cronograma do &TEAM (앤팀) sempre me pega de surpresa! Desde o debut, ainda fico confusa sobre os lançamentos e a agenda para promovê-los. Go in Blind (月狼) é o mais novo álbum do grupo, que chegou às plataformas de streaming no dia 20 de abril — embora a data oficial, pelo menos para o disco físico, seja 23 do mesmo mês. A titletrack que leva o mesmo nome teve seu vídeo de performance revelado no dia 14, já com coreografia para o Studio Choom no dia 19 — tudo antes da chegada do MV.

Go in Blind (月狼) veio em sequência a Yukiakari (雪明かり), lançado em dezembro de 2024. Composto por seis faixas — incluindo as versões coreanas de “Go in Blind” e “Run Wild” — o álbum resgata a sonoridade mais densa e dramática do grupo, que mistura rock e rap com ambientações melódicas.

A titletrack “Go in Blind” traz de volta o estilo sombrio que marcou o debut do &TEAM, com um riff de guitarra marcante na abertura e um pré-refrão melódico que entrega o momento mais memorável da música. A coreografia com os olhos vendados, em alusão ao nome da faixa, é uma das minhas partes favoritas — embora eu sinta que não causa o mesmo impacto que os movimentos do Taemin (태민) em “Criminal” .

As demais faixas, como “Run Wild” e “Wolf Type (オオカミ系男子)”, ampliam esse conceito mais “feroz” do &TEAM. Sinceramente, eu ando com dificuldade de me conectar com o som do grupo, apesar de seguir acompanhando um ou outro lançamento na esperança de que isso mude. E o cronograma confuso não ajuda muito.

Ouça o álbum Go in Blind (月狼) completo no Spotify.

UNDERWATER – Big Ocean

Um ano após o debut e no Dia das Pessoas com Deficiência na Coreia, 20 de abril, Big Ocean (빅오션) já preparou seu 2º miniálbum UNDERWATER. Diferente do 1º EP Follow, lançado em novembro de 2024, a tracklist adota uma estética mais madura e simbólica para o trio Chanyeon, Hyunjin (agora PJ) e Jiseok. 

Com quatro faixas, UNDERWATER é um mergulho metafórico em camadas emocionais profundas, onde os integrantes se redescobrem como tritões e abraçam seus instintos mais intensos. O conceito “Embracing the Black Ocean” transforma vulnerabilidade em força e aproxima ainda mais o grupo de seus fãs.

A titletrack “ATTENTION” é o maior destaque da seleção. Embora tenha apenas 2 minutos e 25 segundos, é potente, viciante e ousada em sua proposta de empoderamento. A coreografia, com participação direta de Jiseok, intensifica ainda mais o impacto da música.

A jornada começa com “SINKING”, solo de PJ, que explora a sensação de afundar nos próprios sentimentos. Em seguida, “FADE OUT” traz uma atmosfera etérea e letra assinada por Chanyeon — que também participa de “END OF TIME”, a b-side que fecha o álbum com um tom mais melancólico e emotivo.

Em turnê pela Europa, Big Ocean já tem presença confirmada no Anime Friends em julho — marcando também a primeira passagem do grupo pelo Brasil.

Ouça o álbum UNDERWATER completo no Spotify.

TRY WITH US – TWS

Em uma sequência de bons lançamentos desde o debut, TWS (투어스) fez um novo comeback no dia 21 de abril com o álbum TRY WITH US. O EP conta com seis faixas, incluindo a titletrack “Countdown!”, que mantém a mesma fórmula de sucessos anteriores como “plot twist” e “If I’m S, Can You Be My N?”, além das b-sides “Lucky to be loved” e “Now Playing”.

Wait on Me – Kai [EXO]

Após mais de dois anos desde o lançamento de Rover, incluindo o período de alistamento militar em seguida, Kai (카이) do EXO (엑소), enfim, retornou aos palcos do K-Pop com o álbum Wait on Me. Seu novo EP solo inclui sete faixas com uma pegada mais latina e voltada ao Afrobeats. Os destaques são a titletrack de mesmo nome e a b-side “Pressure”.

Only cry in the rain – CHUU

Após o adorável Strawberry Rush em junho do ano passado, CHUU (츄) voltou com o álbum Only cry in the rain em 21 de abril — um dia marcado por uma série de novidades no K-Pop. Com cinco faixas, a tracklist transita entre synthpop, disco e dream pop. A titletrack que dá nome ao EP é uma das minhas recomendações pelo ar melancólico, a simplicidade e a estética oitentista. O MV reforça essa atmosfera nostálgica com filtros granulados e direção sutilmente dramática. Ver o vídeo me fez gostar ainda mais da música.

“Back in town” traz um groove gostoso, que desperta aquele sentimento agridoce de voltar para casa depois de passar um tempo longe. Já “Kiss a Kitty” aposta no humor para elevar o ânimo com um disco-pop cheio de personalidade. Entre as b-sides, a próxima, “Je t’aime”, é a minha favorita pelo clima dream pop com uma guitarra vintage cheia de charme. “No More” encerra o álbum como um manifesto de amor próprio. 

Only cry in the rain é um álbum para quem busca uma experiência sonora mais afetuosa, com melodias suaves, baladas nostálgicas e vocais doces.

Ouça o álbum Only cry in the rain completo no Spotify.

MAD – Onew [SHINee]

Ainda faz pouco tempo desde que Onew (온유) do SHINee (샤이니) lançou CONNECTION, um de seus álbuns mais autorais, incluindo sua participação em todo o processo criativo. Para complementar sua turnê nos Estados Unidos, ele preparou seu primeiro single digital em inglês: “MAD”. 

A escolha do idioma amplia o alcance da mensagem e sinaliza o desejo de se conectar com o público global. A novidade também serve como aquecimento para seu próximo álbum solo, previsto para julho.

Em “MAD”, Onew mergulha nas dualidades do amor — o êxtase de se apaixonar e a dor de se afastar — com uma sensibilidade que só ele poderia expressar. A música alterna entre momentos de suavidade e tensão, minimalismo e introspecção, refletindo o turbilhão emocional que faz parte do processo. A melodia, propositalmente repetitiva, marca a intensidade dos sentimentos e as complexidades de se apaixonar.

WAJANGCHANG – LUCY

Enquanto Shin Gwangil cumpre o serviço militar obrigatório, Choi Sangyeop, Cho Wonsang e Shin Yechan fizeram seu primeiro comeback do ano no dia 23 de abril com o álbum WAJANGCHANG <와장창>. O trio apostou em uma abordagem mais leve e divertida, mas sem deixar sua sonoridade característica de lado. 

Chegamos ao final da programação especial de lançamentos de K-Pop da segunda metade de abril. Entre os maiores destaques do roteiro, o tributo do ASTRO a Moonbin, “Go in Blind” do &TEAM e os novos álbuns do TWS e do Kai — com menção especial à banda LUCY que nos presenteou com algumas b-sides interessantes.

Gostou do roteiro? Para seguir viagem, ouça todos os destaques de abril com a Playlist K-Pop Tour no Spotify.

Deixe um comentário