Animes · Review

[Review] Gekkan Shoujo Nozaki-kun é pura comédia 

Imagem com os personagens principais do anime Gekkan Shoujo Nozaki-kun e um fundo branco

Gekkan Shoujo Nozaki-kun 「月刊少女野崎くん」 enfim saiu da minha lista para equilibrar com o universo sombrio de Darwin’s Game 「ダーウィンズゲーム」 e trazer um toque de leveza para a programação do tour pelos animes deste mês. Lançada em 7 de julho de 2014, a obra é uma comédia pura, com leves pitadas de romance entre uma brecha e outra nos risos. 

Inspirado no mangá de Tsubaki Izumi, o anime ganhou uma temporada, acompanhada por um OVA de 6 episódios bem curtinhos. Juntos, é como se fossem um capítulo a mais na divertida história de Sakura, Nozaki e companhia. A produção é do estúdio Doga Kobo (Oshi no Ko, Kawaii dake ja Nai Shikimori-san, Tokidoki Bosotto Russia-go de Dereru Tonari no Alya-san, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Myself; Yourself).

Gekkan Shoujo Nozaki-kun brinca com os clichês do gênero shoujo de forma tão espirituosa que é impossível assistir sem soltar boas gargalhadas. Vem comigo?

Ficha técnica de Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Anime: Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Gênero: Comédia e Romance

Número de Episódios: 12 + 6 especiais

Estreia: 7 de julho de 2014 + 24 de setembro de 2014

Estúdio: Doga Kobo

Adaptação: mangá de Tsubaki Izumi


Sakura Chiyo é uma estudante do ensino médio apaixonada por Nozaki Umetarou, um colega alto, sério e misteriosamente distante. Quando finalmente cria coragem para se declarar, ela acaba em um mal-entendido: ao invés de receber uma resposta para sua confissão, Sakura ganha um autógrafo. E é só o começo da confusão! Afinal, Nozaki é um mangaká que publica suas obras sob o pseudônimo “Sakiko Yumeno” — e acaba recrutando Sakura como assistente sem perceber os sentimentos dela. Daí em diante, seguimos os dois e um elenco de personagens incrivelmente excêntricos em situações tão absurdas quanto divertidas.

Review de Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Com apenas 12 episódios, o anime se tornou rapidamente um queridinho para mim graças à sua abordagem hilária e nada convencional do romance. No entanto, o maior charme de Gekkan Shoujo Nozaki-kun está no seu excêntrico elenco de personagens — em uma inversão dos arquétipos típicos de romances escolares. 

Mikoshiba Mikoto é o “galã” popular, mas secretamente inseguro, que fala frases de efeito e depois se esconde por vergonha. Seo Yuzuki é a melhor amiga de Sakura, atlética, intensa e com um comportamento agressivo e extremamente sincero. Ela canta como um anjo mas age como um ogro. Wakamatsu Hirotaka é o garoto sensível que não consegue se impor, principalmente quando se trata da Seo-先輩. 

Kashima Yuu assume o papel de “príncipe encantado” e conquista todas as garotas da escola — mesmo sendo… uma garota! Hori Masayuki talvez seja o ponto de equilíbrio entre eles como o personagem mais centrado da turma. Todos eles acabam envolvidos, de alguma forma, com o processo de criação do mangá de Nozaki. A partir daí, o anime brinca com o universo dos mangás e o cotidiano escolar. 

Embora leve o selo de “romance”, o anime está longe de ser convencional nesse sentido. O relacionamento entre Sakura e Nozaki é o coração da narrativa, mas jamais se desenvolve da maneira que esperamos — o que, curiosamente, se torna o seu maior trunfo. A ausência de um clímax romântico tradicional dá lugar a uma sequência de mal-entendidos e situações cômicas que reforçam a dinâmica divertida entre os personagens. 

Nozaki, completamente alheio aos sentimentos de Sakura, é um poço de seriedade que contrasta com a doçura e o entusiasmo da protagonista, criando cenas hilárias sem esforço.

Impressões finais de Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Para quem está acostumado com as animações mais atuais, o visual segue o padrão da época, com cores fortes e expressões exageradas. A estética combina com o tom leve e bem-humorado da obra, e dá ainda mais vida às situações absurdas vividas por Nozaki e companhia — nos colocando no clima certo para a enxurrada de piadas que vêm.

Os episódios especiais (mini OVAs) lançados entre 2014 e 2015 funcionam como uma extensão natural de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, mantendo o mesmo nível de comédia e carisma dos personagens. Juntos, formam uma sequência que poderia ter sido transformada em um episódio extra para o anime. São curtos (média de 3 minutos) e não acrescentam nada, mas servem como um mimo divertido para quem ficou querendo mais da obra principal.

No fim das contas, o anime atua como uma paródia ao universo dos mangás shoujo — com uma comédia leve e deliciosamente absurda. Não há grandes reviravoltas, nem desenvolvimento profundo de relacionamentos, mas há algo melhor: o prazer de acompanhar personagens cativantes em interações imprevisíveis. É o tipo de anime que sabe rir de si mesmo e, com isso, nos faz rir junto.

Se você busca uma comédia engraçada, com personagens carismáticos (cada um ao seu modo) e uma boa dose de humor, Gekkan Shoujo Nozaki-kun dá um check em todos os itens da lista. Não espere um romance tradicional, aliás não espere qualquer tipo de envolvimento amoroso. O que você vai encontrar é uma comédia romântica que tropeça (de propósito) em todos os clichês do gênero e ainda sai ilesa. 

Se você quer comédia com romance, a pedida é Kaguya-sama wa Kokurasetai  e sua declaração de guerra ao amor.

Deixe um comentário