
5 de abril de 2025 é uma data que vai entrar para a história e na memória de todos que estavam lá. Esse foi o dia em que mais um sonho, após uma longa espera de 7 anos, finalmente se realizou. “Stray Kids everywhere all around the world” nunca fez tanto sentido como na noite em que o Stray Kids (스트레이 키즈) lotou o MorumBIS em São Paulo — reunindo mais de 60 mil Stays em um só lugar.
Nem mesmo a chuva e o frio foram capazes de afastar o ânimo para gritar, a energia para pular e o calor de uma recepção que esperou tanto para receber os meninos de braços abertos. O sentimento de ver Changbin (창빈), Seungmin (승민), Hyunjin (현진), Bang Chan (방찬), Felix (필릭스), I.N (아이엔), Han (한) e Lee Know (리노) ao vivo e de perto foi gigante, muito maior do que a força do clima.
Hoje, estou aqui para compartilhar com você como foi a experiência de ver Stray Kids no Brasil e acompanhar o tour dominATE em uma das maiores turnês de K-Pop pelo país. Vem comigo?
This post is also available in English.
💡 Read the English version here
A aguardada chegada do Stray Kids no Brasil
Demorou, mas a vinda do Stray Kids para o Brasil chegou com um recorde: a reunião de 175 mil Stays em três dias de show — consolidando a passagem do grupo por aqui como a maior turnê de K-Pop do país.
Os meninos desembarcam no Rio de Janeiro no dia 29 de março e já chegaram aproveitando o tempo livre antes do primeiro show no dia 1º de abril no Engenhão para curtir uma praia, jogar bola e andar pelo calçadão de Copacabana. Depois de turistar pela cidade maravilhosa, eles embarcaram para São Paulo. A cidade se transformou em palco para dois shows no MorumBIS, nos dias 5 e 6 de abril.
O tour dominATE é o terceiro do Stray Kids e começou em agosto do ano passado em Seul, na Coreia do Sul. Desde então, tem passado por diversos lugares do mundo. Na América Latina, foi a primeira vez, começando pelo Chile nos dias 27 e 28 de março. Daqui, os meninos seguiram para o Peru e encerram a turnê no México nos dias 12 e 13 de abril. Depois, eles embarcam para o Japão, Estados Unidos, Canadá e Europa. A turnê se estende até o final de julho.
Clima pré-show: Stray Kids everywhere
Eu vim ver o Hwang In Youp no finalzinho de março. Por isso, cheguei em São Paulo no dia 22 e fiquei até o show do grupo. O mais difícil foi controlar a ansiedade. Antes mesmo do Stray Kids aterrissar por aqui com a turnê dominATE, os meninos já estavam dominando o Bom Retiro e a Liberdade — nas conversas, nas músicas de fundo de uma loja aqui e outra ali e nas camisetas das Stays que já estavam se preparando para o grande dia.
Se no Rio de Janeiro, a temperatura estava nas alturas, em São Paulo o clima resolveu pregar uma peça e trazer chuva para o primeiro show do grupo no sábado. A previsão do tempo não era tão pesada quanto a do fim de semana de fevereiro que recebeu o Taemin por aqui, muito menos tão boa quanto a que recepcionou o inesquecível Midnight Sun com o Lee Junho. Choveu bastante na véspera e, no DIA-D, teve um pouco de tudo.
Cheguei na fila por volta das 8h30 do dia 5 de abril — mais uma vez com a companhia do mesmo serviço de transfer que me levou até o Taemin, Lee Junho e Hwang In Youp. Não preciso nem dizer que um mar de gente já estava deixando o clima nos arredores do estádio bem animado, não é?
Com as oscilações do tempo, que não sabia se fazia chuva ou fazia sol, a capa de chuva foi e voltou. E o melhor de tudo, conheci pessoas incríveis assim que eu cheguei — e elas ajudaram a acalmar um coraçãozinho super ansioso pela hora do show. ˆˆ
Experiência VIP no show do Stray Kids
Meu ingresso? Estamos falando de Stray Kids, um dos grupos que faz parte do meu TOP3, preciso dizer que foi o VIP? Esse é o tipo de show em que passar o dia de pé na fila, esquecer do banheiro, comer lanches leves durante o dia e enfrentar a chuva é praticamente obrigação. Afinal, eu queria estar o mais perto possível dos meninos.
Quando chegou a hora dos portões abrirem, às 10h, começou o primeiro desafio. Abriu no horário? Não! E a espera foi longa! Entrei em uma pré-fila no corredor entre a saída e o estádio por volta das 11h30 — sem staffs para repassar qualquer orientação e sem banheiro por perto e, os mais próximos, com filas bem grandes.
Depois veio o segundo desafio. Teve merchan antecipado para VIP? Ter, até teve, de forma improvisada! Quando a fila começou, enfim, a andar, já passando das 14h, quem queria ver os produtos oficiais precisou sair da fila e depois entrar correndo no estádio para garantir um bom lugar. Além disso, nem tudo estava disponível para compra.
Comprei o que dava para comprar, encontrei as amigas que conheci na fila, passei rapidinho no banheiro e busquei um lugar próximo ao palco para o soundcheck às 15h. Ao menos, não faltou água. Distribuíram copinhos de água o tempo todo, dentro e fora do estádio.
Escolhemos ficar no lado direito em uma das pontas do palco, porque o grupo costuma andar por ali e jogar água nas fãs em algumas músicas. As meninas estavam chamando esse espaço de ‘anteninhas’ para identificar mais fácil. 🙂
Soundcheck a la ‘singing in the rain’
Por respeito às regras internas, eu não gravei a passagem de som em vídeo, mas tive a certeza de registrá-la na memória e vou compartilhar um pouquinho desse momento especial aqui com você.
Stray Kids cantou três músicas para o público VIP. Os meninos entraram com “MIROH” e, pouco depois, a chuva também resolveu participar de “Back Door” e “TOPLINE”. Já fui em show que teve soundcheck cancelado, mas não com eles.
Hyunjin e Bang Chan nem pareciam se incomodar com a água caindo. Felix, I.N, Lee Know, Changbin, Han e Seungmin andaram pelo palco com guarda-chuvas transparentes e esbanjando simpatia por onde passavam. Apesar do “incômodo” do tempo, confesso que deu até um charme mágico, inusitado e inesquecível para a passagem de som. Se teve algo realmente VIP foi esse momento exclusivo com eles.
Com uma toalhinha entre a cabeça e o boné, Hyunjin chegou muito perto de onde estávamos. Parecia que dava para tocar nele, apesar de ter umas cinco pessoas na minha frente. Pouco, né? O I.N estava uma graça de óculos. Fiquei encantada com o sorriso dele. Como pode alguém sorrir daquele jeito? E quem eu mais esperava, fez que vinha, mas “fugiu” no meio do caminho, colocando o guarda-chuva de lado simulando um vento puxando ele de volta. Ah, Felix! Não vou me esquecer disso. xD
Show do Stray Kids em São Paulo: um espetáculo gigante
Às 19h30, “Chk Chk Boom” começa a tocar de fundo, acompanhada pelas vozes da multidão e por lightsticks no mesmo embalo. Quando as luzes do estádio se apagam, o espetáculo começa. O momento mais aguardado da noite estava prestes a transformar um longo sonho em realidade. Com uma abertura épica, efeitos audiovisuais, dançarinos em sincronia e um show de pirotecnia à parte, que chegou a esquentar a pista, o Stray Kids sobe ao palco do MorumBIS para a segunda apresentação da turnê dominATE no Brasil.
Vestidos de branco, Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin parecem príncipes. Tão nobre quanto a aparência deles é a escolha da música de abertura, “Mountains”. Eu aguardei para ver essa introdução poderosa, e de abrir a boca (literalmente), ao vivo desde o lançamento do álbum ATE em julho do ano passado. A explosão de energia segue com “Thunderous” e “JJAM”.
Depois do impacto da abertura, o Stray Kids se apresenta oficialmente para as Stays brasileiras. Entre uma palavra e outra em português, a apresentação passa por cada um deles, enquanto compartilham sua experiência no Brasil.
Para manter a energia do início do show, Bang Chan já deixa o convite para embalar em mais uma sequência de músicas com “District 9” e “Back Door”. Quem começa a reparar no som do estádio, consegue perceber o som ecoando além dos microfones, através da multidão que sabe a letra do início ao fim.
Após esquentar o palco do MorumBIS, os meninos saem para trocar de roupa. Quem assume os holofotes é o #TeamSKZ com os dançarinos do Stray Kids. eles apresentam um medley com alguns dos hits do grupo: “Hellevator”, “Easy”, “S-Class”, “Walkin’ On Water”, “Charmer”, “Hall of Fame”.
Boom, Boom, Chk Chk Boom
Depois do compilado de sucessos e mais efeitos audiovisuais, Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin já voltam para o palco com a energia nas alturas. Dessa vez, o visual combina vermelho e preto com muito brilho para acompanhar “Chk Chk Boom”. O sorriso dos meninos é visível com o coro que às vezes é até mais alto do que a própria música. Que orgulho das Stays brasileiras! ˆ-ˆv
Sem perder o ritmo, nem a participação do público, o grupo embala o repertório do show com “Domino” e “God’s Menu” até mais um momento do #TeamSKZ. Dessa vez, é a banda que toma conta do palco, deixando os instrumentos falarem mais alto.
Os duetos da mixtape dominATE
Lembra da mixtape dominATE que foi lançada recentemente? Ela entrou no setlist da turnê da América Latina. Até então, os meninos se apresentavam com solos. Por aqui, eles trocaram o brilho individual para brilharem ainda mais como duplas. Na mesma sequência, “Truman” abre os duetos com Felix e Han em uma poderosa demonstração de rap e de presença de palco. E que presença!
Depois vem a acelerada “Burnin’ Tires” com I.N e Changbin — correndo pela passarela, formando uma moto com a ajuda dos dançarinos e uma pequena explosão de fogos no final. A próxima é a queridinha que conquistou meu coração com seu ar de mistério, “Escape”, nas vozes de Hyunjin e Bang Chan. Os dois mostram uma performance teatral e sensual que combina com a vibe da música. Ouvir o segundo verso ao vivo, “Feel the rhythm of your / Heartbeat pounding loud…” dá arrepios só de lembrar. E se o Bang Chan já era um líder que eu admirava, meu respeito por ele só aumentou.
Para fechar os duos, Lee Kwon e Seungmin entregam uma apresentação mais sentimental e cheia de notas altas com “Cinema” — transformando o estádio em uma sala de cinema. As Stays participam como protagonistas, cantando em coro e deixando Seungmin orgulhoso.
Gigante além do espetáculo do show
Enquanto eles se preparam para o que vem a seguir, novos efeitos audiovisuais preenchem os dois grandes telões do palco principal. Bem no meio, um gigante começa a se levantar para anunciar a vez de “Giant”: “Run, run, run before we come, come, come”. Um espetáculo visual para transformar o show do Stray Kids no Brasil em uma verdadeira imersão. Sem tempo a perder e, agora vestidos de azul, os meninos já emendam “Walkin’ on Water” na sequência.
Quem pensou que “S-Class” do álbum 樂-STAR ficaria apenas no medley se enganou, pois o grupo apresenta a música na íntegra e com toda a intensidade que ela merece. A música é um dos maiores hits do Stray Kids, além da sua coreografia icônica no refrão. Ela não apenas tem seu momento para brilhar, como é mostrada de diferentes ângulos do palco.
Quem sabe, faz ao vivo: duetos acappella
Chega o momento de falar um pouco mais sobre a mixtape dominATE, já que é a maior novidade do setlist, além de ser um lançamento recente de março.
Cada dupla apresenta sua música, com direito à palhinha acappella e curiosidades, como uma nota alta de “Escape” que o Hyunjin conseguiu alcançar, deixando Bang Chan cheio de orgulho.
Entre um e outro dueto, os membros brincam entre eles e parecem se divertir livre e genuinamente no palco. Han faz sua própria versão de “run” na letra de “Escape”, enquanto Felix transforma o trecho em um momento fofinho.
Após uma pausa descontraída, o mood da noite fica mais sentimental. “Lonely St.” é a primeira música a aproximar os meninos. I.N é o primeiro a andar pela ‘anteninha’ direita, seguido por Seungmin, ainda mais perto, e o Felix no meio. “Just come already, 제발”. xD
Quando “I am YOU” começa, não demora até a convidada mais indesejada da noite voltar a marcar presença e levar os meninos de volta para o palco principal. Ela vem fininha como quem não quer nada, mas logo começa a ficar mais forte.
“Cover Me” ainda mais emotiva com a companhia da chuva
Chuva atrapalha o show? Quem já passou pela experiência, sabe o quanto ela pode incomodar. No entanto, além do soundcheck que ganhou um charme a mais com a presença dela, “Cover Me” começa quando a chuva ficou mais forte e isso, de alguma forma, amplia o tom de sentimentalismo da música. O que já era lindo, ficou ainda mais especial: “The sun will always be there, waiting after the rain”.
Tenho certeza que “Cover Me” foi uma das músicas mais marcantes da noite, principalmente quando Seungmin aparece no telão cantando a ponte em uma nota altíssima, acompanhada pela emoção das Stays e as lágrimas se misturando às gotas da chuva caindo no rosto.
Se “Cover Me” marca pelo sentimentalismo, a próxima sequência vem para espantar a chuva de vez e esquentar o estádio com a energia explosiva do Stray Kids. “TOPLINE” abre o setlist para a entrada de “Social Path”, chuva de papel picado e “LALALALA”. A collab com a LiSA é uma das minhas músicas preferidas. E justamente quando ela começa a tocar, adivinha quem aparece de surpresa na minha frente? O menino que fugiu no soundcheck: Felix. xD
Foi o Felix aparecer de pertinho — com Bang Chan, Lee Know (com capinha de chuva), I.N, Changbin, Hyunjin e Seungmin vindo em sequência — que nem a câmera do celular aguentou e parou de gravar. Até o foco automático resolveu brincar com o meu coração. Isso poderia acontecer em qualquer hora do show (na verdade não), mas por que logo agora? 다시 브라질에 오세요! 약속해요?
“Welcome to Stray Kids Hot Megaverse” dá continuidade ao repertório mais intenso do grupo com “MEGAVERSE”. E na sequência tem “Maniac” antes de uma breve pausa para trocar o figurino mais uma vez.
Quando as luzes se acendem, tudo brilha
Vestindo camisetas e moletons do merchan, os meninos retornam com uma vibe mais light. Para acompanhar o novo mood, “I Like It” com sua divertida coreografia e “Blind Spot”, que ganhou a companhia de luzes nas cores verde, amarelo e azul para iluminar o estádio. Os dançarinos do Stray Kids também participam.
No palco e com a voz para cantar junto, a energia está nas alturas. Mas, nessa hora, os braços já estão adormecidos de tanto gravar. Os meninos fazem de conta que vão embora, só que voltam rapidinho para nos animar.
Mesmo sem forças, o show tem que continuar, não é mesmo? Com o ânimo lá em cima e a vontade de aproveitar cada segundo com eles, fiz o possível para aguentar até o fim. Até porque a próxima música é muito especial: “Stray Kids”. Eles fazem jus à letra: “We’re gonna go our way / To places still unknown”. Tive a impressão que o Hyunjin olhou para a minha câmera. Será? Só ele vai saber, né? O que eu sei é que “Woah, woah, oh, oh, woah” ecoando por todo o estádio vai ficar na minha memória por muito tempo.
Deixando minha ilusão (ou não) de lado, “MIROH” é a próxima. Essa música é marcante para mim. Foi uma das primeiras coreografias do Stray Kids que eu aprendi em 2019. E quem sempre aparece nas minhas músicas preferidas? Felix! Como eu queria estar na ponta daquela ‘anteninha’… E o banho de água começa oficialmente!
Show termina no MorumBIS, mas continua na memória até o próximo
Os meninos do Stray Kids agradecem e se despedem, mas quem acompanha os shows de K-Pop sabe que sempre tem o encore. Sem muita espera, eles voltam ao palco do MorumBIS para cantar a versão festival, aquela mais acelerada, de “Chk Chk Boom”. O banho de água recomeça, com direito a arminhas que soltam fumaça em quem está na pista. E quem está chegando perto de mim com uma garrafa de água nas mãos? Eu e minhas amigas levamos um banho de água do Felix. ˆˆ
Com Seungmin anunciando ‘one more song’, o grupo começa a preparar o final do espetáculo. Ele volta todo animado para a anteninha do palco, cantando “Haven”, a última música da noite. Enquanto isso, Felix se anima com a fumaça no meio da passarela. E o Bang Chan chega trazendo uma chuva de papel picado vermelho. Depois vem o Lee Know para protagonizar uma cena divertida com Han, enquanto o Changbin só olha para os dois. E o Felix aparece para se despedir também, mandando beijinhos para todos.
Com aproximadamente 3 horas de show, Stray Kids entregou uma performance inesquecível — com pirotecnia, efeitos visuais, chuva de papel picado, fogos de artifício, banho de água e muita simpatia — em sua primeira passagem pelo Brasil com o tour dominATE. Quem não era fã, virou Stay. quem já era, se apaixonou ainda mais pelo grupo. Os meninos se despediram do palco com a promessa de voltar. 약속이다!
O tour pelo MorumBIS em SP encerrou, mas você pode levar o Stray Kids para uma turnê no Spotify. Ouça a playlist completa do show!