
Com os dois últimos de seus 12 episódios liberados na segunda-feira, 24 de março, My Dearest Nemesis (그놈은 흑염룡) concluiu a história do Black Dragon e da Strawberry. O K-Drama da tvN adaptou o web comic “Geunomeun Heukyeomryong” de Hyejinyang e teve sua estreia no dia 17 de fevereiro.
Como representante do estilo rom-com, um dos meus favoritos, a série mistura romance, comédia e um toque de nostalgia gamer para contar a história de dois amigos no jogo que se tornam rivais na vida real e, por obra do destino, se reencontram no ambiente corporativo.
My Dearest Nemesis passou direto pela seleção para entrar na programação do tour de fevereiro, mas o roteiro seguiu um caminho diferente do que eu imaginava. Vem comigo?
Ficha técnica de My Dearest Nemesis
Série: My Dearest Nemesis (그놈은 흑염룡)
Gênero: Romance
Número de Episódios: 12
Estreia: 17 de fevereiro de 2025
Direção: Lee Soo-Hyun
Roteiro: Hyejinyang (webcomic) e Kim Soo-Yeon
Elenco principal: Moon Ga-Young (Baek Soo-Jung), Choi Hyun-Wook (Ban Joo-Yeon), Lim Se-Mi (Seo Ha-Jin), Kwak Si-Yang (Kim Sin-Won) e a lista completa
Ban Joo-Yeon (Choi Hyun-Wook) e Baek Soo-Jung (Moon Ka-Young) se conhecem através de um jogo online, como Black Dragon e Strawberry, e ficam muito próximos. Ao marcar um encontro na vida real, Joo-Yeon se declara para Soo-Jung. O problema é que ele tem apenas 15 anos, só que no jogo ele diz ser mais velho do que realmente é.
Anos depois, Soo-Jung se torna uma líder de equipe talentosa e determinada, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando seu novo chefe e o herdeiro da empresa da empresa onde ela trabalha é ninguém menos que Joo-Yeon. Esse reencontro promovido pelo destino promete reviver ressentimentos, segredos e, quem sabe, um amor que estava fadado a florescer.
Review de My Dearest Nemesis
No início, My Dearest Nemesis incorpora elementos dos jogos online. Como fã do C-Drama Love 020, eu estava ansiosa pela chance de acompanhar mais uma história conectada ao universo dos games. Essa foi a minha principal motivação, mas não a única. O elenco também contribuiu para colocar o K-Drama na lista sem nem pensar duas vezes.
Hyun-Wook chamou minha atenção em Twenty-Five Twenty-One e depois em Twinkling Watermelon. Além disso, desde True Beauty, a Moon Ga-Young sempre me dá motivos para ver seus trabalhos. A única exceção é The Interest of Love, uma série que quero apagar da memória.
My Dearest Nemesis segue um caminho um pouco diferente do que eu tinha em mente. Eu esperava algo um pouco mais próximo de Love 020, intercalando entre o jogo online e a realidade. Esse mesmo jogo que conecta os protagonistas acaba perdendo presença conforme os episódios avançam, a ponto de se tornar apenas uma memória de como os dois se conheceram. Se eu disse que não me senti frustrada, eu não estaria sendo 100% honesta.
A ideia de um casal que se conhece no mundo virtual durante a adolescência e se reencontra na vida real anos mais tarde é um toque divertido e nostálgico, especialmente para quem viveu a era dos jogos online no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Embora a experiência do primeiro amor tenha deixado cicatrizes nos dois, cada um lida com o passado da sua maneira. Soo-Jung se torna uma mulher forte, ambiciosa e independente, que se destaca em sua carreira e não teme enfrentar os desafios do mundo corporativo. Já Joo-Yeon carrega traumas do passado desde a perda dos pais e tem um certo ar infantil como um mecanismo de defesa para superar a vida rígida imposta por sua avó.
⬆️ Altos
A transição de “inimigos” para amantes ocorre de forma natural e bem desenvolvida. Moon Ga-Young e Choi Hyun-Wook entregam atuações carismáticas e conseguem transmitir tanto as tensões iniciais quanto a gradual aproximação de seus personagens. O romance é doce, mas não excessivamente meloso.
Em contraste, o casal secundário traz uma história madura e realista. Enquanto Seo Ha-Jin (Lim Se-Mi) lida com o divórcio e a dificuldade de confiar em um novo relacionamento, Kim Sin-Won (Kwak Si-Yang) se apaixona para valer pela primeira vez e deixa para trás a vida descompromissada para ficar com seu novo amor. Seu personagem é fofinho ao seu modo e não cai no clichê de rival amoroso insistente.
Também vale menção a duas participações curtas, mas especiais. No episódio 6, Hong Jong Hyun aparece para um encontro às cegas com Soo-Jung apenas para deixar Joo-Yeon enciumado. No episódio 8, foi Yoon Bak que apareceu de surpresa e já mostrando interesse na Ha-Jin de um jeito bem engraçado. xD
Com uma seleção de músicas que mistura pop romântico e faixas com um toque rock, a trilha sonora contribui para criar a atmosfera leve e divertida do K-Drama.
⬇️ Baixos
Durante praticamente todo o K-Drama, a avó de Ban Joo-Yeon é uma personagem cruel. Além de culpar o neto pela morte do filho, ela o priva de qualquer liberdade, impõe abuso emocional por anos e ainda cria barreiras para atrapalhar seu relacionamento com Soo-Jung.
>>> Alerta de spoiler
Que a avó teria seu momento de redenção, já era esperado. Previsível. Porém, a forma como o roteiro conduz os arrependimentos e pedidos de desculpa parece apressado e pouco convincente. Também sinto que faltou um pouco mais de emoção na cena, na mesma medida do seu comportamento rigoroso.
Por falar em atrapalhar, My Dearest Nemesis segue o roteiro clássico de comédias românticas, com a tradicional separação antes do casal se reconciliar. Ao menos, o reencontro dos protagonistas acontece de maneira mais fluida do que em outros K-Dramas do gênero.
Entre os pontos que poderiam ser melhorados, o que mais me marcou foi a falta de mais elementos do passado gamer. A premissa do casal que se conhece em um jogo online é um dos diferenciais da série e um dos maiores atrativos para mim. Ver essa referência ficando em segundo plano conforme a história avança foi uma das minhas maiores frustrações. Poderiam ter explorado mais esse aspecto, como Love 020 fez.
Aliás, isso me lembra da forma como a Strawberry trata o Black Dragon quando eles se conhecem na vida real. O diálogo que os dois trocam me decepcionou. Mentir sobre a idade é bem comum nos jogos online, não que isso seja algo bom apenas por ser recorrente, mas nada justifica o que ela diz para ele. Só eu fiquei em choque com as duras palavras que ela diz para um menino de 15 anos? *-*
Impressões finais de My Dearest Nemesis
A maior mensagem que My Dearest Nemesis deixa é para nos dedicarmos ao que gostamos independentemente do que as outras pessoas pensam. Não importa qual é o seu hobby, desde que ele te faça bem, ninguém tem o direito de julgar. Nem mesmo a sociedade como todo e suas expectativas. O que vale é ser verdadeiro com seus sentimentos.
Se você gosta de romances leves, com pitadas de humor e uma história que flui sem grandes exageros, My Dearest Nemesis pode ser uma boa companhia. A série é divertida e proporciona momentos fofos entre os protagonistas. Só não espere grandes inovações para o gênero, nem um romance de tirar o fôlego, fazer o coração bater mais forte ou dar aquele friozinho na barriga.
Se a pedida é um rom-com fofinho, Lovely Runner é a definição mais pura do gênero. 🙂