K-Pop · Música · Review

Mixtape dominATE: a força dos duetos do Stray Kids

Stray Kids com todos os membros de preto em um cenário com equipamentos de som

Nem passou tanto tempo desde a chegada do álbum HOP em meados de dezembro do ano passado e já tem uma nova seleção de músicas fresquinhas do SKZ para as nossas playlists. Nesta sexta-feira, 21 de março, Stray Kids (스트레이 키즈) retorna com mais uma demonstração de sua versatilidade ao apresentar a mixtape dominATE: uma tracklist recheada de duetos para agradar todos os gostos musicais.

Além de uma versão coreana da titletrack japonesa “GIANT”, o projeto conta com mais quatro faixas divididas por duetos. Através delas, cada dupla — Changbin e I.N, Han e Felix, Bang Chan e Hyunjin, Lee Know e Seungmin — explora diferentes estilos. E a mixtape já chega como um esquenta há poucos dias da passagem do aguardado tour dominATE pelo Brasil. Vem comigo?

Minhas impressões da mixtape dominATE

A presença do Stray Kids aqui no blog ainda é tímida (culpa minha), mas o domínio do grupo é gigante. Se os meninos conseguiram expandir seu território com o álbum ATE, a mixtape dominATE vem para reforçar a presença global de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin. E, mais uma vez, além do trio 3RACHA, todos se envolveram no processo criativo para imprimir um tom ainda mais pessoal ao lançamento.

Antes da mixtape chegar, não consegui conter a curiosidade e espiei um trechinho de cada faixa conforme eram liberados no YouTube. À primeira ouvida, “Burnin’Tires” e “ESCAPE” se destacaram para mim. Depois de ouvir a experiência completa, “ESCAPE” reinou como a favorita do comeback, enquanto as outras ainda competem para ver quem vem na sequência das preferências. 

GIANT

Para quem acompanhou o lançamento do álbum japonês GIANT em novembro de 2024, a música que abre a mixtape já é uma velha conhecida. A titletrack que leva o mesmo nome do EP volta com uma versão coreana, mantendo a mesma energia intensa da faixa original.

Burnin’Tires (Changbin & I.N)

Após ouvir a faixa completa, “Burnin’Tires” ainda soa tão bem quanto a pequena amostra que ouvi no spoiler. A combinação entre o rap acelerado de Changbin e os vocais mais leves de I.N cria um contraste dinâmico com uma sensação de velocidade que rompe limites. Os efeitos sonoros sutis na produção — como o som do atrito do pneu queimando no asfalto — adicionam uma camada extra de imersão e tornam a experiência ainda mais envolvente.

A música também tem uma vibe vibrante de hip-hop, pop-punk e rock, que se encaixaria como uma luva em trilhas sonoras de animes de luta, ação ou quem sabe até de corrida — fazendo jus ao refrão: “Ba-ra-ba-bam, I’m runnin’ until the end / Ba-ra-ba-bam, get out of my way / Ba-ra-ba-bam, I’m burnin’ until the end / Ba-ra-ba-bam, get out of my way”

Truman (Han & Felix)

Quase inteiramente em inglês, “Truman” muda o tom da mixtape com o talk-sing de Felix — apesar de ainda manter o hip-hop como base — para uma introdução mais narrativa antes da entrada de Han. O instrumental áspero cresce de forma intensa no pré-refrão e cria um bom build-up para aumentar o impacto do refrão. 

A música faz uma analogia ao filme “O Show de Truman”, reforçando a ideia de seguir em frente mesmo diante das adversidades e dos desafios constantes. Gosto da letra e também do pequeno trecho dedicado ao fandom: “Got trophies in the bag, ‘cause of STAY, we lock in”

ESCAPE (Bang Chan & Hyunjin)

“ESCAPE” é, sem dúvida, a música que mais me marcou e que mais tempo ficou em loop desde a primeira vez que ouvi a mixtape dominATE. É uma b-side com um instrumental R&B alternativo marcante que lembra a cadência de “We Will Rock You” do Queen, enquanto equilibra intensidade e suavidade sem pender para qualquer um dos lados. Outro som que veio quase que de forma instantânea na minha mente pela vibe misteriosa e poderosa foi “Mountains” — uma das melhores b-sides do álbum “ATE”. 

O segundo verso apresenta uma das melhores transições vocais da mixtape: “Escape from reality, come with me / I’ll fulfill all your fantasies, follow me / Let’s run away from the world, shh”. A forma como Bang Chan altera o tom de sua voz em uma construção gradual de falsettos até o clímax final me impactou. E Hyunjin complementa perfeitamente bem como sua dupla.

CINEMA (Lee Know & Seungmin)

Para encerrar a mixtape, “CINEMA” mergulha uma balada pop calorosa que direciona todos os holofotes para a força vocal de Lee Know e Seungmin. A música tem um instrumental belíssimo, embalado pelo acompanhamento de um delicado violão. A letra não fica para trás ao inserir referências que comparam cada cena da vida a momentos em um filme. 

Essa é uma combinação para deixar qualquer um com a sensibilidade à flor da pele. Sabe aquele dia difícil que não importa o que você faça ou o quanto se esforce? Minha semana inteira tem sido assim, talvez a música tenha vindo com propriedades de cura para trazer um pouco de alívio a  esse sentimento de frustração.

O pré-refrão é um dos meus momentos preferidos pelo build up até o refrão e pela letra: “When this light goes down, story starts to rise up / Today’s curtain opens between fleeting fates / Never stop writing down, until I capture the masterpiece / I won’t let go”. A mensagem do 2º verso também se sobressai, assim como o Outro antes da música encerrar: “Welcome to our cinema”. É o tipo de música que se encaixaria bem no fim do repertório, não apenas da mixtape, mas também no final de um show (especialmente no palco de um festival).

A mixtape “dominATE” prova, mais uma vez, que o Stray Kids é um grupo multifacetado, capaz de navegar por diversos gêneros musicais com maestria. As faixas exploram diferentes dinâmicas vocais e instrumentais, permitindo que cada dupla brilhe. “ESCAPE” é a favorita, enquanto o trio se reveza dependendo do mood do dia. Para hoje, “CINEMA” ficaria em 2º lugar. 

Já ouviu toda a tracklist? Ouça a mixtape dominATE completa no Spotify e compartilhe suas faixas favoritas. 🎧

Deixe um comentário