
Depois de uma segunda extremamente agitada entre os lançamentos de K-Pop, o SF9 (에스에프나인) chegou nesta terça-feira, 11 de março, para nos desacelerar um pouco — pelo menos aqui no blog. Pelo conceito do novo álbum LOVE RACE, a playlist deve seguir acelerada para acompanhar a agenda puxada no trabalho hoje.
LOVE RACE é o 15º EP do grupo e marca o primeiro comeback em três anos, incluindo o membro Jaeyoon, que concluiu o serviço militar em setembro do ano passado. Em agosto, Fantasy teve apenas cinco dos oito membros.
Além dele, o mais novo álbum conta com a participação de Chani, Hwiyoung, Inseong, Yoo Taeyang e Youngbin. Por enquanto, Dawon e Zuho seguem ausentes.
O álbum abre com a titletrack “LOVE RACE”. A faixa carrega uma energia vibrante acompanhada por uma pegada hip-hop (bem maior do que eu esperava), um instrumental que flerta com elementos retrô e uma batida forte. Youngbin e Hwiyoung contribuíram com a letra, que brinca com metáforas do universo das corridas para retratar uma história de amor.
Depois do impacto que “BIBORA” e todo o álbum Sequence causaram por aqui, as próximas titletracks do SF9 têm a difícil missão de tentar superar sua antecessora. Apesar de ser uma boa música, ela não tem a mesma força que a faixa-título anterior, nem traz algum elemento capaz de torná-la marcante ao seu próprio modo.
E os destaques vão para…
Eu ainda tenho b-sides do álbum anterior no play and repeat das minhas playlists, com novos nomes prestes a entrar na fila. Entre eles, “Side By Side” é a primeira novidade que se destacou para mim. A faixa tem uma sonoridade leve e envolvente, que se aproxima mais do estilo que eu gosto de ouvir com o SF9. Se eu pudesse escolher uma titletrack para LOVE RACE, seria “Side By Side”.
Além dela, mais duas b-sides se sobressaem: a divertida “WARURU” e “No No No” com seu saxofone inesperado que adiciona um charme extra à faixa (também me lembra um pouco o som old school do K-Pop). “Love Puzzle” encerra o álbum de uma forma mais suave, desacelerando o tom perto da linha de chegada.
Comparado a lançamentos anteriores, principalmente Sequence, o álbum LOVE RACE perde um pouco de velocidade durante o percurso e não chega ao mesmo pódio que seu antecessor. Se eu deixasse a tracklist rolar enquanto estudo, trabalho ou faço qualquer outra coisa, a mudança entre uma música e outra poderia até passar despercebida pela similaridade.
Mesmo com uma faixa-título que precisa de tempo para aquecer na pista no autódromo, a sonoridade se complementa a ponto de formar um álbum bem coeso e bem executado. Soa como algo do SF9, mas com um formato um pouco mais genérico. Quem merece o troféu pela corrida são os membros que se envolveram no processo criativo. Hwiyoung participa como coautor de todas as letras, assim como Youngbin que fica de fora apenas de “WARURU”. Chani recebe créditos ao lado dos dois em “Side By Side”.
Já conferiu a seleção? Ouça o álbum LOVE RACE completo no Spotify e compartilhe suas favoritas. 🎧