Atenção passageiros! Depois de um mês pouco movimentado, fevereiro veio para agitar as coisas por aqui. Prepare-se para um longo tour pelos lançamentos de K-Pop que entraram no roteiro de viagem do voo KP2502. A programação traz algumas músicas para o mercado japonês, solos, collabs, comebacks bem aguardados como o do G-Dragon e o debut do grupo Hearts2Hearts.
Entre os destaques deste mês, ALL(H)OURS, ONF e ZB1 trouxeram os álbuns mais marcantes. Sem falar em AMORTAGE da Jisoo e no Alter Ego da Lisa. Menção especial para o single de aniversário do ASTRO, “Twilight”.
- Caligo Pt. 1 – PLAVE
- IVE EMPATHY – IVE
- Smoke Point – ALL(H)OURS
- Stay – OnlyOneOf
- Aurora – Moon Byul [JP]
- AWAKE – NiziU [JP]
- HOT MESS – EVNNE
- Alivio – Chung Ha
- ” – JUST B
- AMORTAGE – Jisoo [Blackpink]
- Almond Chocolate – ILLIT [JP]
- Come back – Suzy
- ONF:MY IDENTITY – ONF
- GLOWY DAY – XODIAC
- Butterfly – LUN8
- ReawakeR – LiSA ft. Felix [Stray Kids]
- Twilight – ASTRO
- Blue Paradise – ZB1
- The Chase – Hearts2Hearts
- Übermensch – G-Dragon [BIGBANG]
- Alter Ego – Lisa [Blackpink]
Acomode sua bagagem nos compartimentos acima do seu assento, reserve um espaço confortável e separe seus fones de ouvido para aproveitar melhor a jornada. Embarca comigo?
Caligo Pt. 1 – PLAVE
PLAVE (플레이브) abre a programação do tour pelos lançamentos de K-Pop com o álbum Caligo Pt.1. O 3º EP do grupo virtual chegou às plataformas de streaming no dia 3 de fevereiro. Com cinco faixas, Caligo Pt.1 traz um som mais introspectivo em relação ao comeback anterior, em agosto do ano passado, marcado pelo single “Pump Up The Volume!”.
A faixa de abertura, Chroma Drift, estabelece o tom do álbum com uma melodia relaxante e atmosfera de lounge — um city pop perfeito para acompanhar um fim de noite tranquilo. O primeiro destaque vai para a titletrack “Dash”, que traz uma fusão intrigante de rock e mistério que se diferencia de tudo o que o PLAVE já apresentou até hoje (se não me falha a memória).
As guitarras intensas e o jogo entre momentos de vocais suaves e explosões de energia criam uma experiência sonora envolvente, digna de um festival. “RIZZ” vem como a próxima indicação e adiciona um toque mais sensual ao álbum, equilibrando vocais suaves com hip hop e uma batida marcante.
“Island” desacelera o ritmo com uma balada minimalista sustentada por notas espaçadas de piano. “12:32 (A to T)” encerra a seleção embalada por um instrumental delicado e intimista, que combina com momentos de pausa durante o dia para relaxar e noites chuvosas.
Embora o conceito de idols virtuais ainda seja um elemento raro no K-Pop, o PLAVE continua a consolidar sua identidade musical com sons no melhor estilo easy listening.
Ouça o álbum Caligo Pt.1 completo no Spotify.
IVE EMPATHY – IVE
IVE (아이브) também fez seu comeback no dia 3 de fevereiro com o álbum IVE EMPATHY. O retorno vem após o lançamento de IVE SWITCH, em abril de 2024, e traz seis novas faixas que exploram diferentes nuances do som característico do grupo. Nenhuma delas conseguiu causar o mesmo efeito que “I AM” teve em mim. Essa continua sendo minha música preferida das meninas, ao lado de “Holy Moly” — do álbum I’ve Mine — e as mais antigas no repertório, “After LIKE” e “LOVE DIVE”.
A seleção abre com “REBEL HEART”, uma tentativa de replicar a grandiosidade de “I AM”, mas que não consegue provocar o mesmo impacto. A melodia e os vocais têm bons momentos, mas a construção da faixa não alcança o mesmo nível de intensidade.
“FLU” é a próxima e já se destaca como uma das melhores faixas do álbum. A energia pop dançante funciona perfeitamente com os vocais de Gaeul, Leeseo, Liz, Rei, Wonyoung e Yujin. “You Wanna Cry” também faz parte da minha lista de recomendações ao adicionar um toque rock ao álbum, trazendo guitarras marcantes e uma bateria intensa.
“Thank U” adota um tom R&B mais suave, com um instrumental delicado, uma vibe sentimental e uma melodia que realça a harmonia vocal. Liz contribui com a letra. A titletrack “ATTITUDE” vem em seguida e já passa longe da minha playlist. É uma questão de preferência pessoal apenas! Esse tipo de música (e letra principalmente) parece estar um pouco saturada no mercado. Só eu penso assim?
Por fim, “TKO” surpreende com sua base hip-hop e um arranjo diferenciado para o IVE. A mistura de rap e o 808 beat ajudaram a faixa a deixar sua marca como um dos destaques do álbum.
Ouça o álbum IVE EMPATHY completo no Spotify.
Smoke Point – ALL(H)OURS
ALL(H)OURS (올아워즈) retornou no dia 4 de fevereiro com o álbum Smoke Point, marcando seu primeiro comeback desde WITNESS que chegou em 2 de julho de 2024. Com cinco faixas, o álbum aposta em uma abordagem intensa, pulsante e cheia de energia — elementos já característicos entre os lançamentos do grupo.
A introdução com “Smoke Point” apresenta uma vinheta atmosférica que estabelece o tom do álbum. A faixa é praticamente instrumental, acompanhada por poucos trechos de vocal. Em seguida, “Graffiti”, pré-release de janeiro, entrega uma sonoridade mais melódica e já se sobressai como uma das minhas recomendações.
A titletrack “GIMME GIMME” mergulha no território de batidas pesadas e vocais explosivos — uma combinação característica do ALL(H)OURS e que também me lembra um pouco o estilo do ATEEZ (에이티즈). Também virou uma das favoritas. Além do som, os movimentos da coreografia especialmente no refrão se encaixam tão bem. Hyunbin, Kunho, Masami, Minje, ON:N, Xayden e Yumin mostram um bom domínio de cada passo.
Para completar a lista de indicações, “Kings & Queens” transmite uma aura grandiosa e me faz pensar em algumas músicas do KingDom (더킹덤). “Freaky Fresh” encerra o álbum sem me marcar tanto, ainda mais sendo a despedida da seleção musical. Meu único “incômodo” é que todas as faixas ficam abaixo dos três minutos, o que reforça uma tendência cada vez mais presente no K-pop (infelizmente).
Ouça o álbum Smoke Point completo no Spotify.
Stay – OnlyOneOf
Com um comeback surpresa, ao menos para mim, OnlyOneOf (온리원오브) liberou o single “Stay” no dia 5 de fevereiro — seu primeiro lançamento desde o álbum Things I Can’t Say LOve em janeiro do ano passado. Desde então, “dOpamine” segue em loop nas minhas playlists de K-Pop.
Apesar do impacto deixado por seus lançamentos, o grupo não tem uma discografia tão grande para um debut em 2019. Além disso, o repertório não deve aumentar tão cedo, já que o alistamento para o serviço militar obrigatório dos membros começou. Em janeiro, foi a vez de Rie. E os outros membros devem seguir o mesmo caminho gradualmente.
Em vez de um retorno marcante — marca registrada de Junji, KB, Mill, Nine, Rie e Yoojung — antes dessa transição inevitável, “Stay” se alinha ao tipo de balada sentimental que normalmente marca despedidas ou aniversário do grupo. A melodia cumpre seu papel dentro da fórmula esperada para esse tipo de som: agradável e levemente grandiosa, mas não é particularmente memorável. O MV torna a experiência ainda mais sentimental, com imagens de bastidores de shows.
Do ponto de vista artístico, o OnlyOneOf é um dos grupos mais interessantes do cenário atual. Agora, resta esperar que a agência planeje um retorno mais impactante no futuro, que honre a originalidade que os tornou tão especiais.
Aurora – Moon Byul [JP]
Moon Byul (문별) do MAMAMOO (마마무) lançou seu 1º álbum japonês Aurora no dia 5 de fevereiro. Esse comeback acontece quase seis meses após seu último EP Starlit of Twinkle, em agosto de 2024. Diferente de suas produções anteriores, “Aurora” aposta em uma abordagem mais contida e melódica, destacando seu crescimento vocal e sua versatilidade como solista.
O destaque do álbum é a titletrack “Hoshiakari (ほしあかり)” pela introdução acústica delicada, que mantém essa atmosfera aconchegante e convidativa durante toda a música. O instrumental suave traz ainda mais protagonismo à voz de Moon Byul. A sonoridade remete a um pop-rock nostálgico, algo que tem forte apelo no mercado japonês e também nas minhas playlists.
Já “Because of You” tem um som mais genérico. Apesar de ser uma faixa agradável, falta um elemento memorável que a diferencie de tantas outras baladas do gênero. O álbum encerra com a versão japonesa de “Is This Love?”.
Ouça o álbum Aurora completo no Spotify.
AWAKE – NiziU [JP]
Quando NiziU (니쥬) fez seu debut em 2020, eu pensei que o grupo marcaria presença constante nas minhas playlists de J-Pop. Aconteceu o contrário. A cada novo lançamento, menos spots são preenchidos. No dia 5 de fevereiro, veio o último: o álbum AWAKE com um compilado de singles liberados gradualmente, inclusive a titletrack “YOAKE” e algumas novidades.
A novidade sucede o EP Rise Up, lançado em 24 de julho de 2024. A tracklist traz oito faixas, incluindo “SWEET NONFICTION”, “Buddy Buddy”, “Memories” e “AlwayS”. Todas foram lançadas separadamente, assim como a faixa-título. Entre as novas músicas: “Made of Love”, “Life is Beautiful” e “CRUSH”. Minha preferida é a primeira pelo leve toque de rock.
Ouça o álbum AWAKE completo no Spotify.
HOT MESS – EVNNE
A segunda semana do tour pelos principais lançamentos de K-Pop começou com o comeback do EVNNE (이븐) e o álbum HOT MESS no dia 10 de fevereiro. A novidade é uma sequência do EP RIDE or DIE, de junho do ano passado. Com seis faixas, a tracklist apresenta uma variedade de estilos que revisitam sons anteriores e exploram uma vibe ainda mais brilhante na titletrack, mas sem trazer uma identidade marcante ao grupo.
A faixa-título “HOT MESS” tem apenas 2 minutos e 27 segundos, mas mantém um tom animado, divertido e otimista do início ao fim. Essa combinação não é suficiente para distanciar o efeito genérico que causa em mim e pouco distinto em relação ao que já ouvi no repertório de outros boy groups por aí. Se tocasse em uma playlist aleatória, eu provavelmente não reconheceria como um lançamento do grupo.
“Birthday” me passa uma vibe de verão, o que a torna uma escolha curiosa para um lançamento em pleno inverno coreano. A faixa é agradável, mas também não se destaca em meio a outras músicas do mesmo estilo já lançadas. “Love Like That” é a mais animada do álbum, mas ainda assim mantém um tom genérico.
A exceção do álbum é “CROWN”, com uma sonoridade mais intensa e um estilo rebelde já explorado pelos meninos em lançamentos anteriores, inclusive no debut. Embora o lado bright do EVNNE seja interessante, esse tipo de som parece se encaixar melhor na identidade sonora deles. “Youth” desacelera o ritmo do álbum sem ser exatamente uma balada e vem acompanhada pela versão coreana de “KESHIKI”.
Ouça o álbum HOT MESS completo no Spotify.
Alivio – Chung Ha
Desde “I’m Ready” (março de 2024) e “Algorithm” (agosto do mesmo ano), Chung Ha (청하) parece ter mergulhado de cabeça no clima das pistas de dança. A única exceção foi o lançamento do single especial de Natal, “Christmas Promises”, em dezembro. Em seu comeback mais recente, no dia 12 de fevereiro, ela mantém seu pezinho nas baladas, mas de uma forma um pouco mais contida, com o álbum Alivio.
Com oito faixas, “Creepin’” estabelece um clima misterioso em ritmo desacelerado e ao mesmo tempo envolvente para a abertura. “Salty” parece ter saído diretamente da discografia de um álbum da Sunmi (선미) e tem potencial de crescer em mim com o tempo. Quanto mais ouço, mais gosto. “Loyal” resgata a vibe da primeira faixa, com um leve toque dance que se encaixa tanto no início de uma festa quanto em uma playlist de viagem noturna.
A titletrack “STRESS” eleva o mood dance com as batidas de house do final dos anos 80 e início dos anos 90, embora de forma contida. É uma faixa agradável, fácil de curtir, mas sem impactar tanto quanto “I’m Ready”. A melhor música do álbum para mim é quando “Beat of My Heart” começa a tocar. O clássico drum and bass (DnB) sabe como me envolver.
O ritmo das batidas acelera com a entrada de “Even Steven (Happy Ending)”, uma faixa animada que se alinha bem ao nome, transmitindo uma sensação de final feliz. “Thanks for the Memories” incorpora elementos da música country e traz novos ares ao repertório de Chung Ha. Sua vibe combina com uma viagem de carro.
“Still a Rose” encerra o álbum com um sample de “Spring” (Vivaldi). Como apreciadora de músicas clássicas, sinto que a fusão entre os estilos não soa totalmente natural.
Ouça o álbum Alivio completo no Spotify.
” – JUST B
No dia 12 de fevereiro, também teve novidade pelo lado do JUST B (저스트비) com o enigmático álbum ”, composto por duas faixas e suas respectivas versões instrumentais. Achei interessante o nome ser representado por um símbolo. Além disso, a música de abertura ganhou um visualizer e está escrita em coreano: “한걸음만” (just one step). A b-side “Hoodie” complementa o repertório do comeback de Bain, DY, Geonu, Lim Jimin, Sangwoo e Siwoo.
O último retorno que acompanhei dos meninos foi com o single “Daddy’s Girl” em 10 de maio de 2024. Quando vi que eles estariam de volta neste mês, fui atrás do novo EP. As duas faixas são baladas bem lentas, com aquele toque sentimental clássico. Não é o tipo de som que costumo ouvir, mas após algumas audições posso dizer que gosto mais de “Hoodie”
Ouça o álbum ” completo no Spotify.
AMORTAGE – Jisoo [Blackpink]
O tão aguardado segundo comeback solo da Jisoo (지수) do Blackpink (블랙핑크) chegou com o álbum AMORTAGE no dia 14 de fevereiro. Não escolhida por acaso, a data, que marca o Dia dos Namorados em diversos lugares do mundo, complementa o mood do disco em uma tracklist que passa pelos diferentes estágios de um relacionamento — do encanto à superação após o término.
Com quatro faixas, a seleção musical une o pop atemporal e influências nostálgicas dos anos 90/2000. Ao invés de seguir tendências ou ampliar seu alcance internacional, Jisoo escolheu ditar seu próprio ritmo. É uma combinação com pouco espaço para falhas e muito potencial para conquistar seu lugar nas playlists baladeiras.
Ouça o álbum AMORTAGE completo no Spotify.
Almond Chocolate – ILLIT [JP]
ILLIT (아일릿) fez sua estreia no Japão com “Almond Chocolate” — um single docinho para marcar o Dia dos Namorados global, comemorado em 14 de fevereiro. Após conquistar a Coreia do Sul e muitas playlists pelo mundo afora com o hit “Magnetic”, Iroha, Minju, Moka, Wonhee e Yunah deram um passo importante em sua carreira internacional com o intuito de expandir sua influência no mercado japonês.
O debut em terras nipônicas acontece poucos meses após o lançamento do álbum I’LL LIKE YOU em outubro de 2024. “Almond Chocolate” fará parte da trilha sonora do filme Kao Dake ja Suki ni Narimasen (顔だけじゃ好きになりません) — uma adaptação do mangá de Anzai Karin com previsão de estreia para março deste ano.
A faixa explora um lado mais delicado e nostálgico do J-pop, com um arranjo ornamentado que remete a clássicos do gênero. O instrumental lembra uma b-side do GFriend (여자친구) e as músicas mais low profile do YOASOBI (夜遊び). A abordagem chega até a ser sutil demais, deixando de lado o impacto dramático que poderia elevá-la.
O refrão é agradável, mas mantém um padrão melódico repetitivo que pode cansar depois de ouvir algumas vezes — além do som abafado em alguns trechos. Apesar da vibe doce, “Almond Chocolate” não deve manter uma consistência duradoura com o tempo.
Come back – Suzy
Suzy (수지) está de volta! No dia 17 de fevereiro, ela lançou seu novo single “Come back” — o primeiro comeback desde “Cape”, em outubro de 2022. Embora Suzy tenha gravado “R.U.N” como música tema do reality R U Next? em 2023, essa é sua primeira faixa solo em quase três anos.
Mais conhecida atualmente por sua carreira de atriz, Suzy estreou no K-pop com o grupo Miss A em 2010. “Come back” mantém o tom intimista de “Cape” e aposta em uma melodia suave, com um toque nostálgico e um instrumental minimalista embalado por arranjos de piano e violão. Seu vocal delicado e aconchegante guia a música, que começa com acordes simples e cresce gradualmente até se transformar em uma balada intensa. Esse conjunto transmite a sensação de saudade e o sentimento de esperança.
O MV complementa essa atmosfera com cenas intimistas de Suzy em ambientes aconchegantes — lendo um livro, tomando um café ou chá quentinho ou sorrindo enquanto tenta apagar as velas do bolo. Algumas tomadas em preto e branco, no estilo de película de filme, adicionam um toque nostálgico, que combina com o tom emocional da música.
Com uma vibe indie folk e pegada de rock alternativo, “Come back” é um convite para se perder na melodia e encontrar conforto em sua simplicidade. Mais do que um simples retorno, Suzy entrega uma experiência musical envolvente, provando mais uma vez sua versatilidade como artista.
ONF:MY IDENTITY – ONF
ONF (온앤오프) reafirma sua identidade musical com ONF:MY IDENTITY. Este é o primeiro álbum completo de E-Tion, Hyojin, Minkyun, Seungjun, U e Wyatt em quase quatro anos, desde ONF:MY NAME (2021). O comeback no dia 18 de fevereiro vem dez meses após o EP Beautiful Shadow — um dos destaques de abril no ano passado.
Com seis faixas, o álbum explora diferentes sonoridades enquanto mantém a assinatura vibrante e cativante do grupo. Os membros Minkyun e Wyatt participaram ativamente do processo criativo, recebendo crédito em algumas faixas pela letra e composição.
Depois de explorar uma abordagem orquestral com “Bye My Monster”, a titletrack “The Stranger” aposta em um pop funky com um arranjo dinâmico, que me lembra um pouco o estilo do SHINee (샤이니). A música transmite uma mensagem positiva sobre trilhar seu próprio caminho no mundo e ir atrás dos seus sonhos: “Ready, Action / I’ve got the Passion / Even if I don’t know where this ends / Let’s go as far as we can … I’m the stranger / I’ll be the master of all my days”. E reflete a jornada de crescimento do ONF.
“Night Tale” mantém o tom animado, enquanto “Nothing but a Stranger” (ON Team) e “Anti Hero” (OFF Team) propõem uma mudança de ares. A primeira aposta em uma abordagem introspectiva com elementos de R&B, enquanto a segunda traz um toque de rock com uma atmosfera de mistério e rebeldia.
“Good Place” é uma música relaxante que incorpora sons de flauta e proporciona uma sensação de conforto. “Collab” encerra o álbum com uma vibe tropical e uma mensagem para o fandom FUSE: “Even if the song ends, our time / 24 hours from now is not enough / More songs just for you are always waiting for”.
Ouça o álbum ONF:MY IDENTITY completo no Spotify.
GLOWY DAY – XODIAC
XODIAC (소디엑) é um grupo que sempre tem passagem pelo tour de lançamentos de K-Pop. A estreia do grupo veio na mesma época que eu preparei o primeiro voo por aqui — quando a programação incluía animes e K-Dramas no mesmo roteiro de viagem. Desde então, Beomsoo, Davin, Gyumin, Hyunsik, Leo, Lex, Sing, Wain e Zayyan estão sempre entre os destaques. Dessa vez, com o álbum GLOWY DAY, que chegou no dia 18 de fevereiro.
O novo EP marca o primeiro comeback no ano, em sequência ao álbum SOMEDAY em 25 de setembro de 2024. A tracklist segue o padrão de XOUL DAY ao trazer três novas músicas para o repertório. O trio mantém a vibe jovem dos lançamentos anteriores. A titletrack “TIME 2 SHINE” é minha maior recomendação pela energia que transmite. O som me lembra grupos como LUN8 (루네이트) na era do debut, ZB1 (제로베이스원) e TWS (투어스). É familiar, mas revigorante ao mesmo tempo.
As b-sides “MY LOVE” e “LOVERS OR JUST FRIENDS” seguem uma trilha mais romântica. Enquanto a primeira tem uma vibe descontraída, a segunda desacelera o ritmo com um som acústico que provoca uma sensação de conforto. Gosto especialmente da intro, combina muito com aquele momento mais intimista de uma turnê quando o público canta junto, sabe?
GLOWY DAY é mais um álbum do XODIAC sem skips e com potencial para seguir crescendo nas minhas playlists de K-Pop.
Ouça o álbum GLOWY DAY completo no Spotify.
Butterfly – LUN8
Não sou muito fã de músicas lentas, mas uma variação aqui e outra ali no roteiro de viagem é sempre bem-vinda, né? Por isso, o novo single “나비 (Butterfly)” do LUN8 (루네이트) marca presença na programação depois de pousar nas plataformas de streaming no dia 19 de fevereiro. Apesar do estilo passar um pouco longe das minhas preferências musicais, a faixa é artisticamente bonita, assim como toda a estética do MV que a acompanha.
Os movimentos da coreografia, as roupas tradicionais, a fotografia, o contraste das luzes — cada pedacinho do vídeo contribui para a música deixar sua marca e ganhar um espaço na playlist do tour.
“나비 (Butterfly)” também é o primeiro lançamento do grupo desde a saída de Eunseop em janeiro. Apesar da entrada de Yuma como novo membro em abril, o single conta apenas com a participação de Chael, Ian, Jinsu, Junwoo e Takuma. Dohyun e Ji Eun-ho estão atualmente em hiato por questões de saúde. 루네이트, 파이팅! ˆˆ
ReawakeR – LiSA ft. Felix [Stray Kids]
LiSA (里沙) e Felix (필릭스) do Stray Kids (스트레이 키즈) se uniram para apresentar o MV de “ReawakeR”, abertura da segunda temporada de Solo Leveling: Arise from the Shadow. O vídeo foi liberado no dia 20 de fevereiro depois de mostrar alguns teasers com a participação dos dois. Com composição de Hiroyuki Sawano, a música ganhou uma abordagem cinematográfica, que complementa a intensidade da narrativa do anime.
A combinação das vozes de LiSA e Felix cria uma dinâmica fascinante. Conhecida por sua energia avassaladora, LiSA se equilibra perfeitamente com a voz profunda e cheia de presença de Felix. A transição entre os tons mais agudos e as partes mais graves reforça o tema central da música: a dualidade entre o renascimento e a destruição.
Twilight – ASTRO
Exatamente um ano após o lançamento de “Circles”, ASTRO (아스트로) preparou mais um single especial em comemoração ao aniversário do grupo. “Twilight” chegou no dia 23 de fevereiro para celebrar 9 anos desde o debut.
Com frases como “Cuz you make me shine” e “You bring a light into my day”, a música provoca um sentimento de nostalgia. O MV é simples, mas sentimental, com fotos de Cha Eunwoo, JinJin, MJ e Sanha, além de pequenas animações para acompanhar enquanto a letra em coreano muda na tela. Estou encantada com o pré-refrão, minha parte preferida.
Além disso, recomendo o live clip especial que os meninos prepararam com as duas músicas. A primeira mais intimista no aconchego do sofá, enquanto a segunda é apresentada do topo de um prédio ao lado de um céu azul e de um sol brilhante.
Blue Paradise – ZB1
Quando se trata de ZEROBASEONE (제로베이스원), é difícil não criar expectativa em época de comeback. A cada lançamento, o grupo segue evoluindo e deixando sua marca nas playlists por onde passa. O álbum Blue Paradise chegou no dia 24 de fevereiro com seis músicas que exploram diferentes estilos e dinâmicas, além de apresentar uma novidade: a formação de três units para “Out of Love”, “Step Back” e “Cruel”.
A titletrack “BLUE” mantém o som característico do ZB1 ao mesmo tempo em que adiciona um toque de frescor ao repertório. Entre as b-sides, “Doctor! Doctor” veio como pré-release em janeiro e “Devil Game” chegou para conquistar.
Ouça o álbum Blue Paradise completo no Spotify.
The Chase – Hearts2Hearts
Hearts2Hearts (하츠투하츠) fez sua estreia oficial no dia 24 de fevereiro com o single album The Chase, marcando o aguardado debut do novo girl group da SM Entertainment. Com oito integrantes — A-na, Carmen, Ian, Jiwoo, Juun, Stella, Ye-on e Yuha — o grupo apresentou duas faixas: a titletrack “The Chase” e a b-side “Butterflies”.
Desde os teasers, ficou claro que o Hearts2Hearts seguiria uma linha sonora mais suave, e The Chase entrega exatamente isso. A música se destaca pelo foco vocal, algo característico da SM. As vozes das meninas ganham os holofotes sem grandes interferências instrumentais, mas também sem se aventurar fora de uma zona segura.
“Butterflies” segue uma abordagem similar. É uma faixa tranquila e atmosférica, que complementa bem o conceito estabelecido por “The Chase”. Ambas as faixas funcionam bem como ambientação para ouvir no fim do dia e relaxar, mas podem não ter um grande impacto a longo prazo. É um debut discreto. Resta saber se, em lançamentos futuros, o grupo irá ousar mais e encontrar um som único que as diferencie no competitivo cenário do K-Pop.
Ouça o álbum The Chase completo no Spotify.
Übermensch – G-Dragon [BIGBANG]
O rei do K-pop está de volta! No dia 25 de fevereiro, G-Dragon (지드래곤) do BIGBANG (빅뱅) liberou para o mundo o álbum Übermensch — seu 3º de estúdio e o primeiro desde Kwon Ji Yong (2017). Antes do comeback, ele compartilhou um gostinho do que estava por vir com os singles “Power” e “Home Sweet Home” (ft. Taeyang e Daesung), no final do ano passado.
Com oito faixas, Übermensch mostra, mais uma vez, a versatilidade do GD ao transitar entre rap, pop, baladas e experimentações sonoras. “Too Bad”, parceria com Anderson .Paak, foi escolhida como titletrack. A faixa apresenta uma vibe descontraída e versos coloridos, além de um MV divertido que conta com participação da Karina do aespa (에스파). Não é muito o meu estilo, mas, ao ouvir com o vídeo, o instrumental pode virar um mantra.
“Drama” surpreende ao explorar um lado mais introspectivo do G-Dragon, com o acompanhamento de um piano melancólico e mais um MV — dessa vez explorando um viés artístico e minimalista. Por incrível que possa parecer para quem conhece o meu gosto musical, a b-side se tornou uma das minhas favoritas ao lado de “Take Me” e “보나마나 (Bonamana)”.
“Take Me” resgata a essência do BIGBANG e aquele toque nostálgico para os fãs mais antigos de K-Pop, enquanto “Bonamana” combina uma base instrumental que me lembra country pela forma como o violão vibra. A tracklist ainda inclui “IBELONGIIU” e “Gyro-Drop”.
Übermensch é o primeiro lançamento do GD desde que ele trocou a YG pela Galaxy Corporation. G-Dragon participou da letra de todas as faixas do álbum. Por falar nisso, o idioma que predomina é o inglês — com pitadas de chinês e japonês em “Drama”. “Take Me” e “Bonamana”, seguidas por “Gyro-Drop” são as mais coreanas do álbum.
Ouça o álbum Übermensch completo no Spotify.
Alter Ego – Lisa [Blackpink]
As honras para fechar o tour ficam com Lisa (리사) do Blackpink (블랙핑크). Mesmo que suas músicas não acertem tão em cheio o meu gosto musical, é quase impossível deixar de falar sobre a chegada de Alter Ego no dia 28 de fevereiro. É o seu primeiro álbum completo, com 15 faixas, fora do circuito da YG e cheio de collabs (para cantar junto e produzir) formadas pela sua agência LLOUD.
Desde seu debut solo com LALISA em 2021, sua carreira como solista parece ter ficado em stand-by. Não é de se admirar que três das quatro integrantes do grupo tenham saído da YG para fundar seus próprios selos e tomar as rédeas de seus projetos individuais.
Alter Ego explora diferentes estilos e destaca a versatilidade de Lisa. A titletrack “FXCK UP THE WORLD” (ft. com o rapper Future) reforça sua identidade no que ela faz de melhor: rap, com uma batida intensa, um flow agressivo e aquela atitude badass já característica quando Lisa sobe no palco. Assim como seus pré-releases — “Rockstar”, “Moonlit Floor (Kiss Me)”, “New Woman” (ft. Rosalía) e “Born Again” (ft. Doja Cat & RAYE) — não é uma música para mim, mas pode ser para você.
Entre os meus destaques do álbum: “Chill”, “Elastigirl” e “Thunder”. “Chill” se sobressai como a favorita pela fusão envolvente do pop com elementos de R&B, criando uma atmosfera tão relaxante como sugere o nome da faixa. Além disso, a b-side tem assinatura do Tropkillaz — duo formado pelos brasileiros André Laudz e Zé Gonzales. “Elastigirl” surpreende ao trazer uma dinâmica vocal diferente e que combina com a voz de Lisa. Já “Thunder” tem uma vibe hipnótica, com um beat pronto para invadir as pistas de dança, além de também encaixar bem no estilo dela.
Ouça o álbum Alter Ego completo no Spotify.
* * *
Como foi seu voo até aqui? Espero que tenha encontrado novas músicas preferidas para suas playlists de K-Pop. Antes do desembarque, deixo ONF:MY IDENTITY e Blue Paradise como minhas maiores recomendações de álbuns entre as novidades de fevereiro. Já entre os singles, “ReawakeR” de Solo Leveling e “Butterfly” do LUN8 são meus destaques.
Obrigada pela preferência mais uma vez. Esperamos revê-los no próximo voo! Enquanto isso, aproveite para ouvir a Playlist K-Pop Tour completa de fevereiro. 😉