K-Drama · Review

Tour pelos K-Dramas: seleção de dezembro (+estreias)

Atenção passageiros! Em instantes, vamos começar o embarque no tour pelos K-Dramas que entraram na programação de dezembro. A bordo do voo KD2412, preparamos uma seleção que traz uma série de 2022, além de impressões finais de produções que chegaram ao fim recentemente e duas estreias do mês.

O roteiro de viagem era mais extenso, mas em função dos desfalques recentes na tripulação e mudanças de rotas ainda em andamento, o cronograma passou por ajustes. Mesmo assim, a seleção conta com diversas paradas pelo caminho. Embarca comigo?

Brewing Love

De um tour para o outro, Brewing Love (취하는 로맨스) já está de volta na programação — agora com as minhas impressões finais dos 12 episódios. Se existe um K-Drama capaz de aquecer o coração e colocar um sorriso no rosto a cada cena, principalmente com o Min-Joo e suas interações com a Yong-Joo, é Brewing Love.

Desde o primeiro episódio até o último, a série entrega uma experiência leve, encantadora e profundamente satisfatória. É, sem dúvida, um dos K-Dramas mais aconchegantes do ano, perfeito para aliviar a tensão e deixar a alma mais leve. A história conquista pela simplicidade. Sem tramas excessivamente complicadas ou personagens tóxicos, o foco está nos relacionamentos genuínos e na beleza do dia a dia. 

O romance entre Chae Yong-Joo (Kim Se-Jeong) e Yoon Min-Joo (Lee Jong-Won) é encantadoramente sutil, repleto de abraços, gestos de carinho e palavras de incentivo. Yong-Joo é destemida e forte, mas também adoravelmente vulnerável nos momentos em que está com o Min-Joo. Já ele conquistou meu coração com sua personalidade doce e seu jeitinho introvertido, mas cheio de atitude. Vai ser difícil não sentir saudades dele nas noites de segunda e terça.

Os personagens secundários se desenvolvem bem e, cada um contribui significativamente para a história. A avó da Yong-Joo, as “tias” que trabalham na cervejaria, a equipe da Together e, claro, os casais Ju-Ju e Oh-Reum, com uma química natural e envolvente. 

Para completar a experiência, a trilha sonora é um destaque à parte. A música de abertura, “Can’t Stop”, nas vozes de Taehyun (태현) e Huening Kai (휴닝카이) do TXT (투모로우바이투게더), adiciona um toque especial e dá o tom perfeito para a leveza da série.

Brewing Love segue como recomendação para quem gosta de histórias leves e sem complicações, com direito a romance fofinho e personagens cheios de carisma.

Why Her?

Desde a estreia em 3 de junho de 2022, Why Her? (왜 오수재인가) estava na fila para entrar na programação. Na época, eu tinha assistido True Beauty e, quando vi o nome do Hwang In-Yeop no elenco, já incluí na seleção de K-Dramas para acompanhar. No entanto, foi um ano de muitas mudanças para mim e a série acabou entrando no modo stand-by. 

Mais de dois anos depois, Why Her? finalmente recebeu seu ‘visto’ (não é que deu um trocadilho? xD) para fazer parte do tour de dezembro. O K-Drama da SBS tem 16 episódios e mergulha no universo jurídico, tema que já passou por aqui com representantes como Big Mouth, Vincenzo e Touch Your Heart

A trama acompanha Oh Soo-Jae (Seo Hyun-Jin), uma advogada talentosa que se torna a sócia mais jovem do prestigiado escritório TK Law Firm. Por conta de um incidente inesperado, ela vira professora de uma universidade, onde conhece Gong Chan (Hwang In-Yeop), um estudante com um passado doloroso. 

Um dos destaques de Why Her? é a atuação marcante de Seo Hyun-Jin, que dá vida a uma protagonista complexa, equilibrando vulnerabilidade e determinação. Heo Jun-Ho também se sobressai no papel do vilão Choi Tae-Guk, entregando uma performance tão convincente a ponto de despertar um sentimento de repulsa em mim em relação ao seu personagem. Vale mencionar ainda Song Mi-Rim (Lee Joo-Woo), o braço direito de Soo-Jae e a pequena Choi Jae-Yi (Han Joo-Hyun).

A série revela alguns segredos e conduz a reviravoltas intrigantes ao longo dos episódios. No entanto, o desfecho é insatisfatório, com punições superficiais para os antagonistas, além de acelerar demais o ritmo da história na reta final. Pode ser um bom passatempo para quem aprecia o tema, mas não é tão envolvente quanto eu esperava. Nem mesmo com o In-Yeop.

Love Your Enemy

Apesar de não ser lá muito o meu tipo de comédia, Love Your Enemy (사랑은 외나무다리에서) me surpreendeu — principalmente nos episódios finais. O K-Drama da tvN foi ar entre os dias 23 de novembro e 29 de dezembro, com 12 episódios. 

No início, Yoon Ji-Won (Jung Yu-Mi) é uma personagem que cansa por repetir as mesmas caras e bocas toda vez que começa a implicar com Seok Ji-Won (Ju Ji-Hoon). E a implicância se arrasta e acontece com uma frequência tão grande que quase dá vontade de desistir no meio do caminho. A história se torna mais envolvente quando o conflito dá lugar ao amadurecimento e, aos poucos, o que separou os dois no passado finalmente vem à tona.

Minha parte favorita de Love Your Enemy entra em cena com os flashbacks com os personagens adolescentes, Seok Ji-Won (Hong Min-Gi) e Yoon Ji-Won (Oh Ye-Ju). Além de transmitir mais química entre o casal, a história sobre como a rivalidade se transforma em amor é mais interessante do que o reencontro dos dois anos mais tarde. O ponto positivo de ver os protagonistas adultos é a atuação de Ju Ji-Hoon — que eu já gostava da época de Goong.

Além dele, o secretário Lee Ki-Ha (Kim Hyun-Mok) me fez rir muito com seus conselhos amorosos — às vezes válidos, outros nem tanto. Para completar, no começo tivemos o cameo de Moon Sang-Min e, no final, quem fez uma participação especial foi Yoon Park (que me marcou em No Gain No Love e Spice Up Our Love).

Love Your Enemy é uma série que cresce à medida que avança, e, apesar de alguns tropeços, é uma escolha leve e divertida para os fãs de romance e comédia.

When the Phone Rings

Entre os K-Dramas que entraram na programação, When the Phone Rings (지금 거신 전화는) conseguiu deixar uma forte impressão desde o início. Sabe aquela vontade de ver o próximo episódio e a ansiedade da espera, contando os dias a cada semana? Foi assim que me senti ao acompanhar a série coreana da MBC exibida durante os dias 22 de novembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. 

Surpreendente desde os primeiros episódios, When the Phone Rings se destaca pela atuação impecável de Yoo Yeon-Seok, que traz profundidade ao complexo personagem Paik Sa-Eon. Eu tinha um certo receio depois de acompanhar The Interest of Love, mas felizmente são águas passadas. xD

Sua química com Chae Soo-Bin como Hong Hee-Joo também se sobressai, especialmente nas cenas em que os dois começam a se abrir e a enfrentar os desafios juntos, enquanto mudam a percepção que um tem do outro. A evolução emocional do casal é o coração da narrativa, equilibrando momentos de tensão e ternura.

Já o casal secundário, Ji Sang-Woo (Heo Nam-Jun) e Na You-Ri (Jang Gyu-Ri), passou uma impressão bem superficial. O roteiro deixou muito a desejar no desenvolvimento dos dois. E como falar em casamento sem nos mostrar o romance ganhando forma?

Seja como for, a história do K-Drama é muito melhor do que eu esperava. No entanto, tenho algumas ressalvas em relação ao último episódio. Alguém mais ficou confuso com o desaparecimento depois do tiro? A forma como o roteiro conduziu as coisas ficou desconexo, confuso e forçado até. Sem falar nos acontecimentos que vêm em seguida, incluindo cenário de guerra internacional. Realmente precisava? Uma abordagem mais minimalista teria encerrado a história melhor na minha opinião e com um tom menos surreal e propenso a críticas ao incluir outro país e trazer um contexto delicado.


Estreias de Dezembro

Light Shop

Light Shop (조명가게) é a primeira estreia de dezembro a entrar na programação do tour. Baseado no webcomic Jomyeonggage de Kang Pool, o K-Drama ganhou 8 episódios, por enquanto, e foi exibido pela Disney+ entre os dias 4 e 18 de dezembro. 

Boa parte da série se concentra em uma light shop —  uma loja de luminárias conduzida por Jung Won-Young (Ju Ji-Hoon) e que vai além do comum. Afinal, é o ponto de encontro para espíritos em um limbo entre a vida e a morte, cada um trazendo histórias carregadas de mistério e emoção.

O roteiro habilmente conecta as tramas individuais, usando as luzes como um simbolismo poderoso da luta pela vida. Da escuridão do limbo ao ambiente hospitalar repleto de esperança e despedidas, Light Shop nos guia por uma jornada emocional que mergulha em reflexões sobre a linha tênue entre a vida e a morte. 

Vários personagens deixam sua marca pela forma como se portam. Além de Won-Young, a enfermeira Kwon Young-Ji (Park Bo-Young) que passou por uma experiência de quase-morte,  o perspicaz detetive Yang Sung-Sik (Bae Sung-Woo) e respeitoso Hwang Seok-Hui (Lee Hwang-Eui), responsável por guiar os mortos em sua passagem.

Assim como personagens marcantes, algumas histórias se sobressaem, como a do cachorro do resgate. O que aparentemente era um incômodo, na verdade representava uma vida sendo salva. Quando percebi o contexto, as lágrimas começaram a cair. *-*

Ao ler sobre Light Shop, descobri que o K-Drama marca a estreia de Kim Hee-Won na direção e que a história se conecta ao universo das séries coreanas Moving e Timing. Vou ter que incluir as duas na lista para programações futuras. 😉

Com histórias comoventes, analogias, um toque de mistério e momentos de arrepiar, Light Shop certamente deixa espaço para expectativas por uma sequência.

Check In Hanyang

Para completar as estreias de dezembro, Check In Hanyang (체크인 한양) também entra na programação de bordo — além de resgatar o formato padrão das séries coreanas com 16 episódios. O K-Drama da Channel A estreou no dia 21, trazendo uma ambientação histórica e a temática da hospitalidade. Lembrei de Hotel Del Luna e do quanto gostaria de ver uma continuação com Kim Soo-Hyun como o novo CEO do Hotel Blue Moon. ˆˆ

Check In Hanyang acompanha a entrada de Hong Deok-Su (Kim Ji-Eun), Lee Eun (Bae In-Hyuk), Cheon Jun-Hwa (Jung Gun-Joo) e Go Su-Ra (Jae Chan) no Yongcheonru. O local é considerado uma hospedagem de elite, onde os hóspedes podem fazer o que quiserem desde que paguem o preço. No quarteto, cada um tem seus segredos, bem como suas motivações para trabalhar no Yongcheonru.

Eu já estava sentindo falta de ver um K-Drama histórico. Por isso, o primeiro motivo para incluir a série na programação vem daí. Quando vi o nome da Ji-Eun no elenco, tive mais vontade ainda, pois gostei da personagem Jung Mo-Eum em Love Next Door. Para completar, a história parece leve e descontraída apesar de envolver vingança. 

Por enquanto, Check In Hanyang tem sido uma companhia divertida nos finais de semana. Deok-Su não tem o mesmo carisma da Mo-Eum e tem uma personalidade bem similar. Lee Eun lembra um pouco seu personagem Nam Soo-Hyun de At a Distance, Spring is Green, mas consegue se distanciar de Choi Yoon-Sang de Why Her?, enquanto Jun-Hwa mantém o tom descontraído de Lee Do-Hwa em Extraordinary You.

* * *

Chegamos ao final de mais um tour pelos K-Dramas e, em instantes, estaremos pousando. Entre as séries coreanas da programação deste mês, When the Phone Rings é a maior recomendação da tripulação apesar do encerramento um tanto confuso e questionável. Light Shop também é uma das preferidas por aqui pela forma como o roteiro conecta todas as histórias. 

Para encerrar, Lovely Runner é a recomendação extra do tour por ter sido uma das séries mais marcantes do ano. ˆ-ˆv

Deixe um comentário