Atenção passageiros! Após algumas conexões pelo caminho, a programação do voo KP2411 reúne os principais lançamentos de K-Pop de novembro em um único roteiro de viagem. Durante o passeio, faremos um rápido tour por cada novidade — para dar play mais uma vez ou para atualizar a sua playlist.
Entre os destaques do roteiro, os queridinhos das minhas playlists — TXT, Stray Kids, ATEEZ, ENHYPEN, WayV e TWS — fizeram comeback. O mês também foi marcado por solos. Teve ainda debut de KAVE, Big Ocean, izna, além de alguns retornos com um toque de nostalgia com Lovelyz, Jin e BIGBANG.
- DRIP – BABYMONSTER
- TIPI-TAP – Kep1er
- The Star Chapter: SANCTUARY – TXT
- Call Back – Minho [SHINee]
- 30 – Sungjin [DAY6]
- It’s Complicated – Yesung [Super Junior]
- Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY – EPEX
- The Story – Doyoung [NCT]
- FALLIN’ – Heize
- HAUTE COUTURE – MiSaMo
- VOYAGE – VIVIZ
- AWE – XG
- ROMANCE: UNTOLD -daydream- – ENHYPEN
- DREAMSCAPE – NCT DREAM
- Say My Name – KAVE
- Follow – Big Ocean
- November – Lovelyz
- Star Signs – LE SSERAFIM [JP]
- GIANT – Stray Kids [JP]
- Golden Hour: Part.2 – ATEEZ
- Happy – Jin [BTS]
- Letter To Myself – Taeyeon [Girls’ Generation]
- NALLINA – NEXZ
- PINATA – A.C.E
- number one girl – Rosé [Blackpink]
- Home Sweet Home – G-Dragon (ft. Taeyang & Daesung)
- FREQUENCY – WayV
- N/a – izna
- Last Bell – TWS
- Like A Flower – Irene [Red Velvet]
- COLORS – Kyuhyun [Super Junior]
- Winter Ahead – V [BTS]
Depois de reservar um espaço confortável em um local silencioso, pegue seus fones de ouvido para aproveitar melhor o tour. Embarca comigo?
DRIP – BABYMONSTER
BABYMONSTER (베이비몬스터) abriu o tour de comebacks no K-Pop no dia 1º de novembro com o álbum DRIP. Quem acompanhou a conexão da primeira semana do mês, sabe que as expectativas eram bem baixas depois de ouvir “Batter Up” e “Sheesh”. A titletrack “Drip” se sai um pouco melhor, mas o single “FOREVER” continua sendo a melhor exceção do grupo até agora.
TIPI-TAP – Kep1er
Kep1er (케플러) também trouxe novidades no dia 1º de novembro em seu primeiro comeback com sete integrantes. Após conquistar espaço na minha playlist com “Straight Line” e “Shooting Star”, o novo álbum TIPI-TAP não conseguiu incluir mais músicas do grupo na seleção. A b-side “Drip” é a única que se sobressai, mas não o suficiente para se destacar como a dupla que garantiu lugar por aqui pela primeira vez.
The Star Chapter: SANCTUARY – TXT
Abrindo a lista dos queridinhos que sempre têm vez nas minhas playlists, o TXT (투모로우바이투게더) fez seu terceiro comeback no ano com o álbum The Star Chapter: SANCTUARY no dia 4 de novembro. Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun participaram ativamente do processo criativo. E o resultado? Um álbum sem skips! ˆ-ˆv
Call Back – Minho [SHINee]
Também teve Minho (민호) do SHINee (샤이니) no dia 4 de novembro com o álbum CALL BACK e uma tracklist de 10 músicas que se encaixam muito bem ao seu tom de voz. Com um estilo mais laid-back, todas as faixas são um convite para desacelerar. Minhas maiores recomendações incluem “Slow Down”, “Came and Left Me”, “Affection” e “I Don’t Miss You”.
30 – Sungjin [DAY6]
No dia 5 de novembro, teve o debut solo de Sungjin (성진) — líder, vocalista principal e guitarrista do DAY6 (데이식스) com o álbum 30. A estreia veio com uma tracklist sem skips, incluindo a titletrack “Check Pattern” e um MV, que você precisa ver pelo menos uma vez. É uma obra cinematográfica!
It’s Complicated – Yesung [Super Junior]
Também teve comeback de veterano no dia 5 de novembro, com Yesung (예성) do Super Junior (슈퍼주니어) e o álbum It’s Complicated. Eu sempre me encantei mais com os grupos de K-Pop, mas ultimamente tenho gostado de acompanhar alguns solos — até mesmo os mais introspectivos. “There She Goes Again” e “Curtain” são as minhas preferidas. “Curtain” ganhou um live clip com a participação de Wonbin (원빈) do RIIZE (라이즈), que inclusive é o vídeo em destaque do giro.
Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY – EPEX
EPEX (이펙스) me conquistou para valer no dia 5 de novembro com o álbum Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY e mais uma tracklist sem skips. Minhas playlists agradecem! A titletrack “UNIVERSE” é um dos maiores destaques, porque ela me passa a mesma sensação de paz e conforto de quando ouço “Mikrokosmos” do BTS. Não deixe de dar uma chance para as b-sides também, uma melhor do que a outra. 🙂
The Story – Doyoung [NCT]
Dando sequência ao seu debut solo, Doyoung (도영) do NCT (엔시티) lançou seu novo single digital “The Story (시리도록 눈부신)” no dia 6 de novembro. A música veio como uma extensão do álbum YOUTH, mantendo o estilo mais emotivo e com foco em suas habilidades vocais. Tanto a melodia quanto a mensagem se encaixariam bem na trilha sonora de um K-Drama.
FALLIN’ – Heize
Heize (헤이즈) é uma das solistas que eu passei a admirar depois de ver suas músicas gradualmente ganharem espaço nas minhas playlists com trilha sonora de K-Dramas. Embora o apelo mais emotivo não seja meu estilo preferido, ele tem seus momentos por aqui. No dia 6 de novembro, ela fez um comeback com o álbum FALLIN’ e já deixou algumas faixas para a minha seleção musical mais calma. A titletrack definitivamente é uma delas!
HAUTE COUTURE – MiSaMo
Mina, Momo e Sana fizeram seu primeiro comeback desde o debut como MiSaMo (ミサモ / 미사모). No dia 6 de novembro, o trio lançou o álbum Haute Couture inspirado na moda de alta-costura. “Identity” é a titletrack, embora eu ache que “Runway” tenha mais força para assumir o posto. As duas podem até não conquistar de primeira, mas as chances de crescer e ganhar um espaço na playlist são grandes. Recomendo também “Baby, I’m Good”.
VOYAGE – VIVIZ
Formado pelas ex-integrantes do GFriend (여자친구) — Eunha, SinB e Umji — VIVIZ (비비지) fez seu comeback no dia 7 de novembro com o álbum VOYAGE. Apesar de não ter gostado muito da coreografia da titletrack “Shhh!”, ela tem uma batida que insiste em marcar presença mesmo quando estou pensando em outra música ou quando não estou pensando em nada. “Full Moon” e “Cliché” seguem como minhas indicações.
AWE – XG
No dia 8 de novembro, teve comeback do XG (엑스지) com o álbum AWE. O grupo acabou ficando de fora das conexões da semana, mas eu tive a oportunidade de ouvir toda a tracklist recentemente. Mesmo com um roteiro mais curto, fiquei com vontade de incluir na programação do tour.
As meninas andam bem ativas neste ano. Em abril, teve o single “UNDEFEATED”. No mês seguinte, “WOKE UP”. “SOMETHING AIN’T RIGHT” chegou em julho e segue no repeat nas minhas playlists dance. O último comeback foi em 11 de outubro com “IYKYK”. O álbum AWE tem oito faixas, incluindo uma intro curtinha e atmosférica com pouco mais de 1 minuto e a titletrack “HOWLING” — que mantém o apelo visual único e extremamente criativo que somente o XG tem explorado desde sua estreia.
A tracklist também traz um skit — breve trecho de uma conversa em japonês e inglês dentro da temática do álbum e uma compilação dos singles mais recentes. Ouça o álbum AWE completo no Spotify.
ROMANCE: UNTOLD -daydream- – ENHYPEN
No dia 11 de novembro, quem abriu os lançamentos foi o ENHYPEN (엔하이픈) com uma versão repackage do álbum ROMANCE: UNTOLD -daydream-. O grupo manteve o som mais romântico, descolado e fluído em contraste ao tom dark da era de debut em toda a tracklist. Duas faixas inéditas foram adicionadas: “Daydream” e a titletrack “No Doubt”, que acabou crescendo por aqui e ganhando mais espaço entre uma e outra playlist.
DREAMSCAPE – NCT DREAM
NCT Dream (엔시티 드림) também fez seu comeback no dia 11 de novembro com o álbum DREAMSCAPE. A tracklist inclui o single “Rains in Heaven”, que garantiu seu lugar na minha playlist assim que saiu. Apesar dos elementos de disco-pop que geralmente fazem os meus olhos brilharem, a titletrack “When I’m With You” não chamou tanto a minha atenção. Nos últimos dias, ela aparece entre um ‘play’ e outro. “No Escape”, “YOU” e “Off The Wall” seguem como meu Top 3.
Say My Name – KAVE
Tem dia que é agitado no K-Pop, né? E no K-Rock também! 11 de novembro também foi marcado pelo comeback da banda KAVE (케이브) com o álbum Say My Name. no lançamento, eu trouxe o MV de “You”, uma das titletracks. Dessa vez, é “Stone” que vem como destaque do giro. Recomendo as duas para quem gosta de K-Rock com pitadas de J-Rock, além de incluir as b-sides “Umm Umm Umm” e “Follow Me”.
Follow – Big Ocean
Um dos maiores destaques entre os lançamentos de K-Pop de novembro foi a chegada do Big Ocean (빅오션), primeiro grupo de K-Pop formado por artistas com deficiência auditiva. Ouvir as músicas do primeiro álbum Follow com o acompanhamento da linguagem de sinais criou uma experiência tão aconchegante para mim. Fiquei pensando no alcance que essas músicas vão ter, podendo chegar a mais pessoas. E espero que Chanyeon (rapper), Hyunjin (vocalista) e Jiseok (dançarino e maknae) trilhem um caminho de sucesso. ˆˆ
November – Lovelyz
Disband pode até ser o fim de um grupo, mas não impede lançamentos eventuais — principalmente em momentos comemorativos. É o caso de Lovelyz (러블리즈), que se reuniu no dia 12 de novembro para lançar o single “November” (닿으면, 너) em comemoração aos 10 anos desde o debut.
Star Signs – LE SSERAFIM [JP]
No dia 13 de novembro, teve novo single japonês do LE SSERAFIM (르세라핌). “Star Signs” é uma música suave e focada nos vocais, que traz algumas referências aos signos do zodíaco. Seu maior problema é uma característica comum nos últimos lançamentos de K-Pop: o tempo de duração da música, cada vez menor.
GIANT – Stray Kids [JP]
Ainda no mercado japonês, também teve novidade com o Stray Kids (스트레이 키즈). O grupo lançou o álbum GIANT no dia 13 de novembro. É o segundo EP para o Japão e o terceiro comeback de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin neste ano. Agora, estou ansiosamente aguardando a chegada deles no Brasil em abril. 와줘서 고마워요, 스트레이 키즈! ❤
Golden Hour: Part.2 – ATEEZ
Na mesma semana, no dia 15 de novembro, ATEEZ (에이티즈) também fez mais um comeback para a alegria das minhas playlists. O grupo apresentou o álbum Golden Hour: Part.2, com participação ativa de Hongjoong e Mingi no processo criativo. A b-side “Man on Fire” é a favorita, mas “Ice On My Teeth” tem ganhado espaço por aqui graças ao seu memorável uso de cordas que marca presença.
Happy – Jin [BTS]
O primeiro a se alistar e o último a lançar um álbum entre os integrantes do BTS (방탄소년단), Jin (진) finalmente teve a chance de se dedicar à carreira solo. No dia 15 de novembro, ele lançou o álbum Happy com seis músicas que se inspiram em sua paixão pelo rock e por aquele som gostoso de banda para deixar qualquer dia ainda melhor. O EP trouxe algumas colaborações de peso, além de b-sides inesquecíveis como “Another Level” e “Falling”.
Letter To Myself – Taeyeon [Girls’ Generation]
Taeyeon (태연) do Girls’ Generation (소녀시대) preparou o álbum Letter To Myself — mais um solo com b-sides marcantes — no dia 18 de novembro. A titletrack que leva o mesmo nome do EP tem um refrão que facilmente fica na cabeça. A cada dia, a música continua crescendo por aqui, embora eu ainda me sinta um pouco incomodada com o pós-refrão. “Blue Eyes” e “Disaster” seguem como as maiores favoritas.
NALLINA – NEXZ
NEXZ (넥스지) fez sua primeira passagem aqui no dia 18 de novembro, apesar de ainda não ter convencido minhas playlists. Entre as faixas da tracklist, “Eye to Eye” é a que mais se aproxima do meu estilo, por enquanto. O grupo está dando seus primeiros passos, então conquistar mais espaço pode ser apenas uma questão de tempo, não é mesmo?
PINATA – A.C.E
Depois de adotar uma abordagem mais vocal, o A.C.E (에이스) apostou todas as suas fichas na performance com o álbum PINATA. A novidade que apelo para o visual chegou no dia 20 de novembro, com um MV bem produzido, intenso, teatral e bem coreografado — me lembrando bastante do estilo de “ON” do BTS. Dessa vez, destaquei o vídeo com foco na coreografia, mas recomendo que você veja o MV também. 🙂
number one girl – Rosé [Blackpink]
Alguns dias após o lançamento no dia 22 de novembro, Rosé (로제) do Blackpink (블랙핑크) apresentou seu novo single “number one girl” pela primeira vez. A faixa mais intimista foi co-escrita e co-produzida por Bruno Mars, que vem de uma collab recente com ela. A apresentação é o destaque deste tour.
Home Sweet Home – G-Dragon (ft. Taeyang & Daesung)
Novembro, mais especificamente o dia 22, vai ficar marcado pelo aguardado comeback do BIGBANG (빅뱅) com G-Dragon, Taeyang e Daesung. O trio nos presenteou com o single “Home Sweet Home”. Apesar de trazer a essência do grupo, eu não senti tanto o impacto na época do lançamento. Talvez por ter esperado tanto pela volta, a ficha não caiu naquele dia. Agora, a cada novo dia que passa, a música ganha mais espaço por aqui.
FREQUENCY – WayV
WayV (웨이션브이) tem sido a minha unit favorita NCT (엔시티) por dois motivos. Ouvir as músicas em chinês, idioma característico do grupo, parece dar um charme a mais dentro do universo NCT. Além disso, eles têm uma identidade sonora que os destaca de outros boy groups. “She A Wolf” é um dos exemplos mais recentes. No dia 25 de novembro, WayV fez seu terceiro comeback no ano com o álbum FREQUENCY.
N/a – izna
Finalmente, izna (이즈나) fez sua aguardada estreia! O line-up final foi anunciado em julho no I-Land 2 e o debut veio no dia 25 de novembro. Eu não acompanhei tantos programas. Depois de NiziU (니쥬) e ENHYPEN, acho que só vi a formação do izna. Não vou contar com BABYMONSTER, já que o formato foi um pouco diferente. Jungeun, Jeemin, Jiyoon, Koko, Sarang, Mai e Saebi estrearam com o álbum N/a e duas faixas inéditas: IZNA” e “TIMEBOMB”. Por conhecer a potência vocal das meninas, confesso que esperava um pouco mais.
Last Bell – TWS
Parece que o intervalo para descanso tem diminuído para os grupos de K-Pop, né? Com o álbum Last Bell, o TWS (투어스) embarcou em seu terceiro lançamento desde o início do ano. Depois da estreia com Sparkling Blue e o primeiro comeback com SUMMER BEAT!, Dohoon, Hanjin, Jihoon, Kyungmin, Shinyu e Youngjae trouxeram três novas música: a titletrack “Last Festival (마지막 축제)” e as b-sides “Highlight” e “Comma,”. Todas dignas de playlist! xD
Like A Flower – Irene [Red Velvet]
Após o comeback do Red Velvet (레드벨벳) como grupo em agosto, foi a vez de Irene (아이린) estrear como solista. Seu primeiro álbum Like A Flower veio no dia 26 de novembro, com oito faixas e uma mistura equilibrada de gêneros. A titletrack, que tem o mesmo no do EP, é um dos destaques ao lado das b-sides “Start Line” — com colaboração da banda LUCY (루시) — e “Winter Wish”.
COLORS – Kyuhyun [Super Junior]
Na sequência, em 27 de novembro, mais um solo. Kyuhyun (규현) do Super Junior (슈퍼주니어) voltou com o álbum COLORS. Toda a tracklist destaca sua habilidade vocal e afinidade com baladas introspectivas. Uma abordagem interessante é a intro “Prologue”, que traz um instrumental no piano para abrir o EP. No final, a faixa “One Spring Day” funciona como uma extensão dela e ainda conta com a participação de Kyuhyun na letra e composição.
Winter Ahead – V [BTS]
Jin não foi o único membro do BTS com um comeback. Apesar de ainda estar cumprindo o serviço militar obrigatório, V (뷔) nos presenteou com o single “Winter Ahead” — uma collab especial com Park Hyo Shin (박효신) — no dia 29 de novembro. A música parece uma extensão natural do álbum Layover, já que traz a essência de Taehyung em cada nota musical. ˆˆ
Chegamos ao final de mais um giro pelos principais lançamentos de K-Pop. Como foi a experiência até aqui? Se você embarcou nas conexões semanais com a Playlist K-Pop Tour, é a chance de rever o que foi destaque por aqui. Se você perdeu os voos anteriores, pode acompanhar as novidades de novembro de uma só vez e, quem sabe, encontrar as músicas que faltavam para completar a sua playlist.
Quer um replay da programação de bordo? Confira a seleção completa da Playlist K-Pop Tour de novembro! 😉