Animes · Review

Tour pelos animes: seleção de novembro

Atenção passageiros! Tem mais um tour pelos animes pronto para entrar na programação do voo A2411, com conexões pela China Imperial, mundos de fantasia e uma pitada do universo dos games. No catálogo deste mês, o representante chinês vem com Xie Wang Zhui Qi, enquanto Jaku-Chara Tomozaki-kun traz uma mensagem similar de ir em busca da nossa melhor versão (cada um ao seu modo xD).  

Embarque liberado! O check-in já vai começar, por isso, tenha em mãos o seu passaporte e a passagem para acessar a aeronave. Vem comigo? 

Xie Wang Zhui Qi

Depois de algum tempo longe dos animes chineses, chegou a hora deles voltarem para a programação de bordo. Quem abre o retorno é Xie Wang Zhui Qi 「邪王追妻」 com uma história que combina fantasia, romance e ação durante a China Imperial. A adaptação é do estúdio KJJ Animation, em parceria com Big Firebird Culture. O anime ganhou três temporadas entre 2019 e 2021 com um total de 41 episódios.

Xie Wang Zhui Qi acompanha a jornada de Su Luo, uma assassina renomada do século XXI, que é misteriosamente enviada para outro mundo em um corpo aparentemente frágil. Seu destino cruza com o de Nangong Liuyun, o Príncipe Demônio do Império Jin, dando início a um relacionamento repleto de conflitos, descobertas e transformações.

Por trás da trama repleta de magia, batalhas e revelações, Xie Wang Zhui Qi transmite a mensagem sobre encontrar sua verdadeira essência, superar limitações e moldar o próprio destino — mesmo diante de desafios esmagadores. A animação evolui consideravelmente ao longo das temporadas, entregando aos seus personagens um bom desenvolvimento. 

Gosto da forma como Su Luo lida com as coisas ao seu redor, sem buscar proteção, contrariando aquele perfil já quase caricato das heroínas. O que eu não gosto é da forma como ela sempre acaba colocando o Nangong em segundo plano, às vezes até demonstrando mais confiança nos outros do que nele. Ao menos, no decorrer dos episódios, a interação entre os dois se transforma em uma relação de respeito e confiança mútua.

Apesar de episódios curtos e um enredo que poderia se aprofundar mais em certos momentos, o anime se destaca pela estética vibrante e por deixar aquele gostinho de ‘quero mais’. Inclusive o final da terceira temporada, meio que fecha um ciclo, mas deixa outro em aberto com espaço para mais uma sequência.

Soredemo Sekai wa Utsukushii

Vamos fazer uma viagem no tempo? Para retomar a programação que nos leva a rotas mais antigas, escolhi um anime que foi ao ar entre 6 de abril e 29 de junho de 2014. Soredemo Sekai wa Utsukushii 「それでも世界は美しい」 adapta  o mangá de Dai Shiina em 12 episódios que misturam fantasia, romance e um pouco de ação com uma pitada de amadurecimento e uma trilha sonora inesquecível para dias chuvosos. 

A animação passou pelo estúdio Pierrot (Bleach, Akatsuki no Yona, Yu Yu Hakusho, Tokyo Mew Mew, Fushigi Yuugi, Ayashi no Ceres). Em um mundo dividido entre o Reino do Sol, onde nunca chove, e o Ducado da Chuva, onde as pessoas conseguem trazer a chuva com o poder de sua voz, acompanhamos a jornada da princesa Nike, que é enviada para se casar com o jovem rei Livius.

O maior destaque do enredo é o contraste entre os dois: a leveza e bondade de Nike contrapõem o temperamento aparentemente rígido e indiferente de Livius. Essa combinação surpreende pela profundidade dos laços que os personagens desenvolvem. Tudo parece muito natural e até mesmo inocente de certa forma. A narrativa utiliza bem as diferenças entre eles para quebrar expectativas e explorar as vulnerabilidades dos protagonistas, de um jeito sutil e envolvente.

A trilha sonora também é um dos pontos altos — principalmente como a música “Tender Rain”, que Nike canta para banhar o Reino do Sol com um dia nublado, até então desconhecido. Cada vez que ela invoca a chuva, há um simbolismo poético que representa o amadurecimento de Livius. Sua visão de mundo, antes cinza, passa a ganhar outras cores gradualmente.

Soredemo Sekai wa Utsukushii encanta pela simplicidade da narrativa e pela trilha sonora que ressoa com o crescimento dos personagens. 

Maoyu Maou Yusha

Para a próxima parada do nosso roteiro de viagem, vamos voltar um ano. Afinal, é onde começa a história de Maoyu Maou Yusha 「まおゆう魔王勇者」. O anime foi transmitido entre 5 de janeiro e 30 de março de 2013. A adaptação da light novel de Mamare Touno (história) e toi8 (arte) passou pelo estúdio Arms (Elfen Lied) e ganhou 12 episódios.

Situado em um mundo de fantasia medieval, o anime aborda temas inusitados como política, economia e relações sociais através de uma improvável aliança entre o Herói dos humanos (勇者) e o Rei dos demônios (魔王) com um objetivo em comum: criar uma nova era de paz entre as duas raças.

Após anos de guerra entre humanos e demônios, o 勇者 decide confrontar o 魔王. Ao encontrá-la, ele descobre que, ao contrário de um temível monstro, ela é uma mulher perspicaz com bons argumentos e propostas pacíficas. Em vez de destruir a humanidade, 魔王 busca o apoio do 勇者 para resolver os problemas econômicos e sociais causados pela guerra, introduzindo avanços agrícolas, circulação monetária e novos sistemas comerciais. Em poucas palavras, seria o fim da guerra em troca da disseminação do conhecimento.

A narrativa inicial é promissora e cativante, com o desenvolvimento de uma inusitada aliança entre 勇者 e 魔王. No entanto, o anime acaba se perdendo em seu ritmo. O 勇者 some. Depois é a vez do 魔王. E todas as investidas da cavaleira em um relacionamento que é para ser apenas entre 勇者 e 魔王? Desnecessário, não? まあいいか! 

Para fechar, o final parece abrupto e sem graça — além de encerrar o anime sem resolver muitas das tramas que foram cuidadosamente construídas ao longo dos episódios. Maoyu Maou Yusha começa bem, abordando temas raramente vistos no gênero, mas falha em entregar o impacto esperado em seu desfecho.

Jaku-Chara Tomozaki-kun

A última parada deste tour vai até Jaku-Chara Tomozaki-kun 「弱キャラ友崎くん」 , que estreou no dia 8 de janeiro de 2021 com 12 episódios e dois especiais. No início deste ano, ganhou uma segunda temporada com 13 episódios. Toda a adaptação ficou por conta do estúdio Project No.9 (Otonari no Tenshi-sama ni Itsunomanika Dame Ningen ni Sareteita Ken e Naze Boku no Sekai wo Daremo Oboeteinai no ka?).

Tomozaki Fumiya é um prodígio no jogo Attafam — considerado o melhor jogador do Japão. Já na vida real, seu personagem está mais perto do “nível mob”. Isolado e desmotivado, ele acredita que as “regras do jogo da vida” são injustas — até conhecer Aoi Hinami, uma jogadora “god-tier” que decide ajudá-lo a evoluir no mundo offline. O que parece um romance colegial previsível se transforma em uma jornada de level up repleta de quests desafiadoras, onde cada interação social rende XP.

Baseado em uma light novel, o anime usa a metáfora dos games para abordar o desenvolvimento social e emocional do protagonista. Jaku-Chara Tomozaki-kun surpreende ao mostrar como pequenos gestos — ajudar os colegas em uma campanha escolar ou tomar a iniciativa em conversas — podem ser poderosos passos para subir de nível. Tomozaki é um exemplo claro de que esforço e consistência são mais importantes do que talento nato. Cada party que ele forma contribui tanto para sua evolução quanto para a dos outros personagens.

A animação minimalista foca na narrativa, enquanto a trilha sonora, ainda que discreta, amplifica os momentos de maior impacto emocional (especialmente no último episódio, na cena final entre Kris e Libra ˆˆ). 

Com uma mensagem de autossuperação e empatia, Jaku-Chara Tomozaki-kun nos lembra que até mesmo as interações mais triviais podem ser uma quest decisiva rumo a uma versão melhor de nós mesmos enquanto evoluímos no jogo da vida. 

* * *

Como foi o tour deste mês? Já conhecia algum dos animes do roteiro? Espero que tenha aproveitado a seleção que preparei para acompanhar sua viagem até aqui. Entre as obras da programação deste voo, Jaku-Chara Tomozaki-kun é minha maior recomendação pela forma como a história é conduzida com referências constantes ao universo dos jogos. Apesar dos métodos questionáveis da Hinami em alguns momentos, a evolução do Fumiya carrega mensagens que podem inspirar. 

Obrigada pela preferência mais uma vez. Espero vê-los no próximo voo e nas conexões pelo blog até lá! Aproveite que está aqui para navegar por outros animes. ˆˆ

Deixe um comentário