K-Pop · K-Rock · Música · Review

Playlist K-Pop Tour: lançamentos da 2ª semana de novembro

Atenção passageiros! Mais uma Playlist K-Pop Tour está pronta para entrar na programação de bordo. Dessa vez, sobrevoamos os principais lançamentos de K-Pop da segunda semana de novembro. Os últimos dias trouxeram algumas conexões interessantes direto da Coreia do Sul para o nosso roteiro de viagem, como a proposta inédita do Big Ocean e o retorno de Jin após o serviço militar com seu primeiro álbum solo. 

No catálogo deste voo, a tripulação preparou recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist. Embarca comigo?

ROMANCE: UNTOLD -daydream- – ENHYPEN

Quem abre a segunda semana de lançamentos de K-Pop na programação do tour é o ENHYPEN (엔하이픈). No dia 11 de novembro, o grupo expandiu o universo de ROMANCE: UNTOLD, lançado em 12 de julho, ao adicionar duas faixas inéditas à tracklist de nove músicas. A versão do álbum repackage ganhou o nome de ROMANCE: UNTOLD -daydream- e manteve o som que os meninos começaram a explorar recentemente.

Entre as novidades, “Daydream” é a faixa de abertura. Ela oferece uma atmosfera única, com uma base sutil e a predominância de vocais sussurrados. Esse estilo traz um frescor ao repertório do ENHYPEN, apresentando uma cadência suave, intimista e familiar. Sinto que já ouvi algo assim em algum lugar, mas nada me vem à cabeça enquanto escrevo.

A titletrack “No Doubt” também é inédita, mas mantém a mesma vibe romântica e descolada de sua antecessora “XO (Only If You Say Yes)”. A música mostra uma fase mais relaxada do ENHYPEN, ao mesmo tempo que preserva elementos de R&B e resgata o charme de produções dos anos 2000. Ela tem uma vibe boa, é mais upbeat e facilmente fica na mente, mas soa de forma bem genérica. Desde Dark Blood, sinto falta daquele som mais dark e vampiresco do grupo. Preferência pessoal! xD

Além disso, acredito que a intensidade sombria na discografia de Heeseung, Jake, Jay, Jungwon, Ni-ki, Sunghoon e Sunoo era o que mais distanciava o grupo de outros boy groups.

Ouça o álbum ROMANCE: UNTOLD -daydream- completo no Spotify.

DREAMSCAPE – NCT DREAM

Com passagem para entrar na programação no mesmo dia, também em 11 de novembro, o NCT Dream (엔시티 드림) lançou o álbum DREAMSCAPE. A tracklist traz 11 músicas, incluindo o single “Rains in Heaven”, que marcou o último comeback de Chenle, Haechan, Jaemin, Jeno, Jisung, Mark e Renjun em no dia 23 de agosto. A seleção passa por diferentes estilos — de tons mais suaves como “Night Poem” até sons cheios de atitude como “No Escape”.

“INTRO: DREAMSCAPE” é exatamente o que seu nome indica: uma introdução atmosférica que prepara os nossos ouvidos para as faixas a seguir. A titletrack “When I’m With You” traz uma vibe dance nostálgica com elementos de disco-pop, lembrando o som juvenil característico do NCT Dream. Embora a produção seja envolvente e consistente, falta impacto — o que a deixa bem próxima dos sons mais genéricos que já circulam por aí. 

O álbum DREAMSCAPE conta com uma série de b-sides que merecem destaque ou, quem sabe, um lugar na sua playlist (na minha, já conseguiram ˆˆ). Deixando duas ou três faixas de lado, todas as outras mostram um potencial imenso de entrar no modo repeat por aqui. Entre elas, recomendo “No Escape”, “YOU” e “Off The Wall” como meu Top 3. “Rains in Heaven” é favorita desde o seu lançamento há pouco mais de dois meses e já tem seu lugar garantido.

Ouça o álbum DREAMSCAPE completo no Spotify.

Say My Name – KAVE

Tem novidade no tour! KAVE (케이브) veio para ampliar o repertório de K-Rock na programação com o álbum Say My Name, que chegou nas plataformas de streaming no dia 11 de novembro. Originalmente, a banda era um grupo de músicos de apoio do cantor Gaho, mas gradualmente passou a se envolver na composição e produção de suas músicas. A formação oficial ganhou forma em 2 de março de 2020 pela Planetarium Records com a performance “Start”.

No dia 24 de julho deste ano, Gaho (vocalista), Ownr (tecladista e DJ), Jisang (guitarrista), Kekinu (baterista) e Hyun (tecladista) lançaram seu 1º EP Flight of Ideas, marcando oficialmente seu debut como uma banda. Descobri o som deles recentemente, graças às recomendações do YouTube. ˆ-ˆv

O álbum Say My Name traz sete faixas, que combinam o melhor do K-Rock com influências de J-Rock, em uma produção envolvente. A dupla de titletracks “Stone” e “You” se destaca pela intensidade e identidade marcante da banda — ambas vindo como escolhas fortes para representar o EP. As b-sides “Umm Umm Umm” e “Follow Me” completam a lista de recomendações para quem quiser conhecer o som do KAVE.

Ouça o álbum Say My Name completo no Spotify.

Follow – Big Ocean

Outra novidade que veio como recomendação para mim foi a chegada do Big Ocean (빅오션), primeiro grupo de K-Pop formado por artistas com deficiência auditiva. A proposta inédita e inclusiva da Parastar Entertainment conta com Chanyeon (rapper), Hyunjin (vocalista) e Jiseok (dançarino e maknae). Em busca de um novo gênero, o S-Pop (Sign Language Pop), o trio lançou seu 1º álbum Follow no dia 12 de novembro. 

Follow é uma compilação de singles. “Glow” foi o primeiro lançamento do grupo, em 20 de abril, marcando a estreia oficial do Big Ocean. Depois veio “Blow” e “Slow” — uma collab com o Young K do DAY6 (데이식스). A titletrack “FLOW” completa o repertório.

A faixa de destaque passou pelas mãos do renomado produtor Mark Batson, vencedor do Grammy. “FLOW” reflete as nuances únicas do grupo, incluindo batidas intensas e raps simples para ressoarem bem com as habilidades auditivas dos membros. O MV foi filmado no Instituto Nacional da Juventude Surda, em Paris, um cenário significativo para a representatividade e inclusão do grupo no K-Pop.

Combinada, a tracklist cria uma identidade sonora consistente e acessível graças à forma própria e única de seus membros experimentarem a música — agregando a linguagem de sinais à coreografia. 

Ouça o álbum Follow completo no Spotify.

November – Lovelyz

​​

Apesar do anúncio de sua separação em novembro de 2021, Lovelyz (러블리즈) se uniu novamente para lançar o single especial de reencontro “November” (닿으면, 너) no dia 12 — exatamente uma década após a estreia em 2014 pela Woollim Entertainment. Formado por Baby Soul, Jiae, Jisoo, Mijoo, Kei, Jin, Sujeong e Yein, o grupo nos trouxe uma discografia marcante, encantando com o estilo pop melódico que se tornou raro no cenário atual de K-pop. 

“November” é um convite à nostalgia: um tributo fiel ao estilo e ao som icônico de Lovelyz. O MV é uma gracinha e foca inteiramente na sonoridade reconfortante da música. As vozes suaves das integrantes se entrelaçam em harmonia, transmitindo uma sensação de aconchego. 

Mesmo com uma produção mais contida, o verdadeiro destaque é seu inegável valor nostálgico. Para quem sempre apreciou a discografia do Lovelyz, “November” pode despertar memórias queridas, além de fortalecer o legado do grupo.

Star Signs – LE SSERAFIM [JP]

No dia 13 de novembro, mais uma recomendação. Dessa vez, com o novo single japonês “Star Signs” do LE SSERAFIM (르세라핌). A novidade chegou de surpresa, já que nem sempre eu acompanho os lançamentos de K-Pop para o Japão. A nova música de Chaewon, Eunchae, Kazuha, Sakura e Yunjin deve entrar na tracklist do novo EP que o grupo está preparando para o país vizinho.

Depois de entrar no modo baladeiro no setlist dos DJs com o álbum Crazy em agosto, as meninas baixaram o tom para “Star Signs”. É uma faixa mais suave e focada nos vocais, que se destaca pela sua sutileza melódica. A letra brinca com algumas referências aos signos do zodíaco, enquanto mostra um lado mais intimista do LE SSERAFIM.

Senti falta de ouvir mais a voz da Sakura, porque gosto dela desde o IZ*ONE (아이즈원). Em compensação, fui surpreendida pela Kazuha, que chamou todos os holofotes para si no MV.

Com duração um pouco menor do que o esperado, Star Signs poderia se beneficiar de alguns segundos a mais para aprofundar a experiência musical. Ainda assim, a música é uma adição envolvente ao repertório japonês do grupo, que tem se mostrado mais focado nos vocais e em temas introspectivos nos lançamentos nipônicos. 

GIANT – Stray Kids [JP]

Por falar em novidades para o mercado japonês, o lançamento que eu realmente estava esperando no dia 13 de novembro — em contagem regressiva e já com a intenção de incluir na nossa programação de bordo — era o álbum GIANT do Stray Kids (스트레이 키즈). Ele veio como sucessor do THE SOUND, que marcou o debut oficial do grupo no país em 2023. 

Também é o terceiro comeback de Bang Chan, Changbin, Felix, Han, Hyunjin, I.N, Lee Know e Seungmin neste ano. Em maio, teve o single “Lose My Breath” da collab com o Charlie Puth e, em julho, veio o álbum ATE — que elevou minhas expectativas por um show do grupo no Brasil. 기다리고 있어요

Com 10 faixas, GIANT traz uma combinação de músicas inéditas e velhas conhecidas, além de um tom experimental que explora a identidade sonora singular do grupo. O destaque vai para titletrack “Giant”, que lembra muito a sonoridade grandiosa das músicas escolhidas como tema do Mundial de League of Legends (LoL) — evocando um hino de força e persistência. 

Produzida pelo trio 3RACHA (Bang Chan, Changbin e Han) — assim como toda a tracklist — a faixa é uma fusão de sons industriais e eletrônicos, com um refrão cativante que promete impactar nas apresentações ao vivo.

O álbum conta ainda com as faixas “NIGHT” e “Falling Up”, que ganharam versões em inglês, para a segunda temporada do anime Tower of God. Uma das b-sides inéditas, “Saiyan” faz referência ao universo Dragon Ball e traz uma energia única ao álbum. É também uma das minhas favoritas. ˆˆ

Com GIANT, o Stray Kids continua a evoluir no cenário musical, enquanto mantém seu estilo ousado e autêntico que conquistou fãs em todo o mundo.

Ouça o álbum GIANT completo no Spotify.

Golden Hour: Part.2 – ATEEZ

Cinco meses após abrir a série Golden Hour com o álbum Golden Hour: Part.1, ATEEZ (에이티즈) compartilhou a continuação no dia 15 de novembro. O novo capítulo veio com o álbum Golden Hour: Part.2, trazendo os membros Hongjoong e Mingi como coautores de cinco das seis faixas que compõem a tracklist.

A titletrack “Ice On My Teeth” aposta em um arranjo instrumental sofisticado e uso criativo de cordas, o que a torna difícil de ignorar depois de ouvir algumas vezes. Mesmo que a letra não faça muito sentido, pelo menos para mim. No entanto, o grande destaque do 11º miniálbum do grupo é a b-side “Man on Fire”.

Ouça o álbum Golden Hour: Part.2 completo no Spotify.

Happy – Jin [BTS]

Jin (진) foi o primeiro a se alistar no serviço militar obrigatório e o último entre os sete membros do BTS (방탄소년단) a lançar seu álbum solo. Happy chegou às plataformas de streaming no dia 15 de novembro. A produção de seu EP de estreia contou com colaborações de peso como Gary Barlow da banda britânica Take That, Wendy do Red Velvet (레드벨벳) e membros da banda japonesa ONE OK ROCK.

Para a tracklist, Jin preparou uma seleção de seis músicas com pitadas de rock e mensagens que espalham felicidade, inspiração e gratidão. Ele também participou como coautor das faixas “I will come to you” (especialmente escrita para o fandom), “I’ll Be There”, “Another Level” e “Falling”. 

Ouça o álbum Happy completo no Spotify.

***

Chegamos ao final de mais uma programação semanal do tour pelos lançamentos de K-Pop! Pedimos para que todos permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e com seus fones de ouvido para mais uma playlist. Para que a viagem seja completa após passar por tantas conexões, preparamos uma seleção com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.

Gostou do roteiro? Para seguir viagem ouça os destaques da segunda semana de novembro com a Playlist K-Pop Tour no Spotify.

Deixe um comentário