K-Pop · K-Rock · Música · Review

Playlist K-Pop Tour: lançamentos da 1ª semana de novembro

Atenção passageiros! A Playlist K-Pop Tour está de volta na programação com os primeiros lançamentos de K-Pop do mês. Agora que as turbulências são voos passados, vamos antecipar mais uma vez a viagem e fazer conexões pelas principais novidades direto da Coreia do Sul. No catálogo de bordo, a tripulação preparou recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist. Embarca comigo?

DRIP – BABYMONSTER

A programação do tour pelos lançamentos de K-Pop abre com o comeback do BABYMONSTER (베이비몬스터) no dia 1º de novembro. Expectativas? Bem baixas. Afinal, o grupo é dono de singles como “Batter Up” e “Sheesh” — ambos passaram bem longe de qualquer playlist, mas entraram no catálogo para você ter a chance de ouvir e descobrir como se sente. Dessa vez, Ahyeon, Asa, Chiquita, Haram, Pharita, Rora e Ruka voltaram com o álbum DRIP. 

A nova tentativa de estabelecer sua identidade sonora vem após o single “FOREVER”, lançado em julho. Esse sim, foi tão bom que ganhou uma rota exclusiva com um post dedicado aqui no blog. DRIP traz nove músicas em sua tracklist, incluindo uma versão remix para “Batter Up” e “FOREVER”.

Apesar de ainda não ser a minha preferida, a titletrack “Drip” se sai um pouco melhor do que suas antecessoras. Ela ainda aposta na combinação de EDM e hip-hop que traduz o estilo característico da YG Entertainment, mas tem o toque do G-Dragon (지드래곤) na composição. Essa sensação de leve frescor pode vir daí.

Entre as b-sides, duas oferecem uma experiência interessante. “BILLIONAIRE” evoca o estilo Y2K e exala o frescor e a ousadia do grupo, misturando uma produção instrumental moderna com raps cheios de atitude. “Love In My Heart” traz uma explosão de elementos melódicos em um power-pop repleto de energia.

Ouça o álbum DRIP completo no Spotify.

TIPI-TAP – Kep1er

Em seu primeiro comeback com sete integrantes, o Kep1er (케플러) apresentou no dia 1º de novembro o seu 6º miniálbum TIPI-TAP. O lançamento marca uma nova fase para Chaehyun, Dayeon, Hikaru, Huening Bahiyyih, Xiaoting, Yujin e Youngeun após a saída de Mashiro e Yeseo. Composto por cinco faixas, o EP sucede Kep1going On (junho) de quando o grupo ainda tinha nove membros e traz uma sonoridade mais leve.

Depois de finalmente chamar a minha atenção com “Straight Line” e “Shooting Star”, Kep1er entrou na programação do tour. No entanto, se o novo álbum for uma amostra dos próximos lançamentos do grupo, esta pode ser a última vez das meninas por aqui.

A titletrack TIPI-TAP segue a tendência de sons minimalistas e mais atmosféricos (aka estilo NewJeans), com um refrão repetitivo, um tom levemente infantil (o MV meio que reforça isso) e uma linha melódica linear. A produção suave, apoiada em batidas de DnB não destaca os vocais, além de adotar o uso exagerado de reverb que ofusca a potência que a música poderia ter alcançado. 

Apenas uma faixa no álbum se sobressai: “Drip”, uma combinação de R&B e EDM com uma vibe laid-back. A b-side tem uma batida cadenciada e apela para pausas que valorizam a linha vocal. As outras músicas da tracklist, assim como a própria titletrack podem facilmente passar despercebidas em um piscar de olhos.

Ouça o álbum TIPI-TAP completo no Spotify.

The Star Chapter: SANCTUARY – TXT

No dia em que eu retomei a programação do blog, 4 de novembro, o TXT (투모로우바이투게더) fez mais um comeback com o álbum The Star Chapter: SANCTUARY. O lançamento veio em sequência de minisode 3: TOMORROW e Chikai (誓い), ambos deste ano. Entre os destaques, você verá os nomes de Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun nos créditos de quase todas as faixas.

Já os holofotes musicais passam pela titletrack “Over the Moon”, mas ampliam a iluminação quando chegam nas b-sides “Heaven”, “Danger” e “Resist (Not Gonna Run Away)”. Com uma tracklist encantadora, acompanhada por arranjos sofisticados e sonhadores, o TOMORROW X TOGETHER consolida seu lugar como um dos meus grupos preferidos.

Ouça o álbum The Star Chapter: SANCTUARY completo no Spotify.

Call Back – Minho [SHINee]

Além do TXT, o dia 4 de novembro também trouxe outro comeback pra lá de especial com o retorno de Choi Minho (최민호) do SHINee (샤이니) e o álbum CALL BACK. No início do ano, ele nos presenteou com o single “Stay for a Night”. Dessa vez, são 10 músicas novas que se encaixam perfeitamente ao seu tom de voz.

CALL BACK reflete o tipo de som mais laid-back que eu espero ouvir quando penso no Minho. A titletrack que recebe o mesmo nome do álbum é uma escolha sólida para marcar seu retorno, mas quem marcou minha playlist foram as b-sides “Slow Down”, “Came and Left Me”, “Affection” e “I Don’t Miss You”. Todas elas são um convite para desacelerar e aproveitar o dia sem pressa.

Ouça o álbum CALL BACK completo no Spotify.

30 – Sungjin [DAY6]

O dia 5 de novembro me deixou dividida com dois álbuns livres de skips. Entre um comeback potente e um debut solo significativo, qual eu deveria trazer para compartilhar no blog? Acabei optando pelo primeiro, mas eu não poderia deixar de incluir a estreia de Sungjin (성진) — líder, vocalista principal e guitarrista do DAY6 (데이식스) com o álbum 30 — na programação da retoma dos tours semanais pelos lançamentos de K-Pop/K-Rock.

Seu álbum de debut como solista é composto por 10 faixas, que navegam por uma sonoridade madura e introspectiva, refletindo tanto suas experiências quanto uma nova fase artística. O destaque começa com a b-side “Covered in Love”, uma balada pop rock com uma vibe sonhadora que rapidamente se tornou uma das minhas favoritas. 

Em seguida, a titletrack “Check Pattern” adiciona um toque de rock sutil à atmosfera sonhadora, transmitindo emoções complexas de encontros, separações e arrependimentos. Ela tem uma progressão emocional que encanta, assim como a letra e um MV cheios de significados. É quase impossível ouvir a música e ver o vídeo sem se emocionar com o storytelling que Sungjin compartilha. Que sensibilidade!

Embora seja um álbum sem skips, preciso destacar uma dupla de b-sides que me conquistou assim que ouvi cada uma delas: “I don’t wanna do anything” e “I don’t wanna lose”. Enquanto a primeira mergulha no indie pop nostálgico, a segunda resgata a essência do DAY6 com uma pitada dramática e emotiva. 

O álbum fecha com “Memories”, uma balada sentimental que se destaca pelo efeito de vozes ecoando suavemente, criando uma atmosfera emotiva e introspectiva que se alinha perfeitamente à narrativa de 30. Não deixe de ouvir toda a tracklist, vale muito a pena! ˆˆ

Ouça o álbum 30 completo no Spotify.

It’s Complicated – Yesung [Super Junior]

Também teve comeback de veterano na indústria no dia 5 de novembro, com Yesung (예성) do Super Junior (슈퍼주니어) e seu 6º miniálbum It’s Complicated. O retorno veio em sequência ao lançamento de Unfading Sense em outubro de 2023, ou seja, pouco mais de um ano depois. Seu novo álbum é composto por cinco faixas e explora uma sonoridade mais emocional e introspectiva.

A titletrack “It’s Complicated” é uma balada com elementos de rock que traz uma pulsação constante desde o início, aumentando em intensidade até o refrão expansivo. É a minha parte favorita, aliás, principalmente quando ouço com o MV do lado. Também gosto do efeito meio mágico no fundo, porque me lembra elementos da trilha sonora de Final Fantasy — uma das minhas franquias preferidas até hoje.

Entre as b-sides, “There She Goes Again” cria uma uma atmosfera misteriosa e uma sensação de suspense fazem dela uma das músicas mais memoráveis do álbum. Ela também passa a impressão de ser maior do que realmente é, talvez pela repetição de certos elementos. Outra faixa que merece destaque é “Curtain”. Apesar de estar no lado mais emotivo das coisas, conseguiu chamar minha atenção.

Ouça o álbum It’s Complicated completo no Spotify.

Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY – EPEX

Em abril, o EPEX (이펙스) apresentou Youth Chapter 1: YOUTH DAYS e, seis meses depois, um novo capítulo já está disponível. No dia 5 de novembro, o grupo liberou o álbum Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY com mais oito músicas para o seu repertório e sem skips para as nossas playlists de K-Pop. 

Um dos maiores destaques é a titletrack “UNIVERSE”, que tem uma vibe de paz, tranquilidade e conforto similar ao que eu sinto quando ouço “Mikrokosmos” do BTS. Foi amor à primeira vista, acompanhado por um conjunto de b-sides cativantes. Entre as mais notáveis, “1997 (낭만소녀)”, “It is what it is”, “Wonderful (경이로운 일상)” e “Closer (잃어버린 것들에 대하여)”.

Ouça o álbum Youth Chapter 2: YOUTH DEFICIENCY completo no Spotify.

The Story – Doyoung [NCT]

Após encaminhar seu debut solo oficial em abril com o álbum YOUTH, Doyoung (도영) do NCT (엔시티) lançou seu novo single digital “The Story (시리도록 눈부신)” no dia 6 de novembro. Alinhada ao estilo que ele apresentou em sua estreia — e também à sua vasta bagagem de singles antes dela — a música se transforma em uma balada envolvente e carregada de emoção, destacando toda a sua habilidade vocal. 

“The Story” se encaixaria muito bem na trilha sonora de um K-Drama, devido ao seu teor emocional e à intensidade da melodia — especialmente no clímax do refrão. Esse momento passa uma sensação de liberdade. Minha parte favorita é a ponte pela mensagem que ela transmite em sua letra: “Those small things that slipped away / The many things I’ll find along the way / Whatever they be / I shall love / For they are all part of me”.

FALLIN’ – Heize

Heize (헤이즈) retorna ao seu estilo mais intimista com seu 9º miniálbum FALLIN’. A novidade chegou às plataformas de streaming no dia 6 de novembro. Após o último comeback com Last Winter, em dezembro do ano passado, e o lançamento de singles como “Hold Me Back” (trilha para o K-Drama Queen of Tears), ela foca em transformar histórias pessoais em músicas. 

Com sete faixas, o novo EP reflete um tom de melancolia e introspecção — temáticas ideais para o clima do outono. Heize participou da letra e composição em cinco delas, apenas “FALLIN’” e “November song” não passaram por suas mãos. Aliás, as letras não poderiam ser mais autorais, já que ela compartilha experiências de sua vida e expressam saudade sem se prender ao sofrimento.

Escrita por B.I. (비아이), a titletrack “FALLIN’” é uma balada suave que mergulha em uma melodia delicada, gostosa de ouvir e se deixar levar. Foi amor à primeira escuta! Toda a tracklist mantém a vibe envolvente e acolhedora. Se eu tivesse que indicar as faixas que tocam mais fundo, além de “FALLIN’”, “Broken Diary” e “Without You” passam uma sensação de conforto apesar de expressarem melancolia.

“November Song” é breve, mas tem um instrumental lindo com arranjos de violino que contribuem para o clima nostálgico do álbum. Para mim, a voz da Heize é sinônimo de conforto e, com a seleção musical de FALLIN’, ela proporciona um refúgio acolhedor para refletir, se perder em pensamentos e relaxar.

Ouça o álbum FALLIN’ completo no Spotify.

HAUTE COUTURE – MiSaMo

Para completar a programação da retomada das rotas semanais do tour pelos lançamentos de K-Pop, Mina, Momo e Sana fizeram seu primeiro comeback desde o debut da unit japonesa do TWICE (트와이스), MiSaMo (ミサモ / 미사모) em julho do ano passado. No dia 6 de novembro, o trio lançou seu 2º miniálbum Haute Couture — em sequência a Masterpiece. 

O retorno das meninas traz um conceito estiloso inspirado no processo da alta-costura, onde cada uma das 10 faixas é como uma peça de roupa exclusiva. Haute Couture combina a identidade chic do grupo com o house progressivo e uma sonoridade que nos transportam para as passarelas de moda. 

Na seleção, a titletrack “Identity” se destaca pelo beat hip-hop ornamentado com metais e cordas, criando um clima grandioso e de empoderamento. A vibe energética de “Runway”, com sua pegada de pista de dança, soa como a verdadeira trilha de um desfile, com um estilo de produção ideal para remixes e potencial para se tornar um clássico de clubs. Ela preenche todos os requisitos como potencial faixa-título. Para mim, a música sobrepõe “Identity”.

Entre as b-sides, “Baby, I’m Good” é a minha favorita, ao lado de “Runway”, pelo seu charme retrô com influência de jazz. Chegando perto do pódio, está “Jealousy” com uma vibração nostálgica que lembra “Kiss Me” do Sixpence None The Richer — inspiração recente de Lisa (Blackpink) com o single “Moonlit Floor”. 

O álbum inclui ainda “New Look”, uma releitura da música de Namie Amuro (2008). E fecha com três faixas solo: “Misty” (Mina), “Money In My Pocket” (Momo) e “Mirage” (Sana). Depois de ouvir Masterpiece, minhas expectativas para o MiSaMo não eram altas. No entanto, posso dizer que gostei mais do comeback do que da estreia.

Ouça o álbum Haute Couture completo no Spotify.

VOYAGE – VIVIZ

VIVIZ (비비지) — formado pelas ex-integrantes do GFriend (Eunha, SinB e Umji) — também entra na programação do primeiro tour pelos lançamentos de K-Pop do mês. O comeback do trio veio com seu 5º miniálbum VOYAGE, que chegou às plataformas de streaming no dia 7 de novembro — pouco mais de um ano depois do EP VERSUS. A tracklist traz cinco faixas que exploram um som mais ousado e hipnótico.

A titletrack “Shhh!” traz uma batida marcante com potencial de crescer em você depois de ouvir mais de uma vez. Se não fosse o refrão repetitivo “Bo-bo, bo-bo-boy, boy, 쉿” (que pode soar estranho dependendo da forma como você ouve), ela poderia se sair melhor e, quem sabe, até entrar nas playlists de longa duração. A música alcança seu auge na ponte, quando um piano pausado adiciona um toque de tensão dramática. Minha parte preferida!

O MV de “Shhh!” tem algumas cenas bem marcantes, como o momento em que a terra é jogada na câmera. No entanto, a coreografia parece um tanto deslocada em relação ao ritmo e à ousadia da letra. 

Entre as b-sides, “Full Moon” e “Cliché” saem na frente, principalmente a primeira. É uma pena que seja a menor música do álbum. 2:13? Daqui a pouco, um minuto vai acabar sendo muito. Já “Cliché” me lembrou o estilo do Red Velvet (레드벨벳) pelo tom com um leve toque de mistério. 

“Hypnotize” e “Love & Tears” finalizam o álbum. Com uma melodia mais suave e emotiva, “Love & Tears” desperta uma sensação de despedida e poderia facilmente entrar no setlist de um show do grupo como a última música da noite. 

Ouça o álbum VOYAGE completo no Spotify.

***

Chegamos ao final da nossa programação! Pedimos para que todos permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e com seus fones de ouvido para mais uma playlist. Após passar por tantas conexões, que abriram o mês de novembro, preparamos uma seleção com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.

Gostou do roteiro? Para seguir viagem ouça os destaques da primeira semana de novembro com a Playlist K-Pop Tour no Spotify.

Deixe um comentário