K-Pop · Música · Review

TXT encanta com b-sides do álbum The Star Chapter: SANCTUARY

Cena do MV de "Over the Moon" do álbum The Star Chapter: SANCTUARY com todos os membros do TXT deitados com o ângulo da câmera visto de cima

Esta segunda-feira, 4 de novembro, foi muito especial para mim. O dia que eu começo a retomar as postagens no blog depois de toda a adrenalina com a entrega do projeto também marca o comeback de um dos meus boy groups preferidos: TXT (투모로우바이투게더). TOMORROW X TOGETHER está de volta pela terceira vez neste ano com o álbum The Star Chapter: SANCTUARY.

Em abril, Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun apresentaram a inesquecível titletrack “Deja Vu” e “The Killa” (em loop desde então) com o EP minisode 3: TOMORROW. Três meses depois, foi a vez de Chikai (誓い) e um novo repertório de músicas japonesas. 

Com uma discografia que transita com maestria por diferentes estilos, TXT já tem carta branca nas minhas playlists e mantém o ritmo de expansão. As b-sides “Heaven”, “Danger” e “Resist (Not Gonna Run Away)” me atraíram como ímã. Vou compartilhar o que achei do álbum, passando por cada faixa. Vem comigo?

Minhas impressões do álbum The Star Chapter: SANCTUARY

The Star Chapter: SANCTUARY é o 7º miniálbum do TXT, que chega com seis músicas em sua tracklist, incluindo a titletrack “Over the Moon”. O novo EP dá sequência a narrativa que o grupo vem construindo em seus últimos lançamentos — The Dream Chapter, The Chaos Chapter e The Name Chapter. 

De imediato, dois detalhes chamaram minha atenção. Primeiro, ver os nomes de todos os membros nos créditos de quatro das seis faixas. 잘 했어, 투모로우바이투게더! ❤ Segundo, a tendência de reduzir as músicas para menos de três minutos tomou conta da tracklist, além de muitos falsettos pra lá e pra cá. A faixa mais longa tem 2:41, enquanto “Resist (Not Gonna Run Away)”, minha favorita, é a mais curta.

Ver esse encurtamento para atender ao público das plataformas digitais, especialmente do TikTok, não me agrada. Mesmo com menos tempo, o TXT consegue transmitir sua marca única, entregando, mais uma vez, uma seleção que envolve do início ao fim e nos faz querer revisitá-la constantemente. 

The Star Chapter: SANCTUARY traz uma tracklist mais serena e reflexiva. Entre os destaques, estão as faixas “Heaven”, “Danger” e “Resist (Not Gonna Run Away)”.

Heaven

“Heaven” foi amor à primeira vista ouvida. A música abre o álbum com um instrumental suave e uma atmosfera leve e sonhadora, acompanhada por um tom quase angelical nas vozes de Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun. O nome não poderia ser mais apropriado para uma faixa do TXT. 

Marcada por uma produção pop que flerta com o disco e o smooth pop, “Heaven” tem aquela vibe clássica (presente em alguns dos últimos lançamentos do grupo). Seu instrumental é super relaxante, com uma melodia fluida e vocais doces, o que a transforma em uma boa companhia para uma viagem de carro ou uma caminhada na praia em um dia ensolarado. Soobin, Taehyun e Yeonjun estão nos créditos pela produção.

Essa introdução suave estabelece o clima para o álbum The Star Chapter: SANCTUARY, como um aquecimento para uma jornada musical digna de transcender os sentidos.

Over the Moon

Ainda na vibe sonhadora, a titletrack “Over The Moon” eleva o álbum a um nível emocional mais profundo, com uma combinação de pop, dream pop e rock. A faixa-título não causa o mesmo impacto imediato de suas antecessoras, mas tem algo nela que faz a música crescer e criar um sentimento de apego no coração a cada nova audição. Talvez se fosse mais extensa e tivesse uma ponte memorável no final, sua potência poderia ter alcançado o nível máximo.

“Over The Moon” tem uma energia diferente. É mais suave e gentil em sua abordagem, mas mantém o toque mágico do TXT de criar uma atmosfera envolvente em cada música que lança. O trecho “Over the moon, over the stars / I soar when you’re in my arms / Over the moon, over the stars / Whisper me my name” tem uma melodia especialmente encantadora. E a letra reflete a esperança de um futuro compartilhado com alguém especial.

O MV, assim como outros já lançados pelo grupo, tem um toque artístico nos takes, na escolha da paleta de cores e nos movimentos de câmera. O uso do azul e o do elemento água em várias cenas combinam muito com o som. O carisma de Beomgyu, HueningKai, Soobin, Taehyun e Yeonjun eleva a experiência. Recomendo ouvir apenas o áudio e depois repetir a dose com o vídeo. 

Quando se trata de coreografia, o TXT não economiza no charme. A forma como cada membro se movimenta é sempre cheia de fluidez, como se cada passo fosse natural. Não é à toa que o grupo faz parte da minha tríade de performances no K-Pop. Quem acompanha o blog, já sabe.

Danger

Em “Danger”, o TXT flerta com uma produção pop mais marcante, acompanhada por uma linha de baixo que facilmente se torna uma das melodias mais memoráveis do álbum. Ela tem um quê de nostalgia, talvez por lembrar do groove característico em músicas do SHINee — que mescla a identidade sonora do TXT com uma pegada mais clássica do K-pop. O “What you’re doin’” no pós-refrão pode ser bem viciante. Por trás do processo criativo, a faixa passou pelas mãos de Beomgyu, Taehyun e Yeonjun.

Resist (Not Gonna Run Away)

Se “Heaven” foi amor à primeira vista, “Resist (Not Gonna Run Away)” fez eu me apaixonar pelo TXT — não uma, duas ou três vezes, mas sempre que coloco a música no replay. Mais do que ontem e menos do que amanhã, preciso dos meninos no Brasil asap. *-*

Já é característico ver pelo menos uma faixa nos álbuns do grupo com um toque mais latino. Em The Star Chapter: SANCTUARY, quem se encaixa no gênero é “Resist (Not Gonna Run Away)”. Dessa vez, eles experimentam uma nova abordagem com o reggaeton e uma série de falsettos angelicais, que enriquecem a faixa. O refrão é extremamente viciante e entra no modo repeat mental quase que imediatamente. ˆˆ

Mesmo sendo novidade na discografia, o TXT consegue adaptar seu estilo a diferentes gêneros sem perder sua essência. Quem assina os créditos da produção é Beomgyu, HueningKai, Soobin e Taehyun. ❤

Forty One Winks

“Forty One Winks” traz uma vibe mais introspectiva e melancólica com elementos de R&B mesclados a um pop mais contido, suave e sem acelerar. É o tipo de música que passa uma sensação de paz, sendo perfeita para acompanhar os estudos e para todos os momentos de foco durante o dia. A produção é minimalista, destacando os vocais dos membros e criando um clima de tranquilidade enquanto toca.

Higher Than Heaven

O álbum começa com “Heaven” e fecha com “Higher Than Heaven”. O que pode ser melhor do que isso para completar o ciclo de The Star Chapter: SANCTUARY? Com o nome de Taehyun nos créditos, a faixa adota um tom otimista e uma pegada rock para se despedir. 

Ela explora uma batida leve e uma melodia crescente, como se transmitisse uma mensagem de ascensão e superação além da letra: “I’ll protect eternity, our name / Together in the tomorrow that will continue Dreaming”. Consigo vê-la sendo cantada com entusiasmo pelo público em um festival como o Lollapalooza.

O álbum The Star Chapter: SANCTUARY é mais um marco na discografia do TXT, mostrando como o grupo evoluiu tanto em termos de produção quanto de identidade artística. Embora a tendência de encurtar músicas possa deixar um gostinho de “quero mais”, o EP entrega uma experiência coesa, emocional e cheia de b-sides encantadoras. Com letras cativantes, arranjos sofisticados e uma performance visual impecável, o TOMORROW X TOGETHER consolida seu lugar como um dos grupos mais interessantes e versáteis de sua geração.

Já ouviu todas as músicas? Confira a playlist completa no Spotify e aproveite para explorar mais da discografia do TXT. ˆ-ˆv

Deixe um comentário