K-Pop · K-Rock · Música · Review

Tour pelo K-Pop: lançamentos de outubro

Bem-vindos a bordo de mais um tour pelos últimos lançamentos de K-Pop! Devido a alguns desvios de rota para atender um intenso cronograma de estudos fora do voo, não tivemos as conexões semanais. Nossa tripulação fez algumas horas extras, além de uma imersão musical nos últimos dias, para montar o roteiro de viagem deste mês com a programação completa.

Entre as novidades do voo KP2410, a maior surpresa foi o debut solo do Yuta, acompanhado por clássicos — com representantes como Xdinary Heroes e CNBLUE. Também teve retorno solo de Lisa, Jennie e Rosé (Blackpink) e do Jin (BTS), em aquecimento para o seu primeiro álbum. Em comparação a outros meses, outubro não trouxe tantos destaques ou álbuns memoráveis, mesmo com nomes conhecidos como ATEEZ, SEVENTEEN, ITZY e KISS OF LIFE. 

Passageiros com destino ao tour pelos lançamentos de K-Pop, embarque liberado. Não se esqueça de acomodar sua bagagem nos compartimentos acima do seu assento. Reserve um espaço confortável e separe seus fones de ouvido para aproveitar a experiência. Vem comigo? 

Beyond: – CHEN [EXO]

Para abrir a programação do tour pelos lançamentos de K-Pop deste voo, Chen (첸) do EXO (엑소) foi o escolhido. Depois do comeback com o álbum DOOR em maio, ele liberou dois novos singles — “Love you” e “Brighter than” — como parte da tracklist do seu single album Beyond:, que chegou às plataformas de streaming no dia 1º de outubro.

A escolha do nome Beyond: visa transmitir a intenção de Chen em expandir sua conexão com os fãs para além de qualquer limite. O conceito visual é especialmente simbólico com a ilustração de um imenso universo que surge ao abrir uma porta, o que pode até ser uma alusão ao álbum anterior. 

“Love you” é uma balada pop embalada pelas notas do piano. A música se encaixa bem onde Chen se sente mais confortável, foco vocal e vibe de K-Drama romântico. A faixa que a acompanha, “Brighter than” segue uma sonoridade similar e vem como um bom complemento para quem gosta desse tipo de som. Eu costumo gostar de uma abordagem mais animada (ora dance, ora rock), mas gosto do que ouço com Beyond:.

Ouça os dois singles no Spotify.

The Long Season – TIOT

Chen não chega sozinho para abrir a programação da viagem, já que, no dia 1º de outubro, o TIOT (티아이오티) fez seu primeiro comeback após o debut oficial em 22 de abril com o álbum Kick-START. Choi Woo Jin, Hong Keon Hee, Kim Min Seoung, Kum Jun Hyeon e Shin Ye Chan voltaram com o single “The Long Season (그 계절 긴 터널을 지나)”.

A música traz aquele som de pop clássico gostoso de ouvir e vem acompanhado por uma versão instrumental tão boa quanto a música original. É suave, otimista, cheia de boas energias, melódica e tem a vibe perfeita para uma tarde na praia, um encontro com os amigos ou como trilha sonora de uma viagem de férias.

Ouça as duas versões do single no Spotify.

Birthday – ATEEZ [JP]

Complementando a tripulação de boas-vindas para acompanhar o tour pelos lançamentos de K-Pop: ATEEZ (에이티즈). Depois da collab com o BE:FIRST (ビーファースト) para o single “Hush Hush” e o álbum Golden Hour: Part.1 no final de maio, o grupo já fez um novo comeback, dessa vez com seu 4º álbum japonês Birthday no dia 1º de outubro.  

A tracklist conta com seis músicas, incluindo mais uma parceria com o BE:FIRST, além de uma versão instrumental para cada faixa. “Birthday” é a titletrack, um pouco mais tímida em relação a outras ao longo de toda a discografia de Hongjoong, Jongho, Mingi, San, Seonghwa, Wooyoung, Yeosang e Yunho. Comparado ao que estamos acostumados a ouvir quando se trata do grupo, ela pode passar levemente despercebida por uma ou outra playlist.

Minha maior recomendação não poderia ser outra senão o resultado dessa dobradinha. Embora não tenha o toque dramático de “Hush Hush”, “Royal” é a que mais se aproxima do som característico do ATEEZ que os torna tão únicos em meio a tantos boy groups.

Depth – Yuta [NCT]

Entre todos os lançamentos de K-Pop do mês, o maior highlight da programação é o álbum Depth, que marcou o debut solo do Yuta (유타) do NCT (엔시티) no dia 3 de outubro. Se não fosse pelos desvios de rota no cronograma (leia-se: entrega de projeto), teríamos feito uma conexão com um post dedicado a ele. Não teve parada, mas Yuta entra como um dos destaques do roteiro deste voo.

Na tracklist de estreia, Yuta nos apresenta sete faixas. O álbum abre com “LAST SONG”, uma música lenta, suave e que flui quase como um sussurro especialmente quando ele começa a cantar em inglês, mesclando com o japonês. Linda escolha para abrir seu álbum de estreia — começa suave e ganha um instrumental mais pesado quando passa de dois minutos. 

Para dar sequência ao fluxo, vem a titletrack “Off the Mask”, que entra na batida do rock (bem próxima daquele som clássico de J-Rock) em sintonia com o timbre do Yuta. Se ele queria deixar a melhor impressão em sua estreia, conseguiu. “Save You” mantém o espírito roqueiro e mantém as expectativas nas alturas. Na mesma vibe, só que com uma pegada mais próxima de um setlist de festivais como Coachella e Lollapalooza, vem “BAD EUPHORIA”. Esse trio é minha maior recomendação.

Para fechar, “PRISONER”, “Goodbye” e “Butterfly” (Depth Version) completam a seleção musical e merecem uma chance na sua playlist — tanto quanto todas as outras faixas. Depth é, definitivamente, um álbum sem skips, além de nos dar a oportunidade de ouvir a voz do Yuta por mais tempo, já que no NCT sua participação é limitada. Além disso, a escolha das músicas do seu álbum de estreia soam como o match perfeito para o que eu gostaria ouvir do Yuta. ❤

Ouça o álbum Depth completo no Spotify.

Moonlit Flower – LISA [BLACKPINK]

Desde que deixou a YG para começar a administrar a carreira solo com sua própria agência, a LLOUD Management, Lisa (리사) do Blackpink (블랙핑크) tem experimentado diferentes tipos de som. A última novidade é o single “Moonlit Flower”, que chegou às plataformas de streaming no dia 4 de outubro e, alguns dias depois, ganhou um vídeo especial de performance.

Não sei se ela está tentando encontrar aquele que mais combina com seu estilo ou se quer sentir como a indústria reage a cada lançamento, mas entre as três novas músicas que liberou como solista, uma não poderia ser mais diferente da outra. 

Em junho, veio a intensa “ROCKSTAR”, explorando todo o carisma da Lisa. Para mim, foi mais um espetáculo visual e um hino de autoafirmação, já que musicalmente passa longe do que eu normalmente gosto de ouvir. Em agosto, “New Woman” marcou sua collab com a cantora espanhola Rosalía. Mesmo com a harmonia de suas vozes e a participação de Lisa nas letras da música, ainda não é o tipo de som para mim.

E como fica “Moonlit Flower”? Não sei se é pela inspiração em “Kiss Me” da banda Sixpence None The Richer, mas a música soa mais como um cover do que um lançamento propriamente dito. A sensação é que o som não é compatível com a Lisa, sabe? Talvez realmente seja apenas uma fase de experimentação para ela se descobrir musicalmente. 리사, 파이팅! ˆˆ

Conversion PART.1 – ASC2NT

ASC2NT (어센트) entra na programação do tour pelos lançamentos de K-Pop pela primeira vez. Depois do debut em 7 de maio com o álbum Expecting Tomorrow, o grupo fez seu comeback no dia 4 de outubro. A novidade é o álbum Conversion PART.1, que traz três novas músicas para a tracklist: “Sweet Devil”, “Checkmate” e “불어 (Your Echo)”. 

A titletrack “Sweet Devil” abre o EP com riffs de guitarra elétrica e um tom levemente nostálgico que lembra o K-Pop old school. Conforme a música avança, o som segue um caminho mais genérico, mas ainda sim é agradável de ouvir. Em seguida, vem “Checkmate”, trazendo uma vibe similar mesclada a uma batida mais enérgica. “불어 (Your Echo)” é a escolha suave da seleção, com um toque sentimental pronto para encaminhar o fechamento do álbum. 

De modo geral, é um álbum agradável de ouvir. Pode até faltar um toque que pudesse trazer algo mais característico do grupo, mas para quem gosta daquele som pop mais genérico pode ser que tenha uma outra música aqui para a sua playlist. 

Ouça o álbum Conversion PART.1 completo no Spotify.

BORN LIKE THIS – AB6IX

A segunda semana do mês foi uma das mais tranquilas do ano. Apenas dois lançamentos de K-Pop entraram na programação do tour. O primeiro com AB6IX (에이비식스) e seu 9º miniálbum BORN LIKE THIS, que chegou no dia 10 de outubro. Formado em 2019, o grupo —  que atualmente conta com Jeon Woong, Kim Dong-hyun, Lee Dae-hwi e Park Woo-jin — retorna após seu último comeback com o EP Find YOU em 13 de agosto.

Com cinco faixas, o álbum abre com o hip-hop intenso de “In My Vein”. O primeiro destaque vem com a divertida titletrack “NVKED” e sua metáfora para sermos mais abertos e honestos em relação ao que sentimos: “Let’s get naked, baby / Be more honest, tell me”. A música combina rap, vocal e falsetto em uma melodia empolgante, acompanhada por um MV dinâmico com coreografias e visuais que enfatizam o estilo bad-boy do grupo.

Seguindo essa linha energética, “Forever Young” mantém a atmosfera animada e é sustentada por guitarras e batidas de dance-pop, misturando toques de hip-hop e R&B. Assim como “NVKED”, é um dos destaques do álbum.

Depois da diversão, o AB6IX propõe uma pausa com a suavidade de “Hurt Me”, acompanhada por influências de pop latino, enfatizando. O sinal para desacelerar segue com “Butterfly Effect”, encerrando o álbum com aquele toque emotivo que combina tão bem com despedidas. É também mais uma recomendação minha para a sua playlist. 🙂

Ouça o álbum BORN LIKE THIS completo no Spotify.

Mantra – Jennie [Blackpink]

O segundo lançamento vem com o primeiro comeback de Jennie (제니) do Blackpink (블랙핑크) desde que, assim como Lisa, fundou seu próprio selo para fazer a gestão de sua carreira solo. O single “Mantra” marca sua estreia sob a ODD ATELIER, em parceria com a Columbia Records. Com a YG, sua última música foi “You & Me” há um ano — sem contar a collab “SPOT!” com Zico, a participação em “One of the Girls” para a série The Idol e “Slow Motion”.

Não tem como negar que “Pretty, pretty, pretty, pretty / This that pretty-girl mantra…” pode facilmente virar um mantra. Além de entrar na mente, a música quer passar a mensagem de empoderamento feminino. Tenho minhas dúvidas se ela realmente cumpre a missão com essa repetição toda em tão pouco tempo de música (2:16). Se a ideia era criar um mantra, Jennie conseguiu. E vamos deixar por isso! xD

Spill the Feels – SEVENTEEN

Quem está de volta à programação, com espaço praticamente garantido a cada novo lançamento, é o SEVENTEEN (세븐틴). Em abril, o grupo passou por aqui com o álbum 17 is Right Here. Pouco tempo depois, a unit formada por Jeonghan (정한) e Wonwoo (원우) também marcou presença com o EP THIS MAN. E com o alistamento gradual dos membros, o dia 14 de outubro representou o último comeback como grupo completo, trazendo para as plataformas de streaming e para o nosso voo seu 12º miniálbum Spill the Feels.

Na tracklist, seis faixas. “Eyes on You”, lançada como pré-release, imediatamente chama a atenção ao abrir o álbum com uma batida dance, refrão marcante e toques retrô dos anos 90, perfeita para a pista de dança. Notou as similaridades com “I’ll See You There Tomorrow” do TXT (투모로우바이투게더)? Ambas com produção do Shift K3Y. Ela poderia facilmente ser a titletrack, pelo menos é a impressão que a música deixa em mim toda vez que ouço tocar. É a minha maior recomendação, ao lado das b-sides “1 TO 13”, “Rain” e “Water”.

A faixa-título “LOVE, MONEY, FAME” traz uma collab com o DJ Khaled, que mistura elementos de R&B e hip-hop. Apesar do ritmo cativante, acho uma escolha conservadora e sem o impacto poderoso característico de hits anteriores do grupo. Parece mais uma b-side, que funcionaria bem como música de fundo, mas tenho minhas dúvidas sobre seu potencial como titletrack.

O álbum Spill the Feels pode não ser o comeback mais memorável de Dino, DK, Hoshi, Jeonghan, Joshua, Jun, Mingyu, S.Coups, Seungkwan, The8, Wonwoo, Woozi e Vernon comparado a lançamentos passados. Mesmo assim, deixa um gostinho de nostalgia no ar diante do momento de transição para novos caminhos.

Ouça o álbum Spill the Feels completo no Spotify.

LIVE and FALL – Xdinary Heroes

No mesmo dia, 14 de outubro, uma das minhas bandas de K-Rock preferidas e também uma das que mais me traz o sentimento de conforto através das músicas que lança, fez mais um comeback. Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) passou pelo tour de lançamentos de setembro com o single “iNSTEAD!” — parte do Open ♭eta v6.3 — e, um mês depois, Gaon, Gunil, Jooyeon, Jungsu, Jun Han e O.de estão de volta com o álbum LIVE and FALL. 

Assim como o Yuta, também queria ter preparado uma rota à parte no roteiro de viagem para compartilhar com você. Acontece que o retorno veio bem no dia da entrega do meu projeto. Só eu e minha equipe sabemos como foi intenso, com direito a virar a noite mesmo tendo que trabalhar no dia seguinte (xD).  

LIVE and FALL tem oito músicas em sua tracklist, trazendo três faixas inéditas: a titletrack “Night before the end”, “Feeling Nice” e “XYMPHONY”. Além delas, o álbum reúne um compilado de todos os lançamentos do projeto Open ♭eta até agora: “Save me”, “Boy Comics”, “iNSTEAD!” e “LOVE and FEAR”

A faixa-título “Night before the end” é uma balada rock com um toque dramático, um tom mais melódico e foco maior no vocal. Sinto que a música tem um som mais próximo do DAY6 (데이식스) que do Xdinary Heroes, o que faz as b-sides se sobressaírem.

“Feeling Nice” traz de volta aquela intensidade característica nas músicas da banda. É a minha preferida, ao lado de “XYMPHONY”, que deixa o som do piano assumir o protagonismo em um mix de caos e harmonia. Ela também tem um toque único que me fez lembrar de “Happy Death Day”. A dupla não tem MV, mas cada uma ganhou um live clip. ❤

Ouça o álbum LIVE and FALL completo no Spotify.

X – CNBLUE

Xdinary Heroes não é o único representante do K-Rock no tour deste mês. Afinal, o dia 14 de outubro também marcou o comeback do CNBLUE (씨엔블루) com seu 10º miniálbum X. O EP chega quase um ano após o lançamento de PLEASURES e traz seis músicas em sua tracklist, incluindo a titletrack “A Sleepless Night”. 

A escolha tanto para abrir o álbum quanto para ser a faixa-título acerta em cheio. “A Sleepless Night (그리운건 그대일까 그때일까)” enfatiza os vocais poderosos do Jung Yong-hwa, enquanto mantém um fluxo instrumental dinâmico entre o rock e floreios de teclado. Não tem nada de inovador, mas a assinatura do CNBLUE está lá. Para mim, que acompanho Jung Yong-hwa, Kang Min-hyuk e Lee Jung-shin desde os tempos do K-Drama Heartstrings, isso basta. *-*

Embora “A Sleepless Night” seja boa o suficiente para conquistar seu espaço nas minhas playlists, duas b-sides merecem os maiores holofotes: “BAD BAD” e “RACER”. Enquanto a primeira adota um som mais sombrio e levemente misterioso, a segunda cria uma vibração pop-rock cheia de energia. O refrão é extremamente cativante: “My racer / My speeding Mona Lisa…”. Juntas, as duas transmitem um contraste interessante.

“To. My Love” é para quem prefere o som sentimental e delicado de uma balada pop. “Personal Color”  também traz um toque mais leve ao álbum X, reforçando a capacidade do CNBLUE de misturar rock a outros gêneros enquanto mantém seu som característico. “Tonight” fecha a tracklist com um mix suave de rock e R&B.

Ouça o álbum X completo no Spotify.

GOLD – ITZY

ITZY (있지) retornou com o álbum GOLD no dia 15 de outubro — o primeiro comeback com Lia desde sua pausa, que a deixou de fora do lançamento de Born To Be em janeiro. GOLD combina faixas inéditas e versões finais de sucessos anteriores.

A titletrack que leva o nome do novo EP de Chaeryeong, Lia, Ryujin, Yeji e Yuna, traz uma mistura de rock e hip-hop em uma estrutura fragmentada e um pouco confusa. Para mim, ora soa como algo experimental, ora parece mais ruído ou uma amostra inacabada. Qual é o propósito dessa música afinal? 

E não foi apenas “GOLD” que deixou essa impressão. Todo o álbum provocou o mesmo sentimento. Nem a collab com Changbin (창빈) do Stray Kids (스트레이 키즈) na faixa “VAY” é capaz de mudar isso. “Imaginary Friend”, que ganhou seu próprio MV no final do mês, até tem um certo charme quando começa a tocar, mas não se sustenta a ponto de se tornar uma favorita. “Supernatural” também, quase alcançou o pódio como um dos destaques. 

Vi muita gente comparando o novo som do ITZY ao que as meninas do NMIXX já apresentaram em sua discografia, especialmente no debut. Acho que faz sentido, além de ser uma justificativa para mim do porquê o álbum GOLD passa tão batido em relação a outros comebacks. 

Ouça o álbum GOLD completo no Spotify.

Lose Yourself – KISS OF LIFE

Para acompanhar a entrada de ITZY na programação, KISS OF LIFE (키스 오브 라이프) também trouxe novidades no dia 15 de outubro com o álbum Lose Yourself. Este é o terceiro comeback no ano de Belle, Haneul, Julie e Natty. Em abril, teve o icônico Midas Touch, seguido, em julho, pela dobradinha de “Stick” e “Te Quiero” na maior vibe do verão. Dessa vez, as meninas voltam com uma tracklist composta por sete músicas.

A titletrack “Get Loud” traz uma batida inspirada no R&B dos anos 2000 e uma pegada latina que combina bem com o ritmo hip-hop. Gosto principalmente de como a música começa, mas sinto que o refrão poderia ser mais impactante para fazer jus ao nome da música. Inspirada pelo mesmo período musical, “R.E.M” segue uma vibe relaxante e suave, ainda que falte uma evolução melódica mais marcante. Pode ser uma boa companhia para uma manhã preguiçosa e sem pressa. ;D

Outras duas b-sides se destacam. A primeira é “Back To Me”, uma faixa pop-rock cheia de nostalgia com camadas vocais intensas. Outro destaque é “No One But Us”, que remete aos hits de verão do início dos anos 2000, com sua mistura de pop e EDM. Eu gostaria de ouvir as duas músicas com um remix do Calvin Harris.

Embora não tenha chamado a minha atenção pelo forte apelo do hip-hop,  “Igloo” também ganhou um MV para chamar de seu. Lose Yourself é um álbum diverso e nostálgico, que mantém a essência do KISS OF LIFE.

Ouça o álbum Lose Yourself completo no Spotify.

SAY MY NAME [Debut]

Para deixar a programação mais completa, a seleção do mês também acompanhou um debut com a estreia do SAY MY NAME (세이마이네임) no dia 16 de outubro. O novo girl group é da agência INKODE, cofundada por Kim Jaejoong (김재중), que já fez parte do TVXQ (동방신기). A formação conta com Dohee, Hitomi (ex-IZ*ONE), Junhwi, KANNY, Mei, Seungju e Soha. 

A carreira das meninas começa com um álbum que leva o nome do grupo e apresenta quatro faixas: “Be a Star”, “WaveWay”, “8llowme” e “Goldilocks Water”. A titletrack “WaveWay” é o ponto forte do EP de estreia ao adotar aquele estilo pop bubblegum que gruda na cabeça. No entanto, preciso fazer uma confissão a todos os passageiros que estão acompanhando este tour pelos lançamentos de K-Pop. 

Embora todas as músicas sejam boas, nenhuma delas se sobressai a ponto de marcar e colocar o nome do grupo no radar. Em poucas palavras, tudo é genérico demais. Pelo menos por enquanto, consigo ver facilmente o SAY MY NAME passar despercebido no meio de tantos girl groups.

Ouça o álbum SAY MY NAME completo no Spotify.

APT. – Rosé [Blackpink] ft. Bruno Mars

Por falar em música chiclete, a collab entre Rosé (로제) do Blackpink e Bruno Mars “APT.” tem o estranho potencial de ampliar esse efeito. Quando ela chegou às plataformas de streaming no dia 17 de outubro, não deixou uma impressão tão forte, além do “아파트, 아파트…” em loop na minha cabeça. O trecho repetitivo acabou tirando um pouco o encanto, sabe? 

Depois de ouvir mais algumas vezes, comecei a focar em outras partes da música e ela acabou ganhando espaço por aqui. A melodia que acompanha “Don’t you want me like I want you, baby? …” se transformou em um dos meus momentos preferidos ao ouvir “APT.”. Seu jeito irreverente e seu apelo descartável funcionam a seu favor. “APT.” não está tentando ser nada mais do que uma faixa pop cativante, com uma energia desleixada e cheia de charme ao seu próprio modo. Adicione ao combo todo o carisma de Rosé e Bruno Mars.

Além disso, é interessante ver a mistura entre a influência do pop clássico que ouvimos nas músicas de artistas nos Estados Unidos com a letra toda em inglês e a referência a um jogo de bebida coreano. Usar 아파트 também ajuda a passar essa sensação de união entre duas culturas através da música.

Apesar de não vermos um comeback completo do Blackpink, se é que teremos um (se na época da YG já eram raros, imagine agora…), é bom poder acompanhar uma sequência de projetos solo das meninas. Primeiro, Lisa. Depois, Jennie. E agora, Rosé.

Whiplash – æspa

Na penúltima semana do mês, os lançamentos de K-Pop ganharam um novo gás. A nova leva de novidades começou no dia 21 de outubro com o álbum Whiplash, marcando mais um comeback do æspa (에스파). No final de maio, Giselle, Karina, Ningning e Winter transformaram o EP Armageddom em um hit quase instantâneo com “Supernova”. Em julho, as meninas já embalaram sua estreia no mercado japonês com Hot Mess. 

Agora, além de Whiplash, elas também liberaram singles solo, com destaque para “Up” da Karina que foi direto para a minha playlist. O novo álbum traz seis faixas, incluindo a faixa-título com o mesmo nome. Apesar de todo o sucesso de “Supernova”, por aqui os holofotes ficam apenas para “Whiplash”. É o tipo de som que, para mim, combina muito com o grupo e também daria match com o setlist de início de festa para esquentar a pista de dança.

Para acompanhar a titletrack, minhas recomendações do álbum incluem as b-sides “Flowers” e “Just Another Girl”. Na contramão das músicas mais animadas, “Flowers” mostra um lado mais delicado do æspa e acabou marcando. Já “Just Another Girl” sai um pouco do mood do álbum para dar um tom suave de pop-rock à seleção musical.

Ouça o álbum Whiplash completo no Spotify.

I’LL LIKE YOU – ILLIT

ILLIT (아일릿) também preparou novidades no dia 21 de outubro ao apresentar seu 2º miniálbum I’LL LIKE YOU. O grupo fez seu debut no dia 25 de março com o álbum SUPER REAL ME e a cativante titletrack “Magnetic”. Por enquanto, seu estilo ainda se mantém bem próximo ao NewJeans em todos os sentidos — sonoro, visual e até mesmo nas coreografias. 

Apesar de ter gostado da estreia das meninas, o novo EP passou um pouco em branco para mim, sem qualquer destaque entre as cinco faixas da tracklist. Nas duas vezes que ouvi o álbum, só percebi a mudança entre uma e outra com “Cherish (My Love)” e “Tick-Tack”. A seleção musical é muito linear e carece, do meu ponto de vista, de mais personalidade para ser capaz de provocar um impacto.

A titletrack até tem o seu charme, mas é mais uma daquelas músicas do tipo easy listening — fácil de ouvir e que não requer tanta atenção, podendo facilmente compor o som ambiente. E “Tick-Tack”, que encerra o álbum, consegue alguns segundos de atenção por mudar o tom e acelerar o ritmo das coisas. Porém, no conjunto, o álbum I’LL LIKE YOU não é para mim.

Ouça o álbum I’LL LIKE YOU completo no Spotify.

ONE QUESTION – AMPERS&ONE

Dando sequência na semana, AMPERS&ONE (앰퍼샌드원) lançou o álbum ONE QUESTION no dia 22 de outubro. Já é o terceiro desde o debut de Brian, Jiho, Kamden, Kyrell, Mackiah, Seungmo e Siyun em 15 de novembro de 2023 — seguindo o último comeback com o EP ONE HEARTED em março.

ONE QUESTION traz seis músicas, incluindo a divertida e enérgica titletrack “He + She = We”. Esse tipo de som parece ter se tornado uma forte tendência entre os lançamentos dos boy groups em 2024. Para mim, é uma vibe extremamente bem-vinda e com grandes chances de entrar nas playlists por aqui. O cuidado vem com a apresentação para tirar o tom genérico, já que tem tanta gente seguindo esse caminho, né?

“He + She = We” não consegue ultrapassar essa barreira ainda, o que pode fazer com que a música não seja tão memorável com o passar do tempo. Por enquanto, é uma adição divertida para a playlist. Já entre as b-sides, “Over The Moon” sai na frente ao adotar elementos pop retrô com um ar sonhador. Ao vivo, ela deve elevar ainda mais a experiência sonora. “Fly” segue de perto. Apesar de ser uma balada emotiva, que nem sempre tem vez por aqui, o piano delicado me ganhou.

Ouça o álbum ONE QUESTION completo no Spotify.

HEADWAY – Purple Kiss

Também com seu último comeback em março, que trouxe o álbum BXX, o Purple Kiss (퍼플키스) voltou no dia 22 de outubro. Para marcar o retorno, as meninas lançaram o álbum HEADWAY. Assim como NMIXX, elas estão tentando conquistar seu espaço nas minhas playlists. Com uma exceção aqui e outra ali, o caminho ainda parece longo. Pelo menos é o que suas músicas têm me mostrado.

Entre as cinco faixas da tracklist, a abertura apresenta “Intro: Concrete Jungle”, uma intro curtinha com menos de 1 minuto, que mergulha no clima de mistério e magia. A titletrack “ON MY BIKE” mantém a ambientação com guitarras elétricas marcantes, vocais fortes e rap fluido — juntos criam uma experiência sonora dramática e misteriosa. O instrumental, aliás, é o ponto forte da música e ajuda a enriquecer a linha vocal. O mesmo vale para “Sweet Nightmare”, que cresceu após algumas audições.

O grande destaque do álbum, no entanto, é a b-side “Encore” com seu toque dark e o equilíbrio perfeito entre tons mais baixos e altos, criando uma atmosfera interessante. Por fim, “Light the Way” encerra o álbum com um tom leve e otimista, enaltecendo o poder vocal do Purple Kiss. 

Ouça o álbum HEADWAY completo no Spotify.

Unconditional – Jaehyun [NCT]

Jaehyun (재현) do NCT (엔시티) acabou de começar o serviço militar. Antes do alistamento, no dia 24 de outubro, ele preparou o single “Unconditional” — em sequência ao lançamento do álbum solo J, marcando seu debut solo em agosto. 

Musicalmente, “Unconditional” mantém a vibe de sua estreia com o R&B ditando o ritmo do som ao lado de uma performance mais descontraída. O estilo parece uma escolha natural para se encaixar com a voz do Jaehyun, embora o arranjo não traga nada de novo. É uma despedida e uma extensão para quem gostou de seu EP solo.

I’ll Be There – Jin [BTS] 

Enquanto Jaehyun está começando o serviço militar, Jin (진) do BTS (방탄소년단) começou a preparar seu comeback após ser liberado. Como degustação do álbum Happy, programado para 15 de novembro, ele compartilhou um pré-release do que está por vir no dia 25 de outubro. O single “I’ll Be There” é bem diferente de tudo que já vimos até aqui, embora sejam poucas as referências, né? “The Astronaut” e “Super Tuna”. 

Finalmente, Jin terá a chance de aumentar seu repertório musical e nos mostrar seu potencial como solista. “I’ll Be There” oferece um mix de rock com country music, enquanto transmite uma vibe otimista e cheia de energia graças à forma como Jin projeta sua voz. Seu timbre, além de combinar com a vibe da música, transmite um calor que envolve e deixa com vontade de acompanhar com palmas.

TRIGGER – THE BOYZ

THE BOYZ (더보이즈 ou TBZ) também marcou passagem pelo tour de lançamentos de K-Pop no dia 28 de outubro. O grupo lançou seu 9º miniálbum TRIGGER, em sequência ao EP [PHANTASY] Pt.3 Love Letter em março (sem contar o comeback para o mercado japonês em  julho com Gibberish). A tracklist traz seis músicas, com destaque para as b-sides — especialmente a que abre o álbum: “Bite Back”.

A faixa de abertura deixa seu impacto ao som das batidas de hip-hop e toques de afrobeats, chamando a atenção desde o início por sua intensidade contagiante. Para completar as minhas recomendações do álbum, “Slip Away” e “Re-Wind”. As duas se apoiam no R&B. Enquanto a primeira traz uma linha de baixo suave para acompanhar, a segunda combina o groove do mix de R&B e hip-hop, com ad-libs envolventes e notas altas que a tornam memorável.  

A titletrack “TRIGGER” explora uma fusão de EDM e pop, o que geralmente domina as minhas playlists, mas não foi o caso dessa vez. Não sei se é pela similaridade além da conta com o instrumental de “Jopping” do SuperM, mas tem algo na música que a impede de se destacar mais do que as b-sides que eu trouxe para os holofotes.

Ouça o álbum TRIGGER completo no Spotify.

* * *

Atenção passageiros, preparar para o desembarque! Chegamos ao final de mais um tour pelos principais lançamentos de K-Pop (e K-Rock, com uma pitadinha de J-Pop). O que você achou das novidades? Para mim, Yuta foi o grande nome do mês com um álbum que ainda se mantém como um dos mais memoráveis desde a sua chegada, ao lado de Xdinary Heroes e CNBLUE.

Quer ouvir os principais destaques da programação? Confira a seleção de novidades na Playlist K-Pop Tour de outubro no Spotify. 😉

Deixe um comentário