Atenção passageiros! Estamos chegando no final de setembro com mais um tour pelos principais lançamentos de K-Pop para a programação de bordo. Nesta semana, que foi recheada de novidades direto da Coreia do Sul, temos a última Playlist K-Pop Tour do mês.
Neste roteiro, você terá mais uma rodada de recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist e sem ter que esperar o mês passar para ter acesso a elas. Lembramos que alguns atrasos podem acontecer devido à intensa agenda de voos (principalmente na próxima semana com entrega de projeto). No entanto, a tripulação (eu xD) fará o possível para manter essa rota ativa para você. Embarca comigo?
- Pleasure Shop – Key [SHINee]
- ACT – Kang Daniel
- Radio (Dum-Dum) – Yuqi (G)I-DLE
- Algorithm’s Blossom – QWER
- Steady – NCT WISH
- The Highest – WayV [Jap]
- INEVITABLE – Super Junior D&E
- SOME DAY – XODIAC
- POP UP – Dragon Pony [Debut]
Pleasure Shop – Key [SHINee]
Não teve comeback do SHINee (샤이니) desde o lançamento de HARD, mas teve retorno do Key com o álbum Pleasure Shop no dia 23 de setembro. Enquanto Taemin se destaca por transformar suas músicas em obras de arte, Key se sobressai pelo seu toque criativo — que vai do som ao conceito visual.
Em seu 3º EP solo, Key apresenta uma coleção de seis faixas com o estilo house music no centro das atenções. As batidas eletrônicas fazem da titletrack uma adesão interessante para animar uma festa, mas são as b-sides que aquecem a pista de dança. Entre as principais atrações (leia-se: minhas recomendações para você), “Novacaine”, “Overthink” e “Golden” saem na frente.
Ouça o álbum Pleasure Shop completo no Spotify.
ACT – Kang Daniel
Já faz tempo desde o último comeback de Kang Daniel (강다니엘) com o álbum RE8EL, em 29 de novembro de 2023. E mais tempo ainda, se levar em conta o último lançamento que ouvi com REALIEZ, em 19 de junho do mesmo ano. Em 2024, ele passou por mudanças, deixando para trás sua agência, a KONNECT Entertainment, para recomeçar com a ARA. A nova fase de sua carreira trouxe uma novidade no dia 23 de setembro: seu 5º miniálbum ACT.
ACT reflete a resiliência de Kang Daniel, além da sua participação ativa no processo criativo — com seu nome nos créditos para a letra de todas as cinco faixas do álbum. A tracklist propõe um blend de gêneros: R&B, EDM, trap e house. Apesar do nome energizante, a titletrack “Electric Shock” entrega uma vibe mais relaxada, com sintetizadores, uma pegada pop R&B e um groove sutil. Sou mais fã de músicas como “SOS”, “Parade”, “PARANOIA” e “Who U Are”. No meio delas, “Electric Shock” não passa uma impressão tão forte.
Duas b-sides se sobressaem. A primeira, “Come Back to Me”, traz uma collab com Chung Ha, unindo dois artistas que admiro. Além disso, é uma faixa pop EDM — o tipo de som que costumo ter nas minhas playlists com certa frequência. A segunda é “9 Lives”, que fecha o álbum com uma letra bem significativa: “Like I got nine lives / I’ve been bumping into things again and again without fear / Fight or flight, climb over the wall and go up high / Day and night, even if I fall down eight more times / Like I got nine lives”.
Ouça o álbum ACT completo no Spotify.
Radio (Dum-Dum) – Yuqi (G)I-DLE
No dia 23 de setembro, a Yuqi (우기) do (G)I-DLE (여자아이들) compartilhou um MV especial para apresentar “Radio (Dum-Dum)” — um single todo em inglês, lançado como um presente para os fãs em seu aniversário. Quem está acompanhando o World Tour [i-Dol] teve a chance de ouvir a música antes de sua chegada ao YouTube.
Com um som pop nostálgico, “Radio (Dum-Dum)” é marcada por uma batida envolvente de guitarra e percussão, que cria uma atmosfera simples, mas cativante. Apesar de não ter uma produção ousada, a música complementa perfeitamente o timbre da Yuqi ao mostrar diferentes nuances vocais conforme avança.
O refrão com “He made my heart beat like radio / It used to go dum-dum, da-da-da-da, dum” remete a uma canção de rádio dos anos 2000. Essa simplicidade é o que transforma “Radio (Dum-Dum)” em uma experiência sonora agradável, pois reflete uma mensagem crua e sincera, sem grandes exageros.
O single vem em sequência ao seu último comeback solo com o álbum YUQ1 em 23 de abril deste ano. Ao lado do (G)I-DLE, o retorno mais recente do grupo foi com o EP ISWAY, poucos meses depois, no dia 8 de julho.
Algorithm’s Blossom – QWER
Também teve comeback do QWER (큐더블유이알) no dia 23 de setembro para apresentar o álbum Algorithm’s Blossom. O último comeback de Chodan, Hina, Magenta e Siyeon entrou no tour pelos lançamentos de K-Pop de julho com o single “ANIMA POWER”, uma colaboração para o jogo League of Legends (LoL). Dessa vez, a banda traz oito faixas novas, incluindo a titletrack “My Name is Malguem”, além de uma intro e um encerramento curtinhos.
O 2º miniálbum das meninas é uma mescla entre sons de pop-rock com influências de trilhas sonoras de anime e elementos eletrônicos. “FAKE IDOL (가짜 아이돌)” foi a primeira música a chegar, como pré-release, no dia 2 de setembro, e é também um dos destaques da tracklist. A faixa traz uma mistura de instrumentais intensos, vocais poderosos e um ritmo enérgico do início ao fim. Além disso, contou com a participação de Soyeon (소연) do (G)I-DLE no MV.
A faixa-título “My Name is Malguem (내 이름 맑음)” reflete a essência do QWER, com um tipo de sonoridade que já se tornou característica da banda no momento do debut. Sabe aquele som típico e viciante das trilhas sonoras de anime? É bem isso! Além de estar no MV de “FAKE IDOL”, Soyeon também participou da produção da titletrack (letra e composição). Recomendo conferir os dois MVs para acompanhar o storytelling das músicas. ˆˆ
Para completar as recomendações do álbum Algorithm’s Blossom, indico a b-side “REBOUND”. Assim como as faixas anteriores, seu som é vibrante e cheio de energia. O instrumental combina guitarras elétricas com camadas vocais poderosas.
Ouça o álbum Algorithm’s Blossom completo no Spotify.
Steady – NCT WISH
O primeiro álbum do NCT WISH (엔시티 위시) finalmente chegou, após uma série de singles que aumentaram as expectativas para o debut do grupo. Pelo menos no quesito lançamento de EP, já que a estreia pode ser contabilizada a partir do dia 21 de fevereiro com “WISH”, a primeira música compartilhada por Jaehee, Riku, Ryo, Sakuya, Sion e Yushi. Steady veio no dia 24 de setembro, acompanhado por uma tracklist de sete faixas.
Antes do lançamento oficial, as b-sides “Dunk Shot” e “3 Minutes (3분까진 필요 없어)” já deram uma amostra da direção que o álbum seguiria. A primeira destaca o hip-hop com vocais suaves, enquanto a segunda faz um giro 360º para mostrar o lado mais enérgico e divertido dos meninos.
A titletrack “Steady” abre o álbum com uma mistura de house music e UK garage, que dá ao grupo uma vibe alternativa e moderna. Embora o refrão repetitivo (“Let’s go steady”) possa parecer um pouco excessivo, ele tem um charme nostálgico que funciona dentro da estética jovial do grupo. Entre os destaques, já acrescento “Supercute” com seu estilo descontraído e “Skate” que aposta em um pop mais alternativo e raps suaves.
Embora não seja tão apelativo para mim, o álbum Steady pode ser uma boa vitrine para projetar a imagem e o som do NCT WISH. É um bom começo para colocar os meninos no radar dos próximos tours por aqui.
Ouça o álbum Steady completo no Spotify.
The Highest – WayV [Jap]
Depois de nos presentear com o álbum Give Me That em junho de, o WayV (웨이션브이) expandiu seus horizontes ao apresentar The Highest como seu primeiro álbum japonês. A novidade chegou às plataformas de streaming no dia 24 de setembro. Com seis faixas que exploram uma mistura de sons enérgicos e experimentais, o EP marca um novo capítulo para o grupo, ainda sem WinWin, mas com Hendery, Kun, Ten, XiaoJun e YangYang dando o seu melhor (mais uma vez). ˆˆ
A titletrack “Go Higher” abre o álbum com uma percussão intensa e uma produção ousada, um pouco distante das minhas preferências musicais e até mesmo do próprio estilo do WayV. A música adota uma abordagem mais próxima do som do NCT 127, com um toque experimental. Enquanto o instrumental tem momentos brilhantes, o foco se perde no excesso de agressividade no refrão. Os destaques ficam por conta das b-sides, três delas em especial.
“Tempo” é a primeira com uma vibe mais próxima do rock. Seu ritmo acelerado e guitarra elétrica devem se destacar em apresentações ao vivo, além de se aproximar mais do estilo que o WayV costuma mostrar em seu repertório musical.
Outra recomendação é “Bandage”. A música se inspira no J-Pop/J-Rock clássico e nas OSTs de animes. Ela poderia facilmente estar nos créditos de um dorama ou anime. “Deep Ocean” completa o trio de destaques ao mergulhar em um groove divertido e um refrão marcante.
Ouça o álbum The Highest completo no Spotify.
INEVITABLE – Super Junior D&E
No dia 25 de setembro, teve novo comeback da unit Super Junior-D&E (슈퍼주니어DnE) com o álbum INEVITABLE. Donghae (동해) e Eunhyuk (은혁) passaram por aqui em março, época de lançamento do EP 606. Donghae assina quatro das seis faixas, incluindo a titletrack “Go High”. A música apresenta um lado bem caótico da dupla, com um refrão um pouco pesado demais (pelo menos para o meu gosto musical). Senti falta do foco mais melódico que, para mim, é um dos pontos fortes dos dois.
Embora a faixa-título não seja um destaque do álbum, algumas das b-sides se sobressaem. Minha maior recomendação é “Break”, que também passou pelas mãos do Donghae. Além de ser vibrante e envolvente, o pré-refrão consegue deixar uma marca de impacto. “도망쳐 (Run Away)” e “Eau De Perfume” completam minhas indicações para você.
Enquanto “Run Away” (também com letra de Donghae) tem aquele som pop-rock contagiante e mais característico do D&E, “Eau De Perfume” traz um toque funky elegante e quase irresistível — além da collab com Jinho (진호) do Pentagon (펜타곤) nos créditos de produção. Apesar de não ser um dos destaques, a última faixa, “그럴듯한 가설 (Plausible Hypothesis)” propõe um som agradável e suave para fechar o álbum INEVITABLE.
Ouça o álbum INEVITABLE completo no Spotify.
SOME DAY – XODIAC
Após marcar presença por aqui com o álbum XOUL DAY entre os lançamentos de K-Pop de março, XODIAC (소디엑) já tem mais um pack de músicas novas para mostrar. No dia 25 de setembro, o grupo trouxe o álbum SOME DAY com cinco faixas, que refletem a vibe jovem de Beomsoo, Davin, Gyumin, Hyunsik, Leo, Lex, Sing, Wain e Zayyan.
O destaque principal fica por conta da titletrack “OUR DAYS”, acompanhada em seguida por “FOREVER YOUNG”. As duas trazem uma energia revigorante e melódica para o álbum, abrindo a tracklist de forma envolvente.
Com um instrumental animado e batidas constantes, “OUR DAYS” é um hino pop-rock cheio de energia. Se colocada ao lado de outras músicas do mesmo gênero, talvez ela não se destaque tanto. Ficou faltando um toque a mais para incorporar a identidade do XODIAC no som. Mesmo assim, o otimismo da melodia transmite boas vibrações do início ao fim. “FOREVER YOUNG” segue uma vibe similar, com uma estrutura musical fácil de assimilar.
Outro destaque é a b-side “LEAN ON ME”, uma balada relaxante e gostosinha de ouvir naqueles momentos de tranquilidade. Assim como XOUL DAY, o álbum SOME DAY traz mais um trio de músicas com potencial para fazer parte das minhas playlists.
Ouça o álbum SOME DAY completo no Spotify.
POP UP – Dragon Pony [Debut]
Quem fecha o tour da última semana de setembro é o Dragon Pony (드래곤포니), que fez sua estreia oficial com o álbum POP UP no dia 26 de setembro. Talvez seja melhor dizer reestreia, já que a formação com An Taegyu, Pyun Sunghyun, Kwon Sehyuk e Ko Ganghun começou em 2022 pela agência Antenna?
Seja como for, no início do ano, a banda passou por um processo de rebranding, trocando o nome Saehamano (새하마노) por Dragon Pony (드래곤포니). E, agora, lançou seu primeiro EP. Com a onda crescente de K-Rock, a banda já começou a chamar minha atenção pela energia juvenil em suas músicas e a pegada rock. Além disso, todos os membros participaram de todo o processo criativo — desde a letra até composição e arranjo.
O álbum POP UP apresenta cinco faixas, incluindo a titletrack de mesmo nome. A faixa-título é uma explosão de rock animado e cheio de energia. Embora não seja exatamente inovadora em termos de composição, a intensidade e o entusiasmo da performance, com vocais poderosos e riffs marcantes elevam a experiência sonora. O refrão é fácil de lembrar, o que dá um potencial de grande apelo em apresentações ao vivo. Além da titletrack, minhas recomendações incluem as b-sides mais vibrantes do álbum: “Morse Code” e “Ouroboros”.
Apesar de estarem no estágio de debut, o Dragon Pony já marcou presença em festivais de música como o Busan International Rock Festival. Pelo que mostrou na estreia, a banda tem potencial para entrar no radar de quem gosta de K-Rock. Por aqui, já conseguiram seu espaço.
Ouça o álbum POP UP completo no Spotify.
***
Desconectando a playlist para o próximo tour… Permaneçam em seus lugares até o desligamento total da aeronave e com seus fones de ouvido em mãos para aproveitar as recomendações do voo. Encerramos mais uma viagem pelos principais lançamentos de K-Pop, dessa vez com conexões pela quarta semana de setembro. Agora é o momento de aproveitar a playlist com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.
O que achou do roteiro? Se gostou, ouça os destaques da última semana de setembro na Playlist K-Pop Tour no Spotify.