Atenção passageiros! Acabamos de sobrevoar a terceira semana de setembro e, com ela, temos nova programação a bordo com mais uma Playlist K-Pop Tour. Os últimos dias foram relativamente equilibrados — sem tantas novidades direto da Coreia do Sul, como no início do mês, mas com mais conexões pelos principais lançamentos de K-Pop em relação ao tour anterior.
Neste roteiro, você terá mais uma rodada de recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist e sem ter que esperar o mês passar para ter acesso a elas. Lembramos que alguns atrasos podem acontecer devido à intensa agenda de voos, mas a tripulação (eu xD) fará o possível para manter essa rota ativa para você. Embarca comigo?
- 蘭 – ORβIT [Jap]
- 3 Minutes – NCT WISH
- RIIZING: Epilogue – RIIZE
- Yeonjun [Solo debut]
- O – HWASA [MAMAMOO]
- SAD SONG – P1Harmony
蘭 – ORβIT [Jap]
É a primeira vez que o ORβIT (오르빗) aparece por aqui. O grupo até fez um ensaio para participar do tour pelos lançamentos de K-Pop no início do ano, com o single “Bull’s Eye”. Na época, a grade de programação ficou cheia com outras novidades. Assim, Heecho, June, Shunya, Tomo, Yoondong, Younghoon e Yugo entraram no modo stand-by.
Graças à nova rota semanal de voos aberta neste mês, agora mais músicas podem virar conexão no roteiro de viagem. No dia 17 de setembro, os meninos, enfim, garantiram o seu lugar com o álbum 蘭. O EP segue o lançamento do álbum FUN (Special Edition) em 22 de maio de 2023. Desde lá, o grupo liberou singles e, alguns deles, entraram no novo álbum japonês.
ORβIT fez seu debut em 11 de novembro de 2020 com o álbum 00. O grupo foi formado no programa Produce 101 Japan e conta com membros japoneses e coreanos. 蘭 traz cinco faixas em sua tracklist, incluindo a titletrack “PATIENCE”. É uma das minhas recomendações por sua vibe intensamente envolvente e com um ar teatral. Na mesma linha, as b-sides “On Your Lip” e “IN THE STARS”.
Ouça o álbum 蘭 completo no Spotify.
3 Minutes – NCT WISH
Desde 8 de outubro de 2023, o NCT WISH (엔시티 위시) vem liberando uma série de singles. O primeiro, com a dobradinha “Hands Up” e “We Go!”, antes mesmo do debut oficial com “WISH” em 21 de fevereiro deste ano. O mais recente, “Dunk Shot”, veio no dia 9 de setembro como pré-release do álbum Steady. No dia 17, foi a vez do single “3 Minutes” (3분까진 필요 없어), mais uma degustação para o primeiro miniálbum do grupo, que chega na próxima semana, no dia 24.
Até então, Jaehee, Riku, Ryo, Sakuya, Sion e Yushi ainda não tinham despertado a atenção do tour. “3 Minutes” foi a pioneira no repertório musical para colocar o NCT WISH no radar. Ela oferece um vislumbre interessante do que está por vir.
A faixa aposta em uma sonoridade otimista, doce e cheia de energia, com uma pegada que remete ao NCT Dream em seus primeiros anos. O single é uma mistura de bubblegum pop, uma leve dose de rock e uma letra divertida: “Skip that intro, need no outro / Burn the bridge and get to the point / There is no need for long words / It’s my tempo (It’s my tempo)”.
Sua letra reflete a onda de músicas de K-Pop com menos de três minutos. Parece até uma resposta para mim e para todos que falam sobre o assunto. Embora a letra de “3 Minutes” dispense a necessidade de se prolongar, enquanto o NCT WISH diz que canta no seu próprio tempo, ainda prefiro o padrão de pelo menos 3 minutos — ainda mais quando a música é boa, né? Mas preciso dizer que achei divertido e ousado. ˆˆ
RIIZING: Epilogue – RIIZE
Disponível no Spotify desde o dia 19 de setembro, o álbum RIIZING: Epilogue marca o encerramento de um ano de grande impacto para o RIIZE (라이즈). O lançamento veio em comemoração ao primeiro aniversário do grupo desde o debut com Get a Guitar. A tracklist traz a mesma seleção do álbum RIIZING, de junho, em uma versão ‘repackage’ com nove faixas — incluindo a inédita “Combo”.
Com produção de Kenzie — conhecida por criar hits inovadores no K-pop — o single foi apresentado no dia 3 com um MV que reflete a jornada de Anton, Eunseok, Sungchan, Shotaro, Sohee e Wonbin. É uma fusão de pop alternativo com rock, poderosos riffs de guitarra elétrica e uma batida de bateria dinâmica. A letra fala sobre um amor especial, onde duas pessoas, apesar das diferenças, se complementam e transformam a vida uma da outra.
O refrão ousado de “Combo” traz uma energia crua e emocional que, embora esteja fora da zona de conforto do RIIZE, proporciona uma experiência autêntica e destaca a performance vocal dos meninos. É uma abordagem mais grunge e experimental, algo pouco explorado no cenário do K-pop atual.
Sem o mesmo apelo de outras músicas da discografia do grupo e com o propósito de comemoração por um ano de estreia, “Combo” é inesperada. Não é minha faixa preferida, mas mostra que RIIZE não tem medo de expandir suas fronteiras sonoras.
Ouça RIIZING : Epilogue completo no Spotify.
Yeonjun [Solo debut]
Enquanto RIIZE comemorava um ano de carreira, Yeonjun (연준) do TXT (투모로우바이투게더) deu seu primeiro passo oficial como solista com a mixtape GGUM. Quando vi o nome ‘mixtape’, esperava uma compilação de músicas, não tantas, mas mais do que uma com certeza.
Minhas expectativas pela sua estreia estavam altas desde que ouvi o single “Boyfriend” — seu primeiro material solo para a OST do K-Drama Cinderella at 2 AM. Além disso, Yeonjun faz parte de um dos meus boy groups preferidos. Sua última passagem por aqui foi com o álbum japonês CHIKAI (誓い), um dos destaques de julho.
“GGUM” chegou no dia 19 de setembro como uma surpresa inesperada. O tão aguardado debut solo ficou abaixo do que eu imaginava, enquanto a mixtape se transformou em uma única música. Yeonjun não merecia mais? Sinto que a HYBE deixou passar uma grande oportunidade de deixar a melhor primeira impressão possível.
Musicalmente, “GGUM” apresenta uma mistura hip-hop e electro-pop, que desafia as expectativas ao alternar entre tons autotunados agudos e um rap mais grave e agressivo com batidas de EDM e hip-hop. Não sei como me sinto em relação ao que ouço, talvez o tom seja um pouco excêntrico demais para os meus padrões musicais — mesmo gostando tanto do Yeonjun.
Uma coisa é certa! “GGUM” foi feita para performances, não para apreciação. A coreografia é o ponto alto, mas ela, por si só, não consegue sustentar a música. Nem mesmo o carisma do Yeonjun é capaz disso. “GGUM” representa um passo ousado e com potencial de grudar como um chiclete, mas tenho minhas dúvidas se mirou na direção certa.
O – HWASA [MAMAMOO]
No dia 19 de setembro teve álbum comemorativo do RIIZE, debut solo do Yeonjun e comeback da HWASA (화사) do MAMAMOO (마마무). Enquanto aguardamos novidades do grupo, ela trouxe seu 2º miniálbum O com uma seleção de sete faixas, incluindo a titletrack “NA”. Seu novo EP vem em sequência ao lançamento do single “Chili” em outubro do ano passado.
“NA” exala um ar de autoconfiança que reflete a personalidade forte e cheia de carisma da HWASA. Batidas de house dão tom à música, trazendo uma vibe pulsante com elementos de UK garage e EDM para combinar com as pistas de dança. Apesar de começar muito bem, o refrão perde um pouco a energia que se espera dele. A expectativa de uma explosão vocal se dissolve em uma repetição de versos falados, o que enfraquece a força da faixa-título. Mesmo assim, é o tipo de som que gosto de ouvir. E as imagens com trocas de cenários pela Europa são um atrativo à parte no MV.
Diante da capacidade vocal da HWASA, a escolha parece focar mais em viralizar no TikTok do que entregar um refrão marcante. A coreografia, especialmente no refrão, deve ajudar a impulsionar a música na rede.
Entre “Chili” e “I Love My Body”, prefiro “NA”, mesmo sem explorar seu potencial vocal ao máximo. Ao colocar as b-sides na mesa, várias se destacam. Minhas maiores recomendações incluem “Road” para playlists acústicas mais suaves, além de “OK NEXT” e “just want to have some fun” para momentos mais leves e descontraídos.
Essas foram as faixas que mais se sobressaíram para mim após ouvir uma vez, mas vale a pena dar play em todo o álbum O. Cada uma traz um estilo musical, enquanto mostra um novo lado da HWASA.
Ouça o álbum O completo no Spotify.
SAD SONG – P1Harmony
O P1Harmony (피원하모니) fez mais um comeback. No dia 20 de setembro, o grupo apresentou seu novo álbum SAD SONG. Do hip-hop ao pop-rock, a tracklist traz sete faixas, incluindo a titletrack “SAD SONG”, com uma versão em inglês.
A faixa-título, que dá nome ao novo EP de Intak, Jiung, Jongseob, Keeho, Soul e Theo, combina habilmente influências latinas com um toque de hip-hop. O conjunto cria uma sonoridade envolvente, mesmo que a repetição da melodia possa parecer previsível em alguns momentos.
Entre os maiores destaques do EP, três b-sides se sobressaem. A primeira é “It’s Alright”, que remete ao K-pop old school. Em seguida, vem “Last Call”, uma faixa que mistura rock eletrônico com rap de forma energética. Para completar o trio de recomendações, “Welcome To” traz aquela vibração de festival, com guitarras e batidas trap.
Ouça o álbum SAD SONG completo no Spotify.
***
Desconectando a playlist…preparar para o pouso! Permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e com seus fones de ouvido em mãos. Dentro de instantes, encerraremos a viagem pelos principais lançamentos de K-Pop da terceira semana de setembro. Após passar por tantas conexões, preparamos uma playlist com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.
O que achou do roteiro? Se gostou, ouça os destaques da terceira semana de setembro na Playlist K-Pop Tour no Spotify.