Atenção passageiros! Acabamos de sobrevoar a segunda semana de setembro e, por isso, tem nova programação a bordo com mais uma Playlist K-Pop Tour. Os últimos dias não tiveram tantas novidades direto da Coreia do Sul como no início do mês, mas a viagem trará as conexões que mais se destacaram entre os principais lançamentos de K-Pop.
Neste roteiro, você terá recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist e sem ter que esperar o mês passar para ter acesso a elas. Alguns atrasos podem acontecer devido à intensa agenda de voos, mas a tripulação (eu xD) fará o possível para manter essa rota ativa para você. Embarca comigo?
- iNSTEAD – Xdinary Heroes
- 19.99 – BOYNEXTDOOR
- Done – nævis [Debut]
- A.C.E – Anymore
- Falling – WOODZ ft. Young K [DAY6]
- Bônus「 K-Pop no VMA 2024 」
iNSTEAD – Xdinary Heroes
No dia 9 de setembro, o Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) lançou seu mais recente single “iNSTEAD!”, como parte do projeto Open ♭eta v6.4. A música se destaca pela colaboração com o Yoon Do Hyun da banda YB e pela inusitada abordagem, que mergulha de cabeça no som do metal alternativo.
“iNSTEAD!” é marcada por riffs pesados e gritos típicos do death metal, além do vocal intenso e potente de Yoon Do Hyun. Essa collab não apenas demonstra a capacidade da banda em desafiar expectativas e expandir o horizonte de seu repertório, como também amplia o espaço dos meninos nas minhas playlists mais roqueiras.
19.99 – BOYNEXTDOOR
Marcando presença por aqui pela primeira vez, o BOYNEXTDOOR (보이넥스트도어) retornou no dia 9 de setembro com seu 3º miniálbum 19.99. O lançamento traz uma coleção de sete faixas que exploram as emoções e expectativas de jovens prestes a completar 20 anos.
O grupo formado por Jaehyun, Leehan, Riwoo, Sungho, Taesan e Woonhak fez seu debut em maio de 2023 pela KOZ Entertainment. O último comeback veio com HOW? em 15 de abril deste ano.
O novo álbum abre com “Dangerous”, pré-release liberado na semana passada. A música brinca com uma letra divertida e batidas hip-hop. Em seguida, “Gonna Be a Rock” apresenta uma progressão musical envolvente com guitarras elétricas, destacando a habilidade vocal e de rap dos meninos. “SKIT” é um interlúdio curtinho, que traz a leveza de uma conversa descontraída entre eles.
A próxima na tracklist é a titletrack “Nice Guy”, que também ganhou uma versão em inglês. A faixa-título apresenta um mix de ritmo relaxado, sintetizadores retrô e batidas de EDM. O MV é divertido e reforça a estética descontraída presente na discografia do BOYNEXTDOOR. Essa vibe muda para um tom mais reflexivo com a entrada de “20”, uma alusão à passagem da juventude para a fase adulta. “Call Me” mantém o mood com um pop suave.
Até agora, o som do grupo não tinha chamado a minha atenção. Entre os boy groups que exploram a energia juvenil através da música, RIIZE, LUN8, ZB1, TWS são alguns nomes mais fortes que pipocam na minha mente quando penso nesse conceito. Entretanto, o álbum 19.99 ganhou a chance de estar aqui. Resta saber como serão os próximos comebacks. ˆˆ
Ouça o álbum 19.99 completo no Spotify.
Done – nævis [Debut]
O dia seguinte, 10 de setembro, foi marcado por um debut, no mínimo, curioso. Aguardado para alguns, estranho para outros. Estou falando da nævis (나이비스) com o single “Done”. Seu nome já é familiar para quem conhece o grupo æspa ou a música “Welcome to MY World”. Originalmente do universo de æspa, nævis é a nova idol virtual da SM Entertainment.
Com uma proposta ousada e sem economizar no budget, a agência investiu em tecnologia de ponta e colocou todos os recursos de AI ao seu dispor para criar nævis. Não apenas como idol para lançar novas músicas, mas também com planos webtoons, jogos e colaborações de marca. Vai dar certo? Ainda é cedo para dizer, mas o nascimento de nævis, a crescente popularidade do PLAVE (플레이브) e até mesmo a recente estreia do AEONIT (이오닛) são provas de que a combinação entre K-Pop e AI veio realmente para ficar. Inclusive, isso deve se tornar cada vez mais comum.
O conceito visual, com todos os seus efeitos e a forma como a narrativa foi construída, é o maior destaque da estreia de nævis no ‘mundo real’. Se fosse a personagem de um filme, teria mais chances de se sobressair de alguma forma. Musicalmente, não sei muito o que dizer sobre o propósito de “Done”. O que a música quer alcançar? Parece mais a intro do próximo álbum do æspa do que um single de estreia.
Enquanto “Welcome to MY World” segue forte na minha playlist, “Done” passa direto por ela sem deixar marca. Não considero, pelo menos por enquanto, bom ou ruim, apenas curioso. Vejo a música mais como um experimento tecnológico do que uma obra musical para mudar o K-Pop ou ao menos convencer as pessoas a dar uma chance a esse tipo de abordagem.
Anymore – A.C.E
No dia 11 de setembro, foi a vez do A.C.E (에이스) fazer seu comeback com o novo single “Anymore”, marcando um retorno mais introspectivo e suave. Quatro meses após o lançamento de “Supernatural”, o grupo mostra sua versatilidade com uma balada minimalista que destaca o poder vocal de Kang Yuchan, Kim Byeongkwan, Lee Donghun, Park Junhee e Wow.
“Anymore” opta por uma abordagem mais simples, focada quase exclusivamente em violão acústico e vocais limpos, com a maior parte da letra em inglês. Essa escolha dá à música um tom relaxante e intimista. A produção minimalista realça a habilidade vocal dos membros e oferece uma performance que flui com leveza.
Mesmo sem uma melodia diferente ou mais ousada e com um tom acessível e radiofônico, a faixa cativa pela sua suavidade. Para quem é fã do grupo, o A.C.E tem show único no Brasil com a turnê Rewind Us Tour no dia 6 de outubro, no VIP Station, em São Paulo.
Ouça todas as versões de “Anymore” no Spotify.
Falling – WOODZ ft. Young K [DAY6]
“Falling” é a mais nova colaboração entre Cho Seung Youn, mais conhecido como WOODZ (우즈) e Young K (영케이) da banda DAY6 (데이식스). A música foi lançada como demo no SoundCloud no dia 12 de setembro, como um presente especial para os fãs enquanto WOODZ cumpre o serviço militar obrigatório. Young K, por sua vez, fez um comeback recente com o DAY6 e o álbum Band Aid, integrando a programação do tour com os lançamentos da primeira semana do mês.
A parceria entre os dois era aguardada, já eles mencionaram que estavam trabalhando juntos em uma faixa. O resultado é “Falling”, com a participação de ambos na letra e na composição da música. O último retorno do WOODZ antes do alistamento veio com dois singles, “AMNESIA” e “BEHIND”, que foram destaques em dezembro aqui no blog.
“Falling” traz uma sonoridade introspectiva em um mix de pop e rock suave, que destaca a harmonia entre as vozes de WOODZ e Young K. A letra, que aborda a ideia de se desprender das preocupações antes de dormir, tem um tom melancólico e reconfortante. O refrão “You see me falling, falling, falling asleep in / Worries, worries, worries, not a single one” reflete essa busca por paz mental e descanso.
Embora seja apenas uma demo, tanto a simplicidade emocional da composição quanto a química vocal da dupla me deixaram com vontade de incluir “Falling” entre os destaques da segunda semana de setembro.
Bônus「 K-Pop no VMA 2024 」
Mais uma vez, o MTV Video Music Awards representou um marco para o reconhecimento do K-Pop. No dia 11 de setembro, o palco para a edição do VMA 2024 recebeu performances de Lisa (리사) do Blackpink (블랙핑크) e LE SSERAFIM (르세라핌), além de render alguns prêmios que destacaram a presença global do gênero. O K-Pop foi representado por nomeações em sete categorias:
- PUSH Performance of the Year:
- Easy – LE SSERAFIM
- Best Collaboration:
- Seven – Jung Kook [BTS] ft. Latto
- Best K-Pop:
- Rockstar – Lisa [Blackpink]
- Seven – Jungkook [BTS] ft. Latto
- Smoothie – NCT Dream
- Super Shy – NewJeans
- LALALALA – Stray Kids
- Deja Vu – TXT
- Best Choreography:
- Rockstar – Lisa [Blackpink]
- Best Art Direction:
- Rockstar – Lisa [Blackpink]
- Best Editing:
- Rockstar – Lisa [Blackpink]
- Best Group:
- Seventeen
- NCT Dream
- NewJeans
- TXT
Entre as indicações, o gênero recebeu três prêmios. “Rockstar” de Lisa foi o vencedor de “Best K-Pop”. LE SSERAFIM levou para casa o troféu de PUSH Performance of the Year. Para fechar, Seventeen (세븐틴) saiu na frente com a conquista de Best Group.
Performances
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a vitória de Lisa, que fez história ao se tornar a primeira solista a vencer o prêmio Best K-Pop duas vezes. Em 2022, ela venceu com seu single de debut “Lalisa”. Dois anos depois, Lisa leva o prêmio para casa com “Rockstar”, primeiro lançamento da LLOUD, agência que fundou para gerenciar sua carreira solo em paralelo às atividades em grupo pela YG Entertainment.
Além disso, Lisa também foi indicada nas categorias de Best Choreography, Best Art Direction e Best Edition — todas com “Rockstar”. Ela também esteve no palco principal do VMA para apresentar “New Woman” (da collab com a cantora espanhola Rosalía e um dos destaques de agosto por aqui) e “Rockstar”.
A representação feminina também contou com o grupo LE SSERAFIM, que conquistou o prêmio PUSH Performance of the Year com “Easy”. A música é a titletrack do álbum com o mesmo nome, lançado em fevereiro deste ano.
As meninas participaram do pré-show do VMA 2024 para apresentar os singles “1-800-hot-and-fun”, mostrado pela primeira vez no Coachella em abril, e “Crazy”.
Outro destaque do K-pop foi o SEVENTEEN, que levou o prêmio de Best Group, superando grandes nomes como NSYNC, Coldplay e Imagine Dragons, além de NCT DREAM, NewJeans e TOMORROW X TOGETHER (TXT). Recentemente, no dia 8 de setembro, os meninos entraram no line-up do Lollapalooza Berlim como headliners.
Histórico de premiações
O K-Pop entrou no radar do VMA em 2019 com BTS (방탄소년단) vencendo nas duas categorias em que recebeu indicação: Best Group e Best K-Pop com “Boy with Luv” (da collab com Halsey). Em 2020, “ON” rendeu o dobro de prêmios para o BTS (Best Group, Best Pop, Best K-Pop e Best Choreography), além de “How You Like That” do Blackpink vencer na categoria Song of Summer.
Em 2021, foi a vez de “Butter” sair na frente em Best K-Pop e Song of Summer. Além disso, o BTS também foi eleito Group of the Year. Em 2022, Seventeen ganhou o PUSH Performance of the Year com “Rock With You”, Lisa venceu no Best K-Pop com “Lalisa”, Blackpink foi o destaque em Best Metaverse Performance e BTS conquistou novamente o Group of the Year.
Em 2023, o PUSH Performance of the Year ficou com “Sugar Rush Ride” do TXT (투모로우바이투게더). No Best K-Pop, “S-Class” do Stray Kids foi o destaque. Inclusive, os dois grupos participaram da cerimônia de premiação do VMA. Blackpink levou o Group of the Year e Best Choreography com “Pink Venom”, enquanto Jungkook (정국) faturou o prêmio Song of Summer com “Seven”.
Timeline
| K-Pop no VMA | |||||
| 2019 | Best Group: BTS Best K-Pop: “Boy with Luv” (BTS ft. Halsey) | ||||
| 2020 | Best Group: BTS Best K-Pop: “ON” (BTS) Best Pop: “ON” (BTS) Best Choreography: “ON” (BTS) Song of Summer: “How You Like That” (Blackpink) | ||||
| 2021 | Best K-Pop: “Butter” (BTS) Song of Summer: “Butter” (BTS) | ||||
| 2022 | Group of the Year: BTS Best K-Pop: “Lalisa” (Lisa) PUSH Performance of the Year: “Rock With You” (Seventeen) Best Metaverse Performance: Blackpink | ||||
| 2023 | Group of the Year: Blackpink Best K-Pop: “S-Class” (Stray Kids) PUSH Performance of the Year: “Sugar Rush Ride” (TXT) Best Choreography: “Pink Venom” (Blackpink) Song of Summer: “Seven” (Jungkook ft. Latto) | ||||
| 2024 | Best Group: Seventeen Best K-Pop: “Rockstar” (Lisa) PUSH Performance of the Year: “Easy” (LE SSERAFIM) | ||||
Espero que essas conquistas no decorrer dos últimos anos continuem a reverberar na indústria musical, provando que o K-pop está longe de ser apenas uma tendência passageira. O impacto do K-pop no VMA é uma prova do talento, da dedicação dos fãs e da crescente popularidade do gênero, que continua a romper barreiras e alcançar novos públicos.
***
Senhoras e senhores passageiros, preparar para o pouso! Pedimos para que todos permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e preparem seus fones de ouvido. Encerramos a segunda viagem pelos principais lançamentos de K-Pop da segunda semana de setembro. Após passar por tantas conexões, preparamos uma playlist com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.
Gostou do roteiro? Então, ouça os destaques da segunda semana de setembro na Playlist K-Pop Tour no Spotify.