Animes · Review

[Review] Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto

Cena do anime [Review] Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto com Aizou e Yuujirou consolando Suzumi na enfermaria da escola

Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto  「ヒロインたるもの!〜嫌われヒロインと内緒のお仕事〜」 é uma adaptação baseada em músicas do projeto HoneyWorks (ハニーワークス). Se você ainda não conhece o Haniwa, é um grupo japonês formado pelos compositores Gom e Shito, além do ilustrador Yamako. Com base em suas músicas, eles criam histórias em forma de novels e animes. E uma delas é o tema do post de hoje.

Heroine Tarumono! já estava cotado na minha lista de animes, mas ficou em stand-by. Quando comecei a procurar por um anime mais leve para equilibrar com a escolha de Plunderer e Shingetsutan Tsukihime no último tour pelos animes, seu nome brilhou entre as opções disponíveis e garantiu um lugar não apenas na seleção de agosto, como também em um review dedicado a ele. 

Neste post, vou compartilhar um review um pouco mais detalhado sobre o universo de Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto. Vem comigo?

Ficha técnica de Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto

Gênero: Idols, Escolar

Estúdio: Lay-duce

Número de Episódios: 12 + Especiais

Estreia: 7 de abril de 2022


A história de Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto acompanha Hiyori Suzumi, que se muda do interior para a capital do Japão, Tokyo, em busca do sonho de treinar enquanto estuda e participa das competições de atletismo. 

Porém, a vida na cidade grande tem suas despesas e, para dar conta delas, a protagonista procura por um trabalho de meio período. Atraída pelo alto salário e o horário flexível (para conciliar com sua vida de atleta), ela acaba se tornando a gerente em treinamento de um popular duo de idols: o LIP×LIP, formado por Yuujirou Someya e Shibasaki Aizou.

No início o trio não se dá muito bem. Enquanto Suzumi não tem interesse pelo universo dos idols, Yuujirou e Aizou se preocupam apenas em passar uma boa imagem e chegar ao topo. A convivência na escola e na agência mostrará a importância do apoio, da amizade e da dedicação para ir além dos lugares mais altos e construir uma base de confiança mútua.

Review de Heroine Tarumono!

Lançado entre 7 de abril e 23 de junho de 2022, o anime Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto ganhou 12 episódios e contou com a produção do estúdio Lay-duce (Magi: Sinbad no Bouken, Tomo-chan wa Onnanoko!, Fate/Grand Order). 

À primeira vista, pode parecer apenas mais uma obra inspirada no universo dos idols, mas a forma como os personagens se desenvolvem a partir do apoio que recebem uns dos outros já é motivo suficiente para considerar o anime. Comecei a acompanhar sem pretensões, mais pela escolha de equilibrar o mood com outras histórias que eu estava vendo. No final, Heroine Tarumono! acabou sendo uma das maiores surpresas.

A narrativa é simples e vem com alguns clichês já vistos em outros animes do mesmo gênero. Isso passa facilmente despercebido graças à trilha sonora — opening, múltiplas endings e as apresentações do LIP×LIP — ao desenvolvimento dos personagens e à mensagem principal por trás da história e das letras das músicas.

O poder do apoio para cruzar a linha de chegada

Cena do anime [Review] Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto com Suzumi prestes a competir em uma corrida com obstáculos

Um dos maiores destaque do anime, aliás, vem com essa mensagem, que reflete a importância de contar com o apoio para seguir em direção à linha de chegada sem desistir diante dos obstáculos que podem surgir. Esse apoio pode ser de amigos, da família ou até mesmo dos fãs (quando se trata do universo dos idols). 

Apoiada pela família, Hiyori deixa sua casa no interior para viver na capital do Japão, Tokyo, e correr atrás do seu sonho. Mesmo sem interesse ou conhecimento pela indústria do entretenimento, ela começa a trabalhar como gerente em treinamento do LIP×LIP. É apenas uma forma de ganhar dinheiro para sobreviver na cidade grande, mas conforme o tempo passa, Suzumi começa a enxergar a importância do seu trabalho.

Através dessa experiência, ela descobre o valor de ter pessoas ao seu lado como um incentivo poderoso para seus desafios diários, sejam eles na vida pessoal ou profissional. Apesar da agenda apertada para conciliar o trabalho com a escola e os treinos, Suzumi se dedica ao máximo para não deixar seu rendimento cair em nenhum deles.

A protagonista não é a única a amadurecer. Com a chegada dela, os membros do LIP×LIP, Yuujirou Someya e Shibasaki Aizou, começam a perceber o impacto de receber o apoio dos fãs. Antes, eles se preocupavam apenas em manter a imagem, aumentar a popularidade, ultrapassar grupos veteranos como o FT4 e chegar ao topo. Posteriormente, eles aprendem que o carinho dos fãs é muito maior do que isso, o que acaba impulsionando a dupla a dar o seu melhor em cada show. 

Nos bastidores, os obstáculos no mundo dos idols

Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto também traz um outro olhar sobre o universo dos idols. Quem acompanha os lançamentos de K-Pop, já está acostumado com alguns como os pedidos de desculpa quando um evento afeta a imagem deles de alguma forma ou causa um impacto negativo para os fãs (como namorar). Os treinos intensos, vez ou outra, aparecem em documentários ou em programas no estilo reality de sobrevivência, que formam grupos como o ENHYPEN (엔하이픈) e o izna (이즈나). 

Em Heroine Tarumono!, temos uma mostra de como deve ser, por exemplo, a vida escolar dos idols, a obsessão de fãs mais hardcore e a proporção que um mal-entendido pode tomar. Enquanto muitas pessoas romantizam a visão com o glamour e o brilho das coreografias bem elaboradas, entrevistas bem conduzidas e a imagem aparente de uma perfeição, o anime revela parcialmente as dificuldades e as pressões nos bastidores. 

Suzumi aprende que a vida de um idol não é tão perfeita quanto aparenta. O equilíbrio entre a imagem pública e a vida privada exige muito esforço e, muitas vezes, sacrifício. Além disso, nem sempre os membros do mesmo grupo são amigos ou vivem como uma família. Yuujirou e Aizou mostram um pouco disso. O mesmo vale para trabalhos com outros idols, modelos, pessoas da indústria do entretenimento em geral.

Outro aspecto interessante do anime é a forma como as endings mudam de acordo com as músicas apresentadas pelo LIP×LIP em alguns episódios. Recomendo prestar atenção nas letras, divertidas e inspiradoras (para qualquer idade). ˆˆ

Uma escolha leve para maratonar, se inspirar e relaxar

Para quem busca um anime mais suave e gostoso de acompanhar, Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto pode atender as expectativas. A série não só proporciona momentos de descontração, mas também inspira ao mostrar o valor do apoio mútuo, das amizades e da perseverança diante das adversidades. 

Suzumi é uma protagonista fácil de se identificar e suas atitudes, seja como a gerente em treinamento do LIPxLIP ou quando descobre quem estava por trás das fotos maliciosas, são realistas para o seu perfil. Seu relacionamento com Yuujirou e Aizou é outro ponto forte. Ao invés de apostar na velha fórmula do harém, a narrativa segue o caminho da amizade e do apoio entre idol e manager e entre colegas de classe. E eu acho que isso contribui ainda mais para o crescimento dos três no decorrer da história.

Se quiser ou tiver a chance de ir além, o projeto conta com seis materiais extras, entre filme, peças comerciais e OVAs:

  • Romeo: Music Video Making 「ロメオ MVM」: OVA curtinho de 1 episódio (2019), que acompanha o álbum  “Docchi no kiss ka, Erabe yo.” do LIPxLIP
  • Suzumi Hiyori no “LIP×LIP” Shuzai Report! 「涼海ひよりの『LIP×LIP』取材リポート!」: OVA de 1 episódio (2020), que acompanha o álbum  “Sukisugite Yabai. ~Kokuhaku Jikkou Iinkai Character Song Collection~”
  • HoneyWorks 10th Anniversary “LIP×LIP FILM×LIVE” Mini Anime  「HoneyWorks 10th Anniversary “LIP×LIP FILM×LIVE”』ミニアニメ」: mini anime com 3 episódios (2020) em comemoração ao 10º aniversário do HoneyWorks com o LIPxLIP
  • Kono Sekai no Tanoshimikata: Secret Story Film 「この世界の楽しみ方〜Secret Story Film〜」: filme  em comemoração ao 10º aniversário (2020)
  • LIP×LIP CM: Satsuei no Uragawa  「LIP×LIP CM撮影の裏側」:  comercial para a TV com bastidores da comemoração 10º aniversário (2021)
  • Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto Mini Anime「ヒロインたるもの!〜嫌われヒロインと内緒のお仕事〜 ミニアニメ」:  mini anime com 6 episódios (2022) para promover o lançamento do anime no Twitter

Impressões finais de Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto

Cena do anime [Review] Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto com high five entre Suzumi, Aizou e Yuujirou

Apesar de seguir algumas fórmulas já conhecidas em animes do gênero, Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto cativa pela mensagem positiva, letras otimistas nas músicas do LIPxLIP e o carisma dos personagens. Suzumi é o maior destaque com seu jeito simples, sua personalidade calorosa e seu crescimento tanto pessoal como profissional. 

O apoio começa com a família de Suzumi quando ela decide ir estudar em uma escola na capital para correr atrás do seu sonho. A troca de bastão passa pelo apoio das amizades com Juri e Chizuru e alcança a linha de chegada com Yuujirou e Aizou. 

Enquanto a protagonista começa a sentir a influência das músicas do LIPxLIP para superar os obstáculos que surgem em seu caminho, a dupla passa a ver a importância dos fãs com outros olhos. Eles não estão lá apenas para que Yuujirou e Aizou ganhem popularidade e cheguem ao topo. A principal missão de idols e fãs é oferecer apoio mútuo. De um lado, as músicas. Do outro, o poder que elas têm para dar sentido à vida de alguém. Tudo o que vem a partir disso é uma consequência natural das coisas.

Se você gosta do universo dos idols ou busca uma história de conforto, Heroine Tarumono! Kiraware Heroine to Naisho no Oshigoto certamente oferece uma boa dose de entretenimento e reflexão.

Para quem não abre mão de um bom romance, Kimi ni Todoke é um dos animes mais docinhos que há. 🙂

Deixe um comentário