Atenção passageiros do blog! A partir deste mês, tem nova programação a bordo: a Playlist K-Pop Tour. Quando a semana for marcada por muitas novidades direto da Coreia do Sul, vamos antecipar a viagem e fazer conexões pelos principais lançamentos de K-Pop. Assim, o tempo de voo fica mais suave e sem se estender como tem acontecido nos últimos meses.
Além disso, você terá recomendações de músicas fresquinhas direto para a sua playlist e sem ter que esperar o mês todo passar para ter acesso a elas. Por aqui, a tripulação ainda é a mesma, sem reforços, e a agenda de voos segue intensa pelo menos até o final de outubro, mas farei o possível para manter essa rota ativa para você. Embarca comigo?
- Boyfriend – Yeonjun [TXT]
- Band Aid – DAY6
- TTYL – Loossemble
- FLOW – ONEW [SHINee]
- RISE – MADEIN [Debut]
- OFF ROAD – ONEWE
- Only one – L5ST [Debut]
- abouTZU – Tzuyu [TWICE]
- HOUSE OF TRICKY: WATCH OUT – xikers
- Hello, World – Baekhyun [EXO]
- Meow – MEOVV [Debut]
Boyfriend – Yeonjun [TXT]
Quem abre o tour pelos lançamentos de K-Pop da primeira semana de setembro é Yeonjun (연준) do TXT (투모로우바이투게더) com seu primeiro single solo. “Boyfriend” chegou às plataformas de streaming no dia 1º como parte da OST do K-Drama Cinderella at 2 AM (새벽 2시의 신데렐라).
A música chamou minha atenção desde a primeira vez que ouvi e não saiu mais da minha cabeça: Why you looking at me like I’m / Why you looking at me like I’m your boyfriend…”. Resultado? Entrou no Spotify e foi direto para a playlist de favoritas de séries coreanas. “Boyfriend” também veio com um MV de bastidores, alternando entre cenas do Yeonjun no estúdio e cenas do K-Drama com Seo Ju Won (Moon Sang Min) e Ha Yun Seo (Shin Hyun Bin).
Band Aid – DAY6
DAY6 (데이식스) retornou com seu 9º miniálbum Band Aid no dia 2 de setembro. Como eu queria ter compartilhado esse retorno em detalhes aqui no álbum. Se o dia tivesse um pouco mais de 24 horas… Ao menos, a banda entra no tour pelos lançamentos de K-Pop com uma coleção de oito faixas que misturam rock com nuances emocionais mais profundas.
Em março, quando a banda apresentou Fourever, eu não me engajei tanto ao som dos meninos, mas com Band Aid a experiência foi diferente. Dowoon, Sungjin, Wonpil e Young K já me ganharam com “Monster”, uma faixa de abertura misteriosa que resgata o som do rock britânico dos anos 90 e me deixou na expectativa para ouvir as próximas músicas da tracklist.
Na sequência, vem a titletrack “Melt Down” com uma vibe que, para mim, remete às trilhas sonoras de animes de aventura/isekai em uma combinação de acordes de piano e uma energia intensa. É uma faixa relativamente curta, mas cheia de impacto.
“She Smiled” traz um pop rock leve e agradável, perfeita para escutar durante uma viagem, enquanto “Shxxtty Game” adiciona uma pegada mais animada e moderna ao álbum, lembrando o rock dos anos 90. “Help Me Rock&Roll” é uma das faixas mais divertidas com seu som à la anos 60. “COUNTER” mistura rock com elementos de R&B e hip-hop, criando um som único e inesperado. “I’m Fine” traz uma abordagem mais grunge. “Still There” é uma balada emocional mais calma para fechar o álbum.
Ouça o álbum Band Aid completo no Spotify.
TTYL – Loossemble
No mesmo dia, o Loossemble (루셈블) apresentou uma mistura de sons e estilos com o álbum TTYL. Assim como o último comeback em abril com One of a Kind foi mais interessante do que seu antecessor, as meninas repetem a fórmula e mostram que continuam em uma trilha de evolução. Composto por seis faixas, o EP explora diferentes facetas do pop e proporciona uma experiência mais memorável.
“FANATICISM” abre a tracklist com uma introdução instrumental curta, enquanto nos transporta para uma jornada quase espacial. Como se fosse um complemento, o som se expande para a titletrack “TTYL” (sigla para “talk to you later”), um pop dance embalado por sintetizadores pulsantes, uma vibração descontraída e vocais cheios de energia. O único ponto negativo para mim é o efeito nas vozes de Go Won, HyeJu, HyunJin, YeoJin e ViVi. Em alguns momentos, ele se sobressai mais do que deveria.
“Cotton Candy” traz um pop dance mais denso por causa da linha de baixo. O maior destaque do álbum é a faixa que vem a seguir. “Confessions” adota uma abordagem mais introspectiva e utiliza ecos nos vocais para criar uma atmosfera envolvente e emotiva.
“Hocus Pocus” parece uma magia do universo de Harry Potter (pode lembrar também um filme antigo da Disney com o mesmo nome), mas é a próxima faixa do álbum. Ela traz pop brilhante com um toque mágico, não apenas em seu nome, mas também na melodia. “Secret Diary” encerra o EP com um belo riff de violino, criando um final memorável.
Ouça o álbum TTYL completo no Spotify.
FLOW – ONEW [SHINee]
Depois do comeback do Taemin com o álbum ETERNAL, mais um membro do SHINee (샤이니) veio para deixar nossos dias melhores. Em seu primeiro lançamento com a Griffin Entertainment, Onew (온유) voltou com o álbum FLOW no dia 3 de setembro. O EP de seis faixas marca uma nova fase em sua carreira solo, além de mostrar um lado mais descontraído.
FLOW vem como sequência do álbum Circle, lançado em 6 de março de 2023 ainda pela SM Entertainment. A titletrack “beat drum (매력)” mergulha em um pop vibrante e divertido com um gancho memorável. Além de combinar com timbre único do Onew, lembra o som característico do SHINee *pausa para um momento de nostalgia* e dá a liberdade para que ele mostre uma variedade de estilos de performance. No MV, isso fica ainda mais claro.
Apesar de ser uma faixa-título interessante (e com chance de crescer em mim com o tempo), as estrelas do álbum são duas b-sides: “Hola!” e “All Day”. Enquanto “Hola!” traz uma vibe soft, alegre e cheia de energia, com sintetizadores leves e uma batida envolvente, “All Day” também remete ao estilo clássico do SHINee. ❤
“MAESTRO” tem um feeling retrô com uma atmosfera nostálgica e elegante. “Shape of My Heart” é aquela balada mais emocional que não pode faltar na tracklist. “Focus” começa com um arranjo interessante, mas o instrumental que entra abruptamente após um suave ‘lovin’ you…’ parece um pouco fora de lugar e quebra a suavidade da música.
Ouça o álbum FLOW completo no Spotify.
RISE – MADEIN [Debut]
O dia 3 de setembro também foi marcado pelo debut do MADEIN (메이딘) com o álbum RISE. o grupo marca o início de uma nova era para as sete integrantes: Gaeun, Mashiro, MiU, Nagomi, Serina, Suhye e Yeseo. Com a formação composta por ex-membros do Kep1er (Mashiro e Yeseo) e LIMELIGHT (Gaeun, MiU e Suhye), além de participantes do “Produce 101 Japan The Girls” (Nagomi e Serina), eu estava curiosa para acompanhar a estreia das meninas.
Na tracklist, quatro músicas. A primeira é a titletrack “UNO” com uma combinação de Stutter House e Jersey Club e uma vibe espacial. A produção adiciona um toque sonhador, camadas vocais filtradas e uma contagem em espanhol, que destaca o nome da música, mas parece um pouco deslocado no meio de tudo.
O mesmo vale para o MV. Além do excesso de cenas que parecem ter sido produzidas por AI, as imagens trazem mais closes e visuais fantásticos do que o foco no grupo. É um debut, então para mim faz mais sentido mostrar a interação das meninas e a coreografia. Sinto que ficou muito distrativo e sem foco.
Entre as b-sides, “DADARIDA”, “DOPAMINE” e “TIMELINE”. A primeira parece uma extensão da titletrack. A segunda aposta em uma sonoridade etérea que mantém a atmosfera sonhadora em destaque na tracklist. A terceira traz um som celestial para fechar o álbum com toque suave e mais introspectivo. Por enquanto, confesso que tenho mixed feelings em relação à faixa-título, às b-sides e até mesmo ao debut. Espero que as meninas consigam encontrar o caminho para o som que querem transmitir.
Ouça o álbum RISE completo no Spotify.
OFF ROAD – ONEWE
No dia 4 de setembro, teve comeback do ONEWE (원위) com o álbum OFF ROAD. Apesar de fazer pouco tempo desde o último retorno dos meninos em abril, eu já estava ansiosa para adicionar novas músicas da banda na minha playlist. O EP traz três faixas, incluindo a titletrack que leva o mesmo nome e as b-sides “Solar Halo Ring” e “A piece of You”.
Mesmo em uma semana bem agitada para mim, consegui uma pequena brecha para preparar um review mais completo. Cada faixa tem seu apelo, o que torna difícil a escolha de apenas uma favorita. Recomendo todo o álbum, mas deixo estrelinhas extras para “Solar Halo Ring” pelo instrumental suave no pré-refrão que acompanha a voz suave do Dongmyeong.
Ouça o álbum OFF ROAD completo no Spotify.
Only one – L5ST [Debut]
Além do MADEIN, também teve debut de boy group na mesma semana. De forma tímida, o L5ST (로스트) fez sua estreia pela Macaroni Media com o single album Only One no dia 5 de setembro. Formado por sete membros — Beomsoo, Chanwook, Dojun, Donggyu, Kyul, Seogyeom e Yoonsang — o grupo trouxe uma nova abordagem para o K-Pop com um som leve de rock que remete ao som de trilhas sonoras. Essa sensação aumenta ao ouvir a música com o MV, com cenas que parecem o trailer de um filme ou K-Drama.
A faixa principal, “Only one”, é uma balada cheia de sentimentalismo que destaca as habilidades vocais dos meninos e passa um ar de simplicidade. No vídeo, as interações entre eles e as edições simples sem grandes efeitos dão um toque genuíno. A abertura puxada pelo rock é minha parte preferida, embora o refrão também seja envolvente ao unir as vozes de todos os membros do L5ST em um só coro. No entanto, senti falta de um pouco mais de personalidade na produção, o que acaba ofuscando o potencial do grupo de brilhar.
“Only One” vem acompanhada pela “Amazon”, com um som bem diferente e um refrão mais pesado que entra em contraste com trechos mais melódicos e com a faixa anterior. “Only One” parece ser um bom ponto de partida, mas o L5ST precisará de músicas mais marcantes e ousadas se quiser se destacar entre os grupos da nova geração.
Ouça os dois singles de debut no Spotify.
abouTZU – Tzuyu [TWICE]
Seguindo os passos de Nayeon (나연) e Jihyo (지효) do TWICE (트와이스), chegou a vez de Tzuyu (쯔위) fazer o seu debut solo. A estreia veio no dia 6 de setembro com o álbum abouTZU. Diferente da imagem tímida e introspectiva que mantém quando está com o grupo, ela adotou um tom mais maduro para se lançar como solista. Para a tracklist, Tzuyu apostou no dance pop para guiar a seleção musical.
Entre as seis faixas, a titletrack “Run Away” é um dos destaques da pista de dança criada por ela. No entanto, os holofotes da noite ficam por conta das b-sides “Heartbreak in Heaven”, uma collab com Peniel (프니엘) do BTOB (비투비), e “Losing Sleep”.
Ouça o álbum abouTZU completo no Spotify.
HOUSE OF TRICKY: WATCH OUT – xikers
No dia 6 de setembro também teve comeback do xikers (싸이커스) com o álbum HOUSE OF TRICKY: WATCH OUT. O último retorno deles, em março, com HOUSE OF TRICKY: TRIAL AND ERROR não teve passagem pelo blog. Porém, essa é a segunda vez que o grupo marca presença por aqui. Eles estavam entre os lançamentos de K-Pop de agosto do ano passado, quando HOUSE OF TRICK: HOW TO PLAY chegou às plataformas de streaming, marcando o primeiro comeback desde o debut com HOUSE OF TRICK: DOORBELL RINGING.
Composto por seis faixas, o 4º EP preserva o som característico do grupo e as temáticas ousadas. Dessa vez, Hyunwoo, Hunter, Jinsik, Junghoon, Junmin, Minjae, Se-eun, Sumin, Yechan e Yujun antecipam a vibe do Halloween.
Além disso, os rappers Minjae, Sumin e Yechan seguem contribuindo com as letras de todas as faixas da tracklist. Entre sussurros, “WATCH OUT” abre o álbum chamando a atenção para a chegada das bruxas, ops, é a titletrack “WITCH (위치)”. A faixa principal explora uma sonoridade mais sombria e misteriosa, perfeita para a temporada de Halloween que se aproxima. Ela mistura elementos de trap e uma vibe teatral a sintetizadores e batidas pesadas. O maior destaque é a linha de rap no final (e a coreografia, tão criativa *-*).
Minha sequência de preferidas começa com o instrumental contínuo de “BACK OFF”. Ela ganha força com o clima de carnaval assombrado de “Bittersweet” — lembra um pouco a era de debut do ENHYPEN, só que com mais peso. Para completar as recomendações, vem o mix impecável entre a harmonia de vozes e a melodia envolvente de “Sandcastle”. “Hang Around” equilibra as linhas de vocal e rap para fechar o álbum.
Ouça o álbum HOUSE OF TRICKY: WATCH OUT completo no Spotify.
Hello, World – Baekhyun [EXO]
As novidades continuaram com Baekhyun (백현) do EXO (엑소) e o álbum Hello, World. No dia 6, ele fez seu primeiro comeback solo após três anos, agora sob sua própria agência, a INB100. Desde o lançamento de Bambi (2021) e do álbum EXIST com o EXO em 10 de julho de 2023, muita coisa mudou. Entre elas, a saída da SM Entertainment e a criação de sua nova empresa, onde também atuam Chen e Xiumin.
Seu 4º miniálbum traz seis faixas que exploram o estilo inconfundível de Baekhyun. Um dos destaques é a titletrack “Pineapple Slice”, uma fusão de R&B e pop. O nome utiliza a metáfora de um pedaço de abacaxi docinho para simbolizar o charme irresistível de alguém. A produção, com influências de synthwave dos anos 80 e uma vibe sensual, encaixa perfeitamente com a suavidade e o controle vocal dele.
Gravado em Barcelona, o MV exibe uma coreografia à la Michael Jackson, com direito à dança na água, um dos highlights do vídeo, aliás. O conceito visual é sombrio e, ao mesmo tempo, elegante. Além da faixa-título, “Good Morning” e “Truth Be Told” são minhas maiores recomendações.
Como boa companhia para começar o dia, “Good Morning” tem a sonoridade suave de um R&B alternativo imbuído por notas de jazz. “Truth Be Told”, minha preferida, traz um mix de R&B, hip-hop, estalos sutis ao fundo e um som que reverbera em sintonia com a voz do Baekhyun.
“Woo” é uma escolha mais contida com um groove discreto, enquanto “Cold Heart” resgata o clima R&B nostálgico dos anos 90. “Rendez-Vous” incorpora um toque de jazz que complementa o álbum. Hello, World equilibra sensualidade, groove e maestria vocal. Em outras palavras, é a própria definição do Baekhyun.
Ouça o álbum Hello, World completo no Spotify.
Meow – MEOVV [Debut]
Para fechar a primeira semana de setembro e uma das mais agitadas no K-Pop, teve debut do MEOVV (미야오) com o lançamento do single “MEOW”. Como estava a sua expectativa pela chegada de Anna, Ella, Gawon, Narin e Sooin? A minha parou no meio do caminho, ocupando uma posição neutra. Por quê? Pois a agência encarregada é a The Black Label.
Não faz nem um ano que BABYMONSTER (베이비몬스터) estreou. E a produção só acertou a mão na escolha recentemente, com “FOREVER”. Com a saída de Jenny, Jisoo e Lisa, Blackpink entrou em um limbo ainda maior do que quando as quatro integrantes, incluindo Rosé, estavam na YG. Como se já não fosse o bastante para administrar, o grupo izna está se preparando para o debut.
Diante disso tudo, eu realmente não sei o que esperar do MEOVV. “MEOW” conseguiu a proeza de soar ainda mais estranho do que “Batter Up”. YG e The Black Label seguem investindo na mesma fórmula, com ênfase no estilo e atitude, mas sem qualquer inovação sonora.
O instrumental é repetitivo e soa mais como barulho do que como música. O maior problema disso é que a voz das meninas, cheia de potencial, mas sem respaldo para fazer juz ao que elas são capazes de entregar. Em um mercado cada vez mais saturado, a busca por originalidade será crucial para se destacar.
***
Tripulação, preparar para o pouso! Pedimos para que todos permaneçam sentados até o desligamento total da aeronave e preparem seus fones de ouvido. Encerramos a primeira viagem pelos principais lançamentos de K-Pop que abriram o mês de setembro. Após passar por tantas conexões, preparamos uma playlist com recomendações das músicas que mais se destacaram durante o nosso passeio.
Gostou do roteiro? Então, ouça os destaques da primeira semana de setembro na Playlist K-Pop Tour no Spotify.