K-Pop · Música · Review

Tour pelo K-Pop: lançamentos de agosto em destaque

Atenção passageiros! Apesar de encurtar o tour pelos animes, a programação no cenário musical se manteve extensa mais uma vez para acompanhar os principais lançamentos de K-Pop de agosto. O catálogo de bordo do voo KP2408 traz singles, álbuns, comebacks em grupo, solos e collabs que marcaram o mês. Entre os destaques, teve mais uma música do projeto Open ♭eta do Xdinary Heroes e a descoberta da banda Lucy.

No lado dos girl groups, fromis_9 e Oh My Girl foram as maiores novidades. No lado dos boy groups, SF9, PLAVE, NCT Dream e ZB1 também deixaram sua marca. Entre os solos, Taemin e Moonbyul foram direto para as minhas playlists.

Encontre um espaço confortável para sentar e pegue seus fones de ouvido, pois o tour pelo K-Pop já vai começar. Vem comigo?

Sweet Dreams – Red Velvet

Para marcar uma década de carreira, o Red Velvet (레드벨벳) lançou o single especial “Sweet Dreams” no dia 1º de agosto, abrindo o mês em tom de comemoração. O lançamento não é apenas uma celebração do 10º aniversário, mas também serve como epílogo para o último álbum do grupo, Cosmic — comeback mais recente das meninas no dia 24 de junho.

“Sweet Dreams” é uma música emotiva que explora temas de crescimento, amizade e amor, capturando a essência da trajetória do grupo e seu vínculo especial com os fãs. O MV é uma jornada nostálgica, misturando imagens de momentos marcantes da carreira do Red Velvet e proporcionando uma sensação de celebração e gratidão.

Com uma sonoridade doce e calorosa, a melodia também reflete o mood da letra, com trechos bem simbólicos como “will meet again”, “we will forever protect / the kingdom we created” e “see you again”. “Sweet Dreams” entrou no Spotify como a 7ª faixa em uma espécie de ‘repackage’ do álbum Cosmic. 

Ouça o novo single do álbum Cosmic no Spotify.

Ice Cream – Jeon Somi

Jeon Somi (전소미) voltou à cena musical no dia 2 de agosto com o single “Ice Cream”, o primeiro lançamento desde o álbum GAME PLAN há um ano — inclusive um dos destaques por aqui — sem contar a collab com BIG Naughty para “Ex-Mas”. Não sou muito fã do som dela por questão de preferência musical mesmo, mas “Fast Forward” (e seu estilo Madonna/Lady Gaga) mudou um pouco a minha percepção, colocando seu nome no meu radar.

“Ice Cream” seguiu um caminho bem diferente e veio para combinar com a vibe do verão com uma energia mais divertida e colorida. O instrumental soa repetitivo e não evolui muito ao longo da música. Ouvi uma vez e não tive vontade de dar mais play. O MV amplia a temática da estação com um visual divertido e leve, apresentando uma série de situações caóticas e hilárias, além da participação especial do ator Park Seo Joon. 

Enquanto GAME PLAN revelou o enorme potencial da Somi, elevando ainda mais seu carisma, “Ice Cream” parece surtir o efeito contrário. O ponto positivo é a mensagem por trás, que pode ser um recado para desacelerar o ritmo corrido do nosso dia a dia.

Save Me – Xdinary Heroes

Se para a Somi passou um ano, para o Xdinary Heroes (엑스디너리 히어로즈) foi apenas um mês desde o lançamento de “LOVE and FEAR”. A banda voltou no dia 5 de agosto com o projeto Open ♭eta v6.3, trazendo seu terceiro single “Save Me”, acompanhado por mais uma b-side instrumental curtinha com “XH_waves_75”. Essa sequência de novidades começou em junho com “Boy Comics”.

Entre as três músicas, “Save Me” é a mais modesta. Enquanto “LOVE and FEAR” aposta em um arranjo intenso, “Boy Comics” explora o som característico da trilha sonora de animes e games. Sua sonoridade explora o rock alternativo de uma forma mais linear, mantendo o ritmo do início ao fim, e vem acompanhada por um MV animado e as letras da música. 

Costumo gostar bastante das letras embaladas por Gaon (guitarra), Gunil (bateria), Jooyeon (baixo), Jungsu (teclado), Jun Han (guitarra) e O.de (sintetizador). Um dos meus trechos preferidos em “Save Me” é o finalzinho com: “So let me find my / Myself that shines quietly”. O refrão também se destaca com “Let me find / Mysеlf that’s being erased”.

Ouça os dois singles do álbum Open ♭eta v6.3 no Spotify.

24/7 – L [INFINITE]

O álbum 24/7 marca o debut solo de Kim Myung Soo (김명수), mais conhecido com L (엘) do INFINITE (인피니트). Até então, ele tinha lançado apenas singles — dois para a trilha sonora de K-Dramas e, o mais recente, “Between memory and memory” de 3 de fevereiro de 2021. Composto por seis músicas, o EP chegou às plataformas de streaming no dia 5 de agosto, oferecendo uma mistura de sonoridades que vão do pop acústico ao tropical.

A faixa de abertura, “Intro”, é uma introdução delicada que estabelece o clima do álbum com sua melodia suave e envolvente. Em seguida, a titletrack “What’s Not To Love” (어떻게 널 사랑하지 않겠니) traz um som acústico refrescante para embalar os momentos mais descontraídos do dia. Inclusive, o MV reflete isso com a imagem de uma manhã relaxante acompanhada por uma xícara de café e imagens de um passeio na praia. Sua versão instrumental fecha o álbum.

“Blue Summer” é minha maior recomendação do EP. Com uma vibração veranil, essa faixa combina um arranjo leve e refrescante a um refrão que ganha peso e energia. O conjunto, cria uma sensação vibrante e otimista, encaixando o estilo tropical que L explora com sucesso.

“My Universe” e “Talk to You” mantêm a vibe suave e introspectiva do álbum, apresentando arranjos delicados e vocais expressivos que complementam a proposta pop acústica gentil do EP. Sem sair de sua zona de conforto, 24/7 revela a capacidade de L de criar músicas cativantes e emocionalmente ressonantes e vem como uma boa adição ao seu repertório solo.

Ouça o álbum 24/7 completo no Spotify.

DUSK – Yoon Sanha [ASTRO]

Quem também deu seus primeiros passo com o debut solo, mas no dia 6 de agosto, foi Yoon Sanha (윤산하) do ASTRO (아스트로). Até então, ele tinha lançado apenas o single “Because I’m a Fool” em 2018. Seu álbum DUSK traz uma perspectiva mais sombria e introspectiva, em contraste aos lançamentos do grupo. Composto por seis faixas, o álbum explora uma variedade de emoções e estilos, acompanhados por uma atmosfera melancólica e dramática.

“Dive” é a titletrack e vem na forma de uma poderosa balada R&B, que apresenta um som mais sombrio, misterioso e sofisticado, além de um refrão marcante (onde a música alcança sua potência máxima). O MV complementa a faixa ao explorar uma representação visual da solidão e do arrependimento. O conceito aumenta a intensidade emocional que ressoa com a letra.

A faixa de abertura, “Yeowoobyul”, tem um instrumental envolvente que cria uma sensação acolhedora e nostálgica, combinando com dias chuvosos. “Losing My Mind” segue na mesma linha, oferecendo um conforto musical para momentos de angústia, com uma melodia suave que acalma. Para completar, “Rain Down on Me” é outro ponto alto. A música encerra o álbum, trazendo uma sensação de liberdade e esperança, embalada por um arranjo emotivo. São minhas maiores recomendações do álbum.

DUSK pode não quebrar novos paradigmas, mas é uma sólida expressão do crescimento artístico Sanha, além de ser uma interessante adição à sua discografia solo. O EP oferece um mix de faixas introspectivas e de conforto, proporcionando uma experiência musical que é ao mesmo tempo pessoal e envolvente.

Ouça o álbum DUSK completo no Spotify.

Supersonic – fromis_9

Após mais de um ano desde o lançamento do álbum Unlock My Word, fromis_9 (프로미스나인) voltou com uma nova tracklist composta por três músicas. Liberado no dia 12 de agosto, o trio — titletrack “Supersonic” + b-sides “Beat the Heat” e “Take A Chance” — faz parte do álbum Supersonic. E chega como uma celebração vibrante e refrescante do verão.

Apesar de curto, o EP acertou na escolha das músicas, deixando para nós a difícil tarefa de selecionar uma favorita entre elas. A faixa-título “Supersonic” é um pop dançante com uma batida animada, uma vibe divertida e uma energia vibrante, perfeita para acompanhar o verão. O MV complementa a música com um visual colorido, splashes de água entre uma cena e outra, além de uma coreografia leve e fluída.

“Beat the Heat” é uma explosão de energia, com um instrumental divertido e descontraído, que entraria bem para apresentações em festivais e eventos ao ar livre. Embora eu goste de “Supersonic” e de “Beat the Heat”, algo no arranjo de “Take A Chance” faz ela se sobressair como o grande destaque do álbum. Com uma intro sonhadora e uma melodia cativante, a música mistura sintetizadores, enquanto usa um o efeito de reverberação nos vocais, criando uma atmosfera memorável. 

Ouça o álbum Supersonic completo no Spotify.

Where To Now? (Part.1: Yellow Light) – KARD

Pensei neles em um dia e, no outro, já tinha anúncio de comeback. Estou falando do KARD (카드), que retornou aos palcos do K-Pop com seu 7º miniálbum Where To Now? (Part.1: Yellow Light) no dia 13 de agosto após quase um ano desde ICKY. A novidade marca uma volta refrescante do grupo com uma abordagem mais suave, introspectiva e experimental. Na tracklist, sete faixas, incluindo versões instrumentais para a titletrack “Tell My Momma” e a b-side “Boombox”.

Meu destaque do álbum é “Waste My Time”, a faixa de abertura que abre o álbum com um som suave, proporcionando uma experiência relaxante e agradável, perfeita para começar o dia. “Tell My Momma” mantém a vibe chill, marcando a discografia do KARD como uma das titletracks mais tranquilas que o BM, Jiwoo, J.Seph e Somin já lançaram até agora. Além disso, BM e J.Self marcam presença no processo criativo.

Ouça o álbum Where To Now? completo no Spotify.

AWAKENING – LUN8

Há pouco mais de um ano, LUN8 (루네이트) fez seu debut como um dos grupos com maior potencial de crescimento. Com poucos comebacks, promoções ou um som distinto, as chances estão diminuindo. Em março, veio o primeiro retorno com o álbum BUFF, que foi um dos destaques no blog, mas não ganhou um post dedicado. No dia 14 de agosto, Chael, Do Hyun, Eun Seop, Ian, Ji Eun Ho, Jin Su, Jun Woo e Takuma entraram no clima do verão com seu 3º miniálbum AWAKENING.

A tracklist abre com “Ride”, faixa com uma vibe chill para acompanhar o começo do dia ou uma viagem de carro até a praia. Sua sensação de leveza e tranquilidade logo transformaram a b-side na minha preferida do álbum. Talvez eu ainda esteja no mood slow down do verão depois de ouvir o álbum do KARD. xD

Em seguida, vem a titletrack “WHIP” com uma melodia embalada pelo Jersey club, marcando uma entrada divertida antes do refrão ganhar força. A música tem uma vibração familiar e uma batida que ressoa com a energia do grupo, mas ainda não supera “Wild Heart”. 

“DELULU” é a mais genérica, mas se encaixa bem na vibe do álbum, com o som de gaivotas ao fundo que já levou meus pensamentos para uma praia tranquila. “Love Trailer” traz batidas eletrônicas e um ritmo animado, enquanto “Life is A Movie” embala uma melodia sonhadora para fechar a proposta do LUN8 de curtir o verão com liberdade e sem preocupações.

O álbum AWAKENING apresenta uma abordagem mais madura do LUN8, em contraste com a imagem jovem e refrescante dos lançamentos anteriores (especialmente a estreia). A b-side “Ride” e a titletrack “WHIP” são os destaques do EP para mim.

Ouça o álbum AWAKENING completo no Spotify.

FROM. – Lucy

No dia 14 de agosto também conheci uma nova banda, que pode entrar no meu radar daqui em diante. A data marcou o comeback de LUCY (루시) com seu 5º miniálbum FROM. e uma mistura de rock, violino e uma energia vibrante. 

É o primeiro retorno de Gwangil Chin (vocal e bateria), Sangyeop Choi (vocal e guitarra), Shin Yecham (violino) e Wonsang Cho (vocal, baixo e produção) que eu acompanho. Mas a estreia dos meninos foi em 2020 pela Mystic Story. A formação veio do programa JTBC SuperBand. E só para deixar registrado! Eu adoro violino, então como não ouvi falar neles antes? Antes tarde do que nunca, né? 

O álbum FROM. traz cinco músicas e abre com a titletrack “Villain”, uma faixa que imediatamente se alinha com o estilo característico da banda. Tem uma energia contagiante e uma melodia que lembra trilhas sonoras de animes. A interação dos vocais e dos instrumentos cria um ambiente sonoro imersivo e envolvente, preparando o terreno para a próxima faixa.

“Complex” segue a mesma linha de “Villain” e mantém a vibração do álbum. “Doggaebi Dance” aumenta o nível de energia, com um ritmo explosivo que a transforma em uma das minhas favoritas. Já “Burn it” é uma balada suave, criando um contraste com seu nome que me fez pensar que a música adotaria um tom intenso.

Minha maior recomendação do álbum é “Falling Flower”. A faixa de encerramento apresenta uma melodia suave embalada pelo som gentil do violino. É uma peça delicada que demonstra a capacidade da banda de criar músicas profundas e que emocionam.

FROM. foi meu primeiro ponto de contato com a banda LUCY. A mistura refrescante de rock com influências inesperadas, definitivamente colocou os meninos no meu radar para os próximos lançamentos. 

Ouça o álbum FROM. completo no Spotify.

New Woman – Lisa [Blackpink] ft. Rosalía

No dia 16 de agosto, Lisa (리사), do BLACKPINK (블랙핑크), lançou seu mais novo single, “New Woman”, em colaboração com a cantora espanhola Rosalía. Este lançamento marca o segundo comeback solo de Lisa sob sua nova agência, LLOUD. A retomada começou com o single “ROCKSTAR”, que foi um dos destaques entre os lançamentos de K-Pop de junho.

“New Woman” mostra uma evolução interessante no som de Lisa ao apresentar um mix audacioso de estilos e influências bem próximo do que ouvimos no pop ocidental. A faixa é dividida em segmentos distintos, começando com um groove misturado a uma vibração experimental com um toque moderno. O segundo verso, quando Lisa passa o microfone para Rosalía, soa um pouco abrupto para mim e cria uma sensação de desconexão. Não costumo ser muito fã de mudanças de tom no meio da música.

Deixando isso de lado, Lisa e Rosalía formam uma collab e tanto. Suas vozes harmonizam bem, enquanto a cantora espanhola oferece um alcance vocal que complementa a voz de Lisa. Essa não foi a única parceria a marcar o comeback. Afinal, o MV ganhou direção de Dave Meyers. Max Martin (produção) e Tove Lo (letra) contribuíram com o single, trazendo uma sonoridade que foge do convencional. A própria Lisa também recebe créditos pela letra. ˆˆ

“New Woman” é um passo ousado na carreira solo de Lisa e chama mais a minha atenção do que “ROCKSTAR”. A música ainda está fora do alcance do estilo musical que prefiro adicionar nas minhas playlists de K-Pop, mas sempre é bom ver um novo lado da Lisa.

ETERNAL – Taemin [SHINee]

Taemin is back! O dia 19 de agosto marcou o retorno dele, que é um dos artistas que mais admiro no K-Pop. De casa nova, Taemin (태민) do SHINee (샤이니) fez seu primeiro comeback solo com o álbum ETERNAL. O EP é composto por sete faixas que exploram uma variedade de gêneros, desde o hip-hop e rock até o synthwave e baladas emocionais, demonstrando (mais uma vez) sua versatilidade como artista.

A tracklist também é marcada por um toque mais autoral, já que Taemin se envolveu em todos os aspectos ao participar da composição das músicas e escrever as letras para duas delas: “Deja Vu” e “Say Less”. Entre a dupla de titletracks “Sexy In The Air” e “Horizon”, a segunda sai na frente com influências do som retrô dos anos 80. “The Unknown Sea” e “Crush” são as b-sides que mais se destacam, com “Say Less” sendo a maior recomendação do álbum.

Ouça o álbum ETERNAL completo no Spotify.

Fantasy – SF9

Além do Taemin, o SF9 (에스에프나인) também fez seu comeback no dia 19 de agosto. Foi o segundo no ano e, por questões de alistamento (Dawon e Jaeyoon) e conflito de agenda (Zuho), o retorno contou com cinco membros. O lançamento do álbum Fantasy veio com Cha Ni, Hwi Young, In Seong, Yoo Tae Yang e Young Bin. É o 14º da carreira do grupo e traz com ele cinco músicas novas, incluindo a titletrack “Don’t Worry, Be Happy”.

Ela não tem a mesma força de “BIBORA”, que segue em rotação na minha playlist de favoritas ao lado de outras b-sides do álbum Sequence. Mesmo assim, a faixa-título proporciona um som agradável ao ritmo do pop dance para animar o verão e manter as preocupações bem longe dos seus pensamentos. “Cruel Love” segue a mesma linha. Minhas maiores recomendações do EP são as músicas mais suaves, representadas por “Just” e “Melodrama”.

Ouça o álbum Fantasy completo no Spotify.

Weekend – DRIPPIN

Seguindo o fluxo de novidades do dia 19 de agosto, teve também a volta do DRIPPIN (드리핀) com o álbum Weekend. Assim como nos lançamentos anteriores, inclusive Beautiful MAZE de abril deste ano, o EP traz três faixas. O trio se destaca pela energia vibrante, lembrando muito a vibe jovem, descolada e divertida do TWS (투어스) com o álbum SUMMER BEAT.

A titletrack “Weekend”, que dá nome ao disco, apresenta uma melodia cativante com um instrumental envolvente, destacando o som da guitarra elétrica e o baixo groovy. Embora tenha uma energia dinâmica e empolgante, não é muito diferente de outras produções do gênero entre os grupos de K-Pop.

As b-sides “Fly High” e “TIME” seguem a mesma linha esbanjando energia, mas é “Fly High” que se sobressai como a faixa mais memorável do EP. Com uma melodia que eleva o espírito e uma produção mais criativa, já se tornou uma das minhas favoritas. 

Todas as músicas são bem animadas e seguem uma vibe familiar. Gosto mais das b-sides do que da titletrack, apesar de apreciar muito o instrumental com o toque de rock no início, que sai no pré-refrão e volta novamente quando o refrão começa. O álbum Weekend cumpre o seu papel de entreter e trazer boas vibrações, mas sem grandes surpresas ou inovações. É um bom acréscimo ao repertório do DRIPPIN, especialmente para quem aprecia um pop rock acessível e divertido.

Ouça o álbum Weekend completo no Spotify.

Pump Up The Volume! – PLAVE

PLAVE (플레이브) vem mantendo seu status como um dos grupos virtuais mais populares. No ano passado, fiz uma compilação dos grupos que combinam K-Pop e AI. Deixando aespa (에스파) e K/Da de lado, que têm uma proposta um pouco diferente, o nome que mais vejo em comebacks e lançamento de novos álbuns ou singles é o do PLAVE. E eles voltaram no dia 20 de agosto com a música “Pump Up The Volume!”, seis meses depois do EP ASTERUM : 134-1.

O mais novo single de Bamby, Eunho, Hamin, Noah e Yejun, apresenta uma mistura envolvente de rock e pop que logo me fez pensar nas trilhas sonoras de animes e K-Dramas. O maior destaque é o som de guitarras marcantes com uma batida pulsante, em um conjunto que dita o tom da música. Essa introdução poderosa é o ponto alto para mim, pois cria toda a ambientação para manter nossa atenção ao que está por vir.

Conforme a música avança, o peso da introdução começa a perder força e acaba interrompendo um pouco o fluxo dinâmico do início. A intensidade retorna quando o single está prestes a alcançar seus quase três minutos de duração. Apesar desse pequeno detalhe, “Pump Up The Volume!” já foi para a minha playlist de destaques de 2024 por oferecer uma dose saudável de energia e uma melodia divertida de ouvir.

Starlit of Twinkle: REPACKAGE – Moonbyul [MAMAMOO]

Em sequência ao lançamento do seu primeiro álbum Starlit of Muse no início do ano, Moon Byul (문별) do MAMAMOO (마마무) voltou com uma versão repackage no dia 21 de agosto. Starlit of Twinkle adiciona três novas músicas à tracklist: a titletrack “Is This Love?” e as b-sides “Backpack” e “Dear.”, além de “TOUCHIN&MOVIN” em inglês e uma versão acelerada da faixa-título. 

O álbum Starlit of Twinkle: REPACKAGE marca o retorno de Moon Byul com novos estilos e formas de projetar seu alcance vocal. “Is This Love?” é um pop retrô vibrante que se destaca pelo ritmo envolvente e o uso criativo de sintetizadores. O MV que acompanha a titletrack adota um visual colorido e divertido, além de fazer referência a um dos melhores K-Dramas do ano: Lovely Runner. Com um instrumental melancólico e relaxante, “Backpack” é outra faixa que se destaca entre as novidades da tracklist.

Ouça o álbum Starlit of Twinkle: REPACKAGE no Spotify.

Rains in Heaven – NCT Dream

“Rains in Heaven” do NCT Dream (엔시티 드림), é uma imersão em uma nostálgica onda de sons dos anos 80 com a combinação envolvente de batidas rítmicas, baixo e sintetizadores. Lançada em 23 de agosto, a faixa não só marcou um retorno do grupo com seu primeiro single em inglês, como também trouxe uma mensagem de conforto, especialmente expressa na letra co-escrita pelo líder do grupo, Mark: “We are all the same but hurt different / I heard when you cry, it rains in heaven”.

Com harmonias vocais e melodias suaves, que elevam o tom emocional, “Rains in Heaven” parece envolver quem ouve em um abraço acolhedor. O MV complementa perfeitamente a atmosfera da música, com uma narrativa visual cinematográfica que transmite tanto a sensação de melancolia quanto o sentimento de esperança para seguir em frente. A música promete ressoar e oferecer um refúgio auditivo em tempos difíceis.

VALORANT Champions Ceremony – Natty & Julie [KISS OF LIFE] ft Mark Tuan

Um dos destaques do mês para o tour foi a cerimônia do VALORANT Champions, campeonato mundial do jogo da Riot Games, realizado entre os dias 1º e 25 de agosto em Seul, na Coreia do Sul. A final contou com a participação de Natty e Julie do KISS OF LIFE (키스오브라이프 ou KIOF), em collab com Mark Tuan do GOT7 (갓세븐), para apresentar a música oficial do jogo “SUPERPOWER” — lançada no dia 23 de julho.

“SUPERPOWER” não é uma música com tanto peso, mas eu acho que ela tem a vibe certa para combinar com o jogo. Gostei mais da apresentação e, mais ainda, de ver a representação do K-Pop crescendo de forma global. 

Gradualmente, as músicas coreanas têm conquistado mais espaço no universo dos games. No ano passado, NewJeans esteve no palco da Riot Games para apresentar o hino do Campeonato Mundial de League of Legends de 2023: “GODS”. Sem falar da parceria do Blackpink com PUBG Mobile para “Ready For Love” e do LE SSERAFIM com a Blizzard para “Perfect Night” em outubro

Cinema Paradise – ZEROBASEONE

ZEROBASEONE (제로베이스원), o ZB1, formado através do programa Boys Planet, retornou no dia 26 de agosto com seu mais novo álbum Cinema Paradise. O EP marca uma evolução significativa na discografia do grupo, trazendo uma mistura de sons que vão do experimental ao nostálgico. Com sete faixas, a tracklist consegue expandir o horizonte sonoro de Han Yu Jin, Kim Gyu Vin, Kim Ji Woong, Kim Tae Rae, Ricky, Park Gun Wook, Seok Matthew, Sung Han Bin e Zhang Hao. 

A faixa-título “GOOD SO BAD” tem uma melodia sonhadora e um refrão que cativa imediatamente, lembrando os momentos áureos do K-pop com seu toque celestial de sintetizadores. É uma música que se encaixa perfeitamente no estilo do grupo, apesar de ser diferente das titletracks anteriores, mostrando a maturidade dos meninos. 

Outro destaque do álbum, o maior, é a b-side “Insomnia”, que traz aquele som tão característico do ZB1 embalado pelo DnB. Além da dupla, recomendo também “KILL THE ROMEO”, com sua intrigante combinação de diferentes gêneros, e “Eternity”, uma balada sentimental cheia de nostalgia.

Ouça o álbum Cinema Paradise completo no Spotify.

Dreamy Resonance – Oh My Girl

Em um dia movimentado para o K-Pop, o álbum Dreamy Resonance marcou o retorno do Oh My Girl (오마이걸), o OMG. O grupo de Arin, Hyojung, Mimi, Seunghee, YooA e Yubin foi formado pela WM Entertainment em abril de 2015. E o último comeback das meninas, em julho do ano passado, trouxe o álbum Golden Hourglass. 

Lançado em 26 de agosto, o novo EP traz seis faixas que exploram uma sonoridade mágica, como se estivesse saindo direto de um conto de fadas. A titletrack “Classified” é uma surpreendente mistura de synth-pop com elementos orquestrais, que lembra o som de uma caixinha de música em alta velocidade. A faixa, combinada à coreografia, também transmite a sensação de um balé encantado, com um refrão elegante. A forma como o arranjo orquestral se mistura com batidas modernas me fez lembrar do Red Velvet. Não parece uma música delas?

Entre as b-sides, destaque para “Start Up”, com um pop doce e agradável de ouvir, e “Heavenly”, uma balada mid-tempo que fecha bem o álbum e conduz o mood da tracklist. Outra recomendação é “Sway (YOU&I)”, uma das três faixas divididas por duos do grupo. Nas vozes de Arin e Yubin, ela traz um tom suave de pop com R&B, que combina a vibe de “Start Up”. Gosto especialmente do refrão.

Ouça o álbum Dreamy Resonance completo no Spotify.

J – Jaehyun [NCT]

Seguindo a onda de lançamentos no dia 26 de agosto, Jaehyun (재현) — que faz parte do NCT, NCT 127, NCT U e NCT Dojaejung (destaques de abril) — fez sua tão esperada estreia solo com o álbum “J – The 1st Album”. Embora o EP marque seu debut como solista, mais ou menos nessa mesma época, no ano passado, ele compartilhou o single “Horizon” pelo NCT LAB — projeto da SM Entertainment para destacar habilidades do NCT.

Com J, ele apresenta uma coleção de oito faixas que evidenciam sua versatilidade vocal, com alguns arranjos instrumentais bem interessantes. A titletrack “Smoke”, que também ganhou uma versão em inglês, mistura R&B e hip-hop, acompanhada por um instrumental marcante e uma performance vocal que exala sensualidade. Enquanto os versos são suaves e facilmente criam uma ambientação que combina tanto com a melodia quanto com a voz de Jaehyun, o refrão falado não entrega o mesmo impacto sem o instrumental para acompanhar.

Lançadas em conjunto como pré-release no dia 12, “Roses” e “Dandelion” captam a essência do R&B moderno, com Jaehyun explorando vocais emotivos e arranjos que lembram “Perfume”, da unit NCT Dojaejung. Em “Flamin’ Hot Lemon”, Jaehyun mergulha em uma vibe chill, ideal para momentos relaxantes, com uma composição que reflete sua influência criativa. Afinal, seu nome está nos créditos para letra e composição.

O ponto alto do álbum é “Completely”, onde o piano e a interpretação vocal criam uma balada de tirar o fôlego, digna de uma apresentação ao vivo inesquecível. “Easy” e “Can’t Get You” trazem um arranjo instrumental interessante. A primeira, embalada pelo R&B predominante no álbum, vai bem com playlists de rádio. Já a segunda também adota um estilo lo-fi com aquele toque jazz para momentos de descanso ou estudos.

Ouça o álbum J completo no Spotify.

Black Out – Chanyeol [EXO]

Após o lançamento de diversos singles para OSTs de K-Dramas, Chanyeol (찬열) — do EXO (엑소) e da unit EXO-SC (세훈&찬열) com Segun (세훈) — finalmente fez seu debut como solista com o álbum Black Out no dia 28 de agosto. 

Seu EP de estreia traz seis faixas e abre com a titletrack “Black Out”, que combina um instrumental cativante de guitarra com elementos de pop-rock. Apesar de ter uma estrutura linear, a música proporciona uma experiência agradável e com fit para diferentes momentos do dia — de uma simples caminhada a uma viagem, no aquecimento antes do treino ou durante aquela pausa para relaxar. 

“Hasta La Vista” segue a vibe de “Black Out”, mas com um toque extra de suavidade. Gosto especialmente do instrumental em “괜찮다 I’ll see you later…”. Se você não abre mão de um lo-fi com batidas suaves para relaxar ou acompanhar os estudos, “Ease Up” e “Clover” são as pedidas. “Back Again” traz o hip-hop para o centro das atenções e se afasta um pouco das minhas preferências musicais. A b-side que mais marca é “I’m on your side too” com seu instrumental punk rock, que se encaixaria bem em um festival.

Embora Black Out seja um álbum agradável de ouvir, pode soar um pouco monótono e não ser tão memorável para todos, já que adota um tom mais linear em sua seleção musical. Recomendo como trilha sonora para acompanhar o trabalho, os estudos ou para relaxar.

Ouça o álbum Black Out completo do Spotify.

Algorithm – Chung Ha

Quando Chung Ha (청하) lançou “I’m Ready” em março com o single album “EENIE MEENIE”, parece que ela já estava anunciando o quanto estaria pronta para o seu próximo comeback. E a resposta veio com o single “Algorithm” no dia 28 de agosto. Chung Ha mergulha ainda mais fundo no mood das playlists baladeiras, com uma música pronta para entrar no setlist dos DJs.

“Algorithm” traz um ritmo envolvente e uma produção cheia de estilo, com sintetizadores e batidas de house que nos conduzem direto para a pista de dança. O pós-refrão “Ah algorithm Ah Algorithm / It’s all already matched up” é um dos momentos mais memoráveis tanto pela letra como pela melodia, que destaca o nome da música. 

A experiência fica melhor acompanhada pelo MV, com muito brilho, cores vibrantes e a participação especial da cantora e atriz Uhm Jung Hwa. A coreografia também merece destaque, sendo exatamente o que se esperaria de uma faixa tão dançante. 

No entanto, apesar da energia, “Algorithm” deixa a desejar em alguns aspectos. Um deles é sua curta duração, que não chega a 2:30, o que impede a música de atingir todo o seu potencial. Além disso, a ausência de uma ponte de impacto e um clímax explosivo no final faz com que ela se esgote rapidamente, deixando uma sensação de que faltou algo para fechar. Eu também teria ido um pouco mais fundo no dance. Da forma como está, “Algorithm” se encaixa mais com o início e o fim de festa. Elevar o peso das batidas deixaria a música pronta para ganhar os holofotes no momento em que a pista está mais quente.

Apesar dessas limitações, “Algorithm” ainda é uma boa adição para quem, como eu, não deixa o beat das pistas de dança passar.

CRAZY – LE SSERAFIM

Eu estava me preparando para um review completo do álbum CRAZY do LE SSERAFIM (르세라핌), que chegou às plataformas de streaming no dia 30 de agosto. No entanto, depois de ouvir uma vez, nenhuma das músicas da tracklist chamou tanto a minha atenção a ponto de escrever um post exclusivo para o lançamento. Juntando isso ao meu tempo livre limitado, achei melhor trazer a novidade apenas para o tour.

CRAZY é o 4º miniálbum de Chaewon, Eunchae, Sakura, Kazuha e Yunjin, seguindo o comeback com o EP EASY em 19 de fevereiro deste ano. A tracklist conta com cinco faixas, incluindo a intro  “Chasing Lightning”, que é mais narração do que música e, curiosamente, é a mais extensa no álbum. O trio composto pela titletrack “Crazy” e as b-sides “Pierrot” e “1-800-hot-n-fun” — apresentada pela primeira vez no Coachella — são para dançar.

“Crazy” é a maior representante das batidas eletrônicas de club music. A frase “Act like an angel and dress like crazy…” é memorável, mas apesar de ter sido feita para o momento mais quente das pistas de dança, a música passa longe das minhas preferências musicais. Seu refrão soa monótono, enquanto o instrumental poderia ter um pouco mais de peso para brilhar. Pode ser que cresça em mim, assim como “Eve, Psyche & the Bluebeard’s wife”. Já a coreografia traz alguns movimentos interessantes com as mãos, que parecem fáceis de replicar. Para quem gosta de aprender a dançar, isso deve facilitar.

“Pierrot” é a faixa que se aproxima mais de ser um destaque. Parece uma continuação de “Easy” e com mais cara de titletrack. “1-800-hot-n-fun” ganhou mais peso em sua versão de estúdio, enquanto a balada “미치지 못하는 이유 (Crazier)” — que teve Yunjin na produção — parece deslocada em relação ao restante do álbum.

Ouça o álbum CRAZY completo no Spotify.

LOVE2YOU – WEi

Para fechar o mês e o tour pelos lançamentos de K-Pop, WEi (위아이) pediu passagem por aqui com “LOVE2YOU”. O single chegou às plataformas de streaming no dia 30 de agosto, marcando mais um comeback do grupo no ano, seis meses após o EP WAVE, lançado em 14 de fevereiro. Com seis membros — Daehyeon, Donghan, Junseo, Seokhwa, Yohan e Yongha — o WEi fez sua estreia pela Oui Entertainment em outubro de 2020.

O single traz uma vibe nostálgica, que remete aos clássicos do K-Pop de boy groups do passado, mas com um toque moderno dos sons atuais. Desde os primeiros segundos, “LOVE2YOU” cativa com sua melodia alegre, otimista e agradável de ouvir. É perfeita para esquentar as playlists com o clima de verão — até mesmo para quem, como eu, está na estação oposta, passando pelos dias mais frios do ano.

“LOVE2YOU” também destaca a capacidade do grupo de criar hooks memoráveis — o refrão é daqueles que ficam presos na cabeça e faz a gente querer ouvir de novo e de novo. Para mim, a música traz uma vibe similar a “Into You” do N.Flying e “Flower” do INFINITE. É uma boa companhia para deixar o humor em seus níveis mais altos. 

* * *

Encontrou novas músicas preferidas para suas playlists  de K-Pop? Espero que tenha aproveitado o voo com mais uma programação estendida. Antes do desembarque, vou compartilhar minhas maiores recomendações da viagem: “Waste My Time” do KARD, “Take A Chance” do fromis_9, “Falling Flower” do Lucy, “Say Less” e “Crush” do Taemin, “Rains in Heaven” do NCT Dream, “Insomnia” do ZEROBASEONE.

Perdeu os lançamentos de julho ou quer relembrar o que foi destaque? Confira a seleção de novidades no K-Pop do último mês! 😉

Deixe um comentário